Ir para o conteúdo

Dito & Feito: A DIREITONA REJEITADA

Depois do tarifaço e condenação de Bolsonaro, 55% rejeitam o ex-presidente; 44% não querem saber de Tarcísio e 54% fogem de Michelle. Já o presidente Lula segue estável

Charge de Mário Adolfo

Após o tarifaço dos Estados Unidos contra produtos brasileiros e o julgamento da trama golpista, a imagem negativa de representantes da direita ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro avançou em um ano, enquanto a percepção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que viveu nos últimos meses um processo de recuperação de sua popularidade, permaneceu estável. É o que mostram dados inéditos da pesquisa “A Cara da Democracia”.

Os resultados mostram que a parcela dos eleitores que dizem não gostar ou gostar pouco de Bolsonaro subiu de 49%, em 2024, para 55% este ano. Movimento semelhante ocorreu em relação ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), que aparecem entre os cotados para disputar o pleito de 2026 como representantes da direita.

Lula estável

Já a rejeição ao nome de Lula se manteve estável, variando de 40% para 41%.

No mesmo período, o percentual dos que disseram gostar ou gostar muito oscilou de 35% para 36%.

Micheque em queda livre

A ex-primeira-dama, que preside o PL Mulher e também é opção para o Senado, viu a rejeição a seu nome sair de 49%, no ano passado, para 54%.

Sobrou pro Trump

O levantamento também mostra que 55% afirmam não gostar ou gostar pouco do presidente americano, Donald Trump.

Bananinha podre

Sobre Eduardo Bolsonaro, 60% dizem o mesmo sobre o deputado federal  que se posicionou a favor das tarifas e articulou pela aplicação de sanções americanas a autoridades brasileiras.

Asas quebradas

Os 85 anos de história do Aeroclube de Manaus terminam de firma melancólica, com a Justiça Federal ameaçando de arrombamento se não forem cumpridas as ordens de despejo.

*

Isso está acontecendo porque a  justiça – em decisão assinada pelo juiz Ricardo Augusto Campolina de Sales, da 3ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas –,  deu um prazo de cinco dias para que o Aeroclube do Amazonas desocupe voluntariamente o hangar e áreas que ainda ocupa.

Multa pesada

E o que pior, o juiz também  fixou multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento.

E além disso, o juiz autorizou o uso de força policial para garantir a reintegração de posse.

Entenda o quiproquó

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero)  venceu a disputa judicial pela posse do aeródromo em julho deste ano. Mesmo após a decisão de mérito, o Aeroclube manteve atividades na área, como formação de pilotos e abrigo de aeronaves.

*

Na ação principal, a Justiça rejeitou pedido do Aeroclube que tentava o reconhecimento de usucapião da área.

Tempo de COP...

Em tempos de COP30, os habitantes de Manaus bem que poderia começar a pensar em como tratar, com mais respeito, o meio ambiente de Manaus.

Ninguém quer generalizar. Mas boa parte dos moradores de nossa cidade não respeitam nem o lugar onde moram.

... Tempo de conscientização

É o caso do conjunto residencial Tiradentes,  no Aleixo, um dos poucos cercado por áreas verdes, onde o morador despeja lixo todos os dia.

Na área verde do Tiradentes, morador joga até cama velha

Até cama velha

Não é exagero. Esta semana este portal fotografou de tudo um pouco.

Cama velha, geladeiras quebradas,  entulho de construção, garrafas de vidros, embalagens de  quentinha e (pasmem) até roupas íntimas velhas.

Eduardo, o louco

Onde está o Pateta? Eduardo se diverte na Disney, mas alguns insistem em dizer que ele está "trabalhando"

O governador do Mato Grosso, Mauro Mendes (PL-MT ), caiu de pau em Eduardo Bolsonaro.

Em uma entrevista ele  fez duras declarações ao “trabalho” de Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos. O filho de Jair Bolsonaro, nas palavras, e Mendes, estaria “louco” e falando “abobrinha” nas redes sociais.

*

— Ele está louco, falando bobagem, abobrinha. Está nos Estados Unidos, longe da realidade. Ele fez uma lambança gigante quando defendeu o tarifaço, um grande equívoco que cometeu. E agora está cometendo...

Governador “frouxo”

É claro que o deputado foragido, mais turrão do que nunca, respondeu com desaforos e ofensas, bem ao eu feitio:

— Não me culpe pela sua frouxidão. Se hoje estou vivendo no exílio, é por causa de políticos bostas iguais ao senhor, com essa ‘opiniãozinha’ que vende para o público a responsabilização dos outros pela sua falta de coragem. E aí, os nossos inimigos, os ditadores, ficam confortáveis para expandir seu poder.

Bolsonaro agora é Churchill




Nesta segunda, Eduardo Bolsonaro fez de novo. Em uma postagem na internet, comparou Jair Bolsonaro a Winston Churchill.

— Churchill, por exemplo, também foi preso — para citar apenas um exemplo de líder mundial que passou por isso. As pessoas que dizem que Bolsonaro está nesta situação devido as suas próprias escolhas, diriam o mesmo quando Churchill foi preso? –, questionou, numa rede social, o deputado que mora nos Estados Unidos.

O Amazonas na COP30

O Plano Estadual de Bioeconomia e a Política Estadual de Transição Energética (PETEN), lançado neta terça-feira na COP30, em Belém,  são dois marcos estratégicos que consolidam o novo ciclo de desenvolvimento sustentável do Amazonas.

*

A garantia é do governador Wilson Lima (UB) que apresentou a estratégia nos espaços oficiais da conferência, na Green Zone do Pavilhão da Amazônia.

Alinhado com a ONU

De acordo com o governador, para formatar o plano foram feitas consultas em todos os municípios, nas principais comunidades.

—  Esse é o plano que vai nortear as ações do Estado a partir de agora para gerações futuras. É um guia daquilo que a gente vê como desenvolvimento sustentável e alinhado com os objetivos da ONU e das políticas mais modernas –, afirmou o governador.

ÚLTIMA HORA

Google fecha maior acordo para  reflorestamento da  floresta Amazônica

A Google fechou o maior acordo da empresa para ajudar no reflorestamento da floresta Amazônica. E foi com um startup brasileira. Juntas, a Google e a brasileira Mombak vão restaurar a floresta e querem compensar 200 mil toneladas de emissões de carbono, que provocam os gases do efeito estufa e causam a mudança climática que afeta do mundo.

Com o acordo, a gigante da tecnologia quer créditos de carbono de alta qualidade e confiança para compensar as emissões causadas pelos centros de dados⁠, que consomem muita energia.

*

—A tecnologia de menor risco que temos para reduzir o carbono na atmosfera é a fotossíntese –, disse à Forbes Randy Spock, chefe de créditos e remoção de carbono do Google, ao falar do processo pelo qual as plantas usam a luz solar, a água e o dióxido de carbono para produzir oxigênio e glicose.

ORGULHO

Fernandinha Torres: propaganda das Havaianas, as mais desejadas do mundo


As Havaianas mais desejadas do mundo estão no topo do ranking global da moda. O Lyst Index, relatório trimestral que monitora tendências de consumo e comportamento fashion, colocou o chinelo brasileiro em 1º lugar entre os produtos de moda mais buscados no planeta. Assim, o feito confirma o alcance internacional de uma marca que alia conforto, identidade e alegria — três pilares do design brasileiro contemporâneo. O levantamento considera milhões de buscas e interações online. Segundo a plataforma, o sucesso das Havaianas reflete uma virada cultural: o público global passou a valorizar produtos com história, autenticidade e propósito. Criada em 1962 pela Alpargatas, a marca cresceu a partir de um conceito simples — o de um calçado democrático — até se tornar sinônimo de estilo descomplicado e símbolo do Brasil no mundo.

VERGONHA

Bruno Henrique forçando o cartão: não vai dar em nada, mas se fosse de um time pequeno?

Tem alguém passando a mão na cabeça do atacante Bruno Henrique, do Flamengo? Pode ser que sim, pois mais uma vez o  STJD adiou o julgamento do atacante por suposto envolvimento em um esquema de apostas esportivas, foi adiado mais uma vez pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nesta segunda-feira (10). De acordo com o jornalista Juca Kfoure, Bruno Henrique “Bruno Henrique não é exatamente um cidadão exemplar. Longe disso”. Em 2020 recusou-se a submeter-se ao bafômetro e apresentou carteira de motorista falsa. Processado por falsidade ideológica, confessou o crime e, em abril de 2022, fez acordo de não persecução penal com a Justiça e pagou multa no valor de R$ 100 mil.

“Depois, como se sabe, forçou cartão amarelo para beneficiar apostadores de suas relações, o irmão inclusive. Após longo e tenebroso inverno, quase dois anos, acabou condenado por fraude esportiva e pegou pena mínima de 12 jogos —por si só privilégio de que jamais um atleta de clube pequeno desfrutaria ou desfrutará”, cutuca Juca.

OUTRAS PALAVRAS


“EU DEI MINHA BELEZA E MINHA JUVENTUDE AOS HOMENS. AGORA DOU MINHA SABEDORIA E MINHA EXPERIÊNCIA AOS ANIMAIS”, Brigitte Bardot
Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes