Ir para o conteúdo

Dito & Feito - A invasão do Pirarucu no Brasil

Peixe da Amazônia vem sendo encontrado em cinco estados, fora de seu habitat

Charge de Mário Adolfo

O pirarucu, o peixe gigante da Amazônia, tem nadado muito longe de casas. Nos últimos dias têm pipocado notícias de que ele já foi visto e pescado em rios de pelo menos de cinco Estados fora de seu bioma natural. Virou até estrela do noticiário da CNN.

Além de São Paulo e Bahia, pescadores capturaram o peixão em águas de Minas Gerais e em rios do Pantanal de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Os registros mostram que o peixe amazônico está se espalhando pelo País. Fora de seu habitat, a espécie, que atrai pescadores e turistas, é considerada exótica e põe em risco a fauna nativa. Em Minas, além do Rio Grande, na divisa com São Paulo, houve registros do pirarucu no Lago de Furnas, no município de Guapé, no interior mineiro.

O peixe amazônico invadiu também a Bacia do Prata, no Pantanal, tendo sido encontrados exemplares nos rios Cuiabá e Paraguai. Há criações do peixe em cativeiro nessas regiões.

Longe de casa

No Mato Grosso, o peixe foi fisgado em rios que não compõem seu bioma natural, como o Teles Pires e o Juruena.

Axé, peixão!

Na Bahia, o peixe gigante foi pescado este mês no município de Dom Basílio e no povoado de Pau d’Arco, em Malhada. Embora situadas na mesma região, no sudoeste baiano, as duas cidades ficam distantes 260 quilômetros, o que indica que o peixe pode ter se espalhado por rios da bacia do São Francisco. O espécime maior pesou 87 quilos.

Gigante das águas

O pirarucu (Arapaima gigas) é um dos maiores peixes de água doce do planeta, podendo ultrapassar três metros de comprimento e pesar até 200 quilos.

Perguntar não ofende

Agora, por que estão reclamando da invasão do nosso peixe?

O pirarucu é considerado um dos peixes mais saborosos do mundo.

Tem  carne branca, macia e suculenta e é carro chefe da culinária amazônica.

Além disso, o pirarucu é um dos maiores peixes de água doce do mundo, com carne rica em proteínas e baixo teor de gordura.

Manjar de presidentes

No último dia 25, quando recebeu o presidente Lula recebeu o presidente do Chile, Gabriel Boric, o prato servido no almoço oficial foi à base de pirarucu do Médio Juruá, produto de manejo sustentável do Gosto da Amazônia. A carne saborosa do peixe apelidado de ‘bacalhau brasileiro’ foi grelhada na manteiga de sálvia.

Paredões à frente

O senador Plínio Valério (PSDB-AM)  tem três paredões pra romper, se quiser se eleger: Eduardo Braga (MDB), Wilson Lima (União) e Alberto Neto (PL),

Todos, como ele, disputando uma das duas cadeiras do  senado.

*

O problema é que, por ser de direita, o tucano de Eirunepé terá que dividir votos com outros dois direitistas da tropa de choque de  do imbrochável – Wilson e Alberto.

Nem Omar...

Além de estar sozinho, Plínio não quer agregar com ninguém, nem mesmo com  o senador Omar Aziz (PSD), candidato ao governo, com quem marchou em 2028.

...E muito menos Eduardo!

Embora diga que não tem nada contra Aziz, Plínio Valéria deixou escapar que sua bronca é com o senador Eduardo Braga, de quem se considera adversário .

Mais obstáculo para BR-319

Apesar do presidente Lula ter dado a sua palavra que a BR-319 agora sai, a novela parece que vai se arrastar por  mais um tempo.

Uma nova decisão do STF sinaliza que a pavimentação da rodovia que  liga Porto Velho (RO) a Manaus (AM), seguirá enfrentando entraves judiciais.

*

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu negar seguimento à Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 1215), ajuizada pelo PSDB, que pedia a responsabilização da União por omissão na condução das obras de reconstrução da estrada. As informações são do site Rondônia Dinâmica.

Direito de ir e vir

A ação alegava que o impasse entre órgãos públicos — como IBAMA, ICMBio e DNIT — estaria impedindo o avanço da pavimentação, mesmo com a Licença Prévia nº 672/2022 emitida para o trecho entre Porto Velho e Manaus.

*

O partido argumentava que a falta de infraestrutura violava direitos constitucionais como o de ir e vir, além de comprometer o desenvolvimento econômico da região amazônica.

A outra Zona Franca

A bancada do Amazonas vem se movimentando para tentar barrar o projeto que cria a Zona Franca do Distrito Federal e Entorno, eu já foi aprovado na Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional.

*

No entanto, o senador Omar Aziz (PSD)  garante que nem precisa desse esforço, porque o projeto nunca será aprovado.

— A gente vai morrer e isso não sai. É coisa de deputado federal que quer se eleger criando projetos mirabolantes! – disse ele.

Sonha, Zé Nelto

O projeto que cria a Zona Franca no DF e Goiás e Mina Gerai,  que poderia ferrar a Zona Franca de Manaus, é o de nº 4.247/2019, de autoria do deputado José Nelto (União-GO).

É o que tá doente!

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que pode ir à manifestação pró-anistia dos condenados pelo 8 de Janeiro marcada para o dia 7 de maio em Brasília. O ex-chefe do Executivo conversou com apoiadores por chamada de vídeo nesta quinta-feira, dia 1º. O vídeo da conversa foi publicado pelo portal Metrópoles.

*

Atitude como esta fortalecem a tese de que o imbrochável já sabia bem antes que faria a cirurgia e encenou uma internação urgente  na UTI para escapar da intimação. Não colou.

Então tá, hein!

Como é que pode alguém fazer uma cirurgia tão séria, participar de live no leito da UTI, dar gargalhadas, receber visitas e até dar entrevistas ao vivo para o SBT?  E agora uma manifestação pública em cima de carro de som?

*

Depois quer que o Xandão acredite que ele está gravemente doente e sequer pode assinar um documento ou ser julgado.

Fraudes do INSS

E por falar no “coiso”, a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), voltou a afirmar nesta sexta-feira (2) que o esquema de fraudes no INSS só começou no governo Bolsonaro.

— E passou a ser  combatido no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – afirmou.

Começou com Bolsonaro

Segundo a ministra, a Polícia Federal já realizou 10 operações no âmbito da Previdência apenas em 2025, diferente do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que nunca investigou a situação.

*

— Diferente do governo anterior, que nunca investigou as fraudes nem as quadrilhas que já estavam roubando os aposentados e pensionistas, a Polícia Federal já fez pelo menos 10 grandes operações só este ano no âmbito da Previdência, além da atuação contundente da CGU e da AGU contra os fraudadores de descontos –, disse.

ÚLTIMA HORA

RACHA DISSOLVE O GRUPO DE SAMBA COURO VELHO – DISSIDÊNCIA LANÇA  O “ESTATUTO DO SAMBA”, A NOVA BANDA DA PRAÇA 14 DE JANEIRO

No Quintal do Couro Velho por muito tempo o samba era sob a goiabeira

Para tristeza dos amantes das rodadas de samba, o grupo “Couro Velho”, que durante 40 anos animou as sextas-feiras na Praça 14 de Janeiro – o berço do samba de Manaus –, anunciou a dissolução da banda. O comunicado foi feito por mestre Armando Bolão, instrumentista e  ex-líder do Couro.

“Depois de 20 anos de tantas histórias, conquistas, aprendizados e momentos inesquecíveis, comunico que  hoje, 30 de abril de 2025, não integro mais ao Grupo de Samba Couro Velho”, escreveu o artista em suas redes sociais.

O motivo para a saída de parte dos músicos teria sido uma eleição interna para presidente, que não cumpriu o estatuto da agremiação.  Bolão disse que a  decisão foi amadurecida com carinho e respeito por tudo que eles e seus parceiros viveram  juntos.

— Não está sendo fácil. A dor do parto é dolorosa, mas, tenho que partir. Vou continuar minha jornada musical, porque, sem a cadência do samba não posso ficar – disse ele.

*

Aos parceiros que continuarão no “Couro Velho”, Bolão desejou boa sorte aos parceiros que continuarão com o Couro Velho boa sorte, garantindo que continuará na torcida.

Ao mesmo tempo ele anunciou a criação de um novo grupo com os  músicos que decidiram sair com ele.

— Hoje, se inicia uma nova história, um novo ciclo com o “Estatuto do Samba”, porque, o samba agoniza, mas não Morre!

ORGULHO

Nana Caymmi: O Brasil e a MPB perdem a sua melhor intérprete

A MPB  perdeu nesta quinta-feira (1º) uma de sua mais completas cantoras do país: Nana Caymmi, filha de outro gigante da música, Dorival Caymmi.

Baixinha e, acima do peso, Nana Caymmi se tornava gigante no palco. Uma voz que capaz de silenciar a plateia, sobretudo quando cantava composições clássicas, como Fascinação, Cais, Canção da manhã feliz, Mudança dos ventos, entre tantos sucessos. Aos 17 anos, gravou em duo com Dorival Caymmi, Acalanto, uma canção de ninar que o pai compôs para ela. No mesmo ano (1960), lançou um disco em 78 rotações com Adeus, também de Dorival Caymmi. Ali, foi o começo de tudo.

— Considero ela uma das dez melhores cantoras do século 20. E, sem dúvida, uma das cinco da segunda metade do século 20. É uma perda irreparável –,disse

Stella Teresa, 62, filha de Nana.

VERGONHA

O escritor Marcelo Rubens Paiva disse neste sábado (15) à ministra Cármen Lúcia, do STF (Supremo Tribunal Federal), que a atuação da corte em relação à Lei da Anistia da ditadura militar o envergonha.

O escritor questionou por que o Supremo precisou esperar tanto tempo para julgar essa lei [da Anistia]?

— Isso me envergonha –”, disse o escritor dirigindo-se para Cármen, em evento na Faculdade de Direito da USP sobre os 40 anos da redemocratização.

Marcelo lembrou que a Lei da Anistia foi aprovada pelo governo [do último presidente da ditadura, João] Figueiredo.

— Uma lei feita para proteger os torturadores, que ficou parada por dez anos na gaveta do Supremo. Minha mãe lutou contra essa lei desde 1971. O torturador do meu pai ainda está vivo, morando em Botafogo e recebendo aposentadoria. Dos seis acusados, três já morreram, dois ainda vivem –, completou.

Marcelo disse que é  urgente que se vote a Lei da Anistia.

— E, mais que isso, que não haja anistia a golpistas. Sem anistia!, disse.
Marcelo afirmou também que “o mundo inteiro está torcendo por esse julgamento”, referindo-se à denúncia contra Bolsonaro e mais 33 acusados no caso da trama golpista de 2022.

OUTRAS PALAVRAS


“A POLÍTICA É A ARTE DE ENGOLIR SAPOS. NÃO SERIA FASCINANTE FAZER AGORA A ELITE BRASILEIRA ENGOLIR O LULA, ESTE SAPO BARBUDO (Leonel Brizola - Ao anunciar o apoio ao então candidato a presidente Lula, durante o segundo turno das eleições de 1989)
Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade UEA

Mais Recentes