Ir para o conteúdo

Dito & Feito - A volta do velho comunista que não se aliançou

As eleições municipais de 2024 pode trazer de volta ao cenário político do Amazonas uma figura conhecida dos eleitores que há anos decidiu se afastar da política.

As eleições municipais de 2024 pode trazer de volta ao cenário político do Amazonas uma figura conhecida dos eleitores que há anos decidiu se afastar da política sem, contudo, deixar de militar no partido que filiou desde os anos de chumba da ditadura militar, quando militou intensamente no movimento estudantil.

Trata-se do comandante em chefe do PCdoB, Eron Bezerra, ex-deputado  estadual e federal pelo, o professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e ex- subsecretário para Amazônia no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), no governo Dilma Rousseff (PT). O camarada acaba de anunciar que é pré-candidato a prefeito de Manaus, em 2024.

Engenheiro agrônomo e doutor em ciências do ambiente e sustentabilidade na Amazônia, Eron deu um tempo, mas garante que nunca tirou a política de sua existência.

— Sou pré-candidato a prefeito. E, não disse que ia me afastar da política, disse, sim, que iria priorizar a ciência o que,  efetivamente tenho feito. O que não implica deixar de lado a luta por mudanças –, explicou o comandante comunista.

Gargalos na cidade

Ao BMA, Eron disse que não é mais possível uma cidade complexa como Manaus continuar sendo gerida pela “anticiência e pela mediocridade administrativa, onde problemas estruturantes sequer são pautados quanto  mais enfrentados”.

— Destaco o combate à violência, a geração de renda, a falta de lazer popular e o transporte de massas, dentre alguns desses gargalos –, aponta.

Acabar com a “mesmice”

No processo eleitoral, o pré-candidato dom PCdoB  pretemde colocar na pauta de discussões o policiamento ostensivo com o guarda de quarteirão, inclusive dentro dos ônibus; piscinas fluviais, banco popular para gerar renda à população e metrô como meio de transporte de massa.

*

— São tema que  estão entre as medidas para superar esse passivo. Mas isso jamais será superado enquanto Manaus e o Amazonas for governado pela “mesmice”.

Deixe a ciência tentar

Eron também defende ideias revolucionárias, inovadoras, com base na ciência.

E  é exatamente o que ele me proponho a fazer.

— Pretendo  mobilizar centenas cientistas, intelectuais, pensamento avançado, para colocar Manaus, enfim, no século 21. O slogan está pronto: “Deixe a ciência tentar”.

Cidadão de Brasília

A Câmara Legislativa votará a concessão do título de cidadão honorário ao senador Omar Aziz (PSD-AM).

Quem garante é o jornal Correio Braziliense. O projeto de decreto legislativo (PDL) é de iniciativa dos deputados distritais Robério Negreiros e Jorge Viana, do mesmo partido do homenageado.

Omar faz história

Destaque na presidência da Comissão Parlamentar de Inquérito da covid-19, no Senado, Aziz é o relator do projeto de arcabouço fiscal do governo federal, o mesmo que na Câmara dos Deputados limitou o repasse do Fundo Constitucional, por meio de uma emenda do deputado baiano Cláudio Cajado (PP-BA).

Gratidão

No entendimento dos distritais, no PDL, "Omar Aziz apresenta apreço e sensibilidade ao retirar o Fundo Constitucional do novo limite fiscal" enviado pelo governo federal ao Congresso.

Bumbá vai bombar

Os comerciantes de Parintins estão confiantes no  crescimento das vendas no período que antecede e durante o 56º Festival Folclórico de Parintins, que  acontecerá nos dias 30 de junho, 1º e 2 de julho, em Parintins.

Parintins: Tricicleiros festejam o bom faturamento na festa do boi

Amazonastur garante

De acordo com dados da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), em 2023, o Festival deve movimentar cerca de R$ 120 milhões na economia de Parintins e nas cidades do entorno.

Sai de perto de mim

No desespero para se desligar do mar de lama que tornou seu governo pior da história do País, o ex-presidente Jair Bolsonaro seguirá abandonando no meio do caminho os  cães de guarda que o seguiam cegamente e faziam o que ele mandava.

Nem te conheço

Primeiro ele abandonou Gabriel Monteiro, aquele vereador estuprador. Depois abandonou aquele deputado brutamonte, o Daniel Silveira. Jair que não tem apreço por ninguém, abandonou o próprio Anderson Torres que foi  preso sozinho e agora saiu da cadeia com tornozeleira eletrônica.

Ele é o homem bomba

Mauro Cid sabe demais e é o "homem bomba" no destino de Bolsonaro 

Agora, com certeza Bolsonaro vai abandonar Mauro Cid figura central nas suspeitas que envolvem o ex-presidente e os familiares.

Aliás, Mauro Cid sim é considerado o verdadeiro “homem bomba” é uma ameaça ao ex-presidente, pois sabe demais.

O homem que sabe de mais

Em entrevista ao portal Brasil de Fato, o jornalista Altamiro Borges avalia que Mauro Cid é o verdadeiro homem bomba, por ser uma figura que vivia grudado no Bolsonaro e por isso conhece muita coisa.

*

— Mauro Cid sabe desse negócio da vacinação, interferiu diretamente naquela questão do presentinho das arábias, aquelas joinhas de 16,5 milhões de reais para Michele. O Mauro Cid manuseava o cartão corporativo do Bolsonaro –, analisa o jornalista Altamiro Borges ao portal Brasil de Fato.

Magoado velho

O senador Sergio Moro (União-PR) comemorou a alta desaprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Paraná, divulgado por um levantamento do instituto Paraná Pesquisas nesta quinta-feira (22/6).

*

O parlamentar disse que seu estado “nunca decepciona” e ainda ressaltou a cidade interiorana de Londrina.

Farsa jurídica

Claro que o Paraná não decepciona o juiz suspeito. Pra votar nele, para o senado e no Deltan Dallagnol para a Câmara é porque concordam com toda a farsa que  dupla armou no tempo da Lava Jata, que está enterrada e entra para a história como a maior farsa jurídica do país.

*

Na verdade, Sérgio Moro morre de inveja de Lula e idolatra Bolsonaro com seu mito.

CNJ quer saber

O que Sérgio Moro deveria responder é um dos principais pontos que vem sendo analisados  nos processo que tramitam no CNJ: o destino de cerca de 1 bilhão de reais sem lastro em gastos ligados à operação. O montante foi revelado pelo jornal Folha de S.Paulo.

CALA A BOCA É O C...

Bate boca e palavrões na CPMI de 8 de janeiro

O deputado Rogério Correia (PT-MG) mandou Jorge Seif (PL-SC) calar a boca

O tempo fechou da CPMI do 8 de Janeiro. Teve bate boca, ameaças e até palavrão. O fuzuê aconteceu na sessão de  quinta-feira (22), quando o deputado Rogério Correia (PT-MG) e o senador Jorge Seif (PL-SC) por pouco não saíram no tapa. O petista interrogava

George Washington de Oliveira Sousa, condenado a nove anos e quatro meses de prisão por planejar um atentado a bomba próximo ao aeroporto de Brasília, no final de dezembro de 2022.

O deputado afirmava que "todos os bolsonaristas" haviam abandonado George Washington;

— O senhor está sozinho, viu. Todos aqui te abandonaram. Todos bolsonaristas. Todos aqui disseram que o senhor é um solitário. Falaram que o senhor é um tresloucado, não foi tresloucado, esqueci a palavra que usaram", disse Correia a George Washington.

*

Seif, então, pediu a palavra, que foi negada pelo deputado.

— Ele está falando por todo mundo. Ele não ouviu isso de mim –, disse o senador.

— Eu não dou a palavra para esse sujeito aí, cale a boca! –, retrucou Correia.

O senador rebateu:

—  Cala a boca é o c....

Quando a temperatura subiu e rumou pra baixaria,  os   microfones foram cortados.

ORGULHO

EMTI Jaime Tomaz de Aquino é finalista do World’s Best School Prize 2023

Duas, das 10 melhores escolas de todo o mundo, são brasileiras e estão no Ceará. Ambas são do interior do estado, pertencem à rede pública e concorrem a um prêmio de 50 mil dólares – quase 240 mil reais. Elas desenvolvem projetos inovadores que envolvem cidadania e sustentabilidade. As Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Jaime Tomaz de Aquino, em Beberibe, e Joaquim Bastos Gonçalves, em Carnaubal, são destaque no “World ‘s Best School Prizes 2023”(Prêmio Melhores Escolas do Mundo 2023). Promovido por uma organização global que trabalha em prol do desenvolvimento da educação, a T4 Education, o prêmio é dividido em categorias e as escolas cearenses estão no top 10 em suas respectivas áreas: “Ação Ambiental” e “Apoiando vidas saudáveis”.

VERGONHA

Pai de Neymar estava em casa, bateu boca com a secretária e recebeu voz de prisão

Que feio, hein Neymar? A Polícia Civil e a Prefeitura de Mangaratiba fizeram na tarde desta quinta-feira (22) uma operação na casa do jogador Neymar Jr. na cidade da Costa Verde fluminense por conta de uma denúncia de crime ambiental. A obra de um lago artificial que estava sendo construído foi interditada. Segundo a denúncia, a construção promoveu desmatamento, a quebra de rochas e o desvio de um rio. Uma multa, de valor de R$ 5 milhões, será aplicada. A Polícia Civil e a Prefeitura de Mangaratiba fizeram na tarde desta quinta-feira (22) uma operação na casa do jogador Neymar Jr. na cidade da Costa Verde fluminense por conta de uma denúncia de crime ambiental.

A obra de um lago artificial que estava sendo construído foi interditada. Segundo a denúncia, a construção promoveu desmatamento, a quebra de rochas e o desvio de um rio. Uma multa, de valor não divulgado, será aplicada. O pai do jogador, Neymar da Silva Santos estava na casa e, durante bate-boca com a secretária, chegou a receber voz de prisão.

Publicidade BEMOL
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade UEA
Publicidade CREA-AM

Mais Recentes