A Inteligência Artificial veio para colocar em dúvida a credibilidade do homem ou para otimizar uma série de atividades?
Como toda a tecnologia, a IA tem vantagens e desvantagens. Por exemplo, embora a IA tenha o potencial para influenciar a criação de 133 milhões de empregos nos próximos anos, entre novas e antigas funções, ela pode tornar até 75 milhões de empregos obsoletos. No entanto, às vésperas de uma eleição, o que mais preocupa é o uso das deepfakes, técnica usa a inteligência artificial para criar vídeos, áudios ou imagens falsos, nos quais rostos e vozes são sinteticamente manipulados para parecerem autênticos, muitas vezes, confundindo-se com conteúdos reais. As deepfakes podem ser empregadas para difundir informações falsas, comprometer reputações e disseminar desinformação em grande escala, minando a confiança nas fontes de informação.
Sob o escudo da IA
Também podem ser usadas como desculpa para quem é flagrado em situações comprometedoras e sair com o argumento de que “não sou eu, isso é montagem de IA”.
David debutou na IA
Aqui em Manaus, por exemplo já aconteceram dois episódios onde o prefeito David Almeida foi a primeira vítima da IA.
A técnica de deepfake foi usada para produzir um áudio do prefeito de Manaus atacando professores que fizeram uma manifestação em frente à prefeitura no fim de 2023
Agora circulou um vídeo onde um suposto funcionário de uma empresa chamada Abutre recebeu uma pacoteira de dinheiro dentro da Secretaria de Municipal de Comunicação (Semcom).
*
Como nada foi provado – já que o vídeo não se sustenta sozinho –, os “técnicos de TI” de plantão se apressaram em deduzir:
— Não pega, isso é obra da IA! .
Por conta disso, analistas alertam que o impacto das deepfakes no contexto político é particularmente preocupante, pois podem ser usadas para criar discursos falsos de candidatos, gerar vídeos de eventos inexistentes ou até mesmo distorcer declarações de figuras públicas.
*
Portanto, senhores políticos, nesta campanha coloquem suas barbas de molho!
Guerra de IA na Argentina
Só para citar uma grave exemplo político, na nossa vizinha Argentina o uso de manipulação de voz e vídeo pelo então candidato Sergio Massa (Unión por la Patria) contra Milei (La Libertad Avanza) abriu um caminho que pode não mais ser fechado no âmbito tecnológico: o uso da inteligência artificial e deepfakes na política global.
*
A arma utilizada foi a manipulação da voz de Milei em um vídeo de soldados argentinos em que o candidato apoia a liderança da ex-premiê britânica Margaret Thatcher.
Deu até cheirador de pó!
Grupos de direita e integrantes do partido de Milei também compartilharam vídeos falsos onde Sérgio Massa apareceu usando cocaína, o que precisou ser desmentido pela campanha do peronista.
O mistério do vídeo
Os vereadores William Alemão (Cidadania), Capitão Carpê (Republicanos) e Rodrigo Guedes (Podemos) estão cutucando o caso do vídeo – em que um homem recebe uma quantia em dinheiro dentro da Semcom –, e que já foi dado como uma montagem tosca pelo secretário e pelos vereadores da base do prefeito David Almeida.
Não se convencem
Não satisfeitos com as explicações, os três parlamentares da oposição apresentaram requerimento para a instauração de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
O objetivo da CPI é apurar denúncia.
Caso para Sherlock
Na verdade, não precisa ser nenhum Sherlock Holmes pra resolver o mistério do vídeo.
É só convocar o homem que recebeu a babita em nome da empresa Abutre e perguntar de quem ele recebeu a bufunfa.
*
A não ser que seja uma montagem à base de Inteligência Artificial e, de fato, não existir nem homem, nem dinheiro , nem quem fez as imagens.
Alemão quer sabatina
Na avaliação dos parlamentares, a denúncia feita pelo Portal Metrópoles caracteriza possíveis atos de improbidade administrativa e crimes decorrentes de suposto desvio de verbas públicas, em razão de pagamento em espécie aos possíveis prestadores de serviços.
*
— Vale lembrar que já houve episódios em que o secretário veio à Casa para falar, mas não houve abertura para os vereadores questionarem. Espero que ele responda as perguntas, porque a cidade de Manaus quer saber –, disse o vereador.
Juntos e embolados
O senador Eduardo Braga e o prefeito David Almeida festejaram a liberação de R$ 25 milhões para a Prefeitura de Manaus.
Direcionada para área de Saúde, a verba é fruta de emenda parlamentares de autoria do senador.
Chamego
Sendo assim, os afagos entre Braga e David é uma prova inconteste de que o senador do MDB já tem candidato a prefeito.
Jornalismo perde Manoel Lima
O jornalismo perdeu Manoel Lima nesta terça-feira (19), que atuou no Amazonas nas décadas de 1979-1980.
Profissional moderno para os padrões da época, Lima foi editor de Cidade de A Crítica, no auge o jornal de Umberto Calderaro, quando esse começava a abrir as portas aos estudante de Comunicação da Ufam.
Mestre
Quem trabalhou com ele sabe que, ter Manoel Lima como editor representava fazer um “curso de extensão”, pois ele era duro na cobrança, mas ensinava os “focas”, que aprendiam muito com ele.
Correspondente do Estadão
O jornalista também foi correspondente do jornal o Estado de São Paulo, numa época que os veículos da grade imprensa mantinham um correspondente em cada região do país.
Secretário de Gilberto
Em 1983 foi secretário de Comunicação do governo Gilberto mestrinho, que havia sido cassado pelo golpe de 1964 e retornava ao Amazonas para ganhar a eleição e governar o estado pela segunda vez.
Passagem no Em tempo
A última passagem de Lima pelo jornalismo amazonense foi no Amazonas Em Tempo, onde assumiu o cargo de editor de Economia quando o jornal foi fundado por Hermengarda Junqueira, em 1987.
*
O Em Tempo foi o primeiro jornal a ter uma editoria desse segmento.
Antes, o material de economia era editado nas páginas de Cidade.
PF prende até lagarto
A Polícia Federal não está deixando escapar nada. Tá prendendo até lagarto, acredita?.
Na manhã desta quarta-feira (20), durante a Operação Janus, no Rio, apreendeu carros e relógios de luxo, além de U$ 6 mil e um lagarto australiano.
Bicho estrangeiro
O animal estava na residência de um dos alvos da operação que tem por objetivo desarticular um grupo suspeito de fraudar licitações emergenciais relacionadas à compra de equipamentos de combate à Covid-19.
*
Por causa da irregularidade, a filha do suspeito foi conduzida à Superintendência da PF e responderá pela posse do animal, que não seria da fauna brasileira.
Perguntar não ofende
Será que o Lagarto está fazendo intercâmbio cultural no Brasil?
Apertem os cintos...
O deputado estadual Abdala Fraxe (Avante) saltou nas tamancas ao saber que a pista do aeroporto de Tabatinga encolheu.
O parlamentar pedirá esclarecimentos, por meio de requerimento, aos responsáveis pela obra do aeroporto, que prevê a redução em 600 metros da pista de pousos e decolagens.
...que a pista encolheu!
De acordo com o parlamentar, o encurtamento da pista do aeroporto poderá inviabilizar a chegada de aeronaves maiores para o transporte de cargas e de passageiros no município.
poderá inviabilizar a chegada de aeronaves maiores para o transporte de cargas e de passageiros no município.
*
— Com esse encurtamento, somente as aeronaves de modelo ATR poderão pousar no município e ainda com a sua capacidade total reduzida, tanto em número de passageiros, quanto em quantidade de cargas, por questões de segurança –, cutucou Fraxe,
ORGULHO
Finlândia manteve o título de país mais feliz do mundo pelo sétimo ano consecutivo, de acordo com o Relatório Mundial da Felicidade 2023, divulgado nesta quarta-feira (20). O estudo, patrocinado pela ONU, avaliou 143 países e coloca os países nórdicos no topo do ranking: Dinamarca, Islândia e Suécia ocupam as posições subsequentes. O Brasil subiu cinco posições em relação ao ano passado, passando do 49º para o 44º lugar, segundo a Forbes. Já o Afeganistão, mergulhado em uma catástrofe humanitária após o retorno do regime talibã em 2020, figura no último lugar da lista. Pela primeira vez em mais de uma década, Estados Unidos e Alemanha não estão entre os 20 países mais felizes, ocupando as posições 23 e 24, respectivamente. Costa Rica e Kuwait, por outro lado, entraram no top 20, ficando em 12º e 13º lugar.
VERGONHA
O deputado federal Chiquinho Brazão (União Brasil-RJ), que teria sido citado pelo ex-PM Ronnie Lessa em delação sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, faz parte de uma família com reduto político em uma área dominada pela milícia no Rio de Janeiro. Chiquinho Brazão, 62, é irmão de Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, e de Pedro Brazão, deputado estadual do Rio de Janeiro. A citação de Chiquinho na delação foi divulgada pelo Metrópoles e confirmada pelo Estadão.A base política da família Brazão fica em Jacarepaguá, zona oeste carioca, região dominada por grupos paramilitares.