
Sobre a possibilidade de o PT fazer o candidato a vice de Omar Aziz na eleição para o governo do Estado , o ex-deputado federal Marcelo Ramos respondeu à coluna Dito&Feito do portal marioadolfo.com que “ainda é cedo”.
Ciente dos comentários que circulam nos corredores da política, de que ele próprio poderia ser esse nome, Ramos foi mais “escorregadio” ainda:
— Ainda é muito cedo para definir isso. O que posso dizer é que o PT por ser o partido do presidente e ter o maior tempo de TV e deve ter vaga na chapa majoritária.
Sequestro no shopping
Sequestro relâmpago no Shopping Manauara?
Pelo menos foi isso que o deputado estadual George Lins (União Brasil) denunciou na tribuna da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (18).
Façam alguma coisa
O parlamentar alertou para a crescente insegurança um dos principais centros comerciais de Manaus.
*
Lins cobrou providências urgentes da administração do shopping após um recente sequestro relâmpago no estacionamento do estabelecimento.
Faroeste caboclo
O parlamentar também relembrou um tiroteio ocorrido meses atrás em uma joalheria do shopping, ressaltando a necessidade de reforço na segurança para proteger clientes, lojistas e funcionários.
Normalizando o medo
George Lins disse que o Manauara é um símbolo de Manaus.
— Se há um clima de insegurança lá, isso reflete um problema maior na cidade. Não podemos normalizar o medo –, concluiu.
Entregando o ouro...
O Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação civil pública contra um garimpeiro, que é proprietário de diversas dragas utilizadas na lavra de ouro, e contra a União por causa da exploração clandestina de ouro no Igarapé Macueru, afluente do Rio Japurá, próximo à divisa entre Japurá e Maraã, no Amazonas.
... ao bandido
A fiscalização da Operação Cayaripellos II – conduzida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Exército Brasileiro, Marinha do Brasil e Polícia Federal – identificou a embarcação “Draga Amazonas”, equipada para extração ilegal de ouro.
Omissão da Marinha
De acordo com MPF, apesar da gravidade dos fatos, a Marinha do Brasil se recusou a lavrar auto de infração, alegando ‘perda de materialidade’ depois que a draga foi destruída.
O MPF aponta falha na fiscalização e cobra providências da União para conter a mineração ilegal e aplicar sanções efetivas.
*
— A omissão da Marinha favorece a continuidade do crime ambiental e compromete a segurança da navegação –, afirmou o procurador da República André Luiz Porreca Ferreira Cunha, autor da ação.
Lula a favor do petróleo
Luiz Inácio Lula da Silva intensificou as pressões para que o Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) libere a prospecção de petróleo na foz do Rio Amazonas, na Margem Equatorial do Amapá.
Marina do contra

Enquanto o presidente insistiu no tema em uma visita a Belém na sexta-feira (14), a ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, que o acompanhou nas atividades oficiais, citou a necessidade de cortar combustível fóssil. O Ibama é vinculado à pasta.
Petrobras omissa
O instituto acusa a Petrobras de ser omissa em casos de derramamento de petróleo.
Segundo a ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), só em 2022 ocorreram 22 incidentes em atividades de petróleo offshore – com 217 mil litros de óleo despejados no mar
E a Bulhões, hein?

E a marca de artigos de luxo Tania Bulhões, quem diria, está envolvida em uma polêmica sobre a autenticidade das suas peças.
O imbróglio começou a viralizar após a influenciadora de viagens Izadora Palmeira publicar um vídeo, em 14 de janeiro, em que mostra uma xícara semelhante à da empresa mineira em um café na Tailândia e sem a logo brasileira.
Café amargo
Para se ter uma ideia, o valor de uma unidade de xícara da coleção Marquesa, de Tania Bulhões Custa a bagatela de R$ 210
Desculpa não colou
A empresa, que atua desde 1989 no setor, afirmou em publicação no Instagram que a xícara foi vendida por um dos parceiros de fabricação, após não ser aprovada no teste de controle da Tania Bulhões.
Ostentação
Quem tem bala na agulha e quer ostentar, paga. Mas o preço da dona Bulhões está fora da realidade.
Até porque é possível encontrar exemplares mais baratos das peças em sites de importação online como Aliexpress e Shopee.
ÚLTIMA HORA
LULA ESTÁ CERTO – Os intermediários intermediários no setor de combustíveis estão prejudicando o povo brasileiro

A venda da BR Distribuidora foi um dos capítulos mais simbólicos do desmonte do Estado promovido por Temer e consolidado por Jair Bolsonaro. A justificativa para a privatização era sempre a mesma: reduzir a presença do Estado na economia sob o pretexto de tornar o setor mais "eficiente" e "competitivo". O que se viu na prática foi o contrário. A BR, que antes operava como um braço estratégico da Petrobras para regular os preços dos combustíveis, foi transformada na Vibra Energia, uma empresa privada que segue as regras do mercado e responde apenas aos seus acionistas.
Lula está certo quando diz que os intermediários estão prejudicando o povo brasileiro.
*
Mas esse problema não será resolvido apenas com discursos ou pedidos para que a Petrobras “tome uma atitude” ou venda diretamente para grandes consumidores. A única solução concreta é fazer com que a estatal volte a ter controle sobre a distribuição de combustíveis no Brasil. Isso pode acontecer de duas formas: ou o governo reestatiza a BR Distribuidora, trazendo-a de volta ao guarda-chuva da Petrobras, ou a estatal volta a atuar diretamente no setor de distribuição, comprando ou criando uma nova rede de postos que possa competir com os privados e reduzir a especulação sobre os preços.
ORGULHO

O calor anda tão intenso no Rio que o portal SóNoticiaBoa publicou uma cena engraçada que viralizou nas redes. Com as altas temperaturas passando dos 40ºC, dois cachorrinhos (“Caramelo” e “Negão”) não resistiram a um banho de balde em um posto de gasolina. A cena fofa viralizou: foi assistida por mais de 3 milhões de pessoas e chamou a atenção para os cuidados com os bichinhos neste verão. O vídeo, compartilhado no TikTok por um caminhoneiro que normalmente abastece no Posto Mendanha, na Avenida Brasil, mostra ‘Caramelo’ e ‘Negão da 300’, bem calminhos, se refrescando no balde.
VERGONHA

Ei, Rivaldo Barbosa, a tua cara não treme? Parece eu não, pois o ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, preso sob suspeita de ser o mentor do assassinato da ex-vereadora Marielle Franco, pediu ao ministro do STF, Alexandre de Moraes o desbloqueio do salário como delegado da corporação. O pedido foi encaminhado a Moraes nesta segunda-feira (17). Na petição, a defesa de Barbosa argumenta que suas contas bancárias estão bloqueadas há quase um ano, o que estaria comprometendo gravemente as condições financeiras de sua família. Rivaldo está preso desde março do ano passado, após ser alvo de uma operação da Polícia Federal. O salário dele foi bloqueado na mesma decisão que determinou sua prisão. O delegado cumpre pena na Penitenciária Federal de Porto Velho, em Rondônia.
OUTRAS PALAVRAS

”METADE DO CONGRESSO É INCAPAZ, E A OUTRA METADE É CAPAZ DE TUDO”, Jânio Quadros