Durante a abertura do abertura dos trabalhos Legislativos 2024, quando fez a leitura de sua Mensagem Governamental, Wilson Lima (UB) fez questão de deixar bem claro qual será o seu comportamento político neste ano de eleições municipais.
— Há sempre uma expectativa com relação ao posicionamento do governador nesse processo. No momento certo isso acontecerá.
No entanto, Wilson adiantou que todos têm suas bandeiras partidárias e simpatias políticas, mas não haverá distinção e todos serão tratados de forma democrática, independente de apoio político.
— Agora, o que eu quero reforçar que em nenhum momento isso vai afetar o compromisso e as entregas que a gente faz a Manaus e às cidades do interior –, prometeu o governador.
Harmonia até na eleição
Pelo teor do discurso, mesmo que determinado momento tenha que se posicionar por um nome, Wilson promete defender “a harmonia entre os poderes”.
*
— Vamos continuar trabalhando independente de bandeira partidária, de posicionamento, de quem é situação e oposição צ, garantiu.
Tempos de seca
Na tribuna da Assembleia Legislativa, o governador reconheceu que o ano de 2023 foi desafiador em razão da estiagem, mas o parlamento foi fundamental para que o governo pudesse encontrar soluções que viessem no tempo em que as pessoas estavam precisando.
*
— Em 2024, meu compromisso é continuar honrando com as emendas dos deputados, de continuar esse diálogo com o presidente Roberto Cidade e com os demais deputados para que a gente cumpra com a nossa missão, que é melhorar a vida das pessoas que moram neste Estado –, afirmou.
Conte comigo
Em troca, o presidente da Assembleia, Roberto Cidade renovou o compromisso – em nome dos de todos os 24 deputados –, de “atuar em busca de políticas públicas que atendam as necessidades e aspirações dos cidadãos”.
Gentileza gera gentileza
A “troca de gentilezas” entre o governador e o presidente da Assembleia Legislativa confirma o que andam falando alto pelos botecos e gritam no mercado que com certeza: o deputado Roberto Cidade é o provável candidato de Wilson a prefeito nas eleições de outubro.
*
Não é à toa que ele anda colado ao governador nas solenidades de inauguração de obras e ações do governo.
Tem cheiro de racha no ar
Para completar o escancarado racha entre Wilson Lima e David Almeida , o prefeito de Manaus não deu o ar de sua graça à leitura Mensagem Governamental na Assembleia, como é de praxe.
Se Zé não vai...
O ex-deputado federal Zé Ricardo (PT) descartou qualquer possibilidade de sair do PT para disputar a prefeitura de Manaus pelo a prefeito pelo PDT.
O convite aconteceu de fato. O PDT convidou o também ex-deputado Francisco Praciano para se filiar ao partido. Mas Praciano respondeu se só iria se Zé Ricardo também fosse.
...eu também não vou!
E como Zé não vai, Praciano também não vai.
— Se eu fosse, ele iria. Mas eu não quero sair do PT. Agradeço aos companheiros do PDT – disse Zé Ricardo à coluna Dito&Feito.
Ou prefeito, ou vereador
Aliás, Zé Ricardo Ricardo já bateu o martelo.
Ele é candidatíssimo às eleições municipais de outubro.
— Serei candidato de qualquer jeito. Se não for a prefeito, serei candidato a vereador para continua a luta por nosso projetos – disse o petista.
Castro promete apoio
O PT ainda não decidiu mas é bem provável que saia com candidatura própria para disputar a prefeitura.
E de antemão o ex-deputado Luiz Castro, um dos líderes do PDT já avisou que, se Zé foi candidato pode contar com o apoio do PDT.
*
— Sou favorável que o PT saia com candidato próprio. Mas, por hora, aguardo a decisão do partido para poder abrir um diálogo com PDT e construir esse apoio.
A explosão da cocaína
De acordo com um relatório do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Undoc), a Colômbia, o maior produtor mundial de cocaína, aumentou a área de colheita de folhas de coca em quase 13% em 2022, atingindo um recorde de 230 mil hectares.
*
Para se ter uma ideia, trata-se de um território maior que a cidade de São Paulo e quase duas vezes o tamanho da cidade do Rio de Janeiro.
Por debaixo do pano
Tribunal de Barcelona rejeitou o pedido do Ministério Público da Espanha para que o julgamento de Daniel Alves, acusado de abuso sexual, fosse realizada a portas fechadas.
*
A decisão dos magistrados foi de realizar as sessões de forma aberta, com a presença da imprensa, mas captações de áudio e imagem estão vetadas.
Atrás do biombo
Também foram determinadas medidas de proteção à identidade da vítima, conforme informado pelo jornal espanhol El Periódico.
A mulher de 23 anos que denunciou ter sido violentada sexualmente por Daniel Alves, na casa noturna Sutton, prestará depoimento atrás de um biombo.
*
Além disso, a imagem dela será reproduzida em vídeo, mas pixelizada, e a voz será distorcida com efeitos especiais.
ÚLTIMA HORA
AGORA VAI – Como Lewandowski pretende enfrentar o crime organizado
Para combater o crime organizado é preciso "aprofundar as alianças com estados e municípios".
O recado foi dado pelo recém-empossado Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski . Ele pontuou em seu discurso de posse, nesta quinta-feira (1°), os desafios para lidar com o problema. Um trabalho que, segundo ele, já vinha sendo feito pelo seu antecessor, Flávio Dino.
— É preciso superar a fragmentação federativa e estabelecer um esforço nacional conjunto para neutralizar as lideranças das organizações criminosas e confiscar seus ativos, porque elas não podem sobreviver sem recursos para custear seus soldados e suas operações –, afirmou.
*
Em defesa de instrumentos de ressocialização, Lewandowski também declarou que não existem "soluções fáceis" e não basta "exacerbar as penas previstas" ou "promover o encarceramento em massa de delinquentes".
— Para além de reunir informações dos organismos ligados à segurança pública, buscaremos integrar nesse esforço outra entidades que possam contribuir para a identificação de movimentações financeiras e patrimoniais que alimentam as estruturas criminosas, com Receita Federal, Coaf, CNJ, os Tribunais de Conta, o Denatran e os Detrans, além de entidades da sociedade civil com poder de auto regulação, como a Febraban", completou.
ORGULHO
A especialista em finanças Mônica Costa recebeu o Prêmio Educação Financeira Transforma do Instituto XP em 2021 pelo método desenvolvido para auxiliar mulheres negras. Costa aplica o método desde 2020 e já conseguiu transformar a vida de 3 mil mulheres no Brasil e em outros países.
Para a especialista, a população negra brasileira não tem acesso a referências de prosperidade. Ela também não tinha. Mas atualmente é uma das mais importantes do meio e auxilia, principalmente, mulheres negras.
— Esse processo começa com a minha própria história, como uma mulher negra de nível superior num país que ainda mantém uma população com a mulher negra na base da pirâmide socioeconômica –, disse.
VERGONHA
Autor de um trabalho investigativo ímpar sobre o ex-Bope e miliciano Adriano da Nóbrega, uma das principais figuras do caso Marielle Franco, o jornalista Sérgio Ramalho acredita que o clã Bolsonaro, encabeçado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), teme pela elucidação dos fatos. Ramalho destacou o novo escândalo envolvendo a família Bolsonaro, o esquema conhecido como “Abin paralela”. As evidências reveladas até agora apontam que a gestão do ex-presidente teria monitorado ilegalmente diversas autoridades, entre elas a promotora Simone Sibilio, que deixou o caso Marielle em 2021.
— Tem algo realmente que essa família teme nessa investigação, senão o que teria motivado que eles ficassem monitorando a promotora do caso? –, disparou Sergio Ramalho.