O governador Wilson Lima disse que o diálogo entre Governo do Estado, Governo Federal e demais poderes assegura as garantias constitucionais da Zona Franca de Manaus diante, por exemplo, da nova reforma tributária já aprovada pela Câmara Federal e aguardando aprovação do Senado neste segundo semestre.
A afirmativa foi feita durante encontro com o vice o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, nesta terça-feira (25/07). Esta é a segunda passagem de Alckmin, em 2023, pela capital amazonense. Em março, também ao lado de Wilson Lima, o vice-presidente visitou as instalações do CBA e, na 308ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Suframa (CAS), anunciou investimentos do Governo Federal para o Amazonas, especialmente voltados à manutenção das garantias da Zona Franca de Manaus.
Desta vez, além de presidir a 310ª Reunião do CAS, Alckmin assinou o Contrato de Gestão do agora denominado Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA). O vice-presidente também inaugurou o Distrito de Micro e Pequenas Empresas de Manaus (Dimicro) no bairro Distrito Industrial 2, zona Leste.
R$ 1,6 bilhão para a ZFM
No último dia 12 de julho, Alckmin já havia anunciado que a Zona Franca de Manaus receberá, aproximadamente, R$ 1,6 bilhão em novos investimentos.
Geração de empregos
O valor, segundo ele, será para novos empreendimentos e ampliação das instalações de indústrias já existentes, podendo resultar na geração de mais de 1,6 mil novos empregos no polo industrial de Manaus, que atualmente gera mais de 115 mil empregos diretos na região.
Modelo decisivo
O governador Wilson Lima reforçou a importância da Zona Franca de Manaus (ZFM) para a economia do Amazonas e destacou as conquistas e investimentos anunciados para fortalecer o desenvolvimento econômico e sustentável do estado.
— O modelo é decisivo para o Amazonas e isso precisa ser entendido e garantido pelo Brasil –, disse Wilson.
Amazonas é prioridade
Para Wilson, a presença de Alckmin demonstra a preocupação que o Governo Lula tem para com a região.
— Isso nos deixa muito tranquilos, até no âmbito da reforma tributária que a gente conseguiu avançar e colocar um texto que garantisse não só a manutenção do modelo, mas também a competitividade das empresas, o que reflete também no que é mais importante para gente, que é a geração de emprego e renda –, declarou o governador.
O monstro que nos destruiu
A atriz Fernanda Montenegro, de 93 anos, se referiu ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como “monstro”, ao analisar o cenário político dos últimos quatro anos. A referência ocorreu durante um bate-papo entre Fernanda e a jornalista Hildegard Angel.
— Nós tivemos um presidente que por quatro anos nos destruiu. É impossível não ser radical, porque eu posso até dizer o seguinte ‘se o Brasil tivesse sido cuidado com mais cuidado, não se chegaria a esse monstro a que chegamos por quatro anos –”, disse a atriz de 93 anos.
Medalha Santos Dumont
O prefeito de Manaus, David Almeida, recebeu nesta terça-feira (25), a Medalha Mérito Santos Dumont, em reconhecimento aos serviços prestados à Aeronáutica.
*
A honraria foi concedida durante a cerimônia militar alusiva ao aniversário de 150 anos de Alberto Santos Dumont, o patrono da Aeronáutica brasileira, realizada na Base Aérea de Manaus.
Musk detona pássaro azul
Dezessete anos depois, a emblemática e poderosa imagem do pássaro azul, que marcou a geração das redes sociais, deu lugar a um X branco em um fundo preto.
*
A substituição do logotipo do Twitter, anunciada nesta segunda-feira, 24, naturalmente foi associada a um rebranding da empresa que passa por modificações profundas desde que Elon Musk a comprou, em 2022.
Resposta ao Threads
Mais do que isso, é a sinalização sobre o futuro não só do Twitter, mas dos negócios do bilionário.
Em uma primeira leitura, a mudança foi uma resposta ao Threads, concorrente lançado pela Meta em 5 de julho, no entanto, ela já estava nos planos de Musk desde o ano passado.
Lula vai operar quadril
Após ter realizado um procedimento para amenizar as dores no quadril no domingo (23/7), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que fará uma cirurgia na região para aliviar dores.
Segundo o próprio informou, o procedimento é simples e deve ser realizado em breve.
Entenda
Segundo Fábio de Assunção e Silva, ortopedista e traumatologista do Hospital de Base, a cirurgia que o presidente deve fazer será a artroplastia do quadril, que tem como principal objetivo aliviar a dor local e melhorar a mobilidade.
*
O procedimento é feito a partir da substituição da articulação do quadril danificada por uma prótese artificial.
Transferência de presos
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informa que desconhece a fonte que originou lista contendo nomes de internos que, supostamente, serão transferidos de unidades prisionais do Amazonas para presídios federais.
*
Na nota, a Seap adverte que essas informações sigilosas visam “resguardar a ordem, a segurança do sistema prisional do Estado, bem como, oferecer dignidade às pessoas privadas de liberdade”.
Clubes de tiro
Em sua sétima entrevista ao “Conversa com o Presidente”, Lula reafirmou a defesa de seu decreto assinado na última semana restringindo o mercado de armas uso civil, e defendeu o fechamento dos clubes de tiro.
Empresário coisa nenhuma
O presidente declarou ter dito ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, que "quase todos" os clubes de tiro devem ser fechados.
Na sua avaliação, os proprietários desses estabelecimentos não são empresários.
— Eu sinceramente não acho que o empresário que tenha um lugar de praticar tiro é empresário, eu sinceramente não acho.
Só ficam os da Polícia
Lula disse ao ministro da Justiça e da Segurança Pública , Flávio Dino, que é necessário fechar quase todos os clubes de tiro e só deixar abertos aqueles que são da Polícia Militar, do Exército ou da Polícia Civil.
*
— É organização policial que tem que ter lugar para atirar, para treinar tiro. Não é a sociedade brasileira. Não estamos preparando uma revolução. Eles tentaram preparar um golpe –, afirmou o presidente Lula.
A humildade de Francisco
Nesta terça-feira (25), o papa Francisco disse a uma mulher transexual que “Deus nos ama como somos”.
O comentário, que foi divulgado pelo Vaticano, foi feito em um podcast. As informações são da CNN Brasil.
*
Francisco respondeu a mensagens de áudio de jovens dias antes de um festival da juventude católica do qual ele irá participar em Portugal.
Mulher trans
A declaração do papa surgiu depois que Giona, uma jovem italiana, disse estar “dividida pela dicotomia entre a fé (católica) e a identidade transgênero”.
*
Francisco apontou que “Senhor sempre caminha conosco” e que “mesmo que sejamos pecadores, Ele se aproxima para nos ajudar”.
– O Senhor nos ama como somos, este é o amor louco de Deus.
Pecado e injustiça
Ele também chamou de pecado e injustiça as leis que criminalizam membros da comunidade LGBTQIA+.
ÚLTIMA HORA
Nasa quer ajudar Brasil a monitorar desmatamento da floresta Amazônica
Nasa quer ampliar a parceria com o Brasil no monitoramento do desmatamento da floresta amazônica e em ações de preservação.
O administrador da Nasa, Bill Nelson, se reuniu com o presidente Lula, nesta segunda-feira (24), no Palácio do Planalto, em Brasília, para tratar da cooperação aeroespacial entre Brasil e Estados Unidos. No encontro, ele
lembrou que, há 37 anos, fez um sobrevoo no espaço e conseguiu observar a destruição da floresta e a sedimentação na foz do Rio Amazonas, resultado do desmatamento. Em outro exemplo de possível parceria, Nelson explicou que a agência espacial tem instrumentos que podem ajudar a aumentar a produtividade no campo, que identificam a umidade do terreno e do ar e detectam pragas.
*
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, explicou que qualquer tipo de parceria no monitoramento das florestas depende do aval das autoridades científicas que acompanham a política aeroespacial brasileira, que podem apontar a real necessidade de utilização desses equipamentos e sistemas e a viabilidade de cruzamento de informações.
ORGULHO
Outros clubes deveriam se mirar no exemplo do Ceará. O clube se reuniu na última segunda-feira, 24, com líderes de suas torcidas organizadas. O encontro teve a finalidade de esclarecer e direcionar estratégias para evitar gritos homofóbicos nos estádios. Nas últimas partidas em casa, parte da torcida alvinegra tem ignorado recados publicados pelo time no telão, que ressaltam a proibição de cânticos homofóbicos, racistas e xenofóbicos. Além de homofobia, racismo e xenofobia configurarem como crime, tais gritos podem se reverter em punição ao clube. Recentemente, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) baniu a presença da torcida do Corinthians por uma partida após cânticos homofóbicos. À época, o árbitro Bruno Arleu de Araújo interrompeu a partida durante quatro minutos e registrou o acontecimento em súmula.
VERGONHA
Polícia Civil do Paraná está investigando três estudantes universitários de uma instituição privada em Foz do Iguaçu, Paraná, por e possível envolvimento em uma associação criminosa.
De acordo com o UOL, essa investigação teve início há aproximadamente dois meses, após a universidade em questão fazer uma denúncia formal. Após a emissão de um mandado de busca e apreensão na residência de um dos estudantes e a subsequente análise do conteúdo do celular de outro indivíduo, foi confirmada a participação de mais pessoas nesse caso. No total, a polícia executou seis outros mandados de busca e apreensão.
Durante a prisão, um dos universitários se mostrou incomodado com o fato de um delegado negro conduzir o inquérito. Até o momento, três universitários são monitorados com tornozeleira eletrônica e estão proibidos de entrar na faculdade.