Ir para o conteúdo

Dito & Feito: AMAZONAS É O 6º O RANKING – facções dominam 44% dos municípios da Amazônia

Estudo mostrou a expansão e consolidação das facções Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC) sobre a Amazônia

Charge de Mário Adolfo

Os números apontam que 344 dos 772 municípios amazônicos (44,6%) apresentam evidências da presença de facções criminosas este ano. É o que revelam os dados da pesquisa Cartografias da Violência na Amazônia, comprovando que a expansão e consolidação das organizações criminosas (Orcrims), como o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC), avançam velozmente sobre a Amazônia.

Os dados foram publicados em reportagem do Correio Braziliense, publicada nesta quinta-feira (20)  e assinada pelo jornalista Iaco Mac Corde. No total, afirma a matéria, foram mapeadas 17 organizações ativas nas delimitações da Amazônica Legal, incluindo grupos regionais — como o Bonde dos 40 (B40), Família Terror do Amapá (FTA) e a Tropa do Castelar —, juntamente com organizações estrangeiras — Tren de Aragua, EMC e Ex-Farc Acácio Medina. “Neste cenário, o Comando Vermelho (CV) — original do sistema prisional do Rio de Janeiro — foi o grupo que apresentou a maior velocidade de expansão na região, ampliando sua influência em municípios em 123% ao longo de dois anos.

CV em 286 cidades da Amazonia

De acordo com a reportagem, neste cenário, o Comando Vermelho (CV) – original do sistema prisional do Rio de Janeiro – foi o grupo que apresentou a maior velocidade de expansão na região, ampliando sua influência em municípios em 123% ao longo de dois anos.

*

No total, o Comando Vermelho está presente em 286 cidades da Amazônia e é a única facção dominante em 202.

Amazonas é o 6º no ranking

O Amazonas é o 6º colocado no ranking das facções na presentes na Amazônia, com 40,32%.

Dos 62, municípios do Estado, o  21 estão sob a influência do  crime organizado, aponta o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Tem mais um detalhe: 4 municípios possuem duas ou mais facções.

Parceria perigosa

Misturar organizações criminosa com política pode ser uma parceria perigosa.

No dia 5 de novembro o presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara Federal,  deputado federal Alberto Fraga (PL-DF) afirmou que no Amazonas “elegeram mais de 20 prefeitos ligados a narcotraficantes”.

*

— Os criminosos precisam lavar dinheiro e por isso elegem candidatos. O crime organizado está em tudo. Já chegou às operações de garimpo clandestino e de extração de madeira ilegal – disse o parlamentar bolsonarista.

.

Nomes aos bois

O deputado disse ter obtido a informação de um deputado federal do Amazonas, mas não citou nomes. Porém, ofereceu dizer o nome nos bastidores para que o parlamentar em questão fosse convidado ao programa.

Mortes Violentas

No estado do Amazonas — citado pelo deputado federal como tendo mais de 20 prefeitos eleitos com ligação ao crime organizado — possui uma taxa MVI (Mortes Violentas Internacionais)  de 35,6.

David sem dó e piedade

A reforma da previdência do prefeito David Almeida (Avante) é uma  proposta é danosa, injusta e representa um duro ataque aos servidores públicos municipais. Sobretudo às mulheres, que serão as mais prejudicadas pelo aumento no tempo de contribuição e pelas mudanças nos cálculos de aposentadoria.

*

A avaliação,  que detona a administração David Almeida,  é do vereador Zé Ricardo PT, que vem combatendo radicalmente o PL na Câmara Municipal, onde o prefeito tem maioria e empurra tudo goela abaixo.

— É uma gestão que não tem dó, não tem piedade do servidor, porque muda regras, tira direitos e aumenta ainda mais as desigualdades –, alfineta o petista.

Cooptados, talvez ...

Zé Ricardo mandou chumbo contra a postura da base do prefeito, destacando que alguns vereadores mudaram de posição e passaram a apoiar o Executivo sem qualquer justificativa plausível.

— Eu não sei se eles estão preocupados com o serviço público ou não, mas a votação mostrou que estavam ali apoiando os interesses do prefeito –, declarou.

Demorou, mas a Alemanha anunciou,  na COP 30,  o aporte financeiro de 1 bilhão de euros (cerca de R$ 6,150 bilhões)  para o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF).

Lula estava certo ao lançar o fundo para proteção das florestas. O valor reforça a confiança internacional no trabalho ambiental do Brasil.

7 países já contribuíram

O apoio alemão ao fundo climático integra aportes de Noruega, Brasil, Indonésia, França, Portugal e Suíça.

Desse modo, esses recursos ampliam o financiamento destinado à proteção das florestas tropicais durante a COP 30. A projeção indica que cada dólar público pode atrair outros quatro em investimentos privados.

3,5 mil indígenas

O presidente Lula celebrou a participação de 3,5 mil indígenas no evento.

Por isso, ele reforçou que mulheres e povos tradicionais precisam ocupar plenamente os espaços de decisão climática.

Mais um na fuga das galinhas

Depois de Eduardo Bananinha, Carla Zambelli agora é o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) que deixou o país na calada da noite.

O fujão se encontra está nos Estados Unidos, onde votou à distância pela aprovação do projeto de lei (PL) Antifacção nessa terça-feira (18/11).

Passaporte cancelado

Ramagem conseguiu sair do Brasil, apesar do passaporte cancelado.

Condenado a 16 anos de prisão por participação na trama golpista, ele foi encontrado em um condomínio de luxo em Miami.

Devolve a babita

A Câmara dos Deputados  está reivindicando o pagamento de março deste ano do deputado Eduardo Bolsonaro, que também fugiu para os EUA.

*

O pagamento é referente ao  período anterior ao pedido de licença, quando ele estava no Brasil, porém sem trabalhar.

O valor em questão corresponde ao salário integral do mês de março, totalizando R$ 13.941,40.

Depósito e juízo

Desde julho, os pagamentos do deputado estão sendo depositados em juízo, em conformidade com decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), uma vez que Eduardo Bolsonaro não retornou às atividades parlamentares após o período de 120 dias de afastamento previsto no Regimento Interno da Câmara.

ÚLTIMA HORA

TÁ CHEGANDO A HORA – Bolsonaro não tem direito a qualquer regalia por ter sido presidente e prisão pode ser decretada na terça-feira, 25


Lideranças do Partido Liberal trabalham com a possibilidade de o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ter prisão decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na terça-feira (25/11).

A ordem pode ocorrer a qualquer momento após o ministro, que é relator da condenação, declarar o trânsito em julgado, etapa que esgota as possibilidades de a defesa recorrer da sentença de 27 anos e três meses de prisão.

A discussão agora é se a pena de 27 anos e três meses começa a ser executada em regime fechado ou se ele continua em casa, onde cumpre prisão cautelar num outro processo, em que seu filho Zero Três foi denunciado e se tornou réu. Bolsonaro não tem direito a qualquer regalia por ter sido presidente. A lei não prevê isso. Ao contrário, prega que todos os brasileiros são iguais.

*

Mas ele terá eventual direito a domiciliar se, e apenas se, ficarem comprovadas questões humanitárias, como as de saúde. Embora seja uma previsão ignorada para a maioria, ela se faz valer quando o preso tem recursos. Deveria valer para todos, mas o fato de ser aplicada a figurões não a torna ilegal. Ilegal é receber o benefício só porque ocupou o mais alto cargo da República.

ORGULHO

Escola Ema Negrão: crianças rasgam expressões racistas

Um exemplo de solidariedade, humanismo e consciência aconteceu nesta quinta-feira ( 20) na  Escola Ema Negrão de Lima, que fica na Estrada de Manguinhos, no Rio de Janeiro.   Em um vídeo, crianças ensinam como viver com respeito. Elas  “rasgam” várias expressões racistas, que ainda são usadas pelas pessoas. O vídeo que está emocionando as redes sociais e já bateu 3 milhões de visualizações em poucos dias.

Os papéis trazem frases como “preto de alma branca”, “neguinho(a)”, “ovelha negra”, “lista negra”, “não sou suas negas”, “a coisa tá preta”, “da cor do pecado”, “amanhã é dia de branco” e “escravo”, entre outras.

VERGONHA

Presidente nacional do PL, o ex-deputado Valdemar Costa Neto evita assegurar que Tarcísio de Freitas (Republicanos) será o candidato à Presidência escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), porque,  segundo ele, o imbroxável é imprevisível. O presidente do PL diz ter ouvido outros nomes de Bolsonaro e que não se surpreenderá se o escolhido for o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD).

Valdemar afirma que o ex-presidente “é imprevisível”. E diz ter ouvido outros nomes de Bolsonaro e que não se surpreenderá se o escolhido for o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD). Ele afirma ainda que o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) obedecerá a escolha de Bolsonaro e vai ter que engolir quem o Jair apontar:

— Não acredito que ele brigue com o pai. Vai ajudar a matar o pai de vez? –, questiona o Valdemar.

OUTRAS PALAVRAS

“QUANDO EU SAÍ EM DIREÇÃO AO PORTÃO QUE ME LEVARIA À LIBERDADE, EU SABIA QUE, SE EU NÃO DEIXASSE MINHA AMARGURA E MEU ÓDIO PARA TRÁS, EU AINDA ESTARIA NA PRISÃO”, Nelson Mandela
Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes