Ir para o conteúdo

Dito & Feito: AMAZONAS PODE VIVER A MAIS SEVERA SECA DA HISTÓRIA

Deputado Wilker Barreto alerta que ribeirinhos já estão pedindo água potável

Charge de Mário Adolfo 

O deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza), usou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (18) para cobrar mais uma vez um plano de ação concreto e efetivo da Defesa Civil do Estado do Amazonas, para prevenção dos efeitos da estiagem deste ano.

Para alerta sobre a gravidade do que está por vir, o parlamentar citou o vídeo feito pelo presidente executivo da Eletros, José Jorge do Nascimento Júnior,  alertando  que já possível constatar poucos resquícios de água no porto de Tabatinga.

No vídeo que circula em redes sociais, o executivo chama a atenção para o  baixo nível do Rio Amazonas. Ele cita a  cidade de Tabatinga como exemplo.

— É importante que o poder público tome medidas urgentes e imediatas para mitigar os impactos adversos da iminente estiagem, que se avizinha com grande rapidez e promete ser a mais severa da história. Há o risco real de uma crise econômica, ambiental e social de proporções inéditas, cujas consequências serão muito desoladoras –, afirma o presidente da Eletros no vídeo.

Conferiu de perto

Ao reproduzir o material no plenário, Wilker relatou o que viu em sua passagem por Tabatinga (distante a 1108 de Manaus), no domingo (09).

—  No domingo retrasado, quando atravessei o rio, tinha mais de dois metros de água. Hoje na frente da cidade, o rio  secou 32 centímetros num só dia –, relatou o parlamentar.

Queremos água potável!

Wilker também revelou que na comunidade Santa Inês, localizada em São Sebastião do Uatumã os  ribeirinhos residentes na região sondaram o deputado sobre a possibilidade de viabilizar água potável para auxiliar no enfrentamento da extrema seca.

*

— Estive no final de semana lá na Comunidade Santa Inês de Bacabal em São Sebastião do Uatumã, participei de uma soltura de quelônios e, após a soltura, sabe qual foi o apelo da população ribeirinha? Água potável –, expôs o parlamentar.

Convoquem o secretário!

O  deputado cobrou mais uma vez a presença do secretário da Defesa Civil, coronel Francisco Máximo, para esclarecer o plano de ação e transmitir mais confiança quanto às estratégias de enfrentamento, “em vez de simplesmente falar sobre o clima”.

*

—  Quero pedir à Mesa que reitere o convite ao secretário para que o mesmo conclua a apresentação que iniciou na última quinta-feira, porque isso está assustando a todos nós! – solicitou Barreto.

E com vocês, Marina!

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Marina Silva, está vindo aí.

Ela participa da cerimônia de lançamento do “8° Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa.

*

O evento acontece, promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação, acontece    no auditório da reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Tira o pincel dele

O pré-candidato a prefeito de Manaus, Roberto Cidade, voltou a fazer duras críticas ao prefeito David Almeida, durante reunião política no bairro do Parque 10. Segundo ele,  se bem empregados, os R$ 40 milhões gastos com pintura em Manaus poderiam ter ajudado a matar a fome de muitas famílias por, pelo menos, nove meses.

*

— Temos que tirar o pincel da mão desse prefeito pintor e entregar para alguém que saiba administrar com responsabilidade e compromisso social.

Muita tinta...

Cidade disse que tem percorrido todas as zonas de Manaus e visto de perto o anseio da população.

— Ninguém aguenta mais tanta pintura e pouca entrega.

...Pouca comida!

De acordo com o pré-candidato, sua primeira iniciativa, em janeiro de 2025, será enviar para Câmara Municipal de Manaus um projeto criando o Auxílio Municipal Permanente.

*

—  Com ele, nós vamos ajudar a matar a fome de 50 mil famílias. Se os R$ 42 milhões que ele gastou com tinta tivessem ido para as pessoas, as famílias que recebiam auxílio naquela época poderiam ter sido assistidas por pelo menos nove meses –, argumentou.

Nana, nina, não!

O vereador Marcelo Serafim (PSB) acredita piamente que não existe qualquer possibilidade de uma fusão entre as candidaturas do deputado Riberto Cidade (UB) e Alberto Neto (PL).

— Não vejo como possível uma chapa dessas. É quase impossível! – disse ele.

Nenhuma hipótese

Segundo uma fonte da coluna D&F, existem conversa de bastidores para que isso venha a acontecer.

— Está havendo um burburinho de que um pode renunciar em função outro.    E se acontecer, como fica a posição do PSB apoiando um bolsonarista? – questiona o redator.
— Sim, sim, mas não acredito em um sendo vice do outro –, descarta Sarafa Jr.

Ladrões de cabos

Não é de hoje que rouco de cabos elétricos causam prejuízos à rede de energia de Manaus.

O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) denunciou que na madrugada desta quarta-feira (19) os cabos do semáforo localizado no cruzamento da avenida Brasil, com rua Belo Horizonte, no bairro da Compensa,  foram furtados  prejudicando o trânsito na região.

Na calada da noite

Esse foi o segundo furto em menos de dois dias.

O Instituto de Mobilidade fez a reposição do cabo na segunda-feira e na quarta o local já amanheceu sem a fiação.

*

— É uma situação recorrente que causa prejuízo a população. Já fizemos um boletim de ocorrência sobre a situação –, diz o chefe da chefe da Divisão de Sinalização Semafórica do IMMU, Miguel Carlos.

ÚLTIMA HORA

Morre o primeiro Bozo, palhaço que virou febre no Brasil

O adeus de Wanderley Tribeck, o primeiro Bozo


O primeiro Bozo brasileiro a nos ensinar que o melhor é “sempre rir”, nos deixou: Wanderley Tribeck, faleceu na noite desta terça-feira (18), aos 73 anos, em decorrência de um infarto. Ele se sentiu mal em casa, na cidade de Balneário Camboriú (SC) e foi levado para o Hospital Municipal Ruth Cardoso, mas não resistiu e faleceu à noite.

Artista nato e tendo a veia circense como um dom, Wanderley Tribeck criou o palhaço Wandeko Pipoka, na década de 70, tendo se apresentado em diversos circos pelo Brasil, e participado de programas de TV apresentando números, dentre eles o Show de Calouros, onde conheceu Valentino Guzzo, que o indicou para um teste promovido por Silvio Santos e o detentor dos direitos do palhaço Bozo, Larry Harmon. Desenvolto e talentoso, Wanderley foi escolhido tanto por Silvio, quanto por Larry, para ser o primeiro Bozo brasileiro.

*

Em 1980, Wanderley foi contratado pela TVS, estreando o programa em setembro do mesmo ano. O sucesso imediato e a brasilidade de Wanderley, abriram caminho para tornar o palhaço Bozo o “maior amigo da garotada”, virando febre com o lançamento, já no mesmo ano, de brinquedos e produtos infanto-juvenis, um LP, além de conquistar a liderança de audiência. O programa tinha duração de 30 minutos, esquetes humorísticas e brincadeiras com o auditório.

ORGULHO

Medellín: Ex-paraíso da cocaína agora um bom lugar para se viver

Mirem-se no exemplo. Em um ano, a cidade  Medellín  reduziu as taxas de criminalidade na cidade e quer virar modelo de segurança. A cidade colombiana, que era associada ao narcotráfico e à violência, reduziu o número de assassinatos (homicídios) em 20%, o menor índice em 40 anos. E mais: de acordo com a Prefeitura de Medellín, houve uma queda da criminalidade geral, como extorsão (ameaça para obter vantagens), furtos de moto, residência e comércio, um alívio para a população e turistas. Batizada de “milagre de Medellín” a melhora nos índices de segurança aconteceu após investimentos em infraestrutura urbana e turismo, inclusão social de jovens vulneráveis, combate ao crime organizado e também adoção de medidas preventivas. Isso fez o PIB crescer acima de 3% ao ano e atraiu novas empresas para a cidade.

VERGONHA

Parece absurdo, mas a  Polícia Civil de São Paulo investiga casos  de traficantes que anunciam entorpecentes em aplicativos de mensagem e enviam as drogas por delivery, usando entregadores que levam os pedidos até os usuários. Nas redes sociais, os criminosos montaram uma espécie de "cardápio de drogas" para vender os produtos ilícitos— contendo desde a maconha mais simples até os tipos mais sofisticados e mais caros. Isto é uma vergonha!

OUTRAS PALAVRAS

“QUANDO EU ERA JOVEM, PENSAVA QUE O DINHEIRO ERA A COISA MAIS IMPORTANTE DO MUNDO. HOJE TENHO CERTEZA!”, Oscar Wilde
Publicidade BEMOL
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade UEA

Mais Recentes