
O ex-coordenador-geral de pagamentos e benefícios do INSS, o amazonense Jucimar Fonseca da Silva, foi depor nesta segunda-feira (1º), na CPMI do INSS e saiu de lá preso, no início da madrugada desta terça-feira (2), como o chefe da quadrilha que liberou pagamentos em massa na folha de pagamento dos aposentados.
A trajetória de Jucimar dentro do INSS é impressionante. Era soldado da PM em Manacapuru (AM), entrou no INSS e foi cedido à prefeitura do municípios na administração do prefeito Etanel D´Ângelo (Republicanos). Em 2021, havia funcionários do INSS em todo o Brasil, mas foram buscar Jucimar lá longe, na pequena Manacapuru, para dar parecer favorável a tudo que era solicitação de empresas que queriam meter a mão no dinheiro dos aposentados. Pelos “bons serviços”, ainda no governo de Jair Bolsonaro (PL), com a ajuda de um deputado federal da bancada do Amazonas (que ele se reusou a revelar o nome) ele foi parar em Brasília, para assumir a chefia de divisão do INSS, sem auxílio moradia e um salário baixíssimo (R$ 3 mil).
— Milhares de servidores do INSS chamavam? O Jucimar, lotado lá no Amazonas. Então o Jucimar era o cara encarregados casos mais complicados. O parecerista chave da organização! –, disse o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) durante o depoimento à CPI do INSS.
Pimenta nos olhos
Coordenador da base do governo, o deputado Paulo Pimenta "desmascarou" e confrontou Jucimar Fonseca da Silva, ex-coordenador de Pagamentos e Benefícios do INSS no governo Bolsonaro, durante um depoimento na CPMI do INSS (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) em 2 de dezembro de 2025.
*
— Então, todo o esquema criminoso tem a caneta o nome, o registro, a digital do Jucimar. Por isso, sr. Presidente, o Jucimar tem que ir para a cadeia porque era parte integrante desse bando criminoso que saqueou o Brasil - e os documentos provam ´que entrou para d entro do INSS no governo Bolsonaro! –, disse Paulo Pimenta,
Farra com o dinheiro...
Diante de tantas mentiras e contradições, Jucimar chegou a ser humilhado durante 9 horas de depoimento. Primeiro ele tentou fugir do depoimento.
...dos aposentados!
Convocado para explicar por que apoiou a liberação de descontos em massa na folha de pagamento de aposentados e pensionistas, mesmo diante de parecer contrário do Ministério Público, o acusado se negou a comparecer a duas sessões anteriores.
Condução coercitiva
Diante disso, o presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), autorizou que o ex-coordenador de pagamentos do INSS fosse conduzido à CPMI pela Polícia Legislativa do Senado, após se negar a comparecer em duas convocações anteriores. Durante a oitiva, criticou a forma como foi levado à comissão em condução coercitiva, mas Viana reagiu.
Quem não deve, não foge
Viana chamou a atenção para um ponto que, segundo ele, “não pode ser ignorado”.
— O depoente que, hoje, diz que não viu irregularidade é o mesmo que e duas vezes, apresentou dois atestados e tentou escapar de uma perícia médica do Senado. Quem nada deve, não foge. Quem confia na própria inocência, não evita depoimento. Quem está com a consciência tranquila, não teme a verdade — argumentou o senador.
Fraude bilionária

Paulo Pimenta apresentou documentos e evidências que, segundo ele, demonstram o envolvimento de Jucimar em um esquema de fraude bilionária contra aposentados e pensionistas.
*
Jucimar foi acusado de dar pareceres técnicos que permitiram a reativação de convênios com entidades suspeitas (como a "Amar Brasil"), que se beneficiaram indevidamente dos desbloqueios de descontos associativos em massa.
Prisão em flagrante
A pressão das evidências e as contradições no depoimento de Jucimar levaram o relator da CPMI, deputado Alfredo Gaspar, a pedir sua prisão em flagrante por mentir à comissão.
Jucimar Fonseca da Silva foi, então, preso pela Polícia Legislativa no final de seu depoimento.

PDT sob o comando de David
O PDT agora é David Almeida, do Avante.
Ao lado de nomes do partido, como o do ex-deputado Luiz Castro, , o histórico partido de Leonel Brizola aderiu, ontem à tarde, em Brasília, a uma frente que será comandada pelo prefeito de Manaus.
Juntos e misturados
Na dança das siglas, acertada no Planalto Central, a arrumação ficou assim.
Sabá Reis assumirá a presidência estadual e Luiz Castro comandará o diretório municipal em Manaus. Até a eleição municipal de 2024, Luiz Castro caminhou com o PT, como vice do candidato a prefeito Marcelo Ramos.
Sob as bençãos dos caciques
Tudo isso sob as bençãos do presidente nacional do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Carlos Lupi e do presidente nacional do Avante, Luis Tibé.
Plínio defende anistia pra golpista
O senador Plínio Valério (PSDB-AM) decepciona seu eleitorado mais uma vez.
Ele caiu de pau no ministro Gilmar Mendes que deu seu parecer sobre pedidos de impeachment contra integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF).
*
Segundo a decisão do ministro, apenas a Procuradoria-Geral da República pode apresentar pedidos de impeachment de ministros do STF, contrariando, afirmou o senador, a legislação em vigor
Chamando pra guerra
O tucano de Eirunepé disse que, enquanto a população busca pacificação, a medida anunciada pelo ministro representa confronto institucional. Para ele, a Casa tem responsabilidade diante do cenário.
*
— Enquanto o Brasil pede paz, quer anistia lá vem o Ministro do Supremo propor a guerra, oferecendo-nos a guerra, que eu acho que tem que ser aceita desta vez, esse desafio. Eu acho que o Senado tem a obrigação — declarou.
Perguntar não ofende
Cono é que é, senador? Então aquele povo que invadiu criminosamente e depredou as sedes dos Três Poderes no 8 de janeiro; e a turma do Bolsonaro armando um golpe com planos para matar o presidente Lula, o vice Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes, estavam mesmo defendendo a paz?
2 milhões de brasileiros...
Quase 2 milhões de brasileiros saíram da extrema pobreza em 2024. A síntese de indicadores sociais divulgada nesta quarta-feira, 3, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) mostra que houve uma redução de 20,7% no número de pessoas vivendo com até US$ 2,15 por dia no Brasil, em 2024.
...fora da pobreza
No ano passado, 7,35 milhões ainda viviam na extrema pobreza no país, valor que representou 3,5% da população nacional, conforme o IBGE.
*
O número atual é inferior aos 9,28 milhões registrados em 2023 – 4,4% da população daquele ano – e o mais baixo registrado na série histórica do IBGE, iniciada em 2012.
Faz um “L” aí!

Segundo o IBGE, o principal responsável pela melhora nas condições de vida dos brasileiros foram os programas sociais lançados pelo governo Lula.
*
Além disso, o maior dinamismo do mercado de trabalho também contribuiu para essa tendência, especialmente na redução da pobreza.
Bolsa família
De acordo com o IBGE, a manutenção dos valores médios dos benefícios concedidos pelo Programa Bolsa Família, em 2024, acima daqueles verificados no período anterior à pandemia de COVID-19, “certamente teve impactos sobre a manutenção da trajetória de redução da pobreza e da extrema pobreza nesse ano”, diz o documento do IBGE”.
Micheque é detonada
Nesta quarta-feira (3), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro rebateu críticas que o jornalista Allan dos Santos fez sobre ela.
Por meio dos stories do Instagram, Michelle destacou que está sempre em concordância e validada pelo marido, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Ela tá c(*) pro Bolsonaro
Allan disse, na última segunda-feira (1º), que Michelle “está cagando” para o ex-presidente, que está preso na Superintendência da Polícia Federal (PF). Ele se manifestou durante o programa Conversa Timeline.
*
– Michelle não tem nenhum aval dos filhos [de Jair Bolsonaro] para estar falando o que ela está falando. Ela não estava quando Bolsonaro foi preso. Ela está viajando o Brasil inteiro como se Bolsonaro já estivesse morto. Ela está cagando para o Bolsonaro – falou o jornalista.
ÚLTIMA HORA
ZAMBELLI É UMA SANTA – Relator é contra cassação da deputada presa na Itália e diz que ela está sendo perseguida por Xandão

O relator do processo de cassação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), Diego Garcia (Republicanos-PR), votou, nesta terça-feira (2), pelo indeferimento da determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. “Meu voto é pela preservação do mandato da deputada Carla Zambelli.”
O relator do caso, disse que, ao ter acesso aos autos, encontrou elementos de perseguição de Moraes a Zambelli.
— Analisando todo o material, encontrei elementos que podem indicar uma perseguição política, o ministro que julgou também pode ter sido vítima –, afirmou.
O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), afirmou que vai acionar o Supremo para que a decisão judicial seja cumprida por Motta.
*
— Francamente, é preciso que a Câmara tome uma posição enérgica, porque o caminho é a desmoralização da instituição –, disse após a divulgação do relatório de Garcia.
— Estou entrando com mandado de segurança no Supremo, dirigida ao presidente da Câmara, para que a decisão judicial do acórdão seja cumprida, como no caso do deputado (Alexandre) Ramagem –, afirmou.
ORGULHO

A notícia assustou, é verdade, mas não deixa de ser boa! Uma idosa de 65 anos, surpreendeu familiares e funcionários de um templo minutos antes de ser cremada.
Ela estava dentro do caixão quando batidas chamaram a atenção das pessoas que se preparavam para iniciar o ritual. O caso aconteceu em um templo budista de Nonthaburi, perto de Bangkok, na Tailândia, e mobilizou monges, funcionários e equipes médicas.
A mulher, identificada como Chonthirot Sakulkoo, foi socorrida e levada a um hospital logo após ser retirada do caixão, onde foi encontrada consciente e se movendo, informou o jornal The Guardian, do Reino Unido.
VERGONHA

O padre Kelmon (lembram dele, o padre fake?) e o senador Marcos do Val (Podemos-ES) anunciaram que farão, no dia 7 de dezembro, uma caminhada pela anistia na Avenida Paulista, em São Paulo, com saída às 13h em frente à TV Gazeta e término na Praça da Sé.
A convocação foi feita nas redes sociais dos dois. O padre, que já disputou a Presidência, pediu apoio dos seguidores para o ato. Bom, se no 7 setembro – comandado por Nikolas “chupetinha” –, deu meia dúzia da gatos pingados, imagine o 7 de dezembro comandado pelo padre Kelmon, hein?
OUTRAS PALAVRAS

“ESTOU PENSANDO EM CRIAR UM VERGONHÓDROMO PARA POLÍTICOS SEM-VERGONHA, QUE AO VEREM A CHANCE DE CHEGAR AO PODER ESQUECEM OS COMPROMISSOS COM O POVO.”, Leonel Brizola