Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Aos 82, Amazonino, enfim, pendura as chuteiras

Amazonino se despede da política, mas ainda pede voto para :Lula

“O povo deu o recado nas urnas de que aprova o governo que está aí. Cabe a mim, como democrata, aceitar o resultado”.

Com essa frase, o mais carismático e histórico líder político de Manaus, Amazonino Mendes (Cidadania) anunciou que ficará neutro no segundo turno da eleição para o Governo do Amazonas, que será  disputado entre o governador Wilson Lima (União Brasil)  e o senador Eduardo Braga (MDB).

Terceiro colocado nas eleições deste ano, com mais de 355 mil votos, Amazonino anunciou,  em vídeo postado nas redes sociais, nesta sexta-feira (7),  que  não vai interferir na vontade dos eleitores que lhe deram o voto de confiança no primeiro turno.

— Em 2018, quando perdi a eleição para o atual governador, aceitei o resultado e me recolhi. Agora, seguindo o espírito de democrata, farei o mesmo –, destacou Amazonino, que foi quatro vezes governador, três vezes prefeito e senador.

Em relação à eleição presidencial, Mazoca diz que vai pedir votos para o candidato do PT, Luís Inácio Lula da Silva, por seu comportamento em relação à Zona Franca de Manaus.

— Peço voto para o Lula em nome dos milhares e milhares de empregos da Zona Franca, que movimenta a economia de todo o Estado –, justificou. Amazonino disse ainda que a decisão por Lula passa por um pedido pessoal do governador reeleito do Pará, Helder Barbalho, que tem um grande e revolucionário projeto para a Amazônia, caso Lula seja eleito.

Reencontro histórico

Os ex-presidentes Luma e FHC: reencontro em São Paulo, no fim de tarde de sexta-feira

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou nesta sexta-feira (7) com o também ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do PSDB. “Um reencontro democrático”, escreveu Lula ao postar a foto dos dois nas redes sociais.

*

O encontro aconteceu na casa do tucano, no bairro de Higienópolis, em São Paulo, dois dias depois de FHC ter declarado voto em Lula no segundo turno.

História de luta

Ao declarar seu voto, na quarta-feira (5), FHC postou foto antiga e recente com Lula, junto com a mensagem: “uma história de luta pela democracia e inclusão social”. “Voto em Luiz Inácio Lula da Silva”, anunciou.

Omar não aparece

Não se sabe o por que, mas o senador Omar Aziz  (PSD) não esteve presente na reunião do ex-presidente Lula com os senadores de seu partido, em São Paulo.

Lula foi aliada desde a primeira hora da campanha de reeleição de Omar.

*

O senador do Amazonas foi representado na reunião com Lula pelo deputado  federal Marcelo Ramos (PSD), que também foi candidato mas não9 conseguiu se reeleger.

Lugar na história

Na reunião, os políticos do PSD  pressionaram o presidente do partido, Gilberto Kassab, em relação ao apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no 2º turno das eleições.  Marcelo Ramos foi um deles:

— O chamado que nós temos que fazer aqui é um chamado a todos que defendem a democracia. E esse chamado tem que chegar aos ouvidos do nosso presidente Gilberto Kassab, porque o lugar dele na história é aqui, junto conosco –, cobrou Ramos.

Agora sim, juntos

Lula e Simone Tebet selam aliança: pacto para "reconstruir o Brasil"

No final da tarde desta sexta-feira (7), o candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou coletiva de imprensa ao lado da ex-candidata ao Planalto Simone Tebet (MDB) em que agradeceu o apoio da senadora no segundo turno presidencial.

*

Este foi o primeiro encontro de Tebet com o ex-presidente Lula, depois que declarou seu apoio ao petista.

Precisamos de você

O encontro foi realizado em São Paulo, e contou com a presença do ex-governador Geraldo Alckmin.

Em seu discurso, Lula fez aceno a Tebet e mencionou que o Brasil e as mulheres ganharam com a campanha da senadora.

*

— Você vai levar essa decisão a ponto de saber que precisamos de você para ajudar a reconstruir o Brasil –, disse o ex-presidente a emedebista, complementando:

— Eu espero que você esteja junto para ajudar a executar.

Brasil que queremos

Simone declarou que estava muito feliz para dizer que o presidente Lula, a sua equipe econômica, de assessores, receberam  e incorporaram  todas as sugestões de seu programa de governo ao seu programa de governo.

— Com isso, o que nós estamos dizendo aqui é que pensamos da mesma forma o Brasil que queremos – disse Simone.

Descontrolado

Deixando mais acentuado ainda o seu desespero, Jair Bolsonaro  (PL) se irritou durante entrevista coletiva no Palácio da Alvorada, nesta sexta-feira (7/10).

Aos gritos, chamou Luiz Inácio Lula da Silva (PT), seu adversário na disputa pela Presidência da República, de “pinguço”.

Pinguço fica bom

Só tem um detalhe, o “pingunço” no dia seguinte está sóbrio. Bolsonaro dorme a acorda ruim há quatro anjos. Não fica bom nunca!

Contraditório


E provando que se contradiz toda vez que abre a boca, o presidente disse que Lula nunca revela seus ministros.

Mas logo em seguida declara:

— Vai trazer essa quadrilha de incompetentes para comandar o Brasil. José Dirceu, Gleisi Hoffmann e Dilma Rousseff. Não vai dar certo!

*

Ué, se Lula não diz que serão os seus ministros, como Bolsonaro pode revelar os nomes?

Run Day

Em comemoração ao aniversário de 31 anos de funcionamento, que acontece dia 07 de novembro, o Amazonas Shopping realiza a corrida “Run Day”. A prova será no dia 06 de novembro, com percursos de 5 km e 10 km.

Prepare o tênis

As inscrições já podem ser feitas pelo site https://www.ticketsports.com.br. A taxa custa R$ 95. A “Run Day” terá largada às 6h, do estacionamento do Amazonas Shopping, na avenida Darcy Vargas.

Anne é mamãe

Em plena campanha ao segundo turno das eleições, a candidata a vice-governadora de Eduardo Braga (MDB), Ane Moura (PT), deu a luz ao   primeiro filho.

— Foi muito importante para mim como mulher e como militante, viver toda a minha gravidez fazendo campanha –, comentou a candidata, ao mlado de seu companheiro, Oscar Bessa.

Anne Moura, candidata a vice-governadora ganha bebê em plena campanha de 2º turno

Homenagem a Lula

O  garoto vai se chamar Luiz, em homenagem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O anúncio do nome foi feito por Anne no comício de Lula em Manaus, há um mês.

*

Por coincidência, Luizinho nasceu na maternidade “Dona Lindu”, que recebeu esse nome em homenagem à  mãe de Lula.

Ratada de Aras

O procurador-geral da República Augusto Aras foi ao plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (6) e demonstrou desconhecimento sobre a diversidade étnica dos povos originários brasileiros, ao mdizer que existe uma única língua indígena no Brasil.

Recado mal dado

Ele discursava em defesa do governo federal durante julgamento da "pauta verde", quando decidiu mandar um recado aos indígenas.

— Eu gostaria muito de poder falar na linguagem indígena. E não posso falar porque não sei –, declarou Aras.

Sabe de nada

Segundo Censo de 2010, o Brasil tem 274 línguas indígenas faladas por indivíduos pertencentes a 305 povos diferentes.

Antes da colonização, estima-se que o número de línguas nativas girasse entre 600 e 1000, com mais de 1000 etnias indígenas diferentes.

Alfabetiza Manaus

O prefeito de Manaus, David Almeida, lançou, nesta sexta-feira, 7/10, a Campanha ‘Alfabetiza Manaus’, que visa erradicar o analfabetismo infantil na rede municipal de ensino até o final de 2023.

David destaca que a meta da sua gestão é elevar os níveis da educação básica municipal.

*

Ele quer tirar Manaus das  13ª colocação entre todas as capitais, de acordo com a última avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – é coloca-la entre as três primeiras, como foi feito em outras secretarias municipais, como a de Saúde, Trabalho e Economia.

David Almeida lança programa " Alfabetiza Manaus" , para erradicar analfabetismo infantil

Metas audaciosas

Na cerimônia de lançamento do “ Alfabetiza Manaus”, o prefeito  disse que tem metas audaciosas de transformar a educação de Manaus como fez com a saúde.

— Somos a terceira maior rede de educação do Brasil e, já pagamos hoje, o terceiro melhor salário aos servidores da educação da cidade de Manaus. Assim, a nossa meta é chegar nos primeiros lugares a nível Brasil em relação à educação básica –, enfatizou o prefeito – garantiu.

Guedes elogiou Lula

Acredite, Paulo Guedes já foi fanzoca de Lula.

Apoiadores do ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recuperaram um vídeo de 2019, em que o atual ministro da Economia Paulo Guedes faz elogios ao petista, e afirma que Lula "mereceu ganhar" as eleições em 2002 e em 2006 porque "soube trabalhar".

Melhorou a vida

Na fala de Guedes, feita em 3 de abril de 2019, na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, já no papel de chefe da Economia do governo Jair Bolsonaro (PL), o ministro afirmou:

— Mesmo com pouco dinheiro Lula conseguiu melhorar a vida de muitos brasileiros.

Última Hora

PARADÓXO – Na Amazônia Legal, Bolsonaro venceu em municípios que concentram 70% das áreas desflorestadas nas últimas três décadas.

Mapa de desmatamento na Amazônia mostra que Jair Bolsonaro (PL) abriu vantagem sobre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) onde o arco da destruição é mais flagrante. Na Amazônia Legal, o candidato à reeleição venceu, por exemplo, em 265 municípios que, juntos, concentram 70% das áreas desflorestadas nas últimas três décadas, segundo revela um cruzamento feito a pedido do GLOBO pelo MapBiomas, rede formada por universidades, ONGs e empresas de tecnologia. O mesmo levantamento revela que o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva,  por sua vez, liderou a corrida nos demais 499 municípios da região, onde estão 30% das áreas desmatadas.

*

Para o coordenador do MapBiomas, Tasso Azevedo, há conexão direta entre o resultado da votação e o discurso e a prática do governo Bolsonaro de redução da fiscalização e da punição ao desmatamento ilegal.

— Quando o governo federal reduz ou cancela multas, dá o sinal da impunidade. E, para essa região onde está reinando a ilegalidade, a impunidade é vista como um benefício – conclui Azevedo.

ORGULHO

Com manchas de onça, piranha " Juma" homenageia personagem de "Pantanal"

Cientistas descobriram na Amazônia, entre os estados do Pará e Amapá, o que pode ser uma nova espécie de piranha. O peixe vive em águas turvas e se alimenta de outros peixes e camarões. Pode ser encontrado nos rios Jari e Oiapoque no Amapá, e também no rio Tapajós, no Pará. De acordo com a cientista do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (IEPA), Cecile Gama, o que chamou a atenção nessa nova espécie é que ela tem as escamas pintadas – como se fosse a pele de uma onça, cheia de pintas escuras e brilhantes. Aliás, a piranha não tinha sido batizada até a apresentação em um evento. O que havia era a sugestão de possíveis nomes como: “Onça”, “Jaguar” e “Juma”. Após consulta pela internet, o peixe recebeu o nome de “Juma”. O nome é uma referência à personagem protagonista da novela “Pantanal”, da TV Globo.

VEGONHA

Em vídeo gravado em 2018, na maratona do Rio, Bolsonaro debocham oferecendo "almoço" (capim) aos eleitores de Lula

Gravado em 2018, vídeo em que o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) aparece oferecendo capim a eleitores de Lula (PT) voltou a repercutir na internet. Os dois candidatos disputam o segundo turno das eleições. A votação está marcada para 30 de outubro.

No vídeo, Bolsonaro ataca os simpatizantes do ex-presidente.

— Tá aqui pra vocês, eleitores do Lula, um pouco de comida. É capim. Já que acabou a mortadela, agora comam capim. Aqui tem mais –, diz. A cena foi gravada durante a meia maratona do Rio de Janeiro. Na época, Bolsonaro era candidato à Presidência da República. O: vídeo  mostra Jair segurando um punhado de capim nas mãos e oferecendo a eleitores do ex-presidente. O fato aconteceu, mas não agora quando Bolsonaro voltou a ofender os nordestinos  insinuando que Lula só venceu o primeiro turno no Nordeste, onde a maioria é analfabeta, po que causou revolta na região e no próprio candidato petista.

Publicidade BEMOL
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade UEA
Publicidade CREA-AM

Mais Recentes