Os candidatos a prefeito de Manaus, Marcelo Ramos (PT) e Amom Mandel (Cidadania) estão travando uma verdadeira guerra pelas redes sociais. Curiosamente, o quinto lugar nas pesquisas está conseguindo polarizar o debate com quem oscila entre primeiro e segundo. É um grande feito, já que quem deveria estar no destaque é quem aparece à frente dele.
Tudo começou quando o petista fez a postagem de um vídeo comparando que o discurso de Amom – que diz ter ojeriza à velha política e a políticos tradicionais –, a outros já feitos na história do Amazonas.
A justiça eleitoral, a pedido de Amom, obrigou Marcelo a retirar o vídeo. Depois de publicar a decisão do TRE-AM, nesta segunda-feira (17) Amon foi à forra contra o 0 adversário, respondendo que as críticas sempre são bem-vindas quando o objetivo é “aperfeiçoar o trabalho e atender as demandas da população”.
— Somos totalmente a favor da liberdade de expressão, mas somos totalmente contra a ilegalidade –, disparou Amom.
Na mesma hora, Marcelo Ramos voltou a cutucar o deputado, confirmando que retirou o vídeo, mas avisando que as críticas continuarão sendo feitas.
Não pode impulsionar
O parecer favorável a Amom foi baseado na violação do artigo 7º-A do art. 28 da Resolução Nº 23.610/2019 do Tribunal Superior Eleitoral, que proíbe o impulsionamento financeiro de propaganda negativa.
Amon é a nova versão
Marcelo explicou que resolveu republicar o vídeo após analisar que o despacho do juiz eleitoral Roberto Santos Taketomi, desta segunda-feira (17), baseou-se apenas no impulsionamento financeiro do conteúdo. A polêmica publicação foi retirada, mas republicada, desta vez sem impulsionamento.
*
— A Justiça Eleitoral, a pedido do Amom, mandou retirar esse vídeo única e exclusivamente por conta do impulsionamento. Cumpri a decisão e estou republicando o vídeo sem impulsionamento para que Manaus saiba que Amom é a nova versão de David Almeida e Wilson Lima.
Sou diferente dele
O petista acusou Amom de também ter publicado vídeo com conteúdos negativos à sua pessoa e até impulsionou. — Mas, diferente dele, não vou entrar na Justiça –, afirmou o pré-candidato a prefeito do PT – detonou o candidato de Lula.
Marcelo cumpre decisão...
O pré-candidato Marcelo Ramos (PT) deu a resposta em sua redes sociais. Onde escreveu que Amom “não quer que você veja este vídeo”.
— Cumpro a decisão judicial e já retirei o vídeo impulsionado. Mas republico, porque como bem dito pelo magistrado, ele apenas possui um tom irônico.
... Mas avisa!
De acordo com Marcelo, quem vai impulsionar o vídeo serão as seguidoras e os seguidores, que “que concordam que as táticas do Amom são as mesmas de Wilson Lima e David Almeida”, acusou o petista.
Wilson contra as queimadas
O governador do Amazonas, Wilson Lima, cobrou novamente do Governo Federal ações de combate às queimadas e para o enfrentamento da estiagem 2024 no Amazonas, cuja previsão é de que seja tão ou mais intensa quanto a de 2023. O apelo foi feito, na segunda-feira (17/6), durante agenda em Brasília (DF).
“Hoje tive uma conversa rápida com o presidente do BNDES, o Aloísio Mercadante, para agilizar um processo de liberação de um recurso na ordem de R$ 45 milhões para ampliar as brigadas ou para montar brigadas nos 21 municípios que representam 95% do desmatamento e da queimada. Naturalmente uma agilidade nesses processos”, pontuou o governador.
Candidato Jeremias 1
A atriz Amanda Acosta, que vive Bibi Ferreira no espetáculo “Bibi, uma vida em musical”, cuja temporada em Manaus aconteceu neste domingo (16), protagonizou uma cena que arrancou risadas da plateia e do próprio elenco.
Candidato Jeremias 2
No final da apresentação, ela fez uma série de agradecimento, um deles endereçado ao staff da Secretaria de Estado da Cultura (SEC).
*
— Quero agradecer ao Marco Apolo, secretário de Cultura, ao “Candidato” Jeremias...Ops! me desculpem, Cândido Jeremias, sub-secretário!
Pano rapidíssimo!
Almoço da abertura
O Ministério Público do estado do Amazonas abriu suas portas nesta segunda-feira (17) para a imp0rensa, derrubando uma velha fama de que jornalista era persona non grata à instituição.
*
De forma descontraída, o procurador-geral Alberto Rodrigues do Nascimento Jr., recebeu editores, diretores de portais, infuencers, repórteres, colunistas, cinegrafistas e fotógrafos para um almoço que teve como objetivo “ aproximar a imprensa do MPAM.
Hora de mudar
Pacientemente o procurador -geral foi de mesa em mesa ouvido cobranças e reclamações de jornalistas que disseram não ter acesso às ações do MP.
— Isso vai mudar. O objetivo desse encontro é justamente esse –, respondia Alberto Rodrigues.
Show da vida em baixa
O Fantástico, o programa de revista eletrônica da TV Globo, está enfrentando uma queda de audiência no mês de junho. No último domingo (16/6), o programa registrou apenas 15,9 pontos de audiência em São Paulo, de acordo com a medição do Kantar Ibope.
*
Essa pontuação é a segunda mais baixa do ano, ficando atrás apenas do domingo de Carnaval, em 11 de fevereiro, quando o programa marcou 15,7 pontos.
Te cuida Maju!
Além disso, em 2 de junho, o Fantástico já havia registrado uma audiência baixa, com apenas 16,3 pontos na Grande São Paulo.
*
Parece que os desafios continuam para a equipe comandada por Maju Coutinho e Poliana Abritta.
ÚLTIMA HORA
RANKING QUE ENVERGONHA – Amazonas é o 8º estado do país que mais registrou mortes de travestis e transsexuais em 2023
O Amazonas mais uma vez aparece em um ranking nacional, mas de forma negativa. O estado é 8º estado do país que mais registrou mortes de travestis e transsexuais em 2023.
Os dados são do "Dossiê - Assassinatos e violências contra travestis e transexuais brasileiras em 2023",divulgado pela Associação Nacional de Travestis e Transsexuais (Antra). E publicado pelo G1.
Segundo o levantamento, o Amazonas teve sete casos de mortes de travestis e transsexuais durante o ano de 2023.
O estado que teve mais casos no Brasil foi São Paulo, com 19 mortes.
*
Agora confira o ranking dos 10 estados que mais registraram mortes de travestis e transsexuais em 2023:
São Paulo: 19 mortes
Rio de Janeiro: 16 mortes
Ceará - 12 mortes
Paraná - 12 mortes
Minas Gerais - 11 mortes
Bahia - 10 mortes
Pernambuco - 9 mortes
Amazonas - 7 mortes
Paraíba - 7 mortes
Alagoas - 5 mortes
ORGULHO
Olha só que gesto mais bonito! O jogador Vini Jr e o DJ Alok se unem pela educação quilombola. Eles uniram os institutos que têm os nomes deles para criar o um projeto educacional de luta antirracismo e inclusão digital.
Vini Jr e Alok lançaram o primeiro Centro de Tecnologias Educacionais Base (CTBase) na Escola Municipal Quilombola Professora Lydia Shermam, em Búzios, na região dos Lagos, no Rio de Janeiro. O projeto é chamado de Base Ancestral e envolve futebol, música e ações sociais no esforço de aumentar o rendimento escolar dos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com ênfase na Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER). A ideia é incentivar a meninada a construir identidades positivas com respeito e valorização da cultura afro-brasileira e africana.
VERGONHA
É muito triste se constatar que, em nome do descaso e de uma uma visão deformada do papel do Estado, da Prefeitura ou mesmo da iniciativa privada, possa se destruir patrimônios públicos de interesse cultural que estão ligados à história de Manaus. É o caso do sobrado da rua Marechal Deodoro, Centro de Manaus, antigo prédio onde funcionou, na período áureo da borracha, os escritórios da firma J.G. Araújo. Símbolo do movimento artístico da Belle Époque, o estilo “Art Nouveau”. O velho casarão já te janelas,. Telhados e está em ruínas, mas, mesmo assim, não pede a altivez, a elegância e as linhas arquitetônicas clássicas, que parecem ter saído de uma tela. E de quem é a culpa desse descaso criminoso? Do governo federal que tombou e não trabalha na proteção; governo estadual que parou o projeto que vinha fazendo e do município que tombou e nada fez. Lamentável!
OUTRAS PALAVRAS
“A ARTE DE SER LOUCO É JAMAIS COMETER A LOUCURA DE SER UM SUJEITO NORMAL” (Raul Seixas)