Ir para o conteúdo

Dito & Feito: "AO INVÉS DE CHORAR, CAI NA REALIDADE!"

Lula diz que Bolsonaro sabe o que fez. E não adianta ficar pedindo anistia

Charge de Mário Adolfo.

O ex-presidente Jair Bolsonaro deveria parar de "chorar" e "cair na realidade", afirmou o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva após o antecessor tornar-se réu por tentativa de golpe de Estado.

Em entrevista em Tóquio, ao concluir uma visita de Estado ao Japão, Lula afirmou, na noite de quarta-feira (horário de Brasília, manhã de quinta no Japão) que Bolsonaro sabe o que fez e que é "visível" que Bolsonaro tentou dar um golpe de Estado após ser derrotado pelo petista na eleição presidencial de 2022.

—  É visível, com todas as provas, que ele tentou contribuir para o meu assassinato, para o assassinato do vice-presidente, para o assassinato do ex-presidente da Justiça Eleitoral brasileira. Não adianta agora ele ficar fazendo bravata dizendo que está sendo perseguido –, disse Lula aos jornalistas em entrevista coletiva.

— Ele sabe o que ele fez. Não adianta ficar pedindo anistia antes do julgamento. Isso significa estar dizendo 'eu sou culpado'. Ele deveria se preocupar em provar que é inocente. Como não tem como provar que é inocente, fica tentando fazer provocação com a sociedade brasileira.

O que está sendo jugado

Lula disse esperar que a Suprema Corte vote com a coerência de uma Suprema Corte calejada, experimentada e faça o julgamento que tem que ser feito.

—  É um golpe de Estado que está sendo julgado, é a conduta desse cidadão que está sendo julgada.

Tem que se contentar

O presidente aconselha que se Bolsonaro for culpado, ele tem que se contentar com a punição.

— Isso vale para todos os 213 milhões de habitantes. Então, ao invés de chorar, cai na realidade e saiba que você cometeu um atentado contra a soberania desse país –, disse Lula.

David pagou no cartão

Depois que o  conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Érico Desterro, deu um prazo de  cinco dias para que o David Almeida  comprovar os custos da viagem ao Caribe, o prefeito veio a público e disparou:

*

— Paguei com recursos próprio! – disse o prefeito  em entrevista.

— Mas o senhor não revelou quanto custou a sua viagem –,insistiu  uma repórter.

— A fatura do meu cartão de crédito no mês de fevereiro deu R$ 18 mil. Vou te mandar o boleto –, disse o prefeito.

— Eu quero mesmo! – respondeu a repórter.

.

Marcha fúnebre

Fabiano: trompetista lulista infernizou a entrevista de Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve um discurso interrompido nesta quarta-feira (26) pelo som da marcha fúnebre, interpretada por um trompetista no momento em que o político conversava com jornalistas no Senado Federal, em Brasília.

*

O instrumentista foi identificado como Fabiano Duarte, conhecido como 'trompetista do PT', que foi afastado do local por agentes da Polícia Legislativa. Pouco depois da intervenção, Bolsonaro deixou a sede do Senado.

Amom mete bronca

O deputado federal Amom Mandel voltou a cutucar o abandono da BR-319.

Depois de participar de uma expedição pela rodovia fantasma, ele observou que não havia um só n posto de fiscalização da PRF em funcionamento.

*

— Durante toda a expedição, não observamos nenhum posto de fiscalização em operação, e nenhuma carreta ou bitrem foi parado para inspeção, o que evidencia a falta de fiscalização e o abandono da BR-319 –, arregaçou.

Chame o Lewandowski

Para oficializar a bronca ele protocolou um ofício ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski solicitando esclarecimentos sobre a inoperância dos postos de fiscalização.

Amigos, amigos...

Apesar de ser colega de  bancada, o senador Eduardo Braga (MDB-AM) não perdoou a agressão do  senador Plínio Valério (PSDB) à senadora Marina Silva.

Braga defendeu a ministra, alvo de ataques recentes do senador Plínio Valério (PSDB-AM).

...política à parte!

Ao comentar a participação de Marina em uma audiência da CPI das ONGs, o senador Plínio Valério disse: "Imagina o que é ficar com a Marina seis horas e dez minutos sem ter vontade de enforcá-la?"

Deveria se retratar

Eduardo considerou a fala do colega como “infeliz” e o correto era ele ter se retratado publicamente.

— Ele podia ter pedido desculpas, mas resolveu adotar uma postura que é dele, individual, e que somente ele pode responder por isso.

Morou em Manaus

Braga reiterou que é possível criticar políticas públicas sem recorrer ao desrespeito pessoal ou institucional.

— Eu conheço a Marina há pelo menos 30 anos. Ela morou em Manaus, no Morro da Liberdade, e tenho uma admiração pela sua história de vida. Discordar dela não significa deixar de respeitá-la –, declarou o senador.

Discorda, mas respeita

Em entrevista exclusiva ao Correio Braziliense, Braga reiterou que é possível criticar políticas públicas sem recorrer ao desrespeito pessoal ou institucional.

*

Ele citou os pontos em que discorda de Marina – a obra da BR-319  e à chamada margem equatorial - nova fronteira exploratória de petróleo, quem vem causando discussões.

Prato Cheio

Programa social de combate à fome, o Prato Cheio  já serviu 1,8 milhão de litros de sopa, desde 2020, quando foi revitalizada pelo Governo do Amazonas.

Com  tem 44 unidades em funcionamento, sendo 18 em Manaus e 26 no interior, o programa ganhou nesta quinta-feira (27) mais uma  cozinha popular, no bairro Parque São Pedro.

Combate à fome

O Prato Cheio é dividido em dois serviços distintos: nos restaurantes populares, o almoço é vendido pelo valor simbólico de R$ 1, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

*

Nas cozinhas populares, a sopa é gratuita e cada pessoa atendida tem direito a 1 litro do alimento, de sabores variados, de segunda a sábado, também das 8h às 13h.

Abandono de mandato

A decisão do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) de que vai se licenciar do cargo para morar nos Estados Unidos, sob a alegação de que sofre perseguição do Supremo Tribunal Federal (STF), provocaram reações de repúdio ao parlamentar.

*

Deputados do PSol pediram, ontem, à Mesa Diretora da Câmara que o pedido de licença seja negado e que a Casa declare abandono de mandato.

Corta o salário dele

De acordo com o Regimento Interno da Câmara, parlamentares podem se licenciar por tratamento de saúde, missões diplomáticas ou interesse particular.

Nos dois primeiros casos, os parlamentares continuam recebendo seus salários normalmente.

*

No entanto, quando o afastamento ocorre por interesse particular, como no caso de Eduardo, a licença é concedida sem remuneração.

Chama o suplente

A legislação prevê que um deputado pode se afastar sem remuneração por até 120 dias.

Caso a licença de Eduardo exceda esse período, o suplente Missionário José Olímpio (PL-SP) assume o posto.

ÚLTIMA HORA

“Vladimir Putin, morrerá em breve”, afirma  Zelensky

O  presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta quinta-feira (27), durante sua passagem pela França, que o líder russo, Vladimir Putin, “morrerá em breve”. A declaração foi feita em entrevista à France TV, alimentando discussões sobre o estado de saúde do chefe do Kremlin.

— Ele [Putin] morrerá em breve, isso é um fato, e isso chegará ao fim –, disse Zelensky logo após um encontro com o presidente francês Emmanuel Macron, em Paris.

O líder ucraniano sugeriu que Putin enfrenta sérios problemas de saúde, citando suspeitas de derrames, câncer avançado e Parkinson.

*

Desde 2022, rumores sobre a condição física do presidente russo se intensificaram após uma aparição pública em que ele foi visto curvado, segurando uma mesa com firmeza e falando de maneira arrastada durante uma reunião com Sergei Shoigu, então ministro da Defesa.

ORGULHO

A equipe econômica do governo federal está analisando a possibilidade de antecipar o pagamento do 13º salário para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em 2025.

O Ministério da Previdência Social já formalizou um pedido para que os depósitos ocorram antes do prazo tradicional, seguindo o que foi feito nos últimos anos. No entanto, a decisão final ainda não foi tomada e depende de avaliação da área econômica, que deve discutir o tema nos próximos dias.

VERGONHA

Mais um pastor picareta que usa o nome de deus para enganar fiéis de boa fé.  Fenômeno que já acumula 9,8 milhões de seguidores em seu perfil no Instagram e mais de 50 milhões de inscritos em seu canal no Youtube, o Bispo Bruno Leonardo, arrastou uma legião de religiosos para seus perfis com vídeos de oração, publicados pelo menos três vezes ao dia. Nesta quinta-feira (27), uma reportagem do Metrópoles divulgou a informação de que o bispo-influenciar foi mencionado em um relatório da Polícia Federal (PF), que investiga lavagem de dinheiro da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). Com a repercussão, Leonardo desativou a entrada de novos comentários em suas publicação do Instagram.  Ele é o responsável pela Igreja Batista Avivamento Mundial, sediada em Salvador (BA).

OUTRAS PALAVRAS

“Se você agir sempre com dignidade, pode não melhorar o mundo, mas uma coisa é certa: haverá na Terra um canalha a menos”, Millôr Fernandes
Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade UEA

Mais Recentes