Ir para o conteúdo

Dito & Feito: Argentina já tem seu “Bolsonaro”

O candidato de extrema direita que venceu a eleição na Argentina, no último domingo

Charge de Mário Adolfo.

A mais perfeita tradução de quem é Javier Milei, o candidato de extrema direita que venceu a eleição na Argentina vem do historiador argentino Federico Finchelstein, professor de História na New School for Social Research e na Eugene Lang College, em Nova York.

—  A avaliação que faço é muito negativa. Ou seja, não me surpreende em nada porque, lamentavelmente, normalizou-se o extremismo de alguém como Javier Milei, um populista de extrema direita que, assim como Trump, Bolsonaro e tantos outros, representa esse novo populismo muito mais próximo do fascismo do que seus antecessores. E foi normalizado sendo apresentado como um liberal, ou um libertário, termos que ele mesmo usa quando, na realidade, representa algo muito mais extremo.

O mito e as mentiras

Em seu mais recente livro, “Mitologias fascistas: a história e a política da irracionalidade em Borges, Freud e Schmitt”, Federico Finchelstein argumenta que, em nosso próprio presente, “o mito e as mentiras voltaram ao centro da política” e com isso as críticas antifascistas compartilhadas por diversos pensadores.

É só olhar pro Brasil e EUA

Para o historiador, Milei propõe mitologias e se propõe como um herói mítico que, aparentemente, de forma divina, vai nos salvar de nossos problemas, “o que é impossível”.

— Basta ler a história recente ou olhar para o Brasil ou os Estados Unidos.

Tirana

Javier Milei não está empunhando a bandeira fascista sozinho.

Ele bem que merece a vice que tem. Dias antes da eleição, durante uma entrevista, Victoria Villarruel, disparou uma frase que preocupou aqueles que defendem a democracia e animou a extrema direita: “Só uma tirania resolveria a crise argentina”.

*

— Então, que país você quer assumir? Um país devastado. E como você acha que poderá resolver isso se não for com uma tirania? – disse a vice-presidente eleita.

Filhota da ditadura

Mas não é só isso.

Victoria Villarruel,  que pertence a uma família formada por militares argentinos, tem planos de lançar uma auditoria para reverter as indenizações pagas pelo Estado argentino às vítimas da sangrenta ditadura militar.

Só com desculpas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva só deve conversar com o presidente eleito da Argentina, Javier Milei, depois que ele pedir desculpas pelas ofensas que proferiu contra o ex-presidente durante a campanha eleitoral.

Durante a campanha, Milei se referiu a Lula como “comunista” e “corrupto”.

*

— Ele ofendeu de forma gratuita o presidente Lula. Seria um gesto dele como presidente eleito, de ligar para se desculpar. Depois que acontecesse isso eu pensaria na possibilidade de conversar –, afirmou o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta.

O que disse Lula

Após a confirmação da eleição de Milei, Lula não fez contato direto com o novo mandatário, mas se pronunciou pelas redes sociais. Sem mencionar o nome de Milei, Lula elogiou as instituições democráticas argentinas e parabenizou o povo argentino pelo processo eleitoral.

Natureza fascinante

Formações geológicas circulares sobre a laje de uma rocha no rio Mutum, em presidente Figueiredo (110 quilômetros de Manaus) está se tornando uma atração turística bastante requisitada  por quem visita o Amazonas.

*

Vistos de cima, os buracos  sob a corredeira mais parecem banheiras encravadas na pedra. Mas a peculiaridade geológica também é  conhecida localmente como “marmitas” ou “panelas”.

@vambora.manaus

Cachoeira do Mutum e circuito do Mutum em Presidente Figueiredo. #longervideos

♬ som original - Vambora Manaus

Extremistas

Alguns artistas de Manaus que  manifestaram seu apoio ao presidente Lula, durante o processo eleitoral, estão sofrendo ameaças e ataques pelas redes sociais.

Esses ataques estão partindo de grupos bolsonaristas de Manaus, que ainda não se conformaram com a derrota nas urnas.

Fumacê

Quando a gente pena que acabou, o fumacê voltou a encobrir Manaus e atacar a saúde dos amazonenses nesta segunda-feira, 20.

Pela manhã, o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (SELVA), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), apontava que  a qualidade do ar na cidade era “ muito ruim” ou “ péssimo”.

A bruxa tá solta

A bruxa anda solta pro lado dos shows de música.

Depois que a cantora Taylor Swift anunciou na tarde deste sábado (18) que o show previsto para a noite foi adiado devido ao forte calor na cidade do Rio de Janeiro e à morte de uma fã Ana Clara Benevides Machado, de 23 anos, foi a vez de Marisa Monte (caricatura)  também cancelar o show que faria em Niterói.

Calor e chuva

No caso da Tribalista não foi calor, foi uma chuva que desabou, na noite deste sábado (18), causando o cancelamento do show da cantora Marisa Monte, que aconteceria na Praia de Icaraí.

*

O show estava previsto para começar às 21h, mas foi interrompido antes mesmo do início, após fortes ventos e raios. O palco chegou a desabar, mas ninguém se feriu.

ÚLTIMA HORA

Governo de Lula tem aprovação de 49,1%

Pesquisa aponta que Lula tem aprovação de 49,1%

Uma pesquisa telefônica feita por integrantes do Instituto França de 06 a 10 de novembro e divulgada nesta segunda-feira (20) mostrou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem aprovação de 49,1% e desaprovação de 40,6%. Outros 5,7% responderam que nem aprovam nem desaprovam, e 4,5% não responderam à pergunta. O levantamento foi realizado com 3.250 eleitores de 26 estados e do Distrito Federal. A margem de erro para as estimativas é de 1,7 ponto percentual, e o nível de confiança é de 95%. Os dados foram publicados no site Jota.

*

Na pergunta sobre trabalho de Lula, especificamente, 40,9% dos entrevistados deram notas positivas (bom e ótimo) ao chefe de Estado - dentro desse grupo, 13,9% consideram a gestão “ótima” e 27% a classificam como “boa”, 33,6% como “regular”, e 20,3% têm uma avaliação desfavorável ao trabalho dele - A porcentagem se divide em 8,1% que classificam a gestão como “ruim” e 12,2% que a consideram “péssima”.

ORGULHO

Empresário doa 45 mil pares de sapato após prejuízo milionário 

Um empresário de SC viu, em meio à dor, uma oportunidade de fazer o bem ao próximo mesmo diante de um prejuízo milionário. Dono de uma loja de calçados em Brusque, Wilson Santos perdeu cerca de 45 mil pares de sapato com a enchente que invadiu a estrutura, no bairro Guarani. Só que, apesar de lamentar os danos causados ao próprio negócio, o catarinense decidiu transformar a tristeza em um gesto altruísta e vai doar todos os calçados a quem precisar. A situação delicada e devastadora poderia fazer com que o catarinense ainda tentasse lucrar, de alguma forma, com os sapatos que ficaram em bom estado, mesmo que atingidos pela água. Em vez disso, porém, ele escolheu ajudar o próximo e, ainda que não saiba qual será o destino dos calçados, uma certeza Wilson tem: eles serão usados por quem mais precisa.

— Já tiramos todos os calçados da caixa para tentar salvá-los e, agora, estamos aguardando a perícia. Depois, vamos doar todos eles — afirma.

VERGONHA

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro resolveu atacar o jornalista e ex-deputado Jean Wyllys nesta segunda-feira (20) com uma publicação em que chega a citar, inclusive, a facada sofrida por seu marido, o ex-presidente Jair Bolsonaro, durante a campanha eleitoral de 2018, em Juiz de Fora (MG).

Michelle usou uma publicação de Jean Wyllys em que o ex-deputado lamenta a vitória do extremista Javier Milei na eleição presidencial da Argentina para associá-lo, indiretamente, à facada.

— Meus pêsames, amigas e amigos argentinos. Nesses momentos em que a burrice, o ódio, a má-fé e a pilantragem triunfam politicamente - como no Brasil de 2018 - é quando mais precisamos nos manter firmes, apesar de toda dor e lágrima – postou o ex-deputado.

Michelle Bolsonaro, então, usou a publicação em que sequer é citada para atacar o ex-deputado, através de uma postagem feita no Instagram e no X (antigo Twitter).

Publicidade BEMOL
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade UEA

Mais Recentes