
Lá na frente a história vai cobrar, com juros, os parlamentares que estão apoiando o Marco Temporal, na demarcação de terras indígenas (PL 490/07). Quem está a favor dessa aberração são os membros da bancada ruralista e de bolsonaristas do Congresso Nacional, entre eles osdeputados federais do Amazonas Capitão Alberto Neto (PL), Átila Lins (PSD), Adail Filho (Republicanos), Fausto Júnior (União Brasil) e Saullo Vianna (União Brasil) votaram a favor da urgência do PL e, com isso, deicram claro que estão contra os índios.
Na prática, o Marco Temporal estabelece que apenas as terras já ocupadas por povos indígenas em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal, podem ser demarcadas - retirando assim os direitos de milhares de povos que lutam por seus territórios.
Se o PL passar, todos os 1.393 territórios indígenas (já demarcados, em processo de homologação ou de identificação) correm risco de serem impactados, caso seja estabelecido um marco temporal. A situação traria efeitos especialmente nocivos a povos isolados e de recente contato, pela dificuldade em se comprovar a ocupação de determinado território em outubro de 1988.
Tese de genocídio
Cristiane Baré, assessora jurídica da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), afirmou que a tese do marco temporal, se aprovada, “vai mexer com toda a nossa vida, com os territórios de todo o Brasil”.
*
— O marco temporal é uma tese política que vem para barrar as questões de demarcações dos nossos territórios, uma tese trazida pela bancada ruralista, pelo agronegócio, pelos fazendeiros para tentar legalizar a entrada nos territórios indígenas, uma tese de genocídio para as populações indígenas –, disse Cristiane.
Caneta assassina
Na noite do dia 25 de maio, quando a Câmara dos Deputados aprovou, por 324 votos a favor e 131 contra, o requerimento de urgência para o projeto de lei do marco temporal na demarcação de terras indígenas (PL 490/07), a deputada indígena Célia Xakriabá (PSOL-MG) foi ao microfone e gritou para os deputados bolsonaristas e da bancada ruralista que comemoravam a deliberação:
— Assassinos do povo indígena!
*
E complementou:
— A caneta tem assassinado os nossos direitos. Não se trata de uma pauta partidária, mas humanitária –, exclamou a parlamentar.
Política do esquecimento
A advogada Kari Guajajara, que atua na defesa jurídica da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), disse não ver possibilidade de um desfecho favorável aos indígenas via Congresso.
*
— Se aprovada, a tese reforça uma política de esquecimento que ignora todo processo de violência sofrida pelos povos indígenas, de remoções forçadas e de expulsões –, disse a advogada.
DiCaprio vai à luta!
O ator norte-americano Leonardo DiCaprio voltou a se manifestar na 4ª feira (8) contra a aprovação do projeto que estabelece o marco temporal para a demarcação de terras indígenas.
“Se o Senado aprovar o projeto de lei 2.903/2023 será catastrófico para a Amazônia, para os povos indígenas que vivem lá e para nosso planeta”, escreveu o artista em seu perfil no Twitter.
*
Ele também pediu a seus seguidores que assinem uma petição solicitando ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que “rejeite” a proposta.
Na ZFM não tem transição
O governador do Amazonas, Wilson Lima, disse que a reforma tributária precisa considerar que não existe processo de transição da Zona Franca de Manaus para outra matriz econômica.
— Acabar com o incentivo fiscal da região significa queimar a floresta.

Empresário tira o time
O alerta foi feito pelo governador em entrevista à Folha.
Para ele, no dia em que for anunciado um processo de transição, o empresário entende que não vai ter mais condições de ficar em Manaus e tira o time de campo.
— E aí ele começa a desmobilizar (sua indústria) hoje mesmo -, afirmou Wilson.
Faltam médicos no AM
O Brasil possui 564.385 mil médicos, número considerado significativo, mas a distribuição dos profissionais por região está muito longe do ideal.
No entanto, o Norte possui a menor quantidade de médicos em atuação por 1000 habitantes, seguido do Nordeste.
*
O Sudeste possui 3,39 médicos por cada mil habitantes. No Centro-Oeste são 3,10 e, no Sul, 2,95. O Nordeste tem 1,93 e o Norte 1,45.
Somos o 3º no ranking
No ranking por estado, o Pará aparece em pior situação.
Depois vem Maranhão, Amazonas e Acre. E no interior, a situação é ainda pior. No caso do Amazonas, quando se leva em conta apenas os 61 municípios do interior – sem contar com a capital –, a relação é de 0,15 profissional por mil habitantes.
Como salvar quatro vidas
Durante o mês de junho, o Centro de Ensino Literatus realizará uma série de ações que buscam incentivar a doação de sangue.
Um ato rápido, seguro e solidário, podendo salvar até quatro vidas com uma única doação.
Junho Vermelho
A iniciativa faz parte da campanha Junho Vermelho, que busca chamar a atenção da população nesta época do ano em virtude da queda significativa nos estoques dos bancos de sangue.
Sangue bom
A mantenedora do Literatus, Elaine Saldanha, alerta que a doação periódica de sangue é fundamental para ajudar diariamente centenas de pessoas que sofreram acidentes.
*
— São aquelas que sofreram queimaduras, passaram por cirurgias, além daqueles que fazem tratamento que exigem transfusão, como os portadores de hemofilia, leucemia e anemias.
Quem está por trás...

No dia 05 de maio o militar da reserva e ex-candidato a deputado estadual Ailton Barros (PL-RJ) enviou mensagens ao ex-ajudante de ordens Mauro Cid dizendo que sabe quem é o responsável pelo assassinato da vereadora Marielle Franco.
No entanto, até agora a investigação não avançou, por que hein?
...Do caso Marielle?
Nas últimas eleições, Ailton se apresentava como “01 do Bolsonaro” na campanha a deputado.
E, se ele afirmou, é porque sabe de alguma coisa quer possa desvendar o “mistério”.
“Eu sei dessa história”
A PF interceptou a conversa durante a operação que prendeu Ailton, Cid e mais quatro envolvidos.
— Eu sei dessa história da Marielle, toda irmão, sei quem mandou (matar). Sei a porra toda. Entendeu? Está de bucha nessa parada aí”, diz a mensagem de Ailton enviada em 30 de novembro de 2021.
ÚLTIMA HORA
SAIDEIRA – Greta Thunberg se forma e faz sua última greve estudantil

A ativista sueca Greta Thunberg, de 20 anos de idade, se formou na escola nesta sexta-feira, 9, e participou de sua última greve estudantil em defesa do meio ambiente.
Em agosto de 2018, a jovem ganhou o noticiário do mundo inteiro ao faltar no colégio às sextas-feiras para cobrar ações contra a crise climática no planeta diante do Parlamento da Suécia, em Estocolmo. Desde então, fez 251 greves no último dia útil da semana e deu início a um movimento global juvenil em defesa do clima, chamado Fridays for Future (Sextas-Feiras pelo Futuro).
— Hoje eu me formei na escola, o que significa que não poderei mais fazer greve escolar pelo clima –, escreveu Greta no Twitter, onde publicou duas fotos da manifestação desta sexta em Estocolmo.
*
No entanto, ela prometeu continuar protestando às sextas-feiras, embora não se trate mais de uma “greve escolar”.
— Simplesmente não temos outra opção que não seja fazer tudo o que pudermos. A luta apenas começou –, disse a sueca, que chegou a interromper seus estudos devido aos compromissos como ativista.
ORGULHO

Beatriz Haddad Maia se despediu de Roland Garros depois de ser eliminada para a polonesa Iga Swiatek, 1ª colocada no ranking mundial de tênis, nas semifinais por 2 sets a 0 nessa quinta-feira (8/6). A derrota da brasileira, no entanto, não apagou seu feito histórico da brasileira, que quebrou uma marca importante para o tênis brasileiro. Bia acumula agora 2910 pontos no ranking da WTA e entrou no Top10.
Ao chegar na semifinal de um dos torneios mais importantes e tradicionais do calendário mundial do tênis, Bia repetiu o feito de Maria Esther Bueno, que chegou na final da competição em 1960.
VERGONHA
Sabem de qual igreja é o pastor Joilson de Freitas, preso ontem por estuprar crianças?
— Rafael Parente (@Rafael_Parente) June 8, 2023
Isso mesmo, Igreja Lagoinha.
A mesma cujo líder anunciou que vai passar o mês de junho atacando LGBTs.
Estuprar crianças “tudo bem”. Amar o próximo que é pecado.
pic.twitter.com/UqFrOLrWWR
Jailson Freitas: Pastor pilantra " discipulava" adolescentes foi preso por abuso sexual
O pastor Joilson da Silva de Freitas Santos, 39 anos, que prega na Igreja Batista da Lagoinha de Guarulhos, ligada a André Valadão, foi preso preventivamente na noite desta quarta-feira (7), suspeito de abuso sexual. Segundo a denúncias, o líder religioso cometia abusos contra adolescentes que frequentavam a igreja localizada em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. A polícia foi procurada com ajuda do porteiro do prédio onde o pastor mora na última quinta-feira (1º). Ele acudiu um adolescente, que fugia de um abuso cometido pelo religioso. Após a denúncia, outros dois adolescentes registraram queixa. Segundo os jovens, o pastor Joilson, líder do núcleo jovem da igreja, os levava para casa sob o pretexto de “discipular”. Na doutrina evangélica, o discipulado significa “fazer discípulos”, ou seja, seguidores de Cristo.