Ir para o conteúdo

Dito & Feito: BAIXARIA, AGRESSÕES E GROSSERIAS - Com algumas exceções, debate da TV Norte foi palco de ataques de baixo nível

Maioria entrou no campo do deboche e da agressão gratuita sem um mínimo de respeito pelos adversários e, o que é pior, pelos eleitores

Charge de Mário Adolfo 

Os candidato a prefeito de Manaus – com raras exceções –, estão esquecendo que um debate eleitoral é um campo de ideias. Isto é,  serve para expor as ideias de cada candidato ao público para que os eleitores decidam, supostamente melhor informado, qual opção lhe parece mais adequada. O objetivo é conquistar mentes em dúvida ou consolidar possíveis votos e, para tanto, os candidatos precisam não só apresentar suas ideias e propostas, mas informar como irão operacionalizá-las.

No entanto, não foi o que se viu nesta segunda-feira (26) no 1º debate da TV Norte, onde houve momentos de baixaria, grosseria e de pura falta de educação. Para não generalizar, poupamos apenas Marcelo Ramos (PT), Wilker Barreto (Mobiliza) e Gilberto Vasconcelos  (PSTU). O resto entrou no campo do deboche e da agressão gratuita sem um mínimo de respeito pelos adversários e, o que é pior, pelos eleitores.

Sargento Tainha

O mais agressivo de todos, que já entra no debate  batendo continência, como se o militarismo fosse o maios exemplo de instituição democrática do país – vide os 20 anos de ditadura e os quatro de Bolsonaro –, foi o candidato do PL, Alberto Neto.

*

Apesar de ser capitão,  o candidato de extrema-direita fala com os adversários políticos como se fosse um sargentão, no estilo “Tainha”, dando ordens aos seus “ recrutas zero”.

Marionete do governador”

A primeira manifestação agressiva do debate foi dele ao ser sorteado para convocar outro candidato para fazer a pergunta.

Sem ao menos cumprimentar o adversário, Alberto se dirigiu a Roberto Cidade (UB) com a maior grosseria, sem o mínimo de respeito, numa agressividade sem nenhuma justificativa:

— Quero chamar a “marionete do governador”!

Alberto Neto agride Roberto Cidade : agressões e grosserias típicas dos bolsonaristas

“Roberto IPVA”

Antes de fazer a pergunta, Alberto disparou outro ataque de pura baixaria;

— Candidato Roberto Cidade, aliás, eu não vou lhe chamar de Roberto Cidade e sim de “Roberto IPVA”, porque foi você que aumentou o imposto.

Sofrendo Bullying

Do outro lado do púlpito, querendo demonstrar  educação e que não está disposto a entrar no jogo rasteiro,  Roberto Cidade se encolheu e ouviu o tratamento agressivo como se fosse um “meninão” sofrendo bullyng, acuado, sem qualquer reação.

*

É claro que não, que Cidade não deveria reagir no mesmo nível, mas ao menos impor respeito é o mínimo que se espera.

Laranjada

Tom azedo: Amom Mandel levou laranja ao debate para atacar Wilker Barreto

Esse foi só o primeiro momento do debate, digo, do “embate”.

O que viria depois seria uma surpresa ainda maior. Ao se dirigir ao púlpito onde responderia à pergunta do adversário Wilker Barreto, o candidato Amom Mandel (Cidadania) ouviu a pergunta sobre educação e de repente meteu a mão no bolso e sacou uma laranja, disparando ao mesmo tempo:.

*

— Eu trouxe uma coisa pra te dar Wilker. No final no entrego – disse empunhando a fruta na direção do adversário, numa insinuação direta de que ele seria um “ candidato laranja”.

Amom franco atirador

Marcelo Ramos (PT), que disparadamente era o único preocupado em elevar o nível do debate, também foi atacado de forma gratuita por Amom Mandel logo no segundo bloco do programa.

Eu sei que você sabe que eu sei...

Marcelo perguntou qual a estratégia de Amom para captar recursos que seriam investidos na construção da  Manaus do Futuro. A reposta foi esta:

— Eu sei que você sabe que eu sei que você está mentindo; Você sabe que eu sei que você sabe que você está mentindo. Mas você insiste em vir com essa falácias de entregas que não aconteceram!

*

Muita gente tentou seguir o raciocínio de Amom, mas não entendeu bulhufas.

Amom: Você sabe que eu sei que você sabe que está mentindo. Ramos deu o troco

Levantando o nível

Ao se deparar em outro momento para responder à pergunta de Wilker Barreto, Marcelo deu o troco, mas de forma civilizada:

— Wilker obrigado pela qualidade da tua pergunta para que a gente não entre nessa baixaria que estão protagonizando aqui – disse Ramos.

Pro Wilson tudo...

Em seguida Marcelo respondeu ao ataque de Amom.

—  O candidato que me  perguntou ainda agora deu mais de R$ 30 milhões para a secretaria de estado de Saúde  onde quatro secretários foram presos,  sem edital.

... Pra Manaus nada!

O petista lembrou que Amom deu dinheiro para o Wilson  Lima mas não mando nada pra Manaus.

— E agora ele vem aqui, na maior cara de pau, falar em honestidade e em fiscalização de emendas. Mas isso não é relevante...

Amom petista?

Em outra cena degradante, Alberto Neto atacou Amom chamando-o de “petista” e batendo no peito para propagara que era o candidato do imbrochável e passando a atacar os petistas que nada têm a ver com o candidato do Cidadania e  sequer estavam no púlpito.

*

— Amom, você tem um gabinete com a turma do PT. Eu fui escolhido pelo Bolsonaro para ser seu candidato. E se você ganhar a “petezada” vai voltar toda pra prefeitura!

Como desmontar o fanfarrão

Agora, pra desmontar esse discurso fanfarrão do capitão Neto é só perguntar pra ele o que Bolsonaro fez por Manaus ou pelo Amazonas.

*

Aliás, Alberto repetiu todo tempo que as Unidade de Saúde de Manaus não têm dipirona e sequer preventivo contra o câncer do colo de útero.

Teu passado te condena

E não apareceu ninguém pra lembrar ao fanfarrão da extrema direita que no governo do seu “mito”, o imbrochável Bolsonaro, não tinha vacina, não tinha oxigênio e muito menos respeito aos  familiares dos 700 mil mortos pela Covid.

*

Mas ninguém teve colhão pra isso!

E muito menos para lembrar que hoje Alberto ataca Wilson Lima, mas há alguns meses  estava coladinho no governador.

David tem que explicar

Debate da Tv Norte: todo mundo foi, só David que não

Já que não decidiu não Participar de nenhum debate, o prefeito David Almeida (Avante) ao menos deveria dizer em qual debate deve ir. Talvez apenas o último, na TV Amazonas, o que tem maior audiência.

Lula critica privatização

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou a privatização da Eletrobras como um “crime de lesa-pátria”.

A crítica oi disparada durante uma reunião extraordinária do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), no Ministério de Minas e Energia (MME), nesta segunda-feira (29).

*

— Eu sonhei que a Eletrobras seria uma coisa tão importante quanto a Petrobras neste país. É com muita tristeza que eu volto à Presidência da República e encontro a Eletrobras privatizada –,  afirmou o presidente.

Crime de lesa-pátria

Na verdade, para Lula,  não  privatizaram a Eletrobras e sim cometeram um crime.

— . Cometeram um crime de lesa-pátria contra o povo brasileiro, entregando uma empresa dessa magnitude”, atacou o presidente da República.

ÚLTIMA HORA

INCÊNDIOS SÃO CRIMINOSOS – Homem preso com galão de gasolina confessa que ateou fogo na mata por ordem do PCC

Incêndios no interior de São Paulo são criminosos, comprova a polícia

Subiu para três número de presos suspeitos pelos incêndios que atingem o interior de São Paulo. Na manhã desta segunda-feira (26), o governo do SP informou que as prisões ocorreram em São José do Rio Preto, Batatais e Porto Ferreira. Segundo o boletim de ocorrência, a prisão de um  homem conhecido como Molenga partiu de uma denúncia anônima, informando que ele estava ateando fogo em uma mata, em Batatais.

Em seguida, uma equipe policial entrou na região por meio de uma estrada de terra, passou próximo ao fogo e avistou o suspeito com um galão de gasolina em mãos.

*

Ainda de acordo com o boletim, ele tentou fugir e foi detido após uma perseguição, "mas no momento da abordagem o autor resistiu a prisão, sendo necessário uso moderado da força para contê-lo e algemá-lo".

Para os policiais, Molenga teria confessado o crime e afirmou que o incêndio "foi ordem do Primeiro Comando da Capital", o PCC, a principal facção criminosa de São Paulo.

ORGULHO

Anjo bom: Felipe não gosta de ser chamado de herói.

Felipe David Souza, o  brasileiro que salvou um menino pendurado na janela de um prédio, na Espanha, está recebendo ofertas de emprego e será homenageado pelo governo espanhol. O herói anônimo que arriscou a própria vida é reconhecido no exterior e ganhou o apelido de “Anjo”. Nas ruas de Alicante onde mora, Felipe é cumprimentado e elogiado por onde passa. E as autoridades preparam uma homenagem para ele, no dia dedicado a celebrar voluntários da defesa civil da cidade.

— Vai ser o momento de reconhecer esse ato de heroísmo que o Felipe teve. Nós, alicantinos, somos muito gratos –, afirmou Julio Callero Rey, secretário de Segurança de Alicante. Uma semana depois do resgate, Felipe disse que vive um momento “totalmente novo” e “inesperado”.

—  Estou recebendo muitas ofertas de emprego, de trabalho. Nunca imaginei que iria viver isso –, disse o brasileiro que trabalha como pedreiro.

VERGONHA

Ary Fontoura: ataques à vida pessoal do ator nas redes sociais

O preconceito e a preocupação com a vida via pessoal dos outros continua sendo uma das maiores vergonha das redes sociais. A mais nova vítima é Ary Fontoura, acusados de estar namorando um rapaz 70 anos mais jovem. A fofoca, compartilhada nas redes sociais e com grande repercussão no fim de semana, foi desmentida pela equipe do artista ao site Na Telinha. Uma postagem com mais de 30 mil curtidas no X (antigo Twitter) mostra Ary Fontoura em uma foto ao lado de um jovem. A publicação, que teve origem com um vídeo no TikTok, afirma que o rapaz seria namorado do veterano. Infelizmente mais uma fake [notícia falsa]. O senhor Ary tem muitos fãs. O próprio rapaz desmentiu. Ele disse que é fã de Ary e pediu uma foto para enviar para a mãe. A foto deve ter uns 4 meses. Só isso!

OUTRAS PALAVRAS

“BRASIL E PORTUGAL SÃO DOIS PAÍSES SEPARADOS PELA MESMA LÍNGUA”, Anônimo
Publicidade BEMOL
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade UEA

Mais Recentes