
A extrema-direita acabou de assinar a cumplicidade com o golpe para matar o presidente Lula e manter Bolsonaro no poder, ao sequestrar a Mesa Diretora presidência do Congresso Nacional.
Com fitas de esparadrapo na boca – alguns colaram até nos ouvidos – os parlamentares do PL, todos xerimbabos do imbroxável presidiário Jair Bolsonaro, desde a tarde de terça-feira (5), têm se revezado na Mesa Diretora da Câmara, colando esparadrapos na boca como forma simbólica de protesto contra o que chamam de “censura” e autoritarismo por parte do Supremo Tribunal Federal. A ocupação impede que as sessões deliberativas ocorram normalmente, travando a pauta de votações.
Após a prisão domiciliar de Jair, parlamentares aliados do ex-presidente pediram o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, a anistia geral e irrestrita para participantes dos atos de 8 de janeiro e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com o foro privilegiado para autoridades.
Golpistas serão suspensos ...
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), marcou uma sessão no plenário da Casa para a noite desta quarta-feira (6), às 20h30 (horário de Brasília), mesmo com a ocupação de bolsonaristas no local.
... Avisa Hugo Motta
Na reunião com líderes partidários, Motta decidiu que presidirá pessoalmente a sessão e ameaçou suspender o mandato de deputados que resistirem a sair da Mesa Diretora.
*
— Qualquer deputado que permanecer ocupando a mesa será suspenso por seis meses. A medida será encaminhada ao Conselho de Ética como uma ação para defender a democracia e as prerrogativas do parlamento.

Marcha contra a direita
Pelo acordo fechado no encontro, líderes e Motta vão caminhar juntos, da presidência ao plenário da Câmara, em um sinal de união contra o movimento feito por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Dois amazonense...
Na bancada do Amazonas em Brasília, ao menos dois parlamentares embarcaram na idiotice dos parlamentares do PL e assinaram a cumplicidade com o golpe, que continua em curso, segundo parlamentares progressistas.
...no circo de horrores!
Os dois que pegaram pilha no ato ridículo do bolsonaristas do PL, são o senador Plínio Valério (PSDB) – que sempre foi bolsonarista mas nunca saiu do armário – e o capitão Alberto Neto, o novo compadre do imbroxável.
Boca de esparadrapo

O capitão já publicou, “orgulhosamente” sua fotografia com mordaça de esparadrapo.
Já o senador Valério – que sempre age na moita –, ainda não se decidiu se coloca ou não a tira de esparadrapo na boca.
Perguntar não ofende
E você, eleitor do Amazonas , que votou para eleger Plínio Valério e Alberto Neto, não estão arrependidos e sentindo vergonha de seu voto?
Só Omar defende Xandão
E por falar em bancada do Amazonas em Brasília, Omar Aziz (PSD-AM) é o único no Senado que se posiciona contra o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do STF.
*
O senador Plínio Valério (PSDB) não só apoio o impeachment de Xandão, como vem apoiando a extrema-direita nos bastidores. Já o senador Eduardo Braga (MDB) – que também já ministro nos governos do PT – ainda é uma incógnita.
Cúmplices do golpe
A deputada Erika Hilton (PSOL-SP) classificou o movimento como um “ato criminoso, covarde e profundamente simbólico para o Brasil”.
Ela alertou que há uma tentativa de chantagear as instituições democráticas.
*
— O que a extrema-direita faz, neste momento, é assinar a cumplicidade com o golpe e dizer que o Parlamento deve parar enquanto as instituições democráticas não se curvarem às exigências de Jair Messias Bolsonaro –, detonou.
Uma família contra o país

Segundo a parlamentar, o que o país está vendo é uma ala tentando impor os interesses de uma família, de uma única pessoa.
*
— O ex-presidente da República, que articulou um golpe contra a democracia e planejou até assassinatos de autoridades como o presidente e o vice-presidente –, afirmou Erika Hilton.
Agora é guerra
O líder do PL, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) demonstrou que é abusado e advertiu que os bolsonaristas de extrema direita seguirão ocupando Mesa Diretora da Casa e, segundo ele, não há previsão de recuo.
*
— A partir de agora, nós estamos nos adestrando e nos apresentando para a guerra. Se é guerra que o governo quer, é guerra que o governo terá.
Não haverá paz
Sóstenes disse que não haverá paz no Brasil enquanto não houver discurso de conciliação que passa pela anistia, pela mudança do fim do foro e pelo impeachment do ministro Alexandre de Moraes.
ÚLTIMA HORA
PRESIDENTE LULA – Bolsonaro tem que ser condenado como "traidor da pátria"

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu, nesta quarta-feira (6/8), que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que foi colocado em prisão domiciliar na segunda (4/8), seja condenado como "traidor da pátria".
— Isso não tem precedente na história brasileira. Ele (Bolsonaro) e seu filho deputado (Eduardo Bolsonaro), que foi aos Estados Unidos para conspirar contra o Brasil. Ele deve ser condenado como traidor da pátria –, afirmou Lula, em entrevista à Reuters.
Leia também: Lula descarta reciprocidade contra EUA: "Não quero ter mesmo comportamento"
Essa foi a segunda vez que Lula comentou a prisão domiciliar de Bolsonaro, assinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Na terça, durante discurso na reunião do 'Conselhão', o presidente disse não querer falar do que ocorreu com "o outro cidadão brasileiro, que tentou dar o golpe".
*
Quanto aos argumentos de que Bolsonaro vem sendo "perseguido" e que por isso o presidente dos EUA, Donald Trump, tenha usado essa interpretação para sobretaxar o Brasil, Lula afirmou que o ex-presidente é julgado pelo STF com base "nos autos" e que essa
— Esse cidadão não estava preparado para disputar eleições. Ele queria dar um golpe de estado. A questão é que ele tinha que e perguntar ao povo, e o povo não quis –, ressaltou Lula.
ORGULHO

O IPVA pode ser de graça para idosos, mas não pela idade e, sim, por algumas condições de saúde que afetam a capacidade de condução ou mobilidade, que qualificam a pessoa com PCD (Pessoa com Deficiência).
Idosos com alguma limitação funcional ou doença crônica que se enquadre como deficiência, física, sensorial ou mental, podem ter direito à isenção, como poliartrite reumatóide, esclerose múltipla, cardiopatia grave e sequelas de AVC, entre outros. Para solicitar o benefício, o idoso precisa procurar o Detran ou da Secretaria da Fazenda do estado onde mora e fazer o pedido formal da isenção.
VERGONHA

O deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP) agrediu fisicamente o jornalista Guga Noblat, do ICL Notícias, nesta quarta-feira (6), nos corredores da Câmara dos Deputados, em Brasília. A confusão teve início após o repórter questionar o parlamentar sobre a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro e sobre as tarifas impostas por Donald Trump a produtos brasileiros.
Durante a abordagem, Bilynskyj demonstrou irritação e respondeu com insultos.
— Você tem ideia do que está acontecendo com o país ou só fica fazendo propaganda do Lula? –, disse o deputado, que também chamou o repórter de “tchutchuca do Lula”.
Em seguida, o clima se agravou. Noblat provocou o parlamentar ao mencionar sua reputação violenta. Ao ouvir a insinuação, Bilynskyj segurou-o pelo pescoço.
— Se você faz o que faz com mulher, imagina o que faria comigo”, afirmou o jornalista. O deputado, então, reagiu com violência:
— O que eu faço com mulher? –, perguntou, enquanto agarrava o pescoço de Noblat.
OUTRAS PALAVRAS

“DEUS NOS PRESERVE DE MALES SEMELHANTES ÀQUELES QUE TIVEMOS DE SUPORTAR”, Dom Paulo Evaristo Arns (sobre a ditadura militar no Brasil)