Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Bolsonaro é encurralado pela PF; e agora?

Ele sabia dos planos para matar o presidente Lula, Geraldo Alckmin e Alexandre de Moraes

Charge de Mário Adolfo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira, 21, pelos crimes de abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa no relatório final das investigações da corporação sobre uma trama golpista ocorrida após as eleições de 2022, que inclui as operações Tempus Veritatis e Contragolpe.

A trama incluía um plano de execuções do presidente Lula (PT), do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal) para manter o ex-presidente no poder.

Durante as investigações, a Polícia Federal concluiu que houve indícios de crime de mais 36 pessoas, além do ex-presidente, entre elas, ex-ministros do governo, como Anderson Torres (Justiça), general Augusto Heleno (GSI), Braga Netto (Defesa); o ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ); ex-ajudante de ordens do ex-presidente, tenente-coronel Mauro Cid; e o ex-assessor de Bolsonaro, Marcelo Câmara. Todos foram indiciados pelos mesmos crimes.

Não é a primeira vez

O ex-presidente já havia sido indiciado por organização criminosa nos inquéritos das joias sauditas e da fraude do cartão de vacina da Covid-19. Por golpe de estado e abolição violenta de estado democrático de direito, é a primeira vez.

Por trás do plano

De acordo com  a apuração da Polícia Federal (PF), Bolsonaro   sabia dos planos para matar, em 2022, o presidente Lula, o vice Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes.

As  informações são da jornalista Andréia Sadi, no portal G1.

Celular delatou

Segundo a jornalista, o  celular de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, foi apreendido quando o militar foi preso em maio de 2023, durante operação da PF que investigava a inclusão de dados falsos sobre o cartão de vacinação do ex-presidente.

*

E foi justamente aí que o celular delatou tudo aquilo que o ajudante de ordem omitiu na delação premiada.

Plano terrorista

Uma das conversas identificadas no celular pela PF continha uma conversa com Mario Fernandes, general da reserva que elaborou o plano terrorista usado na tentativa de golpe, preso na terça-feira (19).

*

Nesse plano, o militar elaborou o "Punhal Verde Amarelo", no qual previa sequestrar ou matar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice Geraldo Alckmin, e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Quem é vagabundo mesmo, hein?

A segunda conversa aconteceu em 8 de dezembro, quando Fernandes foi ao Alvorada.

Neste dia, aconteceu um diálogo entre o general e Mauro Cid, no qual ele indica um aval de Bolsonaro para execução do plano golpista até 31 de dezembro, quando ele iria deixar a Presidência.

*

— Durante a conversa que eu tive com o presidente, ele citou que o dia 12, pela diplomação do vagabundo, não seria uma restrição, que isso pode, que qualquer ação nossa pode acontecer até 31 de dezembro e tudo. Mas, p****, aí na hora eu disse, pô presidente, mas o quanto antes, a gente já perdeu tantas oportunidades –, disse Fernandes a Cid.

Perguntar não ofende

A expressão "vagabundo" seria uma referência ao presidente Lula.

Agora, quem é vagabundo mesmo, hein?  quem ganha a eleição democraticamente nas urnas ou quem planeja golpe e assassinatos em conspirações na c alada da noite?

O triste fim do PSDB

Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) está desaparecendo.

Não é para menos. Depois de ter encolhido no Congresso Nacional e também nos municípios, os tucanos podem perder, em breve, dois de seus três governadores de estado, que vêm sendo sondados por outras legendas para deixar o ninho tucano.

O último dos tucanos

Atualmente a bancada tucana no Senado Federal se resume a um senador: o amazonense Plínio Valério.

O ex-senador ex-prefeito Arthur Virgílio, que já foi um dos grades nomes do partido, parece que vai se manter distante da política. Ao menos por enquanto.

Têje preso

Ex-candidato à Prefeitura de Coarí, Dr. Raione Cabral (Mobiliza) não aguentou assistir ao julgamento do prefeito eleito Adail Pinheiro – condenado por pedofilia – e reagiu xingando o relator do processo,  juiz Cássio  Borges.

*

Ao saber da tetra, o desembargador presidente do TRE-AM, João Simões mandou recolher Raione, que também é advogado.

— Vamos pedir para a segurança deter ele e vamos lavrar o flagrante desses crimes".

Chutou o balde

Raione Cabral estava acompanhando o julgamento no plenário do TRE e não gostou nada de ver o adversário político se dá bem.

Ele acusou o relator de “agir como advogado” de Adail, cuja candidatura foi confirmada.

Chuva de dinheiro

Para quem não lembra, Raione é aquele candidato a prefeito de  Coarí que usou um método nada comum de corromper votos: atirou abertamente dinheiro em praça pública.

Se meteu onde...

Um dos nomes indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado no Brasil é do empresário Fernando Cerimedo.

Ele é conhecido por atuar em consultas políticas. Um dos clientes dele foi o presidente da Argentina, Javier Milei.

...Não foi chamado!

O empresário já fez questionamentos públicos sobre o sistema eleitoral brasileiro, apontando informações sabidamente falsas.

*

Ele atuou na campanha eleitoral de Milei em 2023. Ainda não há detalhamento sobre quais crimes Cerimedo foi indiciado.

De Cidade para David

Adversário do prefeito David Almeida (Avante) nas urnas, o deputado Roberto Cidade (UB) está , presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), cobrou na tribuna da Assembleia a criação de um Comitê Municipal Permanente de Crise para monitorar os provocados pelas mudanças climáticas.

Provisório e improvisado

O presidente da Assembleia analisa que  existe hoje no município é a organização de um comitê de crise provisório sempre que uma situação crítica se apresenta.

*

— No entanto, uma capital como Manaus precisa de um trabalho melhor coordenado e com equipes que trabalhem, conjuntamente, a longo prazo e de forma permanente –, observou Cidade.

ÚLTIMA HORA

SAI  STARLINK , ENTRA SPACESAIL – Lula assina acordo com empresa chinesa de satélites, concorrente de Elon Musk

Lula assina acordo com Xi Jinping, em sua visita ao ao Brasil

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assina nesta quarta-feira (20) um acordo com a empresa chinesa de satélites SpaceSail, concorrente da Starlink, de Elon Musk, para colaborar com a administração pública. A companhia ainda está avaliando a operação comercial no país.

O documento, chamado de memorando de entendimento, estabelece o interesse da empresa em desenvolver projeto em colaboração com a brasileira Telebras. A SpaceSail está avaliando o estabelecimento de uma subsidiária no Brasil para investir e operar comercialmente dentro do país”, completou.

*

O acordo ocorre em meio à visita de Xi Jinping ao Brasil. A delegação chinesa veio acompanhada de dezenas de empresários, de diferentes setores.

O país é o principal parceiro comercial do Brasil e a visita do chefe de estado é tida como um dos principais eventos do ano para o governo Lula -sobretudo, após a vitória de Trump.

ORGULHO

Ingrid silva: Encontro inesquecível com Fernanda Montenegro

A atriz Fernanda Montenegro abençoou a bailarina Ingrid Silva, de 35 anos, que há 27 está nos palcos e luta pelos direitos dos pretos em todos os campos. Gerações que se completam e respeitam. Demais. “O diálogo entre as duas é lindo”, publicou o portal SoNotíciaBoa. Usando o traje de uma apresentação, Ingrid se aproxima de Fernanda Montenegro e conta sua história.

— Danço desde os 8 anos –, afirmou a bailarina.

A grande atriz, por sua vez, disse conhecer a trajetória da bailarina, uma vez que acompanha seu trabalho e já viu, inclusive, anúncios em que ela participa. Ao final, uma beija a mão da outra. Ingrid, que iniciou sua carreira com bolsa de estudos, conseguiu fazer especialização em Nova York, nos EUA, lá se aperfeiçoou.

VERGONHA

O fogo devastou mais a floresta amazônica que o desmatamento. De janeiro a outubro, os incêndios florestais consumiram uma área cerca de 10 vezes maior do que o total desmatado no bioma, no último resultado oficial da taxa Prodes. Segundo o Monitor do Fogo, elaborado pelo MapBiomas os incêndios em todo o Brasil no ano atingiram uma área do tamanho do Tocantins nesse período. Dados do Monitor do Fogo indicam que os incêndios florestais alcançaram 6,7 milhões de hectares na Amazônia entre janeiro e outubro desse ano, ou seja, número mais que 10 vezes maior que a taxa de desmatamento, e que pode impactar no Prodes 2025. Os dados foram apresentados durante a COP29, em Baku, no Azerbaijão.

OUTRAS PALAVRAS

“É NECESSÁRIO CUIDAR DA ÉTICA PARA NÃO ANESTESIARMOS A NOSSA CONSCIÊNCIA E COMEÇARMOS A ACHAR QUE TUDO É NORMAL”. (Mario Sergio Cortella)
Publicidade BEMOL
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade UEA
Publicidade CREA-AM

Mais Recentes