Ir para o conteúdo

Dito & Feito: BOLSONARO SE VITIMIZA – “Não vou sair do Brasil, me prendam, vou morrer na cadeia!”

Caso seja condenado pelos crimes de que é acusado na denúncia sobre a trama golpista de 2022, Bolsonaro poderá receber pena de mais de 40 anos de prisão

Charge de Mário Adolfo

Sem saída para o que lhe espera no futuro, afinal, cada um colhe o que planta, Jair Bolsonaro agora deu para se “vitimizar”. Veja o que ele declarou nesta sexta-feira (16), que fez os bolsominions irem às lágrimas:

— Não vou sair do Brasil. Me prendam! Vou morrer na cadeia!

Caso seja condenado pelos crimes de que é acusado na denúncia sobre a trama golpista de 2022, Bolsonaro poderá receber pena de mais de 40 anos de prisão. Ele é acusado dos delitos de liderar organização criminosa armada; tentativa de abolição violenta do Estado democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio público e deterioração de patrimônio tombado.

Mesmo assim, com esse monte de crimes nas costas, ele garante que é inocente. Agora, aqui entre nós, alguém aí acredita que o general Braga Neto, o general Heleno, o ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, o tenente coronel Mauro Cid e tais Kids Pretos – aqueles da tr5ama  Punhal Verde –, fariam alguma coisa sem a ordem expressa de Jair Bolsonaro?

Golpe da Disney, uma ova!

O imbrochável  ex-presidente diz que não pretende sair do Brasil, que as autoridades podem prendê-lo e que a tentativa de golpe que será julgada na Justiça e que tudo não passou de  "um golpe da Disney".

*

Então, tá. “Golpe da Disney”, porque foi para Orlando que ele se mandou, para só voltar quando o golpe tivesse consumado e ele teria o argumento na ponta da língua para se defender e dizer:

— Não tenho nada a ver com isso, eu não estava né, no país, talkey?

Dois generais patriotas

Na verdade, o golpe só não foi consumado porque dois comandantes das Forças Aramadas se recuaram a participar da trama.

De acordo com a PF, os então comandantes do Exército, general Marco Antonio Freire Gomes, e da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Junior disseram não a Bolsonaro, que tentava se mante no poder a qualquer custo, depois de ser recusado nas urnas pela maioria dos brasileiros.

A banda boa do Exército

Tanto Freire Gomes quanto  Baptista Júnior sofreram tentativas de cooptação.

Mas  se posicionaram contra as medidas propostas pela organização criminosa para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Presidência.

Tanques na rua

Já o  então comandante da Marinha, almirante Almir Garnier  tinha até “tanques prontos” para iniciar o golpe de Estado no país após a eleição de 2022.

De acordo com o relatório, mensagens apreendidas no celular do  tenente Mauro Cid, ajudante de ordens de Bolso

Eu vou morrer na cadeia! Buáááá´!

As provas são robustas. Mas Bolsonaro não admite e se vitimiza cada vez mais, dado provas de que, no frigir dos ovos, se acovarda e joga os aliados (que, bem ou mal, foram fiéis a ele) no fogo.

*

— Eu, com 40 anos de cadeia no lombo, não tenho recurso para lugar nenhum, eu vou morrer na cadeia. Qual crime? Crime impossível, golpe da Disney. Junto com o Pateta, com a Minnie e com o Pato Donald, que eu estava lá em Orlando, programou esse golpe aí –, disse o imbrochável ao  canal de extrema-direita AuriVerde Brasil.

Gilmar detona anistia

E por falar em golpe, o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes criticou nesta sexta-feira (16) a possibilidade de anistia aos envolvidos na tentativa de golpe de Estado. De acordo com o magistrado, o perdão seria para beneficiar a "cúpula do golpe".

*

Se parlamentares do Congresso Nacional aprovarem a proposta de anistia aos participantes dos 8/1, o projeto pode resultar, por exemplo, em diminuição de penas para os investigados no plano golpista.

Dublê de maestro na ópera

Segundo antes do início da ópera “As Bodas de Fígaro”, que está encerrando a 26º Festival Amazonas de Ópera 2025,  aconteceu um m momento equívoco que fez o teatro Amazonas explodir em gargalhadas.

*

Com as luzes da plateia apagadas, o teatro já estava na penumbra quando um cidadão de estatura média, barrigudinho e de blazer saiu da porta lateral e a plateia mandou o maior aplauso achando que era o maestro do espetáculo.

Pano rápido

O cidadão apressou os passo e rapidinho sentou-se  na segunda fila, completamente surpreso e emocionado.

Quando o verdadeiro maestro surgiu, a plateia percebu o engano, caiu na gargalhada.

Parece, mas não é

É que a estatura e a silhueta do  senhor da plateia, na penumbra,  lembrou o maestro Luiz Fernando Malheiro, diretor artístico do Festival Amazonense de Ópera.

Pipi famoso

Um gaito que estava sentado mais atrás, comentou em voz baixa, mas muita gente ouviu:

— É a primeira que vejo um xixizinho  básico ser aplaudido!

Agora vai

Os itacoatiarenses andam exibindo um sorriso que vai de ponta a ponta da orelha.

Isso porque o governador  anunciou esta semana que vai retomar das obras de recuperação da rodovia AM-10, que  se arrasta há pelo menos três anos.

Botafoguense histórico

Eduardo Braga: uma camisa gloriosa para o pai

O empresário Carlos Braga – pai do senador Eduardo Braga –, que faleceu dia 11,aos 99 anos, era um botafoguense apaixonado.

Certa vez, quando o Botafogo veio jogar em Manaus, seo Carlos convidou o craque Túlio Maravilha para um almoço em sua casa. Foi uma tarde  inesquecível na vida do torcedor apaixonado pela estrela solitária.

Túlio no  Vivaldão

O ano era de 1995 e om Botafogo veio a Manaus na  reinauguração do antigo Estádio Vivaldo Lima, o Vivaldão, pelo governador Amazonino Mendes, outro botafoguense apaixonado.

O Glorioso tinha acabado de se consagrar campeão brasileiro.

Partida gloriosa

Antes de partir, Carlos Braga teve o prazer de ver seu clube Glorioso ser Campeão da Taça Libertadores e do Brasileiro.

Graças ao deuses do futebol,  com certeza partiu feliz

Ostentação é isso aí

Sofia Liberato, filha de Gugu Liberato, casou-se com Gabriel Gravino em uma cerimônia íntima nos Estados Unidos, marcada por luxo e decoração refinada, com destaque para uma Ferrari de R$ 2,5 milhões e uma torre de champanhe.

Sofia Liberato, Gravino e a Ferrari: o amor é lindo. e com dinheiro, mais ainda


Amor e sorte

O escolhido de Sofia é o felizardo é Gabriel Gravino.

Segundo informações do jornal Extra, do Rio,  foi nos Estados Unidos, ainda trabalhando na construção civil como pedreiro, que Gabriel conheceu Sofia.

Um ser superior

O presidente Lula foi ao enterro de Pepe Mujica e, sob forte emoção,  deu uma declaração à imprensa em Montevidéu. Ele

e disse que Pepe era uma pessoa que admirava e respeitava como um irmão

*

— Uma pessoa como Pepe Mujica não morre. Se foi o corpo dele, a carne dele se vai, mas as ideias que Pepe Mujica plantou em todos esses anos, inclusive a generosidade de um homem que passou 14 anos no cárcere e que conseguiu sair para a liberdade sem nenhum ódio das pessoas que o aprisionaram, das pessoas que o torturaram.

Dádiva de Deus

Para Lula, o ex-presidente Pepe Mujica é uma dádiva de Deus que só é concedida a seres humanos superiores.

—  E o Pepe Mujica é um ser humano superior.

ÚLTIMA HORA

E TOME FRAUDE – Senado pode votar multa para banco que faz consignado sem autorização

Está na pauta do Plenário do Senado de quinta-feira (24) o projeto que proíbe as instituições financeiras de conceder empréstimo consignado sem autorização expressa do beneficiário (PL 4.089/2023).

Essa proposta teve origem em iniciativa do ex-deputado federal Edgar Moury (PE). A ideia é proteger os clientes, como é o caso de idosos que recebem empréstimos desse tipo sem que tenham feito qualquer solicitação.

O texto prevê que, se o empréstimo consignado ocorrer sem a autorização do beneficiário, este poderá ficar isento do pagamento de qualquer encargo e a instituição financeira poderá ficar sujeita a uma multa de 10% do valor depositado (a ser revertida em favor do beneficiário).

ORGULHO

Águas de São Pedro: Fica em São Paulo a cidade mais desenvolvida do Brasil

O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), publicado nesta semana, aponta Águas de São Pedro, no estado de São Paulo, como a cidade mais desenvolvida do Brasil, com índice de 0,8932. O top 10 é composto por cinco municípios paulistas e quatro paranaenses, além da capital Curitiba, que aparece em terceiro lugar com 0,8855 ponto.

Completam o ranking São Caetano do Sul (SP), Maringá (PR), Americana (SP), Toledo (PR), Marechal Cândido Rondon (PR), São José do Rio Preto (SP), Francisco Beltrão (PR) e Indaiatuba (SP). O estudo, elaborado pela Firjan com base em dados de 2023, avaliou 5.550 cidades — que representam 99,96% da população brasileira — a partir de três pilares: Emprego & Renda, Educação e Saúde.

Confira a lista das 10 melhores cidades do Brasil, segundo o IFDM 2025:

Águas de São Pedro (SP) – 0,8932 ponto

São Caetano do Sul (SP) – 0,8882 ponto

Curitiba (PR) – 0,8855 ponto

Maringá (PR) – 0,8814 ponto

Americana (SP) – 0,8813 ponto

Toledo (PR) – 0,8763 ponto

Marechal Cândido Rondon (PR) – 0,8751 ponto

São José do Rio Preto (SP) – 0,8750 ponto

Francisco Beltrão (PR) – 0,8742 ponto

Indaiatuba (SP) – 0,8723 ponto

VERGONHA

Está cada vez mais claro que o projeto de anistia é uma vergonha. Durante participação no programa Boa Noite 247, o jurista Marcelo Uchôa fez duras críticas à proposta de anistiar envolvidos nos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos três Poderes foram invadidas por apoiadores do então presidente Jair Bolsonaro. Para Uchôa, trata-se de uma tentativa de "maquiar" o objetivo real dos articuladores: escapar das sanções legais. “

— Eles chamam de anistia para mascarar uma situação. Eles querem impunidade, não querem anistia –, afirmou.

Segundo o jurista, os processos julgados na Comissão de Anistia dizem respeito a pessoas perseguidas por um regime autoritário e que, por isso, têm direito à reparação do Estado. — Os processos que eu julgo na Comissão de Anistia são de pessoas que foram perseguidas por um sistema opressor da ditadura militar e que, portanto, tiveram suas vidas prejudicadas 0150, explicou. Já no caso dos atos de 8 de janeiro, ele afirma que houve o exato oposto: “O que esse pessoal foi fazer no dia 8 de janeiro foi acabar com a democracia”.

OUTRAS PALAVRAS

“APLICAMOS UM PRINCÍPIO MUITO SIMPLES: RECONHECER OS FATOS. O ABORTO É ANTIGO COMO O MUNDO. O CASAMENTO GAY, POR FAVOR, É MAIS ANTIGO DO QUE O MUNDO", José Alberto “Pepe” Mujica
Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade UEA

Mais Recentes