Ir para o conteúdo

Dito & Feito: BRASILEIROS NÃO SE CURVAM A TRUMP – 60% reprovam nas redes o tarifaço e a perseguição a Moraes

É o que mostra a pesquisa Quaest divulgada na quinta-feira, um dia após os Estados Unidos aplicar a Lei Magnitsky contra o ministro do STF

Charge de Mário Adolfo

O clã Bolsonaro acaba de dar mais um  tiro no pé. A repercussão digital sobre as sanções anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o governo brasileiro e o Judiciário do país foi majoritariamente negativa. A percepção é que os EUA estariam ferindo a soberania brasileira para proteger a família Bolsonaro

É o que mostra a pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira, um dia após a gestão americana anunciar a aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e assinar uma ordem executiva que eleva a taxação contra produtos brasileiros para 50%.

A pesquisa mapeou 1,6 milhões de menções nas redes sociais sobre a operação recente da Polícia Federal (PF) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a sanção contra Moares entre os dias 28 e 30 de julho. Em 60% das postagens, a abordagem era crítica às medidas de Trump, contra apenas 28% de defesa. Outras 12% são neutras, de teor noticioso.

Protesto nas redes

As menções citadas na pesquisa foram coletadas nas principais redes sociais, como X, Instagram, Facebook, Reddit, Tumblr e YouTube, além de site de notícias por API. Já as ocorridas por meio de WhatsApp, Telegram e Discord foram coletadas via plataforma automatizada Q-Insider. Ambas as ferramentas pertencem à Quaest.

Uma família contra o Brasil

Segundo a Quaest, as postagens críticas têm como narrativa dominante que Trump estaria ferindo a soberania brasileira para proteger a família Bolsonaro, além de afirmarem que os motivos para a aplicação da lei não se sustentam.

*

Os perfis contrários à postura americana também apontam que Moraes não teria contas fora do Brasil e, portanto, não seria prejudicado pela medida.

Lula agradece

Na verdade, o chilique de Eduardo Bolsonaro nos EUA, a arrogância de Donald Trump contra o Brasil e a vitimização do “perseguido” Bolsonaro estão favorecendo o presidente Lula.

*

Pela primeira vez desde 2024, o índice de aprovação do presidente superou numericamente o percentual de desaprovação.

Os dados são de uma nova pesquisa realizada pela AtlasIntel, em parceria com a Bloomberg, divulgada nesta quinta-feira.

Aprovação de 50,2%

A aprovação do petista agora em é de 50,2%, ante os 49,7% contabilizados na rodada passada. O índice de desaprovação de Lula, por sua vez, passou de 50,3% para 49,7%.

Governo melhora

Já a avaliação do governo manteve a tendência de melhora, registrada desde maio. Hoje, 48,2% classificam a gestão Lula como ruim/péssima, enquanto esse índice correspondia a 49,4% dos entrevistados. Já os que consideram o governo como ótimo/bom eram 43,4%, mas correspondem atualmente a 46,6%.

STJ livra  Amazonas Energia

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspendeu uma liminar que impedia a emissão, pela Amazonas Energia, da certidão positiva de débitos fiscais com efeitos de negativa.

*

Segundo a corte, o documento é um requisito legal para o repasse de verbas  de verbas responsáveis pela manutenção das atividades da empresa, incluindo os valores da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC).

Correndo  o risco...

No pedido dirigido ao STJ, a empresa enfatizou o risco de suspensão do fornecimento de energia ao informar que sua certidão positiva perdeu a validade em janeiro deste ano, impedindo o recebimento de recursos.

... de suspensão de fornecimento

De acordo com a companhia, a  falta desses repasses já causou um déficit de mais de R$ 60 milhões, comprometendo a operação da concessionária.

Indígena estuprada

A indígena  que denunciou ter sido estuprada por policiais na delegacia de Santo Antônio do Içá (AM) vai receber uma indenização do governo do estado do Amazonas. O valor, firmado em acordo pelo estado junto ao advogado e à vítima, é de R$ 300 mil.

Indenização em 27 anos

O vergonhoso nessa história é que os valores serão quitados em precatório, que só serão quitados em 2027.

Quer dizer, isso não está certo, não é mesmo?

Olho gordo na COP

O embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30 confirmou que alguns países pediram que o evento não aconteça em Belém e criticou a postura do setor hoteleiro, de cobrar valores altos para a hospedagem no período da reunião.

— Ficou público que os países estão pedindo para tirar a COP de Belém –, afirmou ele nesta quinta-feira (31).

Preços abusivos

O que está acontecendo é que o olho gordo das empresas hoteleiras cresceu e a hospedagem está ficando “abusiva”.

Segundo o embaixador, a rede hoteleira de Belém tem cobrado para a conferência preços dez vezes mais altos.

*

Normalmente o costumeiro para outras edições do evento é que o valor aumente muito menos, duas ou, no máximo, três vezes.

—  Acredito que talvez os hotéis não estejam se dando conta da crise que eles estão provocando –, disse.

Meu cabelo colorido

Mauro Davi Nepomuceno dos Santos, o Oruam, está de visual novo.

Foi obrigado a retirar a tinta vermelha do cabelo e pintá-lo da cor preta na prisão. A ordem é um protocolo padrão de ingressar e permanecer no presídio, segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

Cagão mineiro

O governador Romeu Zema, de Minas Gerais é mesmo um lambe-botas do Bolsonaro.

Em defesa do Bolsonaro, e por tabela do Trump, além de cutucar Lula, ele de fendeu a saída do Brasil dos Brics.

*

Zema afirma que o grupo não tem relação cultural com o Brasil, e o classifica como "um bloco ideológico recheado de ditaduras".

Limitado e submisso

Os Brics é o  bloco de articulação político-diplomática formado por 11 países, além dos que dão nome à sigla: Rússia, Índia, China e África do Sul.

É esse o cara que quer ser candidato a presidente do Brasil, com a cabeça tão pequenina, tão limitado e  submisso?

Hoje tem matinê

O  bairro Lago Azul, na zona Norte da cidade, recebe, a partir desta sexta-feira (1º) até domingo (3), sessões de filmes ao ar livre gratuitas para toda a família, com o “Cinema itinerante”.

A iniciativa é da Prefeitura de Manaus, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

*

O projeto oferece uma experiência de cinema de alta qualidade, com tela de LED e capacidade para 400 pessoas por sessão, além da distribuição de pipoca e refrigerante

ÚLTIMA HORA

LULA INDIGNADO – Presidente vai defender Alexandre de Moraes em cadeia nacional  de rádio e TV

O ministro Alexandre de Moraes não está sozinho. Boa parte dos brasileiros estão a seu favor na guerra contra o raivoso Donald Trump. Até o  presidente Lula decidiu fazer um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV em defesa do ministro do STF. As informações são do Metrópole

A decisão foi tomada por Lula após o governo Donald Trump aplicar uma nova sanção contra Moraes, dessa vez por meio da chamada Lei Magnitsky. Segundo auxiliares, Lula está “indginado”. “O presidente quer solidariedade e acha que o tribunal precisa ser defendido”, disse à coluna um ministro do governo.

*

Até por volta das 15h desta quinta-feira (31/7), Lula ainda não havia gravado o pronunciamento, conforme apurou a coluna com fontes do Palácio do Planalto. Esse será o segundo pronunciamento do presidente em um mês. Em meados de julho, ele convocou cadeia nacional para criticar o tarifaço imposto por Trump ao Brasil.

ORGULHO

Mirem-se no exemplo. O vereador Luíz Carlos de Souza (MDB) arrancou aplausos e alguns olhares indignados durante uma sessão da Câmara Municipal de Itabira (MG), quando votou contra o aumento do próprio salário. Enquanto ele justificava a decisão com firmeza e sensibilidade, outros vereadores exibiam olhares de incômodo, visivelmente desconfortáveis com a posição do colega.

O momento foi registrado pelas câmeras da Casa Legislativa e publicado pelo próprio parlamentar nas redes sociais. No vídeo, Luíz Carlos é aplaudido por parte do público presente, enquanto reforça que a prioridade deveria ser a saúde, a educação e o respeito ao dinheiro público. Em contrapartida, os semblantes dos demais vereadores mostravam a tensão provocada pela fala.

VERGONHA

Do luxo ao lixo: Agora sim Carla Zambelli está intocável, numa cela da Penitenciário de Rebibbia

O Complexo Penitenciário de Rebibbia é um dos três presídios exclusivos para mulheres na Itália, e é considerado um dos maiores de toda a Europa. Construído nos anos 1950, o local abriga atualmente 360 mulheres, apesar da capacidade máxima ser de 272. Mais de 30% das presas são estrangeiras. O Rebibbia tem duas grandes alas e quatro menores, totalizando 71 celas. Zambelli está presa na chamada "Camerotti", destinada a presas de segurança média, recém-chegadas e mulheres que aguardam julgamento. As celas têm dois beliches e banheiro, com duchas compartilhadas por andar.

OUTRAS PALAVRAS

“DINHEIRO É UM NEGÓCIO CURIOSO. QUEM NÃO TEM ESTÁ LOUCO PARA TER; QUEM TEM ESTÁ CHEIO DE PROBLEMAS POR CAUSA DELE”, Ayrton Senna
Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade UEA

Mais Recentes