Ir para o conteúdo

Dito & Feito: CADA MACACO NO SEU GALHO – Reeleito, David Almeida não quer papo com Wilson Lima

Todos esperavam que o prefeito reeleito tivesse outra postura e acenasse com uma relação “ republicana” com Wilson Lima

Charge de Mário Adolfo

Nem bem as urnas falaram, confirmando a vitória de David Almeida (Avante) muita gente já anda espalhando por aí que, por conveniência política e interesses pessoais  nas eleições de 2026, o prefeito eleito  fumaria o cachimbo da paz com o governador Wilson Lima (União) – com quem rachou no início da campanha à Prefeitura –,  num futuro muito próximo.

Ledo engano. Na primeira entrevista que concedeu ainda anestesiado pelos louros da vitória, David foi taxativo e até um pouco ríspido, ao ser perguntado qual seria sua relação com o governador.

— Ele foi responsável por dificultar a minha vida nos últimos dois anos. Eu espero que ele comece a trabalhar e cuide do estado, enquanto eu cuido da cidade

Conciliador, pero no mucho

Todos esperavam que o prefeito reeleito tivesse outra postura e acenasse com uma relação “ republicana” com Wilson Lima.

Até porque ele  adotou um discurso da conciliação, passando uma borracha no passado.

Prefeito de todos

Em sua primeira entrevista, o prefeito disse que a eleição acabou e agora é hora de unir Manaus, que saiu mais que rachada dessa eleição:

—  Eu sou o prefeito de quem pensa igual a mim e de quem pensa diferente de mim. De direita, de esquerda, de centro, do católico, do evangélico, do afro… de todos. Vamos governar sem distinção! – disse ele.

Traumas da Câmara

O prefeito também está disposto a sanar um dos  principais problemas que enfrentou  em  sua primeira gestão – a oposição ferrenha que  na Câmara Municipal, onde nmão tinha a maioria.

*

Eram 21 vereadores na oposição e  20 base na base do prefeito.

Agora vai

Neste segundo mandato a coisa pode ser diferente.

David elegeu 19 vereadores; o governador Wilson Lima, 17; o  PL, 4 e o PT 1.

David light

Com isso David deve compor a  maioria na eleição da câmara e buscará chegar no número de 21 para não ter problemas maiores.

— Creio que vai dialogar de outra forma! –, avaliou o vereador Marcelo Serafim (PSB), que apoiou Roberto Cidade (UB) mas se reelegeu.

Toma lá, dá cá  

O prefeito jurou de pés juntos que vai chegar à maioria tão almejada nem que para isso  tenha que “dialogar” com mais dois.

Infelizmente é aí que entra em cena o já manjado “toma  lá dá cá”.

Ritmo de festa

E como não poderia deixar de ser, David já está pensando em festas do arromba, estilo eu marcou seus primeiros quatro  anjos na prefeitura.

Ele prometeu que Manaus terá o maior Natal da história e um grande Réveillon para celebrar a chegada de 2025.

Que polarização que nada

As eleições municipais foram aguardadas com a expectativa de que fossem um novo duelo entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), uma espécie de terceiro turno da disputa pelo Palácio do Planalto em 2022.

Nem Lula, nem Bolsonaro

O PL, de Jair Bolsonaro, elegeu 517 prefeitos, 166 a mais que em 2020, e comandará quatro capitais.

O PT, de Lula, conquistou 252 cidades, 68 a mais do que em 2020, e ficou com apenas um capital.

Deu Centro na cabeça

Os partidos de Centro emergiram das urnas com a força política nos municípios. PSD, MDB, PP e União vão comandar mais da metade das cidades brasileiras.

*

Os partidos de Gilberto Kassab (PSD) e do deputado Baleia Rossi (MDB) arremataram cinco capitais cada. Na prática, ganharam tônus para negociar mais caros seus apoios para 2026.

Bolsonaro, 8 derrotas

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sofreu oito derrotas nas 11 cidades onde fez campanha na reta final do segundo turno,  incluindo Goiânia, a cidade escolhida para acompanhar a apuração dos votos neste domingo, 27.

Mito ou mico?

Na capital de Goiás, Bolsonaro acabou saindo derrotado na disputa local contra o governador Ronaldo Caiado (União Brasil), onde Sandro Mabel (União Brasil) foi eleito com 55% dos votos, superando Fred Rodrigues (PL), que recebeu 45%.

De capitão pra capitão

Outra capital onde o ex-presidente acreditava na vitória no segundo turno foi Manaus, onde o candidato Capitão Alberto Neto (PL) foi derrotado pelo atual prefeito, Davi Almeida (Avante).

*

Capitão Alberto havia surpreendido no primeiro turno, saindo de um quarto lugar nas pesquisas para alcançar o segundo turno, com o apoio de Bolsonaro.

Dor de cotovelo

— Duas máquinas poderosas, com 12 partidos. Tudo dentro da lógica da política nacional!

Esta é a avaliação de Pablo Marçal (PRTB) sobre a vitória do atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), sobre Guilherme Boulos (PSol) no domingo (27/10).

Repetindo Ciro

Terceiro colocado na disputa, o ex-coach Pablo Marçal (PRTB) repetiu a atitude de Ciro Gomes (PDT) em 2018 e viajou à Europa para não votar no segundo turno da eleição para Prefeitura de São Paulo em 2024.

Filó sofre atentado

Tentaram matar a “Filó”, a capivara que ficou f anoso nas redes sociais depois que tentaram arrancá-la de seu tutor, Agenor Tupinambá.

*

Filó se banhava toda serelepe na margem do  rio, em  Autazes, próximo à fazenda onde vive, quando um desalmado passou de canoa e mandou o remo na cabeça do animal.

Passa bem

No domingo (27),  Tupinambá denunciou a tentativa de assassinato, contando do que um homem e uma mulher passaram em uma canoa.  O cara viu a Filó, voltou na canoa, encostou na beira,  pegou o remo e deu uma cacetada na cabeça da bichinha.

— Só que meu pai viu e gritou. O cara parou e foi embora –, relatou o influencer.

*

Segundo Tupinambá, Filó teve um corte na cabeça, foi atendida por veterinários e passa bem

Aziz em nova CPI

Vem aí a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Bets ou jogos online, tão cobrada pelo senador Omar Aziz (PSD-AM).

Aliás, o senador do Amazonas deve ser o presidente da comissão que vai  investigar a atuação do crime organizado e o vício de usuários em jogos.

Pare o jogo

No mês passado, o senador Omar Aziz apresentou um pedido à Procuradoria-Geral da República para que suspendesse os sites e aplicativos de apostas no Brasil até que haja uma regulamentação adequada para o setor.

Onze senadores

Proposta pela senadora Soraya Thronicke (Podemos/MS) a CPI deve ser instalada na próxima semana no Senado Federal.

Após a instalação oficial, serão definidos o presidente e o relator da comissão, formada por 11 senadores.

Arco íris de fogo

Os moradores de Picos, que fica a 311 km de Teresina (PI), viveram uma experiência “sensacional e ao mesmo tempo assustadora”: o surgimento de um “arco-íris de fogo” no céu na tarde do último sábado (26).

Arco íris de fogo 2

Trata-se de um fenômeno  raro onde a luz solar precisa refletir em ângulo bem específico.

Então, o efeito visual é formado pela refração dos raios solares nos cristais de gelo de uma nuvem, as chamadas cirros.

Velhinhos na maconha

O uso de cannabis entre a população idosa dos Estados Unidos está crescendo significativamente, segundo uma análise recente feita pela FDA, que avaliou dados de quase 56 milhões de beneficiários do Medicare.

*

Este fenômeno coincidiu com a legalização crescente da maconha para fins medicinais e recreativos em diversas regiões do país.

ÚLTIMA HORA

CARTA MARCADA – Concurso da Câmara Municipal de Manaus "sob suspeita"

A diretoria da Câmara Municipal de Manaus terá que se explicar para conter um boato que circula de boca em boca  pelos corredores da casa e em alguns setores da sociedade, que colocam em rico a segurança de seu concurso público.

De acordo com uma fonte de D&F, a Câmara está realizando “um concurso de cartas marcadas”. Trata-se de uma denúncia muito grave que não pode ficar sem resposta.

Verdade ou não, não custa nada apurar, uma vez que a  “banca contratada pelo concurso tem pouquíssima experiências anteriores e já esteve envolvida em anulação de certames”, dizem os pitaqueiros.

*

A banca se chama “Instituto acesso“, a mesma que fez o concurso da Seduc em 2018 que foi suspenso por suspeita de fraude. Melhor apurar, não é?

ORGULHO

Arthur Jorge: indicado para Melhor Treinador do Ano

O técnico Arthur Jorge, do Botafogo, é nomeado para melhor treinador do ano pela International Federation of Football History and Statistics. A lista conta com 20 nomes para a eleição de melhor técnico do mundo. Para a nomeação de Artur Jorge contribuíram alguns registros históricos pelo Braga, de Portugal. Além disso, a campanha do Botafogo na temporada também foi um fator positivo para o português. O Glorioso é líder do Campeonato Brasileiro e chegou pela primeira vez numa semifinal de Libertadores. Arthur Jorge compete com Carlo Ancelotti, do Real Madrid, Pep Guardiola, do City, Gabriel Milito, do Atlético Mineiro, Jorge Jesus, do Al Hilal, e outros nomes do futebol internacional.

VERGONHA

Vini Jr.: Tirar a Bola de Ouro do craque brasileiro teria sido um ato de racismo?

A  derrota  Vini Jr na Bola de Ouro, nesta segunda-feira (28), em Paris, gerou revolta entre os brasileiros. Após a informação de que o prêmio seria entregue a Rodri, do Manchester City, internautas não esconderam sua insatisfação e afirmaram que houve “racismo” na decisão, algo que infelizmente é recorrente na vida do brasileiro desde sua chegada à Europa. Como a vitória de Vini era dada como certa, brasileiros se mobilizavam desde cedo nas redes sociais relembrando lances do atacante na temporada e a hashtag #ViniDay estava entre os assuntos mais comentados. Após a reviravolta, a tag passou a ser tomada por comentários de incredulidade com o fato da Bola de Ouro não ser entregue ao camisa 7 do Real Madrid.

OUTRAS PALAVRAS

“SE O HOMEM FAZ DE SI MESMO UM VERME, ELE NÃO DEVE SE QUEIXAR QUANDO É PISADO”, Immanuel Kant
Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade UEA

Mais Recentes