Depois do companheiro de chapa, o vice é a pessoa mais próxima do poder, seja no município, no estado ou no país. Sem muitas funções oficiais, além de substituir o titular do cargo, a existência dessa figura é muitas vezes ignorada, o que é problemático, porque o vice acaba rachando com o titular no meio da jornada. Esse tipo de erro o pré-candidato a prefeito, David Almeida ( ) não pretende cometer. Por isso encomendou um pesquisa qualitativa – aquela que costuma ser realizada quando o objetivo do estudo é entender o porquê de determinados comportamento –, que deverá indicar qual o perfil do candidato a vice ideal.
De centro direita
David vai fazer essa pesquisa em agosto. Mas tem em mente um perfil que se afine com a sua forma de fazer política. — Alguém sem rejeição, que seja de centro direita e que não seja nenhuma indicação de caciques!
No calcanhar de Carol
Comitê do Amazonas de Combate à Corrupção e Caixa Dois Eleitoral ingressou, junto à promotoria da 32ª Zona Eleitoral não desistiu da denúncia contra a ex-secretária de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Carolina da Silva Braz (PSC).
Recurso
Por isso decidiu entrar com um recurso, na quarta-feira, 22, contra o indeferimento e arquivamento da representação formulada contra a ex-secretária por condutas vedadas e abuso de poder político e econômico.
Uso da máquina
Pré-candidata a prefeita, Carol é acusada de uso da máquina pública para autopromoção, por ter emitido 2ª via do RG, entrega de quatro mil máscaras e álcool em gel à instituições que trabalham com o público LGBT e Pessoas com Deficiência (PcDs), distribuição de 350 kits de proteção individual; realização de vacinação “drive-thru”.
Perguntar não ofende
Quando Carolina Braz prestou esse tipo de assistência ainda era secretaria de justiça, então, esses serviços eram parte de sua responsabilidade enquanto secretária. Por acaso, doar máscara é crime? Agora, se não tivesse feito seria acusada de incompetência e omissão.
Contaminaram o ministro
Silas Câmara (Republicanos-AM) é um dos três deputados federais que participaram da cerimônia de posse do novo ministro da Educação, Milton Ribeiro, que já tinham pegado COVID-19 anteriormente. O ministro informou que testou positivo para o novo coronavírus.
Dos quatro deputados que estiveram na posse do ministro, apenas Hélio Lopes (PSL-RJ), conhecido como Hélio Negão, ainda não contraiu a doença.
Silas o primeiro
Líder da frente evangélica, Silas Câmara anunciou a contaminação em 15 de abril. Ele seguiu o isolamento social em sua residência, em Brasília (DF).
— Peço a todos que orem pelo nosso restabelecimento. Em breve, tudo isso irá passar e estaremos juntos novamente em nome de Jesus –, escreveu o parlamentar na época.
Oktoberfest
O prefeito da cidade de Blumenau, Mário Hildebrandt, anunciou nesta segunda-feira, 27, o cancelamento da Oktoberfest 2020 e da festa de Réveillon por conta do avanço do coronavírus na cidade.
— Não temos neste momento perspectiva e condição de fazê-lo A Oktoberfest também está cancelada em Blumenau –, anunciou Hildebrandt.
Bom senso
O prefeito de Blumenau usou do bom senso. Em abril, a cidade minimizou o impacto da pandemia a reabriu shopping centers e o comércio, resultando no aumento do número de casos confirmados. Agora, só mesmo a irredutível ilha de Parintins bate o pé diz que vai realizar a festa do boi bumbá em novembro. Será?
Ainda não acabou
O povo de Manaus segue achando que a pandemia do coronavírus é coisa do passado. Neste fim de semana, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), fechou 20 bares e casas de shows. As ações ocorreram em diversos bairros da capital amazonense.
Multa neles!
Os estabelecimentos foram interditados por funcionar exclusivamente como bar – enquanto o decreto governamental permite o funcionamento na modalidade restaurante –, permitir aglomeração, além de ultrapassar o horário estabelecido de funcionamento e não possuir licença sanitária. Outros 12 locais foram autuados por não manter o distanciamento entre os clientes.
PSD foca Manaus
Manaus será prioridade nacional do PSD nas eleições de novembro, Foi o que garantiu o Presidente nacional do partido, Gilberto Kassabi, durante encontro com o deputado Ricardo Nicolau (PSD), presidente d diretório municipal.
Em nível nacional
Após o encontro, no sábado, 25, Nicolau disse que PSD é um partido que vem crescendo muito aposta em Manaus como umas das capitais brasileiras com desempenho promissor no pleito de dia 15 de novembro.
— Como presidente do PSD Manaus, esta decisão reforça ainda mais a nossa responsabilidade com o futuro da cidade, que será tratada como prioridade em nível nacional –, acrescentou o deputado.
Sine não parou
Com a suspensão temporária do atendimento presencial causada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Sistema Nacional de Emprego (Sine Amazonas) registrou mais de 6 mil atendimentos ao cidadão. Foram serviços como solicitação do Seguro-Desemprego, Carteira de Trabalho Digital e Cadastro para empregos.
ÚLTIMA HORA
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo homologou nesta segunda-feira (27) o plano de recuperação judicial da Odebrecht. A empresa entrou com um pedido de recuperação judicial em junho do ano passado, depois de ser dragada pela operação Lava-Jato. A homologação foi assinada pelo juiz João de Oliveira Rodrigues Filho, da 1a Vara de Falências de São Paulo. As informações são de O Globo.
Esta é uma das maiores recuperações judiciais da história do país, com o Grupo Odebrecht somando dívidas totais de R$ 98,5 bilhões, que acabaram sendo negociadas. A dívida sujeita ao processo de recuperação judicial, porém, é de R$ 54 bilhões de reais.
ORGULHO
A cantora Gretchen resolveu se pronunciar sobre as ofensas diante da contratação de seu filho Thammy Miranda para estrelar uma campanha de Dia dos Pais da Natura. No Twitter, o fato chegou a ser um dos assuntos mais comentados devido aos ataques de muitos usuários em relação à decisão da marca. "Eu preferi nem escrever, eu preferi gravar um vídeo porque é o seguinte: meu filho foi contratado para fazer campanha de Dia dos Pais porque ele é um pai de verdade. Porque ele é um pai presente, que sustenta, que ama, que cuida do seu filho, que protege a sua mulher, que está ao lado do filho e da mulher ao mesmo tempo, é um pai de verdade”.
VERGONHA
Porta-voz da ditadura militar, e hoje do bolsonarismo, na imprensa, o jornalista Alexandre Garcia estreou como comentarista na CNN na manhã desta segunda-feira (27) no programa “Liberdade de opinião”, onde disparou críticas ao Supremo Tribunal Federal e rasgou defesas ao governo federal. No primeiro absurdo de sua fala, disse que Jair Bolsonaro “é a prova viva da eficácia da hidroxicloroquina” no tratamento contra a Covid-19 e que repórteres, quando falaram que a substância “não tem comprovação científica” para combater o coronavírus, apenas “repetem chavões”. Ele também fez duras críticas ao inquérito das fake news que corre no Supremo, onde é relatado pelo ministro Alexandre de Moraes, que nas últimas semanas tomou decisões no sentido de suspender contas de bolsonaristas nas redes sociais que espalham mentiras e distorções para defender o governo.