Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Empresários da Natura, Fiesp, Ultra-Ipiranga e do banco Santander estão tramando novo golpe contra Lula

Um artigo publicado no jornal Estado de S. Paulo sinaliza que grandes empresários estão dispostos a se mobilizar mais uma vez contra a volta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e contra a soberania popular.

São os mesmo que patrocinaram a sucessão de golpes que empurrou o Brasil ao fascismo: o golpe contra Dilma Rousseff, em 2016; a prisão política de Lula em 2018 e agora as ameaças a um processo eleitoral limpo.  Trata-se do texto "Nem Lula, nem Bolsonaro", assinado por Pedro Passos, dono da Natura, Pedro Wongtschowski, do grupo Ultra e Horácio Lafer Piva, ex-presidente da Fiesp.

Ate tu, Santander?

Mas não e só a Natura – aquela que vende produtos da Amazônia –, Ultra e Fiesp que querem ver Lula fora da eleição. O executivo do banco Santander, Victor Candido, foi pego com a mão na botija pregando um golpe do banco espanhol contra Lula.

Terceiro golpe

O economista escreveu um relatório propondo um terceiro golpe contra a soberania popular no Brasil, depois da derrubada ilegal de Dilma Rousseff e da prisão política de Lula.

"Em suma, ninguém apoiará um golpe em favor de Bolsonaro, mas é possível especular sobre um golpe para evitar o retorno de Lula. Ele era inelegível até outro dia, por exemplo, pode voltar a sê-lo”, escreveu ele.

Reação no Twitter

A pregação golpista do banco espanhol Santander levou a instituição financeira ao topo do Twitter.

PGR livra Omar

A Procuradoria-Geral da República defendeu nesta quinta-feira (12), em parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF), o arquivamento do pedido de investigação sobre uma declaração do presidente da CPI da Pandemia, Omar Aziz (PSD-AM), sobre o que chamou de "lado podre das Forças Armadas".

No posicionamento enviado ao STF, o procurador-geral da República, Augusto Aras, considerou que não houve crime na conduta do senador.

O “lado podre”

Durante sessão do dia 7 de julho, Aziz fez uma crítica aos membros da ala militar que estão no governo e envolvidos em suspeitas de corrupção e afirmou.

— Os bons das Forças Armadas devem estar muito envergonhados com algumas pessoas que hoje estão na mídia, porque fazia muito tempo, fazia muitos anos que o Brasil não via membros do lado podre das Forças Armadas envolvidos com falcatrua dentro do governo.

Queria, mas não deu

Na bancada do Amazonas, quem mais amargou a derrota acachapante do voto impresso foi o senador Plínio Valério (PSDB-AM), fiel aliado de Bolsonaro e defensor ferrenho da cédula de papel e da urna de lona.

Então, tá!

Sem prova nenhuma, Plínio propaga na mídia que já perdeu eleição para prefeito por problemas com a urna eletrônica. Quer dizer,  não foi a falta de votos que derrotou o candidato. Era a urna que não prestava.

Olavo da economia

Vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL-AM), fez uma comparação que poderia ser considerada cômica, se não fosse trágica. Ele afirmou que o ministro da Economia, Paulo Guedes, é "o Olavo de Carvalho da economia".

Olavo já foi considerado o "guru intelectual" do governo de Jair Bolsonaro mas, hoje, tem pouca influência.

Ipiranga quebrou

Guedes foi apelidado como "Posto Ipiranga" durante a campanha eleitoral de Bolsonaro em 2018, já que todas as questões econômicas feitas ao então candidato à presidência eram repassadas a Guedes.

Atualmente a autoridade do ministro foi retirada, que nem Olavo de Carvalho.

Discurso do ódio

O "soldado da democracia", como definiu o general Ramos, ex-deputado Roberto Jefferson já está em uma cela de Bangu

Mas mesmo preso continua xingando o STF. Na noite de sexta-feira, 13, seus apoiadores tocaram, em frente ao STF,  o áudio gravado pelo ex-deputado antes de ser preso.

“Conta pessoal”

No áudio, Jefferson volta a ameaçar, dizendo que sua conta com Alexandre de Moraes “agora é pessoal”.

O presidente do PTB foi preso mais cedo a pedido da PF por suposta participação em uma organização criminosa digital para atacar a democracia, e gravou o áudio para filiados do partido.

“Buraco mais embaixo”

Em outro trecho, o ex-deputado preso no mensalão afirmou que espera se encontrar pessoalmente com Moraes a quem chamou de “Xandão”.

— Já falei para o Xandão (Alexandre de Moraes) uma vez e vou repetir: O buraco comigo é mais embaixo, Xandão. Sei que você é metido a valente, mas nossa conta é pessoal daqui para frente. Não tem saída. A vida vai nos colocar frente a frente –, disse Jefferson no áudio gravado para os filiados do PTB.

Relações perigosas

Uma semana antes de o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinar a prisão preventiva do presidente do PTB Roberto Jefferson (RJ), o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Eduardo Ramos, teve um encontro com o ex-deputado federal e fez elogios ao parlamentar.

Soldado da democracia?...

O encontro aconteceu no dia 3 de agosto. E sobre isso  o ministro Ramos escreveu em seu  Twitter:

— Recebi hoje a visita do Presidente do PTB, Roberto Jefferson. Mais um soldado na luta pela liberdade do nosso povo e pela democracia do nosso Brasil.

Mas que “soldado da democracia”, hein?

Tudo o que o mestre mandar

A exemplo do chefe Bolsonaro, o deputado Alberto Neto (republicanos) também passou a atacar os ministros do  STF. Pelo Twitter, ele  disse que eles são  uma  “ditadura de toga”.

Ofendeu vai em cana

Isso não deve acabar bem. A partir de agora, quem atacar o tribunal sem provas ou praticar crimes contra a democracia vai pro xilindró. Vide Roberto Jefferson e o colega de Alberto, Daniel Silveira (PDSL-RJ).

Medo do Lula

Como o chefe, Alberto Neto também tá morrendo de medo de Lula. Na mesma postagem o capitão acusou  o STF  beneficiou a soltura do ex-presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva. Tá cutucando onça com vara curta.

Quem desdenha...

Marcos Mion: emoção ao entrar, finalmente, na rede Globo

Não raro, quem está gora da Globo, costuma esculhambar  e ironizar  a vênus platinada. Mas, quando nos altos e baixos da carreira são chamados para trabalhar na emissora se derretem em elogios e não escondem a emoção.

...quer comprar!

Foi assim com a turma do extinto CQC e Pânico – que em revoada se transferiu para a televisão –,   e agora com o apresentador Narcos Mion.

— Não vou ter vergonha de falar isso. Era mais que uma meta, era um sonho. Várias vezes eu achei que não era para mim, que não ia acontecer –, desabafou no encontro do Fátima Bernardes.

Mion assumirá o Caldeirão no primeiro sábado de setembro.

Mas que esgoto?

O vereador Rodrigo Guedes (PSC) está reivindicando a suspensão imediata da cobrança da taxa de esgoto realizada pela empresa Águas de Manaus em vários bairros da cidade, onde não há coleta e tratamento.

Mais do que certo

Guedes – que não é o “posto Ypiranga” do Bolsonaro –, está mais do que certo.  Como pagar o que não existe?

A cobrança de 100% do valor da conta de água está sendo feita sem que haja a devida realização do serviço e sem que a concessionária tenha investido na rede de tratamento.

Covid fecha Bradesco

Bradesco fechou sua maior agência no Distrito Federal, a da 504 Sul, por causa de um surto de covid-19 entre seus funcionários. Pelo menos três empregados do banco testaram positivo para o novo coronavírus.

Variante Delta

Há suspeitas de que os infectados tenham pegado a variante Delta. Segundo o Bradesco, o fechamento de agências quando identificados casos de covid-19 é regra.

ÚLTIMA HORA

A caminho da cadeia de Benfica, Flordilis acusa os filhos

A caminho da Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, na Zona Norte do Rio, a ex-deputada federal Flordelis (PSD) abriu uma transmissão ao vivo nas redes sociais para pedir uma corrente de orações, após ter sua prisão preventiva decretada pelo TJRJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro). Na live, que durou pouco mais de dois minutos, ela cumprimentou seguidores, reafirmou sua inocência e disse que continuará "adorando a Deus" da cadeia. Flordelis é acusada pelo MPRJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) de ser a mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019.

Na quarta-feira (11), ela teve sua cassação aprovada na Câmara dos Deputados por 437 votos e 7, por quebra de decoro parlamentar. Flordelis diz que é inocente e põe a culpa nos filhos que já estão presos.

ORGULHO

O Brasil inteiro entristeceu e chorou no final da semana a partida de um dos grandes nomes da TV brasileira, Tarcísio Meira. O artista  morreu, aos 85 anos, nesta quinta-feira. O ator recebeu diagnóstico positivo para Covid-19 em 6 de agosto e não resistiu às complicações decorrentes do vírus.   Tarcísio contraiu o coronavírus junto à sua mulher, Glória Menezes, de 86 anos. Além do talento, carisma e caráter, Tarcísio que os grandes amores não existem apenas nas telas de cinema e da TV. Ele e Glória estavam juntos desde 1962. Com fama de casal exemplar, Tarcísio e Glória protagonizaram, em 1967, a primeira telenovela integralmente assinada por Janete Clair, “Sangue e Areia”. Se existiu um rosto no fim do século 20 que melhor representou o papel do galã no país foi o deste paulistano, que marcou sua passagem pela TV brasileira interpretando homens viris, inteligentes e, com frequência, ricos.

VERGONHA

A ex- deputada Cristiane Brasil é aquela que gravou um vídeo ao lado de quatro homens sem camisa, ironizando as ações trabalhistas

A ex-deputada Cristiane Brasil, filha do presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, que foi preso na manhã desta sexta-feira (13) após uma ordem judicial expedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), resolveu cobrar o presidente Jair Bolsonaro publicamente por conta de seu silêncio.

— Cadê o “ACABOU PORRA”? Estão prendendo os conservadores e o bonito não faz nada??? O próximo será ele! E se não for preso, não vai poder sair nas ruas já, já!  ACOOOOOORDA!!!” –, escreveu Cristiane em seu perfil no Twitter. Ela também já esteve detida por um período, em 2020, acusada de participar de um esquema de desvio de recursos públicos em contratos da área de assistência social celebrados entre a prefeitura e o governo do Estado do Rio de Janeiro.

Publicidade BEMOL
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade UEA
Publicidade CREA-AM

Mais Recentes