Ir para o conteúdo

Dito & Feito: COM LICENÇA, VALOIS VAI À LUTA!

Aos 81 anos, advogado está de volta ao começo

Charge de Mário Adolfo

Aos 81 anos, o advogado Félix Valois Coelho poderia se sentir cansado de guerra e decidir ir para  casa ler bons livros, assistir series do Netflix, fazer bilu-bilu para seus netinhos ou  simplesmente  saborear um bom e velho whisky , água que passarinho não bebe.

Mas não. Ao invés de ir busca uma vida pacata – coisa que nunca teve pois foi advogado criminal e vice-prefeito (1989 e 1992)  e enredo da Banda Independente e Confraria do Armando (BICA) –, resolveu afundar o pé no acelerado e ir à luta, como se fosse um jovem debutante na política: é candidato a vereador pelo PT, bandeira que mais se aproxima hoje do velho Partidão do qual fez parte até o dia em que os generais de ditadura permitiram.

No dia da Convenção da Coligação  Manaus Mais Forte, manhã de domingo, Valois foi um dos primeiros a chegar ao Clube do Trabalhador. Um jornalista que não o via há muito tempo correu para cumprimentá-lo. Curioso, o perguntou à queima-roupa?

— O senhor deve ser o advogado da coligação, certo?

— Não, sou candidato a vereador!

— Jura? – reagiu o rapaz perplexo.

Apoio da classe

Não se surpreendam, senhoras e senhores, se Félix Valois não for um dos mais votados vereadores desse pleito.

Nesta manhã de quarta-feira (28) ele recebeu um importante apoio.

*

Em evento realizado na zona Centro-Sul de Manaus, um grupo de advogados declarou apoio às candidaturas de Marcelo Ramos para prefeito e do colega de OAB.

Estrella da festa

A reunião contou com a presença de figuras importantes da advocacia, incluindo a presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas-Amazonas, Catharina Estrella.

Uma chance a Manaus

Durante o evento, Marcelo elogiou a decisão de Valois de voltar à vida pública aos 81 anos, destacando seu compromisso com o bem-estar da cidade.

*

— Não somos nós que estaremos dando chance para o professor Félix Valois, mas sim ele que está dando uma chance para a cidade de Manaus!.

Uma vez líder, sempre líder

Não é preciso dizer que  Valois tem um histórico de liderança na Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Amazonas (OAB-AM), onde atuou como presidente entre 1975 e 1978 e foi conselheiro federal, está retornando à política.

Arlindo Porto partiu

O jornalista e ex-deputado Arlindo Porto, que nos deixou nesta quarta-feira (28) aos 92 anos, , foi cassado pela ditadura militar quando exercia mandato de deputados estadual, no golpe de 1964,

*

Teve seu mandato devolvido 50 anos depois pela Assembleia Legislativa, em cerimônia realizada no dia 04 de abril de 2013.

Arlindo POrto recebeu de volta o mandato cassado pela ditadura


Reparação histórica

A reparação histórica só foi possível graças ao então deputado  estadual Arthur Bisneto(PSDB), autor da proposta, que também partir este ano.

*

Em seu discurso, o jornalista lembrou que nunca teve acesso ao documento que resultou na cassação. Para ele, a iniciativa da ALE/AM.

— Talvez minha cassação tenha sido uma forma da Casa se posicionar a favor do governo militar.

Parintinsgate

Dissemos semana passada que a  campanha para as eleições  municipais de Parintins é nitroglicerina pura.

Dito e feito. Nesta quarta-feira (28)  quatro candidatos a vereador de Parintins renunciaram às suas candidaturas, apenas 10 dias após o início da campanha eleitoral.

*

A informação foi divulgada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Mistério na ilha

Só que as renúncias  estão envoltas no véu de mistério. Até  momento, nem o TSE e muito menos os ex-candidatos explicaram o motivo da renúncia em massa.

Baixa no time de Brena

O que chama a atenção é que todos os candidatos que desistiram faziam parte do partido Agir, que em Parintins faz parte da coligação liderada por Brena Dianná, candidata a prefeita da ilha.

Mais bomba por aí

Em Parintins, a maioria dos candidatos a prefeito e a vereador ainda está com suas candidaturas em processo de julgamento pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Isto significa dizer que vem mais bomba por aí.

Faz um “L”

O Brasil abriu 188.021 vagas formais de trabalho em julho, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quarta-feira, (28), pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

*

O resultado do mês passado foi fruto de 2.187.633 admissões e 1.999.612 desligamentos e veio apenas um pouco abaixo de expectativa de economistas apontada em pesquisa da Reuters de criação líquida de 190.000 vagas.

Salário médio

O salário médio de admissão nos empregos com carteira assinada foi de R$ 2.161,37 em julho. Comparado ao mês anterior, houve aumento de R$ 23,01 no salário médio de admissão, uma elevação de 1,1%.

Coronéis golpistas

Exército Brasileiro abriu na terça-feira (27)um Inquérito Policial Militar (IPM) para investigar quatro militares por possíveis crimes relacionados à elaboração da "Carta ao Comandante do Exército de Oficiais Superiores da Ativa do Exército Brasileiro".

Carta pro golpe

Essa carta, segundo investigações da Polícia Federal, foi utilizada como instrumento de pressão ao então comandante do Exército, General Freire Gomes, para que ele aderisse a um golpe de Estado em 2022.

Quem são eles

Os quatro militares que serão investigados pelos possíveis crimes são os coronéis Alexandre Castilho Bitencourt da Silva e Anderson Lima de Moura (ambos da ativa); E os coronéis Carlos Giovani Delevati Pasini e José Otávio Machado Rezo Cardoso (os dois da reserva).

Mulher no quartel

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o alistamento militar voluntário de mulheres representa passo significativo das Forças Armadas para seu aprimoramento e modernização.

Segundo ele, a medida “reforça a máxima de que o lugar da mulher é onde ela quiser”.

ÚLTIMA HORA

O que está por trás da entrevista de Huck com Zelensky, o presidente ucraniano?

Huck: apresentador vira correspondente de guerra para atacar Lula

Moisés Mendes, jornalista de Porto Alegre detonou em seu blog o que está por trás da viagem de Luciano Huck à  Kiev para entrevistas o presidente Volodymyr Zelensky.

Segundo ele, a  Globo tem mais de 3 mil jornalistas em todo o país e no exterior, mas  Luciano Huck foi o escolhido pela empresa para ir a Kiev com uma única intenção: gravar os ataques de Zelensky ao presidente Lula.

“Huck foi ouvir o sujeito que ataca Lula sempre que fala do Brasil a pretexto de ver o presidente como protagonista de uma tentativa de paz”, escreveu o jornalista gaúcho.

Para Mendes, é constrangedor para o jornalismo da maior organização brasileira de mídia que “um animador de auditório, e não um repórter, tenha sido enviado a Kiev com a missão de fazer com que Lula, e não a guerra, seja a pauta”.

*

“Zelensky sabe que os ataques a Lula não mudam nada. A Globo mandou o seu Silvio Santos a Kiev para propagandear o ponto de vista da OTAN e abrasileirar a abordagem da guerra. Para que Lula seja denunciado de novo por estar, segundo a Globo e Zelensky, do lado errado”.

Disse ainda o jornalista que a conversa de compadres da entrevista sobre a guerra da Ucrânia serve para “tentar desqualificar as posições de Lula como mediador internacional e enfraquecê-lo internamente”.

ORGULHO

Ísis Valverde: confirmada participação no filme de Sylvester Stallone

A brasileira Isis Valverde deu um grande salto em sua carreira de atriz. A  queridinha da televisão brasileira, inicia a carreira internacional em grande estilo: ela foi confirmada em um filme de Hollywood ao lado do astro Sylvester Stallone, o eterno Rambo. Antes, mantida em segredo, a informação foi confirmada pela própria atriz no Instagram. Nas redes, ela compartilhou uma foto mostrando o título do filme “Alarum” acompanhado do elenco.

— Agora eu posso compartilhar! –, brincou. Ainda não se tem muitos detalhes da trama, mas “Alarum” é um filme americano de ação e suspense.

VERGONHA

O povo Kaiowá continua sendo massacrado por jagunços do agro

O indígena E. Kaiowá, de 20 anos,   está com uma bala alojada no crânio desde o dia 03 de agosto. D acordo com o Intercept Brasil, ele e outros 10 indígenas Guarani e Kaiowá ficaram feridos após ataques de jagunços do agro da região.  “O  racismo acontece até mesmo em atendimentos médicos. E. Kaiowá chegou a ouvir de um policial dentro do hospital em que foi socorrido que ‘o tiro deveria ter acertado no meio do peito’ para que ele morresse logo”, revela o portal. Segundo ainda o Intercept,  pelo menos 30 crianças Guarani-Kaiowá estão sem comida após ataques em Douradina, no MS.

OUTRAS PALAVRAS

“NÃO É VERDADE QUE AS PESSOAS PARAM DE PERSEGUIR OS SONHOS PORQUE ENVELHECEM, ELAS ENVELHECEM PORQUE PARAM DE PERSEGUIR OS SONHOS”, Gabriel García Márquez
Publicidade BEMOL
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade UEA
Publicidade CREA-AM

Mais Recentes