Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Crime contra a memória de Manaus

Nunca é tarde para salvar o prédio histórico dos Correios

Charge de Mário Adolfo

Uma boa notícia para aqueles que preservam e respeitam a memória de Manaus.

A Prefeitura de Manaus  e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) estão em se entendendo com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos para impedir um dos maiores crimes que vinha sendo cometido no Centro de Manaus: a depredação do histórico prédio localizado na avenida Eduardo Ribeiro, esquina com a rua Teodoreto Souto.

Ainda bem! O clássico prédio dos Correios é parte da história da cidade. E quem passa por lá e observa o estado em que se encontra não consegue conter a indignação. Construído no início do século XX para abrigar a firma Marius & Levy, o prédio possui revestimento cerâmico e tijolos aparentes em todas as fachadas. Desde 1921 vinha sendo ocupado pelos Correios. Na década de 1980 foi abandonado irresponsavelmente, passando a ser um antro de drogados, marginais e vândalos.  Saqueado ao longo do tempo, o prédio está completamente destruído.

Considerado um ícone arquitetônico do ciclo da borracha, o prédio do Correio foi tombado pelo Iphan em 1988.

Ai de ti, Manaus!

Não é a primeira vez que o  prédio corre o risco de desaparecer da paisagem urbana da Manaus antiga.

No passado foi incendiado e inteiramente recuperado.

E mesmo encravado na área tombada pelo Governo Federal e protegido por decreto municipal e tombado pelo Governo do Estado, ninguém se preocupou em protegê-lo.

Robério não perdoa

Procurado pelo portal márioadolfo.com, o historiador e ex-secretário de estado da Cultura, Robério Braga não poupou ninguém.

– A culpa é de todos: Governo Federal, Governo do Estado, Prefeitura de Manaus e do IPHAN, que tombou mas não fiscalizou, não multou,  deixando o desmantelamento do edifício dos Correios avançar!

Salvou muita coisa

Robério tem moral para falar, afinal, no período de 1997 a 2017 ele implantou e esteve à frente da Secretaria de Estado de Cultura, atravessando vários governos.

Foi ele que promoveu a reabilitação de logradouros e prédios, criação de museus, bibliotecas, centro culturais, escola de artes e até a Universidade do Estado do Amazonas. E salvou muita coisa!”

*

— Considero ter certa experiência e autoridade moral para tratar do tema, e tomo a liberdade de me manifestar temeroso com os destinos do Centro Antigo de Manaus, por cujo tombamento sempre trabalhei –, detona Robério.

Belle époque

Para o historiador Robério, autor de vários livros sobre a memória de Manaus, bastaria a continuidade do Projeto Manaus “belle époque” idealizado pela equipe da então Secretaria de Cultuara, que teve muitas ações executadas com todo êxito, para evitar esse desastre.

*

—  Além disso, bastaria a contratação de empresa de vigilância patrimonial e uso correto do bem público por seu proprietário: o Governo Federal -, disse ele.

Pensando no vice

O pré-candidato a prefeito de Manaus, Amom Mandel (Cidadania) ainda não decidiu quem será seu candidato a vice.

Mas garantiu a D&F que seis nomes passam por sua cabeça, entre eles duas mulheres.

— Ainda são poucas as mulheres com o perfil político em Manaus. Queria que houvesse mais – disse Amom.

Ainda é cedo

Quem também tem alguns nomes na cabeça com perfil para vice, mas  que prefere esperar a convenção partidária é o petista Marcelo ramos.

O pré-candidato escolhido por Lula disse que  tem alguns nomes, mas é muito cedo ainda.

*

—  Vice é um negócio que só se resolve na véspera ou no dia da Convenção, porque. Depende de alianças partidárias, depende de quem vai me apoiar, então não adianta especular antes do tempo – disse á coluna o pré-candidato a prefeito.

Propaganda antecipada

Mosaicos da prefeitura espalhados por toda a cidade podem ser considerados propaganda

A  utilização de verba pública da gestão municipal para imprimir identidade visual na cidade, denúncia feita pelo vereador William Alemão, pode ser considerada propaganda eleitoral antecipada.

A denúncia será examinada pela Procuradoria Regional Eleitoral do Amazonas.

Mosaico colorido

Para Alemão,  o entendimento é de que a prática de compra e contratação com esta finalidade configura ato de improbidade administrativa e de propaganda eleitoral antecipada por conta da marca pessoal da Prefeitura de Manaus, no formato de um mosaico colorido.

*

— O uso desse mosaico colorido é um desrespeito à Constituição Federal, no que se refere aos princípios da impessoalidade, legalidade e moralidade públicas, caracterizando promoção pessoal –, cutuca  Alemão.

Ligações perigosas

Em relatório complementar sobre o assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes, enviado na última quinta-feira (23) ao Supremo Tribunal Federal (STF), a Polícia Federal (PF) cita a relação de Domingos Brazão, ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) – preso como um dos mandantes do crime –, com o hoje senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o filho "01" de Jair Bolsonaro (PL).

Peixe liso

Segundo informações do Brasil de Fato, o elo entre Flávio e Brazão surge no relatório como resultado da investigação no aparelho celular de Robson Calixto Fonseca, conhecido como Peixe.

*

Peixe foi assessor de Brazão e está preso desde o dia 9 de maio, acusado de ser o intermediador de uma das reuniões do ex-TCE com Ronnie Lessa, executor confesso do assassinato.

Quando o ciúme mata

A mulher que foi presa por jogar soda cáustica em Isabelly Aparecida Ferreira Moro, de 23 anos, não demonstrou arrependimento em depoimento à Polícia Civil. O caso aconteceu em Jacarezinho, no Paraná, na quarta-feira (22). A suspeita, de 22 anos, foi detida dois dias depois.

*

Conforme a delegada Caroline Fernandes, a mulher confessou o crime e disse que teria jogado a substância por ciúmes do atual companheiro, que é ex-namorado da vítima.

Obsessão não é amor

Isabelly comprou o produto usado no crime em um supermercado da cidade 15 dias antes.

A soda cáustica é uma substância altamente corrosiva e tóxica utilizada em produtos de limpeza doméstica.

*

Em caso de ingestão, pode causar danos severos ao sistema digestivo, levando a complicações graves e, em casos extremos, até à morte.

10 golpes a cada hora

As vítimas de golpes online na compra e venda de veículos tiveram uma perda estimada em R$ 2,7 bilhões em 2023. Segundo dados de estudo de mercado realizado pela OLX, o país registrou mais de 91 mil fraudes nesse setor, o que equivale a dez golpes a cada hora.

Sampa lidera ranking

São Paulo lidera o ranking com 28% dos casos, seguido por Minas Gerais (8%), Rio de Janeiro (7%) e Bahia (6%). Carros são os principais alvos, representando 64% das fraudes, motos vêm em seguida, com 31%, e caminhões em terceiro lugar, com 5% das ocorrências.

Os preferidos dos pilantras

Já as marcas mais visadas por fraudadores em 2023 foram Chevrolet (26%), Volkswagen (19%), Fiat (17%), Toyota (8%), Ford (7%), Honda e Hyundai (5%), Renault (3%), Jeep e Nissan com 1% cada.

AGORA SÓ EM 2030 –  Xandão rejeita recursos e mantém Bolsonaro e Braga Neto inelegíveis

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes, rejeitou um recurso apresentado pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-ministro Walter Braga Netto contra decisão da corte que tornou ambos inelegíveis por abuso de poder político e econômico.

Os advogados da chapa a presidente e vice das eleições de 2022 pediam o envio do caso ao STF (Supremo Tribunal Federal). A decisão de Moraes foi assinada na sexta-feira (24) e publicada neste sábado (26).

O recurso extraordinário foi apresentado em ação que declarou inelegíveis, em 31 de outubro de 2023, Bolsonaro e Braga Netto por causa do uso eleitoral das celebrações do 7 de Setembro.

*

Dos 7 ministros, 5 consideraram que Bolsonaro cometeu abuso de poder e promoveu campanha usando dinheiro público nas comemorações do Dia da Independência. Ao condenar a chapa encabeçada por Bolsonaro, em 2023, Moraes classificou os atos do 7 de Setembro como de caráter eleitoral e eleitoreiro e criticou fortemente o fato de o Exército ter cancelado o tradicional desfile militar no centro do Rio para engrossar o ato bolsonarista em Copacabana.

ORGULHO

Rondônia vem produzindo um café de boa qualidade e que não agride o meio ambiente

Um estudo recente conduzido por pesquisadores da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) concluiu que a produção de café na região das Matas de Rondônia é sustentável e não agride a Amazônia. Rondônia é responsável por 97% do café produzido na região amazônica e tem alcançado marcos significativos em agricultura sustentável. E o que é melhor ainda, o desmatamento é zero.  De 2020 a 2023, imagens de satélite de alta resolução ajudaram a identificar e definir áreas agrícolas e florestais em 15 municípios das Matas de Rondônia. O estudo encontrou desmatamento zero em sete municípios, incluindo Cacoal, Castanheiras, Primavera de Rondônia, Santa Luzia do Oeste e São Miguel do Guaporé. No geral, menos de 1% da área total ocupada pela cafeicultura mostrou sinais de remoção florestal.

VERGONHA

Ronnie Lessa : assassino de Marielli foi homenageado na Assembleía Legisltiva do Rio

O policial militar reformado Ronnie Lessa, matador de aluguel que  que assassinou a vereadora  Marielle Franco com 13 tiros, e  o motorista Anderson Gomes, já foi homenageado na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) há mais de 20 anos. A homenagem é do ex-deputado Pedro Fernandes Filho, já falecido.  No   texto, protocolado em 23 de novembro daquele ano, Fernandes justifica o prêmio pela maneira como Lessa e os outros policiais “vem pautando sua vida profissional como policial militar do 9 Batalhão de Polícia Militar (BPM)”.

— Sem nenhum constrangimento posso afirmar que o referido militar é digno desta homenagem por honrar, permanentemente, com suas posturas, atitudes e desempenho profissional, a sua condição humana e de militar discreto mas eficaz. Constituindo-se, deste modo, em brilhante exemplo àqueles com quem convive e com àqueles que passam a conhecê-lo.

Isto é uma vergonha!

OUTRAS PALAVRAS

millor cariacatura.jpeg



“EM POLÍTICA NADA SE PERDE E NADA SE TRANSFORMA – TUDO SE CORROMPE”

Millôr Fernandes

Publicidade ENEVA
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes