Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Cutucando com vara curta

Bolsonaro desafiou Xandão, mas nesta quarta foi para sede do PL e ficou esperando para saber se será preso ainda nesta quarta-feira

O imbroxável Jair Bolsonaro sabe que a  Procuradoria-Geral da República (PGR) viu risco de fuga em seu comportamento e pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o ex-presidente fosse monitorado por tornozeleira eletrônica, cumpra recolhimento noturno entre as 19h e as 6h e se mantenha distante de embaixadas e redes sociais, onde ele costuma mitar seu ódio.

No entanto, ele continua desafiando o STJ por achar que ainda é o presidente e pode cometer o abuso de autoridade como fazia quando exercia o cargo. Foi por essas e outras que na tarde dessa segunda-feira, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) deu 24 horas para defesa de Jair Bolsonaro (PL) esclarecer declarações do ex-presidente após ter proibido transmissão ou veiculação de áudios e vídeos de entrevistas do ex-mandatário nas redes sociais.

*

A defesa do ex-presidente deveria  apresentar até as 21h13 desta terça-feira (22) explicações ao STF  sobre os descumprimentos de medidas cautelares impostas a Bolsonaro. E fez isso. Mas, até a manhã desta quarta-feira, não houve prisão ou qualquer outra decisão.

Justificativas

No documento enviado ao Supremo, os advogados alegam que Bolsonaro não acessou redes, tampouco publicou ou solicitou publicações em seu nome. A manifestação ocorre após entrevistas recentes do ex-presidente no Congresso Nacional que ganharem repercussão no meio digital.

À espera

Com o recebimento da manifestação da defesa, caberá agora ao ministro Alexandre de Moraes decidir se encaminha o caso à Procuradoria-Geral da República (PGR), responsável por analisar se houve violação das medidas impostas. A partir disso, poderá haver nova manifestação da PGR, mas a palavra final segue com Moraes, que pode manter as cautelares ou determinar prisão preventiva.

Bolsonaro saiu da sua residência nesta manhã a caminho da base do Partido Liberal, e não falou com a imprensa.

Prisão imediata

Em sua decisão na noite desta segunda-feira (21), Moraes pede esclarecimentos, "sob pena de decretação imediata da prisão do réu".

No documento, ele mostra imagens do ex-presidente mostrando sua tornozeleira e prints de vídeos com suas falas sendo compartilhados nas redes sociais.

*

Portanto, Jair que se cuide porque não está descartada a decretação imediata de sua prisão.

Vitimização

Na tarde desta segunda-feira, Bolsonaro esteve na Câmara dos Deputados e, ao sair de uma reunião com parlamentares do PL.

Na saída, fez cara de perseguido,  falou com jornalistas e exibiu a tornozeleira eletrônica, coisa que ele na véspera ele falou quer não faria porque “era muita humilhação”.

Ah, como sou humilhado!

A fala foi replicada por apoiadores em diversos perfis nas redes:

— Isso aqui é um símbolo da máxima humilhação em nosso país. Uma pessoa inocente. Covardia o que estão fazendo com um ex-presidente da República –, reclamou o imbroxável.

Violou as restrições

A reprodução da entrevista nas redes motivou Moraes a questionar se houve violação.

Pela decisão, não basta que Bolsonaro evite publicações próprias –, também está vedada a veiculação de suas falas por terceiros nas redes, inclusive por meio de órgãos de imprensa.

Pode ser preso

Após a manifestação da defesa do ex-presidente, caso o ministro relator entenda que houve intenção de descumprir as medidas impostas, poderá ser decretada a prisão preventiva de Jair Bolsonaro.

Homem santo

Todos vez que se aproxima uma eleição, o senador Plínio Valério (PSDB-AM) vira católico fervoroso ou evangélico fanático, não importa a religião.

No último domingo (20) ele participou da Marcha para Jesus no município de Tefé.

*

— Eu estou muito grato por poder participar desse momento das pessoas encontrarem um oásis para poder matar sua sede e saber que o Mundo e a vida não se resumem a um problema —, disse.

Fé demais

O problema é que depois de eleito, o senador tucano simplesmente desaparece dos templos.

Foi assim com a igreja católica, a quem dedicava um programa inteiro de rádio, rezava a oração de São Francisco todos os  dias e tocava os hinos de Padre Zezinho. Lembram?

*

Mais depois de se eleger senador sumiu, desapareceu, escafedeu-se...

Missão em Xangai e Tóquio

Uma missão da  Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) está a caminho de Xangai (China) e Tóquio (Japão).

Nesta terça-feira (22) representantes da autarquia embarcaram para esse destino tendo como objetivo prospectar empresas asiáticas com potencial para investir na região amazônica.

Quem vai

Também integram a missão à China e Japão, técnicos da  Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Sedecti) e do Banco da Amazônia (Basa).

Na pauta 1

Na  primeira etapa, em Xangai,  a comitiva vai fazer contato com fabricantes de equipamentos elétricos, máquinas agrícolas e pneus.

Na pauta 2

Em Tóquio, estão previstas visitas a centros de pesquisa em bioeconomia, com foco na construção de parcerias voltadas à inovação sustentável.

Presença de Niemeyer

Lembram daquele projeto assinado pelo genial arquiteto Oscar Niemeyer – Parque Encontro das Águas?

O espaço, com vista privilegiada para o encontro dos rios Negro e Solimões,  está sendo executado a todo vapor  pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

David retornou das ferias e foi visitar as obras do Parque Encontro das Águas

Turismo e natureza

Nesta segunda-feira, depois das férias, o prefeito David Almeida visitou  a obra e anunciou que o parque deve ser entregue em dezembro.

— Essa é uma obra que vai marcar a história da nossa cidade. Um legado que conecta turismo, natureza e identidade cultural – afirmou o prefeito.

A fúria os bolsomínios

Os senadores Damares Alves (Republicanos-DF) e Magno Malta (PL-ES) anunciaram nesta segunda-feira (21), que o

impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes será a pauta principal dos senadores da oposição no próximo semestre.

Tem moral?

Agora veja quem fala em moralidade e quer detonar o ministro do STF:

Damares Alves, que foi ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, foi acusada por índios Kamayurá de sequestrar uma criança da aldeia, segundo reportagem da revista Época.

*

Kajutiti Lulu Kamayurá, atualmente com 20 anos, teria sido levada quando tinha apenas seis, em 2005.

Tem moral 2

Magno Malta foi indiciado pela Polícia Federal por envolvimento no escândalo dos sanguessugas. Ele foi acusado de ligação com o esquema de venda superfaturada de ambulâncias para prefeituras, suspeito de ter cometido crime de corrupção.

*

O parlamentar é acusado de receber um Fiat Ducato para apresentar uma emenda ao Orçamento que destinaria recursos para a compra de ambulâncias que seriam vendidas por Luiz Antônio Vedoin, chefe da máfia dos sanguessugas.

O que Fux fez no verão passado

Ao  votar  em defesa de Bolsonaro, divergindo da medida cautelar de   Alexandre de Moraes, o ministro Luiz Fux esquece que essa mesma medida foi imposta por ele lá atrás, quando o preso era Luiz Inácio Lula da Silva.

*

Em setembro de 2018, Luiz Fux, então vice-presidente da corte, proibiu Lula de conceder entrevistas.

Na época ele proibia

O petista estava preso na superintendência da Polícia Federal desde 7 de abril do mesmo ano e, horas antes, havia sido autorizado a falar à imprensa por Ricardo Lewandowski, então ministro do Supremo.

*

— Determino, ainda, caso qualquer entrevista ou declaração já tenha sido realizada por parte do aludido requerido, a proibição da divulgação do seu conteúdo por qualquer forma, sob pena da configuração de crime de desobediência –, decretou Fux.

Perguntar não ofende

Quer dizer então,  Luiz Fux, que agora seu colega Alexandre de Moraes está errado,  só porque o alvo da punição é o Bolsonaro?

Defesa de golpista

Fux, que foi juiz rígido no mensalão, conquistou Bolsonaro antes da trama golpista chegar ao STF

Ministro combateu o mensalão, foi lavajatista e, agora, defende teses benéficas a acusados da tentativa de golpe

ÚLTIMA HORA

AGORA VAI –  Marina garante que Avaliação Ambiental Estratégica é essencial para garantir a viabilidade da BR-319

Para quem já andava desesperançoso em relação ao desfecho da novela “BR-319, a rodovia fantasma”, aqui vai uma boa notícia. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), afirmou nesta segunda-feira (21) que a recuperação da BR-319 só poderá avançar após a realização de uma Avaliação Ambiental Estratégica (AAE), estudo mais amplo que analisa os impactos da obra em toda a região afetada. Segundo ela, esse tipo de avaliação é essencial para garantir a viabilidade ambiental do projeto.

A declaração foi feita durante coletiva no VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa, realizado em Manaus. O evento reúne autoridades e especialistas para discutir temas como emergência climática, justiça ambiental e sustentabilidade.


*

Marina destacou que a exigência da AAE não é um entrave, mas um procedimento adotado internacionalmente para grandes obras. Ela lembrou que desde os anos 2000 defende estudos mais abrangentes sobre a BR-319, que já passou por um Estudo de Impacto Ambiental (EIA), considerado mais limitado por focar apenas na área direta da intervenção.

ORGULHO

O ex-deputado federal Marcelo Ramos (PT) é um dos poucos políticos – e talvez o único do PT —, que defende o presidente Lula e seus projetos sociais, principalmente quando  ele é atacado em Manaus.  Agora por exemplo, Ramos reagiu contra a mobilização nacional está marcada para o próximo domingo (03) contra o presidente.

— É um ato de desespero por parte de quem não respeita a Justiça nem a vontade da maioria dos brasileiros. É uma atitude desesperada de um grupo que foi derrotado e que terá em breve o seu líder preso —, disse o petista.

VERGONHA

Tapas e Beijos: Alexandre é condenado por agressão a Ana Hickmann

Condenado pela Justiça de São Paulo, Alexandre Correa, ex-marido da apresentadora Ana Hickmann, deve pagar R$ 10 mil, por danos morais sofridos pela apresentadora, além

da sentença de um ano em regime aberto.  Ana Hickmann foi agredida por Alexandre em novembro de 2023 em Itu, no interior do estado. Na época, a apresentadora registrou um boletim de ocorrência por lesão corporal e violência doméstica.

Após a condenação, Ana Hickmann disse estar “aliviada” com a decisão da justiça.

Estou aliviada que a justiça foi feita. Eu sabia que ia demorar, mas tudo acontece no tempo de Deus –, afirmou a apresentadora.

OUTRAS PALAVRAS

“AS NOIVAS MODERNAS PREFEREM CONSERVAR OS BUQUÊS E JOGAR SEUS MARIDOS FORA”. (Groucho Marx)
Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade UEA

Mais Recentes