Ir para o conteúdo

Dito & Feito: TRAIDORES DA PÁTRIA – Deputados bolsonaristas exibem bandeira em apoio a Trump

Deputados federais do PL exibiram, no Congresso Nacional, uma bandeira com o nome do presidente republicano e o slogan “Make America Great Again

Charge de Mário Adolfo

Em mais um gesto simbólico de alinhamento com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deputados federais do PL exibiram nesta terça-feira (22), no Congresso Nacional,  uma bandeira com o nome do republicano e o slogan “Make America Great Again”. A ação aconteceu enquanto parlamentares do PL (Partido Liberal) se pronunciavam sobre a decisão do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), de proibir reuniões de comissões da Casa que estavam marcadas para hoje.

Os parlamentares pretendiam votar uma moção de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). NO entanto, o gesto gerou desconforto entre membros da própria bancada e de vários setores da sociedade brasileira.

Em certo momento, o deputado Delegado Caveira (PL-PA) ergueu a bandeira com o nome de Trump, com apoio de outros parlamentares, enquanto colegas da bancada se manifestavam.

O gesto causou desconforto entre alguns congressistas do próprio partido, que pediram para abaixar o objeto.

Local inapropriado

Questionado, o deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP), presidente da comissão, justificou:

— Não era o local apropriado. O foco da reunião era outro.

De que lado eles estão?

Além do nome do presidente americano, a faixa estampava a sigla do movimento Maga (Make América Great Again) – Faça a América Grande de Novo, em tradução livre.

Além do nome do presidente americano, a faixa estampava a sigla do movimento Maga (Make América Great Again) – Faça a América Grande de Novo, em tradução livre.

Continência a Trump

Nas redes sociais, o líder do PT na Casa, deputado Lindbergh Farias (RJ), definiu a situação como “traição”.

— Enquanto o país luta contra o tarifaço e defende sua soberania, eles prestam continência a um grupo externo. Isso tem nome: traição –, publicou no X (antigo Twitter).

*

Para o petista, os parlamentares que exibem a bandeira de Trump dentro do Congresso, “não representam o povo brasileiro.

— São traidores da pátria, vendidos a um projeto autoritário e estrangeiro –, concluiu.

Sai fora, caveira!

Os deputados Sargento Fahur (PSD-PR) e Delegado Caveira (PL-PA) ouviram que, se quisessem carregar a bandeira de forma individual, que assim o fizesse.

Em grupo, porém, aquele ato só prejudicava o partido num momento já crítico.

Ratada federal

Os parlamentares que participaram do ato foram criticados, a portas fechadas, por setores mais pragmáticos do PL, pois, na visão deles, "tirou foco do motivo do protesto, que era criticar a decisão de Hugo Motta [presidente da Câmara dos Deputados, Republicanos-PB] de suspender as [reuniões de] comissões".

Eu juro que apoio ele

É quase inexplicável a repetição da frase do prefeito daid Almeida (Avante), como se quisesse reafirmar uma coisa que até Deus duvida:

— Não sou candidato ao governo. Quem é candidato é o Omar!

*

Bom, se a aliança está feita desde as eleições municipais e não corre risco de punhaladas pelas costas e muito menos de desconfiança, para que reafirmar, em todos os eventos que o prefeito apoia o senador?

De novo, toda hora

O último repeteco de apoio aconteceu  nesta quarta-feira (23), durante o lançamento de um pacote de recapeamento de 67 ruas na Zona Norte da capital, que contou com a presença do pré-candidato Omar Aziz.

Não sou, mas o vice é meu!

Depois de reafirmar, pela centésima vez, que não será candidato ao Governo do Amazonas nas eleições de 2026, David revelou que já indicou um nome para vice na chapa que será encabeçada pelo senador Omar Aziz (PSD), seu aliado desde meados de 2023.

*

— Já conversei com Omar, comuniquei nossa parceria e até sugeri o nome do vice, porque não participarei da eleição –, revelou o prefeito.

Quem será, quem será?

Apesar do aviso de que indicou o candidato a vice-governador, David deixou um clima de suspense ao não revelar o nome. E muito menos o senador Omar  Aziz disse que aceitaria a sugestão.

Será ela?

Nos bastidores, muita gente aposta que a se trata da filha do prefeito, Fernanda Aryel.

— Ela me disse: ‘Pai, eu não estava preparada na eleição passada. Agora, se o senhor precisar de mim, eu estou aqui’. Eu vou apoiar um candidato ao governo. Já tenho até o nome do vice: é Aryel”, declarou —, disse David aos jornalusta, em abril deste ano.

...Ou será ele?

Mas há quem aposte as fichas de que o nome que o  prefeito trabalha para vice de Omar é do vice-prefeito Renato Júnior (Avante).

Que, por sinal, estava no evento, estrategicamente posicionado entre David e Omar.

A cegueira do capitão

E o deputado Alberto Neto, hein? Como todo bolsomínion extremista, não enxerga (ou finge não enxergar) o que está por trás do tarifaço do “Godzilla” Donald Trump.

Prefere ir pro bate boca terreno para culpar o presidente Lula e livrar a cara de Eduardo Bolsonaro.

*

—O nome desse culpado se chama Luiz Inácio Lula da Silva. Ele tem cometido um incidente diplomático atrás do outro. Ele peitou o Trump nos Brics! –, vociferou, repetindo o discurso manjado e pobre de sempre.

Rapaz contraditório

O capitão das extrema-direita apoia o tarifaço do Trump de 50% contra o Brasil.

Mas quando o governo Lula tentou  elevar a alíquota do IOF, ele saltou nos coturnos e foi contra.

EUA certo, Brasil errado!

O chilique de Alberto Neto aumentou ainda ais quando ele soube que  o ministro Alexandre de Moraes (STF), autorizou a continuidade do decreto do governo Lula que eleva a alíquota do Imposto:

*

— Essa decisão é arbitrária, abusiva e cria um precedente perigoso para a democracia. Não podemos aceitar essa interferência constante do Judiciário! –, disparou.

ÚLTIMA HORA

SILAS MALAFAIA DETONA MICHELLE – Pastor descarta que ela será a liderança da extrema direita

Silas Malafaia entre Micheque e Bolsonaro: O pastor é "mui amigo"

O pastor Silas Malafaia afirmou nesta quarta-feira (23/7) que não acredita que Michelle Bolsonaro será a principal liderança do público conservador no Brasil. Em entrevista ao programa Contexto Metrópoles, ele disse que, apesar de Michelle ter conquistado espaço na política, há outras figuras importantes dentro da direita.

— A Michelle ganhou visibilidade por méritos próprios. Mas não acho que será a  grande voz do conservadorismo, porque existem várias outras –, afirmou Malafaia.

Durante a conversa, Malafaia citou nomes que, segundo ele, também têm força entre os eleitores conservadores. A lista é de matar de rir.

Veja: Os deputados Nikolas Ferreira, Gustavo Gayer, Sóstenes Cavalcante e os filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro, Flávio e Eduardo.

ORGULHO

Igor Rocha: O seu Morango do Amor cai no gosto do povo e viraliza

Viralizar uma receita não é algo difícil para o confeiteiro e influenciador Igor Rocha. A última tomou conta de todos os espaços da internet com o Morango do Amor. Apesar de não se saber quem foi a primeira pessoa que criou o Morango do Amor, a certeza é que Igor foi o responsável pelo sucesso do doce.

O vídeo em que ele mostra pela primeira vez o Morango do Amor tem mais de 2 milhões de visualizações só no Instagram. Depois da repercussão, ele fez outro vídeo com dicas para as pessoas nunca mais errarem a receita, e já são mais de 3 milhões de views. Pernambucano de origem, Igor tem 25 anos e começou na internet em 2015. Pesando 140 quilos, ele usava o Instagram para documentar sua jornada de perda de peso. A primeira receita que viralizou foi o leite condensado fitness.

VERGONHA

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) embarcou na chantagem para beneficiar o clã e anistiar seu pai.  Ele disse em entrevista à CNN que "o primeiro passo" para que uma negociação sobre as tarifas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Brasil comece a ser discutida, é pautar o projeto da anistia no Congresso Nacional.

— O primeiro passo que a gente tem que discutir é sim uma anistia ampla, geral e irrestrita. Porque hoje o Congresso só não aprova essa grande anistia, e isso é um sentimento da maioria esmagadora do Congresso, porque há uma pressão de alguns ministros do Supremo –, afirmou.

Depois sai dizendo por aí que Brasil acima de todos e Deus acima de todos. Grande patriota, hein?

OUTRAS PALAVRAS

“O LIVRO TRAZ A VANTAGEM DE A GENTE PODER ESTAR SÓ E AO MESMO TEMPO ACOMPANHADO”, Mario Quintana
Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade UEA

Mais Recentes