
A polêmica envolvendo o comercial das Havaianas, estrelado por Fernanda Torres, que sugere "entrar no ano com os dois pés", está sendo interpretada pelos bolsominions da extrema-direita de forma equivocada, porque a própria direita vestiu a carapuça. Afinal, não preciso ser Washington Olivetto – o gênio da publicidade –, para perceber que o filme manda que entremos em 2026 com “os dois pés”, isto é, com o direito ou o esquerdo, não importa. O que, claramente sugere o fim da polarização. É assim que funciona na democracia. Cada um tem o livre arbítrio para entrar o ano novo com o pé que bem entender. Aliás, é isso que sugere a publicidade estrelada por Fernandinha. Veja:
— O que eu desejo é que você comece o Ano-Novo com os dois pés. Os dois pés na porta, os dois pés na estrada, os dois pés na jaca, os dois pés onde você quiser. Vai com tudo, de corpo e alma, da cabeça aos pés –, afirma a atriz na peça publicitária.
No entanto, a direitona – boa parte bolsonarista –, interpretou como provocação ideológica, apesar do tom pacificador da campanha. Mesmo quando se sabe que o jargão popular sempre aconselhou a entrar com o pé direito quando se está diante de um novo começo, para desejar boa sorte. “Entre em campo com o pé direito”, “comece o dia com o pé direito”, “levante da cama com o pé direito”... Quantas vezes já ouvimos a frase no lugar de “boa sorte”? E nem por isso a turma de direita andou jogando o pé na lata do lixo, como está fazendo com a chinela Havaiana. Ou cancelou o amigo, a mãe ou o namorado (a) que lhe desejou boa sorte.
Agora, na cabeça torta de quem vê maldade em tudo, o melhor é crucificar a chinela, a empresa que a fabrica e, pasmem, a atriz vencedora do Oscar, que é o orgulho da raça!
Perguntar não ofende
E quando marcas como a Havan , Madero , Centauro, Havan, Riachuelo, Coco Bambu , Smart Fit, Bio Ritmo, e outras se posicionaram ao lado do bolsonarismo – algumas até bancaram os acampamentos nos quartéis –, fizeram esse barulho todo?
Mensagem é neutra
Para jogar uma balde água fria na fervura, o articulista de UOL, Josias de Souza, mandou muito bem. Ele avalia que cada um lê a mensagem como quer.
— Os políticos de direita, de extrema direita, estão lendo aí a sua maneira, e da maneira pior possível, como que a condenar o comercial, porque teria uma mensagem com um viés de esquerda, ao contrário, a mensagem é neutra.

Indústria do ódio
De acordo com a análise de Josias, seria até “burrice” fazer um comercial, tentando agradar só um pedaço do país”.
— Estamos falando de um produto, e o objetivo é vender para todo mundo. Então, a minha impressão é que tinha sido uma mensagem neutra e que assim seria recebida.
*
“Mas, no Brasil”, continua o jornalista, “a indústria que mais prolifera ainda é a indústria do ódio”.
Nem Beatles escaparam
Só para lembrar o que pode acontecer quando uma declaração é interpretada de forma errada ou fora do contexto, vale lembrar um episódio ocorrido em 4 de março de 1966 quando, em uma entrevista ao jornal britânico London Evening Standard, John Lennon comentou sobre o declínio do cristianismo na Grã-Bretanha, afirmando:
— O cristianismo vai acabar. Irá desaparecer e encolher. Nós somos agora mais populares que Jesus!

Boicote e Queima de Discos
Inicialmente, a declaração passou despercebida na Inglaterra.
No entanto, meses depois, em julho do mesmo ano, a revista americana para adolescentes Datebook republicou a citação em sua capa, tirada do contexto sociológico original, o que gerou uma onda de indignação, principalmente no "Cinturão Bíblico" (sul dos EUA).
*
As s consequências foram imediatas e intensas: Diversas estações de rádio pararam de tocar músicas dos Beatles, e fãs (em muitos casos, incentivados por líderes religiosos e DJs) organizaram protestos públicos e fogueiras para queimar discos, pôsteres e outros materiais da banda.
Ameaça de morte
Para se ter uma ideia do estrago, John, Paul, George e Ringo receberam ameaças de morte, e a Ku Klux Klan chegou a fazer protestos em frente aos locais de shows.
A polêmica coincidiu com a turnê americana de 1966 da banda, que foi ofuscada pela controvérsia e se tornou uma experiência estressante para os membros.
*
Esse incidente foi um fator significativo que contribuiu para a decisão dos Beatles de pararem de fazer turnês a partir daquele ano.
Mal interpretado
Lennon posteriormente se desculpou publicamente em uma coletiva de imprensa, explicando que foi mal interpretado e que pretendia fazer uma observação sociológica, não um ataque à religião.
*
Ele disse:
— Se eu tivesse dito que a televisão é mais popular do que Jesus Cristo, nada teria acontecido.
Ramagem vem aí
O Ministério da Justiça informou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que já solicitou ao Ministério das Relações Exteriores a extradição do ex-diretor-geral da Polícia Federal, Alexandre Ramagem.
A comunicação foi feita em resposta a uma mensagem eletrônica enviada pelo gabinete de Moraes em 17 de dezembro.
*
O pedido de extradição foi encaminhado no mesmo dia ao Itamaraty. O texto também afirma que novas informações sobre o caso serão repassadas ao STF assim que estiverem disponíveis.
OUTRAS PALAVRAS
DAVID É O 2º PIOR PREFEITO DO BRASIL – 70% consideram o prefeito de Manaus Ruim ou Péssimo, aponta pesquisa AatlasIntel

No ranking dos prefeitos mais aprovados no Brasil, David Almeida, de Manaus está na lanterna. Tem 70% de Ruim ou Péssimo e apenas 23% de aprovação. 7% não souberam responder. É o que aponta a pesquisa A AtlasIntel divulgada na sexta-feira (19).
David só ganha do último colocado, que é a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP) que tem 79% de Ruim ou Péssimo, 14% de aprovação e 7% não souberam responder,
De acordo com a AtlasIntel, foram ouvidas 82.781 pessoas, em todas as capitais brasileiras, entre 6 de outubro e 5 de dezembro; margem de erro varia entre um e cinco pontos percentuais, de acordo com o tamanho da cidade.
Mas por que estamos tão mal avaliados pelos habitantes da cidade? O que o prefeito David Almeida não tem percebido – ou se recusa a admitir –, é que nem tudo está “correndo às mil maravilhas”, como aqueles que o cercam dizem. O bom administrador tem que ter assessores do lado que apontem o calcanhar de Aquiles da administração: acertamos aqui, erramos ali, fala tratar disso, está faltando aquilo, a cidade está cobrando isso.
É preciso apontar os erros, mesmo que isso contrarie o político e irrite o administrador.
*
No entanto, o que se observa, o prefeito está cercado de assessores que só dizem SIM, aplaudem e fazem bilu-bilu. Ninguém diz que tem rua esburacada, lixo espalhado na rua, praças abandonadas, ônibus sucateados, escolas e postos de saúde precisando de mais atenção e tratamento digno para servidores municipais. Afinal, sr. prefeito, nem só de festas vive o povo!...
ORGULHO

Neste admirável mundo novo, o robô humanoide chinês A2 transformou ruas comuns em palco de inovação ao caminhar 106 quilômetros sem interrupções, durante três dias seguidos. A travessia, iniciada em Suzhou e finalizada no calçadão do Bund, em Xangai, marcou um feito inédito para máquinas da mesma categoria. O percurso chamou atenção pelo cenário urbano real, com pedestres, ciclistas e veículos compartilhando o espaço ao lado do robô humanoide chinês.
Ao longo do percurso, o robô mostrou algo além de fôlego mecânico. Desenvolvido pela empresa AgiBot, o modelo A2 ajustou o ritmo conforme o ambiente, reduziu a passada em trechos mais movimentados e avançou com mais velocidade em áreas livres. Durante todo o trajeto, o robô humanoide chinês operou de forma autônoma, seguiu regras de trânsito e interagiu com o fluxo urbano sem intervenção humana direta.
VERGONHA

Lembram o que disse o general Heleno, em julho de 2022, em reunião com Bolsonaro? Na ocasião, ele disse que “não vai ter revisão do VAR. O que tiver que ser feito, vai ter que ser feito antes das eleições. Se tiver que virar a mesa, é antes das eleições. O que tiver que ser feito tem que ser feito antes das eleições. Se tiver que dar soco na mesa é antes das eleições. Se tiver que virar a mesa é antes das eleições”. Na ocasião, disse ainda que seria necessário “agir contra determinadas instituições e contra determinadas pessoas”. Pois é, na época ele estava lúcido e bonzinho da silva. Mas agora disse que tem Alzheimer e o ministro Alexandre de Moraes, do STF) se compadeceu. Nesta segunda-feira (22) , concedeu a prisão domiciliar humanitária ao general. Os advogados de Heleno argumentam que o general tem acompanhamento psiquiátrico desde 2018 e que, em janeiro de 2025, ele foi diagnosticado com demência mista (Alzheimer).
Mas, se ele já estava doente em 2018, como poderia ter assumido , o cargo de ex-ministro do GSI do governo Jair Bolsonaro?
OUTRAS PALAVRAS

“A ÚNICA QUE NÃO DEFORMAM, NÃO SOLTAM AS TIRAS E NÃO TEM CHEIRO”, Chico Anysio (em propaganda da Havaiana)