Ir para o conteúdo

Dito & Feito - É COM ESSE QUE EU VOU

Até que ponto o senador Omar Aziz confiará no apoio do prefeito David Almeida?

Charge de Mário Adolfo

O senador Omar Aziz (PSD-AM) é direto, incisivo e  seco ao ser perguntado se confia “cegamente” no apoio que o prefeito David almeida (Avante) promete lhe dar na campara ao Governo do Estado, em 2026.

— Antes da campanha, existem muitas pré-campanhas. Se ele vai me apoiar ou não vai ter que dizer isso. A decisão é dele –, responde o senador.

O portal procurou ouvir o pré-candidato ao governo, depois que do burburinho que rolou nos bastidores da política amazonense, de que David Almeida estaria se articulando para disputar o governo, o que seria visto como uma “pernada” no senador, uma vez que já empenhou publicamente sua palavra.

Embora não tenha dito isso, aparentemente Omar parece confiar na palavra do prefeito. No entanto, algumas fontes garantem que David já procurou o  presidente do PL no Amazonas, Alfredo Nascimento, para sondar se poderia contar com o apoio da direita bolsonarista no Amazonas. E o ex-prefeito fechou as portas, dizendo que o partido já está comprometido com Maria do Carmo.

— Até começar a campanha ninguém pode dar nada como certo. Se o prefeito é mesmo candidato ao governo, uma hora ele vai ter que anunciar isso publicamente. Isso não me impedirá de seguir em frente com o projeto que tenho para o Amazonas –, disse Omar.

Sem arranhões

A conversa com Omar se deu logo depois da terça-feira (28), quando, à tarde,  o senador teve uma conversa com o prefeito David Almeida (Avante).

No tête-à-tête eles teria renovado o compromisso, numa tentativa de colocar fim à rede de intrigas.

*

—  Somos aliados e permaneceremos aliados. Não permitiremos que o estado caia em mãos erradas. Não há nenhum arranhão [na relação –, garantiu Almeida.

Conversa afiada

Omar saiu da conversa convencido de que nada mudou e tudo não passa de boatos.

— A  conversa foi muito boa. O David reafirmou o compromisso comigo e com o Eduardo. Ele disse que, se eu for candidato, ele vai me apoiar –, declarou o senador ao BNC.

Um Tadeu no caminho

Nessa onda do vai ou não vai, tem um outro fator que não pode ser deixado de lado:

Se o governador Wilson Lima (União)  se desincompatibilizar para disputar o Senador Federal, em 2026, o vice-governador Tadeu de Souza assumirá o governo do Estado.

*

E aí, com a máquina na mão, Tadeu tem todo o direito de também querer disputar a reeleição.

Perguntar não ofende

Tadeu foi colocado no cargo de vice-governador numa aliança entre Wilson e David. Logo, Tadeu é homem ligado ao prefeito. E aí, se isso acontecer,  vem a pergunta:

— Se acontecer, David vai apoiar quem? O senador ou o seu antigo e fiel  aliado?

Eu não acredito

Uma fonte ligada ao senador Omar Aziz, que pediu para não se identificar, disse pensa um pouco diferente do senador.

— Em política temos que ser cético, acreditar com um pé atrás. O Omar pode até acreditar no David, eu, sinceramente, mão acredito!

Alberto leva no olho

O pré-candidato ao Senad o, Marcelo Ramos (PT) deu no olho do deputado bolsonarista Alberto Neto.

Como todo direitista vem fazendo ultimamente, Alberto tentou transferir a culpa pela chacina que aconteceu no Rio de Janeiro ao presidente Lula.

*

— O deputado tenta transferir a responsabilidade da crise estadual para o governo federal. Mas quem o desmente é o próprio governador Cláudio Castro, ao afirmar que o governo federal, por meio da Força Nacional, tem apoiado o estado –, declarou Ramos.

Cobra do Cláudio Castro


O Capitão (que também é major) acusou Lula  de ter negado apoio ao Rio durante uma megaoperação policial.

Mas o próprio governador do Rio, Cláudio Castro (PL), foi à televisão pedir desculpas, reconhecendo que nunca solicitou esse apoio.

*

— A  responsabilidade pela segurança pública no Rio é do governo estadual. O  governador Cláudio Castro é quem deveria responder pela escalada da violência – detonou o petista.

.

Matar não é solução

No "Explicando a operação policial no Rio de Janeiro com… inteligência", o governo Lula afirma que o crime organizado é um dos maiores problemas do Brasil e "destrói famílias, oprime moradores e espalha drogas e violências nas cidades".

Em tom didático, o governo dá razão às pessoas que sentem medo do crime organizado, mas afirma que matar criminosos não é a solução.

Matam 120, nascem mais 120

Um dos argumentos usados na campanha para criticar a operação do governo do Rio é o risco que ações como essa levam a famílias, crianças e aos próprios policiais.

*

"Matar 120 pessoas não adianta nada. Mesmo se forem todos bandidos, amanhã tem outros 120 fazendo o trabalho", diz o texto da divulgação.

Tocar o coração

Em seguida, o vídeo assume um tom mais irônico e afirma que para atacar o crime é preciso mirar na cabeça, "mas não de pessoas".

E defende que é preciso atacar o cérebro e o coração de grupos criminosos.

Chamou na responsa

O senador Sidney Leite (PSD-AM) foi um dos parlamentares que solicitou o depoimento de Alexandre Guimarães, ex-diretor do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS.

*

O depoimento de Guimarães foi fundamental para esclarecer o desvio de R$ 6,3 bilhões ocorrido na Previdência Social.

Na lista do Careca

Investigado sob suspeita de ter recebido R$ 313 mil de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS, Guimarães negou tudo.

*

No depoimento, Guimarães admitiu ter conhecido Antunes em 2022. Mas  alegou que os repasses foram totalmente legais e deveram-se ao fornecimento de material de educação financeira de sua empresa para uma consultoria de Antunes e do filho dele.

Fora da COP30

O Secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Itamaraty, Maurício Lyrio,  confirmou nesta sexta-feira (31) que os governos dos Estados Unidos e da Argentina não confirmaram presença na Cúpula de Líderes da COP30 – Conferência das Nações Unidas para o Clima – que será realizada na próxima semana, entre quinta (6) e sexta-feira (7), em Belém (PA).

*

A reunião antecede a Conferência do Clima, que começa no dia 10 de novembro e vai até o dia 21.

Já era de se esperar

A ausência dos dois países já era esperada.

Em janeiro, o presidente Donald Trump havia anunciado dos Estados Unidos a saída do Acordo de Paris, pacto internacional para diminuir as emissões.

*

No ano anterior, na COP29, a Argentina, comandada pelo presidente argentino, Javier Milei, abandonou as negociações.

ÚLTIMA HORA

Sob Bolsonaro, Governo liberou armas para condenados por tráfico de drogas e até homicídio

Sob Bolsonaro, os CACs saltaram de 100 mil para 800 mil.

É quase irracional a direita bolsonarista querer ligar a imagem do  presidente Lula ao crime organizado. Fazem isso com manipulação de imagens e mensagens fakes. Esquecem quem foi que foi o “mito” deles que liberou armas.

No dia 04 de março de 2024 o jornal Estadão, baseado em documento sigiloso do Tribunal de Contas da União (TCU), revelou que o governo liberou  mais de 5 mil condenados por tráfico de drogas e outros crimes, como homicídio, durante o governo Bolsonaro (2019-22).

Na época, o policial federal Roberto Uchôa, que também é pesquisador do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, disse que o fato não surpreendia. Na sua avaliação, o fato evidencia o que foi o governo bolsonarista, que facilitou a liberação de armas para toda a população brasileira com a sua política armamentista.

—  É esse o retrato que a gente pode fazer do que aconteceu durante o governo Bolsonaro. Houve uma real mudança na política de controle de armas no país com o intuito de liberar grandes quantidades de armas e munições. E, ao mesmo tempo, houve uma forma de diminuir essa fiscalização, principalmente pela não alocação de recursos suficientes para que o Exército pudesse efetuar essa fiscalização —, disse ele.

*

Uchôa comentou que antes do governo Bolsonaro, havia no país 100 mil CACs [Caçadores, Atiradores e Colecionadores] registrados.

— E esse número chega ao final do governo Bolsonaro em quase 800 mil. Quer dizer: cresceu mais de 7 vezes. E a verba alocada pra fiscalização diminuiu nesse período. Então, é uma conta que não fecha –, argumenta.

ORGULHO

A mochila a jato demonstrou estabilidade e controle notáveis

A China deu um passo ousado na mobilidade aérea ao apresentar uma mochila a jato que transporta uma pessoa a altitudes superiores a 1 km. O equipamento, criado pelo Hangzhou Zhiyuan Research Institute, representa um marco na chamada “economia de baixa altitude”, setor que o governo chinês pretende expandir até 2030. Mais do que uma exibição tecnológica, a inovação mostra como o voo individual pode se tornar uma ferramenta real de resgate e de serviço público.

Durante o teste em Hangzhou, na província de Zhejiang, a mochila a jato demonstrou estabilidade e controle notáveis. O modelo utiliza três propulsores — dois laterais e um traseiro — que equilibram o empuxo e reduzem o ruído. Assim, o piloto consegue pairar no ar com suavidade e responder rapidamente aos comandos. Além disso, o sistema de segurança inclui um botão que separa o usuário do equipamento em caso de emergência, acionando um paraquedas automático.

VERGONHA

Uma megaoperação realizada pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP) em agosto deste ano mirou um esquema de fraudes no setor de combustíveis com participação de integrantes do PCC (Primeiro Comando da Capital). Diversos mandados foram cumpridos na Avenida Faria Lima, principal centro financeiro do país. O PCC usava instituições financeiras, incluindo fintechs e fundos de investimento, como parte da engrenagem de lavagem de dinheiro. Mesmo assim, ninguém foi algemado, preso ou fuzilado. Agora, em que os bandido da Faria Lima são diferentes dos bandido do Complexo do Alemão?

OUTRAS PALAVRAS

“O GOVERNO LULA PELA PRIMEIRA VEZ DEIXOU O POVO BRASILEIRO SORRIR UM POUCO.” (Oscar Niemeyer)
Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes