Ir para o conteúdo

Dito & Feito: ELE ESTÁ DE OLHO É NO PETRÓLEO

Além das atrocidades que Maduro cometeu, o que está por trás da prisão e do sequestro do ditador Venezuelano

Charge de Mário Adolfo

Nem bem Donald Trump tinha sequestrado o ditador venezuelano Nicolás Maduro e já tinha bolsominion doentinho da cabeça postando nas redes que o presidente americano estava combatendo o narcotráfico e defendendo a democracia.

Quebraram a cara! Horas depois, Trump anuncia em entrevista coletiva que o petróleo venezuelano será explorado por empresas americanas e "voltará a fluir" com petroleiras dos EUA à frente das operações e da infraestrutura do país.

Logo ficou claro para o mundo que o “Maduro narcotraficante” e “envolvido com facções terroristas” era simplesmente o pano de fundo. Na verdade, o presidente dos EUA quer que empresas petrolíferas norte-americanas invistam bilhões de dólares no país sul-americano, que possui as maiores reservas de petróleo bruto do planeta, para mobilizar um recurso em grande parte inexplorado. Com uma estimativa de 303 bilhões de barris, a Venezuela abriga as maiores reservas comprovadas de petróleo do mundo.

O pano de Trump ficou mais explícito anda quando, na coletiva, um um jornalista pediu que ele explicasse por que governar um país sul-americano seria colocar "a América em primeiro lugar" – seu mote de campanha –, o presidente respondeu que Washington precisa "se cercar de bons vizinhos e de recursos energéticos".

— Ninguém nunca mais questionará o poderio americano no nosso hemisfério! –, disse Trump.

O buraco é mais embaixo

Donald Trump está confiante que empresas dos EUA vão recuperar a infraestrutura petrolífera "gravemente deteriorada" da Venezuela e começariam "a gerar dinheiro para o país".

*

Mas não é bem assim.

A tarefa não será fácil. Especialistas alertam para enormes desafios no plano de Trump, dizendo que ele custaria bilhões de dólares e poderia levar até uma década para resultar em um aumento significativo na produção de petróleo.

A herança de Chavez

Isto porque a quantidade de petróleo que o país efetivamente produz hoje é ínfima em comparação com a de outros países.

A produção despencou desde o início dos anos 2000, quando o ex-presidente Hugo Chávez e, depois, o governo Maduro, apertaram o controle sobre a estatal petrolífera PDVSA, provocando a saída de funcionários mais experientes.

Dedo no Brasil

Erick Langer, professor de história na Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, disse que Trump quer dominar todo "o hemisfério americano" e buscará influenciar as eleições presidenciais brasileiras neste ano.

Mas vai acabar prejudicando a direita porque o nacionalismo falará mais forte –, afirmou durante entrevista à BBC.

Somos o contrapeso

Langer adverte que o presidente dos Estados Unidos vai continuar "se metendo" nos países da América Latina depois da operação militar que resultou na prisão de Nicolás Maduro, no último sábado (3/1).

Mas as ações de Trump não serão iguais para todos porque cada país tem um peso global e uma conjuntura interna diferentes.

— O Brasil é o grande contrapeso – contra as investidas de Trump, acrescenta.

Maduro  dançou. Literalmente

Nicolás Maduro: acostumado a ensaiar dancinha, acabou "dançando"

Quem diz isso é a CNN: As danças em público do ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, foram decisivas para a operação dos Estados Unidos que resultaram na capturara dele, em Caracas, no sábado (3), conforme o jornal americano The New York Times.

*

Desde o mês de novembro, o ditador foi visto em público diversas vezes dançando uma versão remixada de uma fala dele mesmo em inglês, chamada de "Paz, sim, não à guerra".

Zombando

O  jornal afirma que além das danças, outras demonstrações de indiferença de Maduro durante a escalada de tensões entre os países, convenceram os americanos de que o venezuelano estava zombando deles.

*

No mesmo mês, o venezuelano cantou a música Imagine, de John Lennon, em frente a um comício enquanto fazia um apelo pelo fim da escaladas de tensões com Washington.

Não falo, e pronto!

O prefeito David Almeida bateu o pé e avisou que não vai divulgar os gastos do Réveillon de Manaus e pronto!

A festança aconteceu no Complexo Turístico Ponta Negra e no Parque Amazonino Mendes (Alameda Alphaville), com atrações de peso como Bruno & Marrone, cujo cachê, segundo o ranking, chega a  R$ 1,1 milhão.

Entrevista cara!

Já o influenciador Léo Dias, que tem programa na Band – onde recebe salário de R& 200 mil –, teria cobrado R$ 180 mil de cachê para fazer uma única entrevista com o prefeito David Almeida, pegar a grana e vazar!

Mimimi na cela

O presidiário Jair Bolsonaro está fazendo de tudo pra se livrar da cadeia.

Primeiro foi a crise de soluço, depois l barulho do ar-condicionado que não lhe deixa dormir e agora diz que caiu da cama quando dormia, por conta de um pesadelo.

*

Como ele mesmo dizia – quando era presidente –, pra os brasileiros acometidos de Covid: “vamos deixar de mimimi!”

Aloprado

Já o escandaloso e aloprado Nicolas Ferreira, acha que tudo que acontece é o imbrochável é culpa do Lula:

— Querem matar o Bolsonaro, que mesmo preso é mais popular que o atual presidente!

Começou a pavulagem

Durante entrevista ao jornalista Paulo Figueiredo nesta terça-feira (6/1), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou que sua pré-candidatura representa uma "segurança eleitoral".

*

Flávio rachadinha   disse não ver risco de derrota na disputa por classificar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como um "produto vencido".

Linguajar chulo

Para ele, Lula é aquela “picanha podre, estragada e fedorenta”.

—  Aquela cerveja choca. Você consome uma cerveja choca ou picanha estragada? Esse é o Lula –, disse ele.

Perguntar não ofende

Seria bom perguntar, desde de já, ao deputado de extrema-direita:

—  Esqueceu que teu pai falou a mesma coisa em  2023?

Anda de moto Uber?...

No meio da correria do dia a dia, tem se tornado cada vez mais comum que as pessoas optem por se deslocar via motos de aplicativo.

Apesar de ser uma alternativa prática e rápido, muitos alertam sobre os riscos de acidentes.

... Então, cuidado com o piolho!

No entanto, um outro risco pouco mencionado e que requer atenção: o risco de pegar piolhos no capacete compartilhado!

Engana-se quem pensa que piolhos aparecem somente na cabeça de crianças.  Esses parasitas podem se infestar na cabeça de qualquer pessoa e são transmitidos através do contato.

Capacete compartilhado

Seja o contato direto cabeça com cabeça, ou o contato com objetos, como boné, escova, travesseiros e, é claro, capacetes.

Na verdade, o capacete compartilhado das motos de aplicativo é o ambiente perfeito para isso por ser um ambiente quente, úmido e passar por várias cabeças ao dia.

Touca evita o perrengue

Mas como evitar passar por esse perrengue, ou se livrar dos piolhos caso já tenha pegado.

Uma dica muito prática é usar uma touca descartável ou um lenço por baixo do capacete. Alguns motoristas chegam a oferecer toucas, mas essa atitude é rara. Por isso, é sempre importante ter o item na sua bolsa.

ÚLTIMA HORA

PRIMEIRO DESASTRE NA FOZ DO AMAZONAS –  Petrobras confirma vazamento de fluido em perfuração

A Petrobras informou que no último domingo foi identificada perda de fluido de perfuração em duas linhas auxiliares que conectam a sonda de perfuração ao poço Morpho, localizado a cerca de 175 quilômetros da costa do estado do Amapá. "A perda do fluido de perfuração foi imediatamente contida e isolada. As linhas serão trazidas à superfície para avaliação e reparo", disse a estatal em nota.

O poço está localizado no bloco FZA-M-059, em águas profundas do Amapá, a 500km da foz do Rio Amazonas e a 175km da costa, na Margem Equatorial brasileira. A perfuração da Petrobras na região é alvo de críticas de ambientalistas, que avaliam que a região concentra grande quantidade de fauna e flora marinha, além de a costa ter uma grande área de manguezal e de comunidades indígenas.

*

Petrobras adotou todas as medidas de controle e notificou os órgãos competentes. O fluido utilizado atende aos limites de toxicidade permitidos e é biodegradável, portanto não há dano ao meio ambiente ou às pessoas, atestou a companhia.

ORGULHO

Goiânia: Eleita a "Cidade Árvore da ONU"

Manaus bem que poderia se mirar no exemplo: Goiânia entrou para um grupo seleto e ganhou reconhecimento mundial, considerada Cidade Árvore da ONU, concedido por órgãos ligados à organização, por causa do cuidado constante com áreas verdes espalhadas por toda a cidade. O reconhecimento veio da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, a FAO, em parceria com a Arbor Day Foundation. O selo destaca cidades que tratam a arborização como parte essencial do dia a dia urbano. Com mais de 1 milhão de árvores em parques, bosques e ruas, Goiânia passou a ser vista como referência em sustentabilidade e qualidade de vida, mostrando que cidade grande também pode respirar verde.

VERGONHA

O ex-presidente do PSOL Juliano Medeiros e o deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) acionaram a Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) nesta segunda-feira. A ação aponta que o bolsonarista sugeriu a captura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelos Estados Unidos em postagem nas redes sociais, após o governo de Donald Trump invadir a Venezuela e sequestrar Nicolás Maduro. O deputado federal Lindbergh Farias (RJ), líder do PT na Câmara, também  irá protocolar uma representação à Polícia Federal (PF) contra Nikolas, que "tem que ser preso por traição e atentado contra a soberania nacional".

OUTRAS PALAVRAS

“O HUMOR QUE VALE PRA MIM É AQUELE QUE DÁ UM SOCO NO FÍGADO DE QUEM OPRIME”, Henfil
Publicidade Águas de Manaus
Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes