Uma das figuras mais emblemáticas da esquerda na América Latina, José “Pepe” Mujica está dizendo adeus. Aos 89 anos, o ex-presidente uruguaio revelou em entrevista publicada nesta quinta-feira (09/01) que o câncer em seu esôfago se espalhou para o fígado e que a progressão da doença não pode mais ser interrompida.
— O câncer no meu esôfago está colonizando meu fígado. Não consigo pará-lo com nada. Por quê? Porque sou um homem velho e porque tenho duas doenças crônicas. Não posso fazer nem um tratamento bioquímico nem uma cirurgia porque meu corpo não aguenta –, disse Mujica em entrevista ao semanário Búsqueda realizada na terça-feira.
— O que eu peço é que me deixem em paz. Não me peçam mais entrevistas ou qualquer outra coisa. Meu ciclo acabou. Sinceramente, estou morrendo. O guerreiro tem direito ao descanso –, afirmou.
Da guerrilha à presidência
Ex-guerrilheiro, presidente de 2010 a 2015 e uma das figuras mais emblemáticas da esquerda na América Latina, Mujica foi diagnosticado com câncer de esôfago em maio de 2024.
Quer ser enterrado...
Ao lado de Ele disse que está tomando as providências necessárias para ser enterrado no jardim de sua humilde casa, no Cerro de Montevidéu, ao lado de sua cadela Manuela, sob uma árvore que ele mesmo plantou.
...ao lado de Manuela
— Vou morrer aqui. Tem uma sequoia grande lá fora. Manuela está enterrada lá. Estou preenchendo a papelada para que eles possam me enterrar lá também. É isso.
Apesar da doença, Mujica continuou ativo nos últimos meses na campanha para as eleições presidenciais, vencidas por seu sucessor na Frente Ampla, Yamandú Orsi, e concedendo entrevistas à imprensa.
Encontro com Lula
No início de dezembro, ele recebeu os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Colômbia, Gustavo Petro, que lhe concederam as mais altas honrarias de seus respectivos países.
(Com)Fusão
A possível federação entre PSD e PSDB a partir de 2026, hoje em negociação pelas siglas, encontra entraves em ao menos cinco estados por posicionamentos conflitantes.
*
Um deles é o Amazonas onde o presidente do PSD, senador Omar Aziz é aliado de Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto que os últimos dos tucanos – o ex-prefeito Arthur Virgílio e o senador Plínio Valério –, odeiam o presidente e qualquer coisa que venha do PT. A ponto de declarar apoio ao imbrochável Jair Bolsonaro, de extrema-direita..
Não tem jeito não
A fusão PSD/PSDB é quase impossível. A postura oposicionista dos tucanos diverge do governismo majoritário adotado pelo partido de Gilberto Kassab.
O mesmo cenário do Amazonas se repete no Ceará, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco e Santa Catarina.
Xandão dá no olho...
O ministro do STF, Alexandre de Moraes, mandou um recado a a Mark Zuckerberg, CEO da Meta, que detém WhatsApp, Instagram e Facebook.
— No brasil, só continuarão a operar se respeitarem a legislação brasileira. Independentemente de bravatas de dirigentes de big techs!
... de Mark Zuckerberg
Na terça-feira (7), Zuckerberg anunciou mudanças na empresa com o fim do modelo de checagem de fatos e, sem citar países específicos, atacou os judiciários da américa latina, aos quais chamou de secretos.
Discursos de ódio, aqui não!
Xandão deixou claro que a corte não vai permitir que as big techs sejam instrumentalizadas para discursos de ódio e falou em "bravatas" de líderes das plataformas um dia após declaração do ceo da meta com crítica indireta ao tribunal.
Fora o nazismo e a misoginia
O magistrado disse ainda que essas empresas também não poderão atuar em colaboração com grupos extremistas que disseminam o ódio, nazismo, fascismo e misoginia.
*
— Pelo resto do mundo nós não podemos falar, mas, pelo brasil, eu tenho absoluta certeza e convicção que o supremo tribunal federal não vai permitir que as redes sociais continuem sendo instrumentalizadas, dolosa ou culposamente, ou ainda somente visando lucro, para ampliar discursos de ódio, nazismo, fascismo, misoginia, homofobia e discursos antidemocráticos –, afirmou.
Lei sancionada
O governador Wilson Lima sancionou, nesta quinta-feira (09), a Lei Complementar nº 11/2024, que institui um novo modelo para regionalização do saneamento básico em municípios do interior.
Microrregião de Saneamento
A nova lei institui a Microrregião de Saneamento Básico (MRSB).
Com a mudança, as cidades poderão receber recursos federais para a gestão dos serviços de água e esgoto, fortalecendo os investimentos já feitos pelo Governo do Amazonas na área.
*
— Essa nova lei vai permitir que os municípios melhorem a capacidade de gestão do saneamento básico para buscar alcançar as metas de universalização dos serviços – disse.
Marçal presidente?...
O influenciador e ex-candidato a prefeito de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), anunciou nesta semana que será candidato a presidente da República nas eleições de 2026.
*
A possibilidade já era especulada após o bom desempenho do ex-coach, que ficou em terceiro lugar na corrida pela prefeitura da capital paulista no ano passado, recebendo 28% dos votos.
...E com Gusttavo Lima de vice?
O anúncio de Marçal ocorreu dias após o cantor sertanejo Gusttavo Lima também ter revelado em entrevista ao portal Metrópoles que pretende disputar a presidência nas próximas eleições. Em nota, Marçal deu boas-vindas ao artista ao meio político.
*
A equipe do ex-coach afirmou inclusive que é considerada uma “dobradinha” entre Marçal e Gusttavo Lima em 2026.
... Deus no livre!
Para Marçal, ele e Gusttavo Lima representam a nova safra de políticos.
— Liguei para o Gusttavo Lima, e ele realmente está com o coração disposto a servir o nosso povo. Viveremos o pior momento econômico da nossa história nesses próximos dias e, depois disso, virá uma nova safra política. Bem-vindo, Gusttavo!”, afirmou Marçal.
Partido “Brasileiros”
O coach que deve concorrer pelo PRTB, partido que deve mudar de nome e se chamar “Brasileiros” até a próxima eleição.
ÚLTIMA HORA
MARÍA CORINA É PRESA – Na véspera da posse de Maduro, líder da oposição é parada na bala e sequestrada
A líder da oposição venezuelana María Corina Machado foi presa nesta quinta-feira (9) após participar de uma manifestação contra o governo de Nicolás Maduro no município de Chacao, em Caracas,
Depois de 133 dias na clandestinidade, a líder opositora saiu às ruas e participou de um protesto multitudinário em Chacao, na região metropolitana de Caracas. Fontes da oposição contaram que a ex-deputada foi "sequestrada" pelo regime de Nicolás Maduro depois que tiros foram disparados contra a motocicleta que a levava. O piloto que conduzia a moto ficou ferido.
*
Os primeiros relatos indicam que María Corina caiu da moto, em meio aos disparos, e foi capturada por policiais, aparentemente sem ferimentos. A operação de captura contou com a participação de 20 agentes sobre motocicletas e drones. A manifestação convocada pela oposição ocorre na véspera da data prevista para a posse de Nicolás Maduro e de Edmundo González, o opositor autoproclamado vencedor das eleições de 28 de julho de 2024.
ORGULHO
A atriz Fernanda Torres foi apontada pela revista americana Variety como um dos nomes que deve aparecer no Oscar de melhor atriz deste ano. A análise da categoria da premiação foi publicada nesta quinta-feira (9) pelo veículo, em texto assinado pelo jornalista Clayton Davis.
A Variety foi o veículo que previu a vitória de Torres no Globo de Ouro no último domingo. A brasileira saiu do evento com a estatueta de melhor atriz em um filme dramático por seu trabalho no filme "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles. Tomara, meu povo, tomara!
VERGONHA
O anúncio feito pela gigante das redes sociais Meta, que informou mudanças em suas práticas de moderação de conteúdo nos Estados Unidos, incluindo o fim do programa de checagem de fatos (fact-checking), política criada há oito anos para reduzir a disseminação de desinformação em suas redes sociais, foi comemorado por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro. A mudança é vista como um sinal de como a empresa está se reposicionando diante da volta de Donald Trump à Casa Branca. Em vez de usar organizações de notícias e outros grupos independentes, a Meta, dona do Facebook, Instagram e Threads, confiará nos usuários para adicionar notas ou correções a postagens que possam conter informações falsas ou enganosas. É um sistema conhecido como Notas de Comunidade, já usado pelo X, rede social de Elon Musk.
OUTRAS PALAVRAS
“EU TE DIGO O QUE A LIBERDADE SIGNIFICA PARA MIM: NÃO TER MEDO”, Nina Simone