No apagar das luzes da campanha para a eleição de domingo, a revista VEJA resolveu entrar nas eleições e atacando o prefeito David Almeida (Avante) e o presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Cidade (União), ambos candidatos a prefeito de Manaus.
A revista diz que equipes da Prefeitura de Manaus prestaram serviços para um estabelecimento pertencente à família do presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), Roberto Cidade (União Brasil).
Só tem um detalhe, as imagens e documentos referentes à ordem de serviço foram obtidos por VEJA e são referentes aos anos de 2022 e 2023. E na época, David e Cidade, sob a regência do governador Wilson Lima estavam juntos e misturados.
Hoje, David e Cidade são adversários, mas foram carne e unha até 2023.
Em família
De acordo com a revista, Metrópole Motors está localizado no bairro de Flores e foi registrado em outubro de 2023, tendo como sócios Roberto Maia Cidade e Antonio Victor Diego Arruda Cidade – pai e sobrinho do deputado estadual, respectivamente.
Fora do Compasso
Nas imagens resgatadas por VEJA, é possível observar caminhões e maquinário com o logo da prefeitura de Manaus dentro do terreno, fazendo a asfaltagem do local.
*
A empresa responsável é a Compasso Construções Terraplanagem e Pavimentação LTDA., que presta serviços como usina de asfalto em construção de edifícios e rodovia
Pergunta
A pergunta que não quer calar é: a quem interessa uma reportagem como esta às vésperas do primeiro turno das eleições?
PF em alerta na eleição
A Polícia Federal (PF) vai usar drones para monitorar áreas críticas de cometimento de crimes de boca de urna e compra de votos. A corporação revela preocupação com o "aumento da difusão de fake news e desinformação sobre o processo eleitoral.
Crime organizado
A mega operação tem por objetivo combater o uso indevido de inteligência artificial e deepfakes em propagandas, a violência política, especialmente a violência de gênero, e a participação do crime organizado no apoio a candidatos.
Plínio sumiu da propaganda de Amom
A dois dias da eleição, permanece uma incógnita a decisão do candidato Amom Mandel (Cidadania) esconder o senador Plínio Valério (PSDB que já foi citado como a “eminência” parda de sua candidatura.
*
Alguns ariscam a dizer que Plínio foi colocado de lado porque Amom se considera um político de centro e Valério e de direita.
Tapas e beijos
Na verdade, desde o início, Plínio e Amom sempre tiveram uma relação “entre tapas e beijos”.
֫PSDB e Cidadania formaram federação partidária na eleição passada e, pela legislação, teriam que caminhar coligados nesta eleição.
*
Mas parece que isso ficou só no papel pois em nenhum momento Valério esteve ao lado de Amom e nem Amom ao lado de Valério.
História não perdoa
No entanto, antes de anunciar sua candidatura, Mandel se mostrou indeciso e chegou a pedir tempo ao tucano de Eirunepé. Valério não gostou:
*
— Eu mostrei ao Amom, que tem a mesma idade da minha neta, que a gente quando está no campo de batalha, quando a gente entra, a gente não pode fugir, porque a história não vai perdoar aquele que foge.
Parintinsgate
E por falar Amom, o candidato a prefeito resolveu meter no furacão que sopra sobre a campanha política na ilha de Parintins.
— A esculhambação na área de segurança pública no Amazonas tem que acabar!
Parintinsgate 2
Amom disse que já tinha denunciado, lá em janeiro, a perseguição intimidação que vinha sofrendo.
— A gora foram vazados vídeos que escancaram esses esquemas! –,detona, referindo-se ao Parintinsgate, o escândalo que sacudiu a ilha de Parintins.
Velha guarda do PT
O candidato a prefeito de Manaus, Marcelo Ramos (PT), reuniu mais uma vez a velha guarda do PT.
Na manhã desta quinta-feira (3) ele apresentou a versão final do Plano de Governo que foi construído ao longo da campanha com a contribuição dos partidos aliados, de especialistas, de entidades de classe e da sociedade civil.
*
— Do mesmo jeito que na minha chegada eu reuni militantes históricos do PT para pedir licença para entrar, pedi essa conversa, de novo, para agradecer a forma como eu fui recebido, o carinho, o afeto, o companheirismo e a lealdade -, disse o candidato.
Legado de Lula e Dilma
Estavam presentes quadros históricos do PT, entre eles José Barroncas, Zé Ricardo, professor Miguel, Waldemir Santana, Marcílio de Freitas, Rita Bacuri, Gilsa Batista, Sônia Alfaia, Lúcio Carril e outros.
Os petistas veteranos aplaudiram Marcelo com empolgação e elogiaram a caminhada que está sendo feita para tornar Manaus uma cidade mais forte.
*
— Nessa caminhada, busquei resgatar os legados dos governos do presidente Lula e Dilma. Essa eleição é o primeiro passo do processo de retomada de um campo democrático, popular e progressista –, garantiu o petita.
Na força da lei
A justiça eleitoral de Porto Velho determinou que e a Rede Amazônica (Globo) garantisse a participação do candidato do Novo, Ricardo Furtado da Frota no último debate realizado na noite desta terça-feira (3).
*
O argumento da emissora é que só teriam direito ao debate, candidatos que tivessem representação partidária no Congresso Nacional.
Deixa eu falar
No entanto, a defesa de Ricardo Frota comprovou que o Novo tem cinco representantes de sua legenda no Congresso.
Diante do argumento, o juiz Guilherme Baldan, da 6ª Zona Eleitoral, deferiu o pedido
ÚLTIMA HORA
MARCA 12,68 METROS É ATINGIDA – Rio Negro já registra a pior seca da história de Manaus
O Rio Negro já registra a pior seca da história de Manaus. Às 18h desta quinta-feira (3), o maior rio em extensão na bacia amazônica e um dos maiores rios do mundo em volume de água alcançou a marca 12,68 metros.
“Em comparação, no dia 3 de outubro de 2023, o Rio Negro mediu 15,14 metros, o que representa uma diferença de 2,45 metros a mais do que o nível registrado neste ano, conforme dados do Porto de Manaus”, publicou o G1.
O rio tem descido em média 19 centímetros, o que levou o Serviço Geológico do Brasil a anunciar em 2024 a seca do Negro iria superar a de 2023. “Se continuar com a média em torno de quatro dia Manaus alcançará a pior seca de todos os tempos”, alertou o SGB.
*
A estiagem no Amazonas já afeta mais de meio milhão de pessoas, com cerca de 140.300 famílias prejudicadas de alguma forma pela descida das águas. Todos os municípios do estado estão em situação de emergência.
ORGULHO
Cid Moreira deixa como legado uma história enche de orgulho no telejornalismo e vira lenda no mundo da televisão. O apresentador morreu aos 97 anos por volta das 8h desta quinta-feira, em um hospital de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. Nascido em 1927, ele foi apresentador do Jornal Nacional por 26 anos. Inconfundível por sua voz grave, Cid Moreira tornou-se contador aos 15 anos, na rádio Difusora de Taubaté, antes de migrar para a Rádio Bandeirantes, em 1947. Nos anos seguintes, o comunicador se destacou em outras rádios como narrador até se tornar nacionalmente conhecido por apresentar pela primeira vez o Jornal Nacional, da TV Globo, em 1969. Quando deixou o noticiário, em 1996, ele se tornou o âncora com mais tempo no comando de um jornal no Brasil. William Bonner, no entanto, ultrapassou sua marca –28 anos como apresentador do principal telejornal da emissora carioca.
VERGONHA
A três dias das eleições municipais, pipocam denúncias de compra de votos em todo o país. A Polícia Federal fez um primeiro balanço das operações eleitorais em 2024: a corporação já apreendeu R$ 16,7 milhões em bens, sendo R$ 11 milhões em espécie. A PF conduz 2,2 mil inquéritos sobre crimes eleitorais e contra o Estado Democrático de Direito e já abriu 40 operações policiais neste ano para combater crimes ligados ao pleito. Nesse próximo fim de semana de eleições, as superintendências regionais da PF em todo o País vão empregar seis mil policiais em ações que buscam coibir compra de votos, aliciamento de eleitores e outros crimes eleitorais.
OUTRAS PALAVRAS
“NÃO TENHO AMÍGDALAS, ADENÓIDES NEM APÊNDICE. TAMBÉM NÃO POSSUO PRÓSTATA, QUADRIL DIREITO OU JOELHOS. NA VERDADE, A ÚNICA PARTE QUE AINDA ESTÁ INTACTA É MEU QUADRIL ESQUERDO”, Elton John