O senador Plínio Valério (PSDB-AM) denunciou a “hipocrisia” dos países desenvolvidos que acusam o Brasil de não ter condições de tomar conta da Amazônia. Ele disse que essas nações que querem dar lições aos brasileiros, não têm as mesmas preocupações com o que ocorre nos seus próprios territórios. Em pronunciamento nesta terça-feira (31), o parlamentar destacou os protestos ocorridos em abril no Estado da Renânia, coração industrial da Alemanha, contra a expansão de uma mina que produz linhita, conhecida como carvão marrom, um dos combustíveis fósseis mais poluentes do mundo.
— Aqui no Brasil, no Amazonas, a gente não pode nem explorar o potássio porque está perto de uma área indígena. Não é dentro, é perto. Olhem só o disparate! –, protestou.
O tucano de Eirunepé ressaltou que o problema da linhita não se limita à poluição. Com alto teor de água, ela tem baixo poder calórico e, portanto, é um dos combustíveis menos eficientes do mercado. Por isso, sua exploração é altamente destrutiva, exigindo escavação muito extensa e profunda para a extração de grandes quantidades de minério.
Garganta profunda
Segundo Valério, as minas de linhita assumem a feição de gigantescas crateras, porque a sua expansão destrói tudo nas proximidades.
— Essa mina alemã já engoliu mais de uma dúzia de vilarejos, igrejas centenárias, casas e rodovias que foram demolidas e se removeu o solo sobre as quais estavam construídas, terras agrícolas desapareceram e até cemitérios foram esvaziados. Uma verdadeira devastação –, afirmou.
Justiça garante
De acordo com o senador, o judiciário alemão manteve a expansão da mina e ainda determinou a venda obrigatória das terras para a empresa que a explora, alegando motivações econômicas e dizendo que as medidas de proteção climática não exigem a retirada imediata do carvão da matriz energética.
Com a força tucana
Está confirmado. Amazonino Mendes (Cidadania) é o candidato da Federação PSDB-Cidadania nas eleições ao governo do Estado.
O comunicado foi feito pelo presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, em carta endereçada ao senador Plínio Valério (PSDB-AM).
Tucanato
O nome de Amazonino foi escolhido por unanimidade pelos membros da Executiva Nacional do PSDB.
Pesou o fato do tetra-governador lidera, disparado, nas pesquisas de intenção de voto.
Mazoca na frente
Mazoca tem motivos de sobra para está com tudo e não está prosa.
Pesquisa da Perspectiva Mercado e Opinião ponta que o tetra-governador tem 29,4% das intenções de votos, contra 26,3% do governador Wilson Lima (UB).
Omar avança
A Perspectiva também uma mudança na corrida ao Senado, que, de acordo com a empresa de opinião, eu vinha sendo liderada por Arthur Virgílio.
Na última pesquisa, Omar Aziz avançou um ponto à frente de Arthur e lidera 6,4% das intenções de votos. O ex-prefeito de Manaus agora estaria em segundo lugar, com 5,5% das intenções.
Tucano na feira
Enquanto isso, o pré-candidato ao Senado pelo PSDB intensifica a pré-campanha visitando bairros tradicionais de Manaus.
Nesta quarta-feira (1°), o ex-prefeito de Manaus esteve na feira da rua São Pedro, no bairro Compensa, zona Oeste.
Força do povo
No corpo-a-corpo, Virgílio recebeu demonstrações de afeição dos comerciantes e de quem fazia compras no local.
— Minha força vem do povo. É essa afinidade que me impulsiona a querer fazer sempre mais pelos meus irmãos e irmãs amazonenses –, disse o tucano.
Minha casa, minha vida
Investigado pela compra de uma mansão de R$ 6 milhões em Brasília, Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou à Justiça que usou a renda do trabalho como advogado para financiar o imóvel.
A informação foi revelada pela Folha de S. Paulo.
Perna curta
Só tem um detalhe: Flávio Bolsonaro não tem registros de processos nos quais tenha atuado, seja em Brasília ou no Rio de Janeiro, os dois estados em que o senador tem registro válido na OAB.
Em instâncias superiores também não há registro de atuações de Flávio como advogado.
Só quero chocolate
A compra da mansão veio à público em 2021.
Na ocasião, o senador afirmou que foi a renda como empresário que fez com que ele tivesse dinheiro para adquirir o imóvel em Brasília, sem citar a atividade no direito.
O filho 01 do presidente Jair Bolsonaro (PL) tinha uma loja de chocolates no Rio de Janeiro.
Te quero verde
Nesta quinta-feira (2) o governador Wilson Lima assina decretos para reforçar combate ao desmatamento e queimadas no Amazonas.
Com isso, reforça o combate ao desmatamento e queimadas ilegais.
Situação de emergência
O Governo do Estado também vai decretar Situação de Emergência Ambiental nos municípios do sul do Amazonas e na Região Metropolitana de Manaus (RMM).
Daqui não saio...
O presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, afirma que não pedirá demissão do cargo e que vai aguardar a convocação de uma assembleia de acionistas, a única que tem o poder de retirá-lo do comando da estatal.
Há cerca de uma semana, Bolsonaro decidiu demitir o atual presidente e trocar a quase totalidade do conselho de administração da empresa.
...Daqui ninguém me tira!
Mauro Coelho está sendo pressionado por diversos agentes a sair imediatamente do posto, facilitando a vida do presidente Jair Bolsonaro, que indicou Caio Mário Paes de Andrade para o lugar.
Pedra no sapato
O governo Bolsonaro tem pressa, já que pretende alterar a política de preços de combustíveis da estatal, o que a atual diretoria não está disposta a fazer. A alta de combustíveis pressiona a inflação e, na avaliação do governo, corrói a popularidade do presidente.
Bolsonaro tem atacado a gestão da Petrobras e promove agora a terceira troca de presidente da estatal.
ÚLTIMA HORA
Anitta, quem diria, foi parar no museu Madame Tussauds de Nova York
Madame Tussauds de Nova York mostrou a prévia da estátua de cera de Anitta. Nesta terça-feira (31), o museu publicou nas redes sociais um vídeo no qual mostra alguns detalhes da obra em homenagem à cantora.
No vídeo, além de mostrar algumas imagens da captação do molde da cantora, o museu também divulgou alguns detalhes da produção da estátua. Na legenda, eles disseram que o lançamento será em breve, mas não anunciaram nenhuma previsão de data.
— Estou tão honrada! Mal posso esperar para ter minha estátua de cera no Madame Tussauds de Nova York –, escreveu a cantora na época do anúncio.
Em agosto de 2021, Anitta se disse "honrada" e compartilhou imagens da sessão de fotos para fazer o molde da estátua.
O Madame Tussauds é um museu de cera com sede em Londres e filiais em várias cidades do mundo com estátuas de cera de pessoas famosas. Vinte profissionais trabalham na produção da peça, que está sendo feita em Londres. A estátua será exposta em Nova York, segundo assessoria da cantora. Vinte profissionais trabalham na produção da peça, que está sendo feita em Londres. A estátua será exposta em Nova York, segundo assessoria da cantora.
ORGULHO
O jovem Eduardo André de Oliveira (foto), 24 anos, está mostrando que a força de vontade e o trabalho pode mudar a vida das pessoas. O rapaz resolveu abandonar o crime e ir à luta para se tornar um famoso “restaurador de tênis” na periferia de São Paulo. Com o ponto de atendimento em Diadema, Eduardo atende a várias comunidades da região. Hoje conhecido pelo apelido Mizuneira, ele fundou sua empresa há dois anos, após decidir abandonar o caminho do crime. Considerado especialista em manutenção, Eduardo reforma e restaura tênis da marca Mizuno (vem daí o apelido). O Jovem dá vida nova a pares de tênis surrados, destruídos pelo tempo e dias de baile funk na rua. Há alguns meses Eduardo passou a ensinar como fazer o serviço para jovens da região e, assim, ele está gerando empregos. Grande Dudu!
VERGONHA
O cientista político e professor Paulo Sérgio Pinheiro afirma que não há vontade de esclarecer o caso Marielli Franco, assassinada em 2018, no Rio de Janeiro, “Isso é uma vergonha para as autoridades brasileiras”, disse o entrevistado do Programa Roda Viva, da Tv Cultura.
— É vergonhoso que passado todos esses anos o caso não tenha sido solucionado. E pistas não faltaram. Alguns estão presos, mas não foram processados. Além da incompetência, há um enorme preconceito contra a mulher –, explicou. Pinheiro explica que Marielle não foi a única política mulher que sofreu esse tipo de preconceito. Na visão dele, a ex-presidente Dilma Rousseff também foi alvo disso.