Ir para o conteúdo

Dito & Feito: FINAL DE VALE TUDO NÃO VALEU NADA — Quem matou a novela de Gilberto Braga?

O que realmente aconteceu foi que se criou uma grande expectativa para o final da nova versão de “Vale Tudo”, mas o que se viu foi um capítulo pífio

Charge de Mário Adolfo

O final de “Vale Tudo”, a novela versão que sacudiu o Brasil, confirmou o que todo noveleiro já  esperava: o remake destruiu a memória de Gilberto Braga e Leonor Bassères, que já nem estão mais aqui para se defender – e deem estar dando cambalhotas na sepultura –, enquanto Aguinaldo Silva. Talvez até por ética, se recusa a falar da “autora” da trama, Manuela Dias. O que aconteceu de verdade é que se criou muita expectativa para o final da nova “Vale Tudo” e o que se viu foi um capítulo pífio,  mais preocupado em pagar contratos de merchandising do que dar o sentido lógico para o final da trama.

O primeiro grande furo foi Odete Roitman “ressuscitar” dentro de um carro do IML, de dentro do saco, com um suspiro de alívio do tipo  “ah!.. tô viva!”. E em seguida ligar para o funcionário da TCA, Freitas, para pedir socorro. De cara o telespectador mais atento deve se perguntar – como aconteceu comigo – Odete, decretada como morta, foi mandada para o IML com o celular no bolso?  Sim, porque a ligação foi feita de dentro do rabecão.  São muitas as perguntas sem resposta. Já que era pra mudar a história do Gilberto Braga, deveriam ao  menos dar um desfecho convicente. Faltou competência e respeito à obra do verdadeiro autor.

Morta viva

Outra pergunta: como Freitas conseguiu retirar a morta-viva de dentro do carro sem os funcionário do IML terem feito nada para impedir? Como  uma informação chocante sobre  um crime ocorrido no meio de uma família milionária, estampado em tudo que é manchete de jornal, não tenha vazado?

*

Então, a milionária  “assassinada”  estava viva e ninguém soube de nada, no mundo virtual de hoje onde sabemos de tudo?

Equipe médica sob suspeita

E a equipe médica que operou Odete para retirar a bala também fez o trabalho clandestinamente e em pacto de silêncio? Uma explicação que talvez tivesse  um pouco de lógica seria a de que aqueles eram médicos envolvidos com o crime organizado acostumados a operar traficantes  diante de uma gorda quantia. Mas em que diálogo da trama isso ficou explícito?

Oficina de cirurgia

Para completar Odete Roitman passou por uma cirurgia delicadíssima num ambiente, digamos assim, insalubre e arriscado: uma oficina de pintura, sem nenhum higiene ou equipamento cirúrgico essencial.

Que foi enterrada?

Já que Odete estava viva, foi resgatada de dentro do rabecão do IML – não se sabe como –, então,  quem foi enterrada no lugar dela, naquele enterro suntuoso que movimentou a sociedade?

Versão estapafúrdia

O que frustrou o  Brasil inteiro, que esperou ansioso pelo final da novela, é que muita coisa a “autora” Manuela Dias, não conseguiu explicar.

A sequência em que se descobre como a vilã sobreviveu é tão estapafúrdia, que lembrou quadros hilários de programas de humor tipo TV Pirata e Casseta&Planeta.

*

Na verdade, dona Manoella empurrou goela abaixo do telespectador um desfecho sem nenhuma coerência. E o telespectador não é burro.

“Autora” se perdeu

O que  se espera de todo folhetim é que todo mistério , mesmo as mais absurdas, como as de Dias Gomes – onde Dona Redonda (Saramandaia) explode de tão gorda; Zelão consegue fazer um par de asas e voar (O Bem Amado) ou a revelação de que o Lobisomem tarado que pegava as donzelas de Asa Branca (Roque Santeiro) nas noite de lua cheia era o professor Astromar Junqueira – tenha uma explicação plausível que convença a quem assiste ou lê.

Odete viveria de quê?

No entanto, no caso de “Vale Tudo” versão 2025, nada encaixa com nada. Senão vejamos: de que iria viver  Odete Roitman se metade de sua fortuna foi para o xodó César Ribeiro e a outra metade opara os herdeiros?

Seria justo Heleninha na cadeia?

Outra pergunta sem resposta: Com Marco Aurélio, verdadeiro “assassino” livre; Celina  inocentada e a vilã  Maria de Fátima abocanhando outro amante milionário , seria justo que Heleninha – uma moça doente, massacrada por Odete a vida toda –,  apodrecer na prisão por um crime que não cometeu?

Pequenas empresas, grandes negócios

Existem outros “furos” na versão de Manoela Dias que não dá para engolir.

Por exemplo: como é  que a Paladar, empresa de Raquel Aciolli, depois de um crescimento astronômico, fornecendo quentinhas para centenas de clientes, uma rede de Universidades, para a multinacional Coca-Cola tem apenas três funcionários na cozinha?

Mundo pequeno

E o que dizer da agência de viagem  “Mundo para Todos”,  de Ivan Meirelles (Renato Góes)?

Num curto espaço de tempo a agência bomba, no entanto a empresa só tem um funcionário: o próprio Ivan.

*

O que leva a crer, no caso da Paladar de Raquel e da “Mundo para Todos”, de Ivan, é que a Globo vive uma campanha sofrida de  corte de gastos, e por isso não contrata mais figurantes.

Viúvo odiou  novela

Não é à toa que Edgar Moura Brasil, viúvo do verdadeiro autor de “Vale Tudo”, Gilberto Braga,  odiou a novela.

Edgar usou as redes sociais para manifestar sua insatisfação contra o remake.

*

— Manuela Dias não teve lastro nem intimidade intelectual para fazer um remake da monta de Gilberto Braga –, escreveu Edgar.

Melhor seria repetir 1988

A versão original de “Vale Tudo" foi ao ar em 1988. Gilberto Braga morreu em 2021 aos 75 anos.

Edgar era companheiro de Giberto Braga  há 48 anos. O viúvo chegou a brigar com a Globo na Justiça pelo pagamento do último salário do dramaturgo, mas perdeu.

Saideira de Barroso

O STF (Supremo Tribunal Federal) já tem cinco votos para rejeitar a decisão liminar do ministro Luís Roberto Barroso que autorizou nesta sexta-feira (17/10) que enfermeiros possam auxiliar o procedimento de aborto nos casos permitidos pela legislação.

*

Até o momento, votaram nesse sentido Gilmar Mendes, Cristiano Zanin, Flávio Dino, Kassio Nunes Marques e André Mendonça. O julgamento ocorre em plenário virtual até a próxima sexta (24/10).

Ciro tira o time do PDT

Nesta sexta-feira (17), o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, enviou ao presidente do PDT, Carlos Lupi, uma carta em que pede desfiliação do partido.

*

A saída de Ciro ocorre em meio a uma aproximação do PDT com o governo de Elmano de Freitas (PT), no Ceará.


Sem rumo

Ciro ainda não definiu seu futuro político, mas avalia convites feitos por legendas como PSDB, PP e União Brasil.

*

Ele considera ainda ser candidato ao governo cearense, em 2026, contra o atual governador Elmano de Freitas (PT).

Raivinha do PT

Ciro é critico do apoio do PDT ao PT tanto na esfera estadual como na federal.

Mamãe eu quero

Os aliados do ex-governador também não excluem a possibilidade de Ciro ser candidato novamente ao Palácio do Planalto.

ÚLTIMA HORA

ZEZÉ DE CAMARGO & LUCIANO – Dupla sertaneja bolsonarista, que defende anistia para golpistas, mama nas tetas da dinheiro público

O show da dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano na última segunda-feira (13/10), em que Zezé defendeu a anistia aos presos do 8 de janeiro, custou R$ 450 mil reais aos cofres públicos de Porto Belo (SC), cidade de cerca de 30 mil habitantes.

A apresentação se deu no 10º Festival do Camarão de Porto Belo. Os sertanejos foram contratados por meio de inexigibilidade de licitação, ou seja, sem concorrência. O contrato, disponível pelo Portal da Transparência da cidade, revela que a empresa Live Talentos, que representa a dupla, recebeu os R$ 450 mil por 110 minutos de show.

O valor saiu da Fundação de Turismo e Desenvolvimento Econômico do município, localizado no litoral norte de Santa Catarina, a cerca de 30 minutos de Balneário Camboriú. A região é conhecida por receber turistas do Brasil e de outros países da América do Sul, atraídos pelas praias.

*

A dupla foi a principal atração do festival, que se encerra neste domingo (19). Imagens que viralizaram nas redes sociais mostram Zezé segurando uma camiseta que diz "Anistia já para os presos do 8 de janeiro" enquanto canta o sucesso "Flores em vida".

A peça foi entregue por um fã e faz referência ao projeto de anistia aos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro que invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes em Brasília, em 8 de janeiro de 2023.

ORGULHO

Alter do Chão: a deliciosa cozinha no paraíso amazônico

A vila de Alter do Chão, em Santarém (PA), foi escolhida para sediar o Fórum Mundial de Turismo Gastronômico da ONU, segundo o Ministério do Turismo (MTur). O evento ocorrerá entre 17 e 19 de fevereiro de 2026 e marcará a primeira edição no Brasil. Assim, a Amazônia passa a ocupar um papel central nas discussões globais sobre cultura, sustentabilidade e turismo gastronômico.

Amazônia no centro do turismo gastronômico

O encontro reunirá chefs, produtores locais e especialistas de vários países. Eles debaterão a gastronomia como elo entre cultura, identidade e natureza. Além disso, o fórum vai valorizar ingredientes amazônicos e incentivar o desenvolvimento regional. De acordo com o MTur, 95% dos turistas estrangeiros elogiam a culinária brasileira. Esse dado reforça o potencial da região no cenário do turismo gastronômico internacional.

VERGONHA

Duas pessoas em situação de rua foram mortas e uma terceira baleada, em um ataque a tiros, ocorrido na madrugada desta sexta-feira, em Irajá, na Zona Norte do Rio. Dois homens não tiveram qualquer chance de defesa. Eles estavam dormindo em colchonetes quando foram atingidos por disparos de fuzil e de pistola. A terceira vítima chegou a despertar e tentou correr, mas também acabou baleada

Os disparos foram feitos por pelo menos três homens. Eles desceram de um carro e atiraram quando estavam a menos de dez metros de distância das vítimas. É chocante esse crime contra pessoas vulneráveis,  uma  perversidade sem tamanho que envergonha o governo do Rio de Janeiro, que não tem mais condições de combater o a violência.

OUTRAS PALAVRAS

“AS MULHERES ESTÃO DESCOBRINDO QUE MULHER É BOM - COISA QUE OS HOMENS JÁ SABEM HÁ SÉCULOS”, CHICO ANYSIO
Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes