Um crime hediondo à luz do dia na maior floresta tropical do mundo e ninguém faz nada. Para acelerar o desmatamento de grandes áreas e abrir espaço para a soja e o gado, fazendeiros estão jogando grandes quantidades de agrotóxicos de avião sobre a floresta Amazônica e outros biomas.
O processo lembra aquele usado pelo exército norte-americano durante a guerra no Vietnã, quando aviões americanos despejaram o agente laranja, um agrotóxico que tinha a função de “ neutralizar” a floresta, usada como refúgio do exército local. Além de matar a vegetação vietnamita, que até hoje contém resíduos desses tóxicos, o agente laranja continua fazendo vítimas. Após quase 50 anos do fim da guerra, muitas crianças no país nascem com deficiências como síndrome de Down, paralisia cerebral e desfiguração facial extrema.
É de fazer chorar
Aqui nas nossas barbas não tem sido diferente.
Levantamento inédito feito pela Agência Pública e Repórter Brasil revela que, nos últimos 10 anos, cerca de 30 mil hectares de vegetação nativa foram literalmente envenenados.
Agora, veja o que isso significa e fique estarrecido: A área corresponde a 30 mil campos de futebol.
Desmonte do Ibama
Esses foram os casos que caíram na fiscalização do Ibama, que aplicou mais de R$ 72 milhões em multas de 2010 a 2020 especificamente em casos de desmatamento com pulverização aérea de agrotóxicos.
Com o desmonte da fiscalização ambiental promovida pelo governo Bolsonaro, o problema tende a ser maior do que os dados apontam.
Agente laranja
Um dos agrotóxicos que faziam parte da composição do agente laranja, o 2,4-D, foi encontrado pelos fiscais na fazenda que usou veneno para destruir a maior área de floresta.
O caso ocorreu em Paranatinga, no Mato Grosso, estado que lidera o ranking de envenenamento da floresta.
Arthur, o anticandidato
Na edição desta quarta-feira (17/11), em uma reportagem de página inteira, o jornal Folha de São Paulo destacou que o candidato Arthur Virgílio Neto, que disputa as prévias do PSDB “é mais anticandidato que um azarão”.
Comparado a Ulisses
A Folha compactou o amazonense ao caso do de Ulisses Guimarães que, em 1973, no apogeu do regime militar, lançou a sua anticandidatura à presidência da República. “Sabia que não ganharia a eleição, mas seu objetivo era resistir ao regime e denunciar o modo como a eleição seria conduzida”.
Não leva, mas faz barulho
De acordo com a publicação, Arthur Virgílio teria poucas chances de chegar à vitória no próximo domingo (21), mas mantém sua candidatura porque um de seus objetivos é aperfeiçoar o sistema de eleições primárias até que elas cheguem ao nível do que é realizado em países onde essa prática é rotineira, como os EUA, por exemplo.
Efeito Virgílio
Virgílio foi um dos primeiros mandatários do PSDB a pedir a realização de prévias, ainda em 2017.
De acordo com o próprio presidente do partido, Bruno Araújo, a demanda de Virgílio, que não foi atendida à época, foi a inspiração para que o processo fosse adotado este ano.
Black Friday, cuidado!
Faltando apenas nove dias para a Black Friday, o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) e o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amazonas (Ipem-AM) iniciaram uma série de fiscalizações em shoppings de Manaus com foco na data, marcada pelo alto número de descontos em diversos setores.
Publicidade enganosa
O Procon-AM alerta para a publicidade enganosa nesse período do ano, com promoções que não representam vantagem ao consumidor - o famoso preço pela “metade do dobro”.
Como prevenção, a pesquisa constante de preços antes e durante a Black Friday ainda é a maior aliada da população.
Preço abusivo
Em casos de cobranças abusivas, o cliente pode tirar fotos ou prints - em compras online - com o valor do produto ou, ainda, guardar encartes publicitários para formalizar a denúncia.
Quem eu quero...
Partido com o qual o presidente Jair Bolsonaro tem negociado sua filiação, o PL dá mostras de que busca a aproximação com o Poder Executivo, independentemente da ideologia de quem o comanda.
...não me quer!
Levantamento feito pelo jornal GLOBO aponta que a legenda do Centrão integra a base de 15 governadores, dos quais sete devem reforçar o palanque de adversários de Bolsonaro em 2022.
Saída pela direita
Esse foi um dos principais motivos para o recuo do presidente, cujo ingresso no PL estava marcado para o próximo dia 22. A cerimônia foi adiada em meio às divergências.
Gente muito fina
O presidente da Câmara dos deputados, eleito com apoio do Planalto, é réu no STF numa acusação de recebimento de propina da CBTU. Em sua função à frente da Casa, define o que vai a voto no Congresso e articula nomeações no governo Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo
Debandada na PF
Policiais Federais planejam aumentar o tom contra o governo Bolsonaro, caso não tenham atendidas as promessas feitas para a categoria.
Os membros da corporação discutem a possibilidade de entregar os cargos de chefia que ocupam na PF para demonstrar a insatisfação com a gestão do presidente.
Protegeu os dele...
O plano das entidades de classe é organizar assembleias entre policiais para pautar o tema, se forem ignorados pelo governo.
A visão é que o presidente protegeu os militares e abandonou a PF.
...e abandonou os outros!
Na terça-feira, quando foi celebrado o dia do policial federal, as associações de delegados, peritos e agentes realizaram atos em vários Estados do país para fazer cobranças ao governo.
... prometeu e não cumpriu
Os representantes das entidades estenderam faixas para apontar as promessas não cumpridas por Bolsonaro. O presidente foi eleito em 2018 com apoio de grande parte de membros da corporação.
ÚLTIMA HORA
STF cobra do governo explicações sobre situação dos Yanomami
O governo federal terá cinco dias para explicar ao Supremo Tribunal Federal (STF) a situação vivida pelo povo indígena Yanomami, no Amazônia. A decisão foi do ministro Luís Roberto Barroso ocorreu após pedido do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).
Entre as informações solicitadas pelo Supremo estão a situação nutricional, o acesso à água potável, como funciona o serviço de saúde e se há medicamentos para a comunidade.
O pedido de Randolfe, que tem como base denúncias de negligência contra a comunidade, solicita que o governo Bolsonaro tome medidas de proteção ao povo. Segundo as unidades de Roraima e da Amazônia, são mais de 20 ações judiciais sobre ataques de garimpeiros, omissão e mortes.
ORGULHO
Lewis Hamilton fez uma homenagem a Senna e levantou a bandeira do Brasil neste domingo, após uma vitória épica no Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1. O piloto britânico comemorou a vitória no GP de São Paulo repetindo o tradicional gesto de Ayrton Senna e, claro, emocionou a torcida. Era exatamente assim que Ayrton fazia toda vez que vencia, um gesto eternizado pelo piloto brasileiro nos anos 1980 e 1990. Depois da vitória, o britânico além de dedicar a conquista a Senna, ainda publicou nas redes sociais dele a foto com a bandeira brasileira e escreveu: “Por Senna. Pelo Brasil”, em inglês.
VERGONHA
O Ministério Público de São Paulo autuou uma notícia de fato (uma espécie de investigação preliminar) para apurar a afirmação do comentarista da Jovem Pan News Jose Carlos Bernardi de que o Brasil pode enriquecer “se a gente matar um monte de judeus e se apropriar do poder econômico deles”.