
A recente viagem de Eduardo Bolsonaro (PL) para os Estados Unidos acendeu um alerta entre ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que consideram a possibilidade de um plano para que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deixe o Brasil.
Segundo apuração da jornalista Andréia Sadi, magistrados avaliam que a narrativa de perseguição política adotada pelo deputado pode ser uma cortina de fumaça para encobrir uma eventual fuga do pai, investigado por tentativa de golpe de Estado.
— É um cálculo político: possuem palco fora, nos EUA, e podem preparar a fuga do pai, que vão chamar de exílio –, afirmou um dos ministros.
O fracasso da manifestação pró-anistia realizada em Copacabana, no último fim de semana, reforçou essa tese entre integrantes da Corte. O evento, que não teve a adesão esperada, expôs dificuldades na mobilização bolsonarista e, segundo os magistrados, pode acelerar mudanças na estratégia do grupo.
Hóspede indesejável
As investigações da Polícia Federal (PF) indicam que Bolsonaro teria considerado permanecer nos EUA em 2022 enquanto aguardava a concretização de um golpe.
*
A suspeita se fortaleceu com a quebra de sigilo bancário do ex-presidente, que revelou uma transferência de R$ 800 mil antes de sua viagem ao exterior.
Vai tentar de novo
Caso as investigações avancem e resultem em condenação, há a possibilidade de uma nova tentativa de fuga, segundo ministros e investigadores.
Quem tem (*)... tem medo!
Bem a propósito, o que fez Bolsonaro não ir ao STF nesta quarta-feira (26), já que eles estava tão seguro e arrogante no primeiro dia do julgamento da trama golpista?
De acordo com os bastidores, foi temor de que o STF decretasse a prisão preventiva ou o uso de tornozeleira eletrônica.
Prisão ou tornozeleira
Publicação do Metrópolis revela que desde a noite da terça-feira (25/3), aliados e advogados de Bolsonaro se mostravam preocupados com rumores de que o ministro Alexandre de Moraes poderia aproveitar a presença do ex-presidente no Supremo e decretar a prisão ou o uso de tornozeleira.
Democracia goleia

Foi uma goleada democracia. Por 5 votos a 0 o STF tornou réus, nesta quarta-feira (26), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete denunciados no âmbito da investigação sobre a tentativa de golpe de Estado durante e depois das eleições de 2022.
39 anos de prisão
No próximo passo, o imbrochável e sua turma de golpistas serão julgados.
Ao fim do julgamento, os réus serão absolvidos ou condenados. Caberá aos ministros definir as penas e os crimes pelos quais cada um será punido.
*
Caso seja condenado, Bolsonaro poderia pegar até 39 anos de prisão, segundo especialistas consultados pela imprensa antes do julgamento.
Ele é fanfarrão, mas...
Bolsonaro não aguenta 580 dias de cadeia.
Quem diz isso é o jornalista Moisés Mendes, autor de “Todos querem ser Mujica”.
...mas não aguenta cadeia!
— Por que 580? Porque esse foi o tempo do encarceramento de Lula. Bolsonaro, que será condenado a quase 40 anos, não poderá ficar alguns meses preso, ou todo o sistema de Justiça seria desmoralizado -, avalia Mendes.
Só tem garganta
O jornalista observa que o chefe do golpe não pode pegar menos cadeia do que o presidente perseguido pelo lavajatismo.
— Como é frágil física e emocionalmente, não suportaria meio ano preso. E todos sabem que a cadeia acabaria com Bolsonaro em algumas semanas -, antecipa Moisés Mendes.
Luto em BH

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), morreu aos 77 anos na manhã desta quarta-feira (26/3).
Ele estava em estado grave no Hospital Mater Dei após sofrer uma parada cardiorrespiratória. O político estava internado desde 3 de janeiro e completou 87 dias na unidade hospitalar.
Quem assume
Com a morte do prefeito, o vice Álvaro Damião (União), que governava interinamente, assume a chefia do Executivo de forma definitiva.
Essa camisa não te pertence

Identificado com figuras da extrema direita brasileira, o atacante Neymar, do Santos, publicou foto nos stories do Instagram usando a camisa de um time alemão ligado historicamente à ala esquerda da política.
*
Neymar estava vestido com a camisa do St. Pauli, da cidade de Hamburgo, clube progressista que abraça pautas de diversidade, além de causas antifascistas.
Joga na extrema-direita
Em seus stories, o camisa 10 aparece com a camisa do time da Bundesliga e a legenda “sextou”. Tanto o St. Pauli quanto Neymar são ligados à fornecedora de material esportivo Puma – e essa foi a explicação de alguns para a opção do jogador.
*
Como Neymar já demonstrou apoio a pautas da direita e fez campanha para o ex-presidente Jair Bolsonaro durante as eleições de 2022, a imagem chamou atenção de internautas.
Correio por drones
Os Correios realizaram a primeira entrega utilizando drones no país. A novidade ocorreu nesta quarta-feira (26/3), em Curitiba.
Em publicação nas redes sociais, a empresa celebrou: “O futuro já é realidade por aqui.”
*
Talvez agora, as compras feitas pela internet chegue, de fato, em nossas casas. Tomara!
ÚLTIMA HORA
ENTRAMOS NA “PORRADA” – Provocação de Raphinha atiçou a goleada da Argentina no Brasil

Uma declaração polêmica do jogador Raphinha, da seleção, esquentou o clássico entre Brasil e Argentina, realizado na noite de terça-feira (26).
Em seu canal a internet Romário jogou a isca e Raphinha embarcou na provocação:
— E hoje, vai ter porrada? – atiçou o baixinho.
— Porrada neles, sem dúvida. Porrada neles. No campo e fora do campo se tiver que ser –, afirmou Raphinha em entrevista a Romário sobre enfrentar a Argentina nesta terça, 25.
Sem hesitar, o campeão do mundo de 1994 perguntou:
— Vai fazer a porra do gol contra a Argentina?
— Vou. Com tudo. Fodam-se eles! – respondeu o jogador do Barcelona vive sua melhor temporada e busca reproduzir o sucesso vestindo a camisa amarela. O Baixinho ainda incentivou o ímpeto assertivo de Raphinha e falou que” tem que bater mesmo nos argentinos”.
*
Resultado: a torcida Argentina lotou Monumental ensandecida e querendo o fígado dos brasileiros. Em campo, os jogadores argentinos jogaram como se fosse o jogo da vida e deram um baile, massacrando o Brasil por 4X1.
Depois da goleada, ao som de “olé”, “olé” que vinha das arquibancadas, os argentinos detonaram as redes sociais de memes, com destaque para provocação a Raphinha, que prometeu a Romário que marcaria um gol e daria “porrada” nos rivais se fosse preciso.
ORGULHO

O resgate de pescadores brasileiros por uma tripulação chinesa tornou-se símbolo de solidariedade e esperança em alto-mar. Cinco brasileiros e um holandês foram salvos após ficarem à deriva por dias na costa de Sergipe. Eles seguiram de Itajaí (SC) rumo ao Rio Grande do Norte, transportando o pesqueiro recém-adquirido, quando se depararam coma forte tempestade que danificou o barco e o sistema de comunicação. Sem alternativa, embarcaram em um bote salva-vidas antes do afundamento total, ocorrido na madrugada de 15 de março. Durante a madrugada, uma luz no horizonte reacendeu a esperança do grupo. Era um navio chinês. O capitão Huang Yongchao, de 43 anos, decidiu agir sem hesitar. “Precisávamos resgatá-los, não importava de onde eram”, declarou.
O resgate de pescadores brasileiros foi concluído com sucesso. A história ganhou repercussão e foi compartilhada pela Embaixada da China no Brasil como um gesto de união entre os países.
VERGONHA

Nesta segunda-feira (24), uma aluna de 14 anos sentiu-se atacada após fala racista do professor de geografia durante a aula, no colégio CED 4 do Guará. O professor teria dito que “não via a hora de trocar de governo, porque era necessário que matasse metade dos pretos do Brasil, porque o preto precisava morrer mesmo”, destaca a jovem de 14 anos. m nota, a Secretaria de Educação (SEDF)informou que o afastamento imediato do professor foi determinado, e que a corregedoria já abriu um procedimento para apurar os fatos. No entanto, o professor negou todas as acusações feitas e, na terça-feira (25), seguiu dando aula normalmente.
OUTRAS PALAVRAS

“No território indígena, o silêncio é sabedoria milenar. Aprendemos com os mais velhos a ouvir, mais que falar”. (Márcia Wayna Kambeba)