E mais uma vez Manaus é destaque na mídia nacional...mas, de forma negativa, pra variar!
O fumacê que encobriu a cidade nesta quinta-feira (28), foi o assunto mais comentado no X – aquele que um dia foi Twitter. E não começou somente ontem, a cidade está encoberta há pelo menos três dias. Segundo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e a Defesa Civil do Amazonas, a fumaça se deve às queimadas registradas nos últimos dias, “sobretudo nos municípios da região metropolitana de Manaus, como Iranduba, Autazes e, mais recentemente, Rio Preto e Itacoatiara”.
Todo ano, quando chega setembro, as pessoas começam a protestar contra a fumaça que encobre Manaus, dificultando a respiração e causando mal cheiro. Mas dificilmente alguém se preocupa que as queimadas, além de devastar a floresta, também prejudicam a fauna da localidade, obrigando animais a irem para habitat que não os de origem. Há, também, a poluição causada nas estradas e rodovias, prejudicando o trânsito e podendo gerar graves acidentes, além do incômodo gerado para as pessoas, causando sérios problemas respiratórios.
Ano que vem tem mais
No entanto, quando o período de seca chega ao fim, todos esquecem tudo aquilo que passamos.
Até mesmo as autoridades ligadas à área ambiental, que deveriam iniciar uma campanha de conscientização, ates que a estiagem chegue novamente, encerram as ações de campo e arquivam, seus projetos para conter as queimadas.
Falta consciência
E não venham me dizer que queimar o roçado para o plantio ou para criar gado é uma questão cultural!
O que falta mesmo é consciência e educação para aqueles que insistem a causar queimadas mesmo sabendo de suas consequências.
Números assustam
O tempo passa, a fumaça voa e os números das estatísticas preocupam cada vez mais.
Segundo o MapBiomas – projeto de responsabilidade do Observatório do Clima – , a Amazônia já perdeu para o desmatamento e as queimadas, de 1985 até agora, mais de 720 mil km² de cobertura vegetal, algo equivalente a todo o território chileno.
Quase 4 mil focos
Não é só isso: O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais INPE) atesta que o estado do Amazonas contabilizou 3.925 focos de incêndio nos primeiros dez dias de setembro.
Lembranças de 2021
Logo, este é o segundo pior mês de setembro desde 2021 em termos de queimadas.
E mais, no acumulado do ano, o estado já registra um total de 11.736 incêndios.
Marina vaidosa Marina
Não é de se estranhar que o senador Omar Aziz (PSD-AM) tem disparado alguns torpedos contra a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, jogando em seu colo a responsabilidade pela não pavimentação na BR-319.
*
— Pois eu declaro que, se algum amazonense passar fome, a culpada é a senhora ministra Marina Silva, que por vaidade não permite a recuperação da BR-319 e sentencia o Amazonas ao isolamento –, acusou.
Um País, dois governos
Em maio o senador já tinha detonado a ministra ao criticar a decisão do Ibama de não autorizar a prospecção de petróleo na Foz do Amazonas.
Na ocasião, Aziz afirmou que o país tem dois governos: o do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.
*
— O que nos causa preocupação é que existem dois governos: o do presidente Lula e o do ministra Marinha. Isso está nos preocupando, não sabemos mais com quem tratar os assuntos –, cutucou.
A Marina de sempre
Aliás, Omar já tinha alertado que o presidente Lula já teve problemas semelhantes, em seu primeiro mandato, com a ministra Marina Silva.
*
Para ele, o que está acontecendo com o Amapá, vai acontecer com o estado Amazonas, em relação à BR-319.
— Governo que não tem transversalidade não anda –, afirmou o senador.
Prefeito vingativo
A deputada Alessandra Campello acusou o prefeito de Borba (a 171 Km de Manaus) Simão Peixoto de demitir 100 servidores públicos sem qualquer motivo.
— É pura perseguição política. Ele continua fazendo maldade! – disse a parlamentar do Podemos.
Malvado preferido
O prefeito Simão recentemente voltou ao cargo após ser preso e posteriormente escapar de um processo de impeachment na Câmara de Vereadores de Borba.
— Numa crise que a gente passa no interior do estado com a seca, ele demitiu cerca de 100 funcionários por perseguição –, disparou a deputada.
Valdemar fez um L?
Acredite se quiser, mas o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, declarou nesta quinta-feira (28) que há a possibilidade de seu partido votar favorável ao ingresso de Flávio Dino para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), caso haja, de fato, a indicação do presidente Lula.
*
— Se for um cidadão preparado, que é o caso, devemos votar a favor – disse Valdemar à CNN Brasil.
Cotadíssimo
O atual ministro da Justiça é um dos nomes mais cotados para assumir a vaga de Rosa Weber.
Por sua vez, o presidente Lula já avisou que pretende escolher um nome que possa "atender aos interesses e à expectativa do Brasil" e que "vote adequadamente sem precisar ficar votando pela imprensa".
Musk corta o mal...
O proprietário da plataforma X (antigo Twitter), Elon Musk, anunciou que demitiu grande parte da equipe encarregada de preservar a integridade eleitoral nesta rede social, a poucos meses do período de eleições importantes em diversos países.
*
— Ah, você se refere à equipe de 'Integridade Eleitoral' que estava minando a integridade eleitoral? Sim, eles se foram –, escreveu Musk na quarta-feira (27), em resposta a um relatório do The Information.
...Pela raiz!
A plataforma afirmou que cortou metade de sua equipe global dedicada a monitorar e limitar a desinformação e a fraude relacionadas a eventos eleitorais relevantes.
*
Espera-se mais de 50 eleições importantes em todo o mundo em 2024, incluindo as presidenciais nos Estados Unidos, além de outras na Índia, no continente africano e na União Europeia (UE).
Desenrola
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta quinta-feira (28) o projeto que cria o programa de renegociação de dívidas do governo federal, o Desenrola Brasil, e limita os juros rotativos do cartão de crédito. A proposta segue para análise em plenário.
ÚLTIMA HORA
40 CASOS – Doença da Urina Preta preocupa amazonas
O Amazonas confirmou 49 casos de rabdomiólise, popularmente conhecida como “doença da urina preta”, segundo balanço da Secretaria da Saúde do Estado (SES-AM).
Os casos, contabilizados até a segunda-feira (25), foram registrados nas cidades de Itacoatiara (36), Manaus (7), Manacapuru (3), Parintins (2) e Nova Olinda do Norte (1). Não há óbitos relacionados à doença, segundo as autoridades locais, e há 13 casos suspeitos em investigação. Quando associada ao consumo de peixes, mariscos e crustáceos, a rabdomiólise é denominada Doença de Haff. Os sintomas mais comuns são dores no corpo, febre, náuseas, fraqueza muscular, vômito e urina escura.
*
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas explica, no entanto, que a síndrome pode ocorrer em função de agravos diversos, como traumatismos, atividades físicas excessivas e infecções, ou ainda devido ao consumo de álcool e outras drogas.
ORGULHO
Acusado de pé frio, Mick Jagger, 80 anos, na verdade é um grande cara. O líder dos Rolling Stones acaba de revelar que pretende doar o catálogo da banda para instituições de caridade. De acordo com vocalista, o dinheiro não faria diferença na vida de seus oito filhos porque “eles não precisam de US$ 500 milhões (cerca de R$ 2,5 bilhões) para viver”. As declarações foram feitas para o ‘The Wall Street Journal’, na última terça-feira, 26. Durante a entrevista, o icônico do rock sugeriu que deve direcionar os recursos para instituições de caridade.
— Seriam uma forma uma forma de fazer algum bem ao mundo – disse o Rolling Stones. Jagger tem oito filhos: Karis Jagger, 52 anos, Jade Jagger, 51, Elizabeth Jagger, 39, James Jagger, 38, Georgia Jagger, 31, Gabriel Jagger, 25, Lucas Jagger (fruto do relacionamento com Luciana Gimenez), 24, e Deveraux Jagger, de seis anos.
VERGONHA
Pegou muito mal para o ex-comandante da Marinha, almirante Garnier, depois que vazou o apoio que ele ofereceu ao ex-presidente Jair Bolsonaro em uma conversa com os comandantes sobre um possível golpe de estado para impedir a posse de Lula.
No final de 2022, após a vitória eleitoral de Lula, Jair Bolsonaro teria se reunido com a cúpula das Forças Armadas para discutir um plano de golpe, numa tentativa desesperada de permanecer no poder. O Exército teria negado adesão ao golpe. Não se sabe qual teria sido a conduta da Força Aérea. Mas o almirante Almir Garnier Santos, então comandante da Marinha (que tem cerca de 80 mil homens e mulheres em seu corpo), embarcou prontamente na empreitada golpista. “Minhas tropas estão prontas”, disse ele. Os detalhes da reunião teriam sido narrados na delação premiada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. O trecho sobre a proposta às Forças Armadas vazou à imprensa no dia quinta (21). Agora Garnier vai ter que se explicar á CPMI dos atos golpistas de 8 de janeiro.