Adeilson Duque Fonseca, o que você fez envergonha Manaus e sua atitude pode ser classificada como monstruosa. O que passou o compositor Paulo Onça – um dos maiores da MPB e que só deu orgulho a Manaus – foi fruto de uma ação covarde de alguém anestesiado pela violência.
Você sequer deixou o poeta sair do carro e já foi atacando com uma ira assassina e continuou batendo mesmo depois de Onça estar desmaiado.
Tudo isso por um acidente de trânsito que sequer teve consequências graves. Covardia total.
Em algum dia de sua vidinha, Adeilson Duque Fonseca, você já deve ter ouvido, cantado, dançando e até sido feliz com esta música. Leia: “Sem subornar, teu coração/ Com feitio de paixão/ Farei tudo pra ganhar tua confiança/ Com a esperança de aprendiz/Juro que vou te fazer feliz...”
Pois é, saiba que este é um samba de autoria do amazonense Paulo Onça, gravado por Jorge Aragão. Você quase mata um poeta – também compositor da escola de samba carioca, Grande Rio –, que em sua vida só canta o amor, celebra a vida e torna o mundo melhor com sua música.
Assuma seu ato covarde
Todos nós que somos amigos e amamos a música de Paulo Onça – e saiba que são muitos –, estamos indignados com sua fúria selvagem e preocupados com a saúde do compositor.
Ficamos sabendo também que a Justiça decretou na noite desta quinta-feira (5), a pedido da Polícia Civil, a sua prisão preventiva por tentativa de homicídio contra o compositor.
Dinheiro no saco...
O tenente-coronel Mauro Cid afirmou à Polícia Federal que o general Braga Netto, ex-ministro e candidato a vice na chapa de Jair Bolsonaro (PL) em 2022, entregou dinheiro vivo a militares das Forças Especiais, os chamados "kids pretos", para financiar os supostos planos de golpe de Estado no final daquele ano.
... para financiar golpe
Em u um novo depoimento na quinta-feira (5) e afirmou
Cid disse à PF que Braga Netto deu dinheiro em espécie aos "kids pretos" em embalagens de vinho.
Mauro Cid entregou geral
O ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL) deu um novo depoimento na quinta-feira (5) e afirmou que o ex-ministro repassou recursos aos militares apontados pela PF como executores do plano golpista.
*
Não há informação sobre quanto teria sido pago, nem de onde veio o dinheiro.
Golpe pago com merreca
No entanto, a PF já revelou, em fevereiro, que Cid e o major Rafael de Oliveira fizeram uma estimativa de que o plano golpista custaria R$ 100 mil.
*
A merreca seria usada para pagar despesas como hospedagem e alimentação de militares que seriam deslocados do Rio de Janeiro para Brasília, entre novembro e dezembro de 2022.
Punhal verde e amarelo
O dinheiro, segundo Cid, serviria para o plano "Copa 2022", que teria por objetivo o poder para manter Bolsonaro na presidência.
O plano também tinha como alvo a operação “Punhal Verde e Amarelo” para matar o presidente Lula (PT), o vice Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro do STF.
Cuspiu no prato em que comeu
O governador Wilson Lima anda (União) “porraqui” com o ex-aliado e hoje considerado “traidor”, Saullo Viana .
O deputado federal que sempre esteve no palanque do governador se recusou a apoiar sua candidata a prefeita em Parintins, Brena Dianná (União).
*
Wilson disse que recebeu muitos conselhos para expulsar Saullo do partido.
— Essa não é a minha forma de agir. Não faço isso em respeito ao povo que o elegeu. E é o eleitor que vai fazer esse julgamento em 2026- disse Wilson.
“Trepada” eleitoral
O humorista José Simão encontrou duas piadas prontas que andavam soltas por aí e ninguém observou. Ou fingiu que não.
A sigla do Tribunal Eleitoral de Pernambuco é TREPE. E a do Tribunal Eleitoral do Pará é TREPA.
Loucura botafoguense
No futebol, é costumeiro ver torcedores cometerem loucuras e se apegarem em promessas mirabolantes para serem campeões.
Nesta semana, um botafoguense cumpriu com a palavra e fez uma tatuagem inusitada.
*
Luiz Henrique Moura marcou na pele a falta de Gregore, do Glorioso, sobre Fausto Vera, do Atlético, na final da Copa Libertadores.
Prometeu...
O lance aconteceu logo no primeiro minuto da decisão.
O meio-campista do Botafogo acertou chute na cabeça do adversário e recebeu cartão vermelho.
...e cumpriu!
Em meio ao desespero de ver o time com um a menos em uma final de Libertadores, Luiz Henrique fez uma promessa: se o Glorioso for campeão, tatuaria o lance da expulsão.
*
— Estava com um amigo e, assim que começou o jogo, teve o lance. Ele me disse que o jogo complicaria muito pela expulsão. Aí 2023 já veio em mente e, com medo de perder o título e até por resenha e que ainda não tinha pensado em nenhuma promessa na hora, veio na cabeça em tatuar esse lance –, contou em entrevista ao Ge.
É Natal
A Prefeitura de Manaus, por meio do Fundo Manaus Solidária (FMS), realiza, neste domingo, 8/12, a partir das 17h30, a Caravana Natalina que contemplará as zonas Oeste e Centro-Oeste da cidade. A "Caravana Natalina" contará com personagens vivos e com 4 carros alegóricos natalinos.
Magoado e debochado
Falta respeito e ética ao presidente argentino Javier Milei. Durante discurso de Lula na Cúpula do Mercosul, no Uruguai, Milei debocha e ri. Em seguida, entediado leva as mãos ao rosto, cmo se estivesse entediado.
*
As chefes de estado não é necessário pensar igual aos líderes de outros países, mas deve se ter, no mínimo, respeito e conviver civilizadamente de forma republicana.
Apertem os cintos...
Um dia depois de viralizar ao ser filmada se negando a trocar de assento no avião com uma criança, Jeniffer Castro não só deu entrevista ao programa Encontro com Patrícia Poeta como começou a sua carreira de influenciadora digital.
Jenniffer deu certo
No final da tarde desta sexta-feira (6), a administradora de empresas mineira anunciou sua primeira parceria publicitária nas redes sociais.
Bombando na mídia
Jeniffer, que antes do vídeo viral especialmente porque a internet saiu em sua defesa, ganhou quase mais 1,7 milhões de seguidores só no Instagram em dois dias.
*
Ela tem sido procurada por outras marcas, inclusive uma rede de fast food, para fazer anúncios.
ÚLTIMA HORA
STF MANTÉM XANDÃO – Inquérito que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria e manteve o ministro Alexandre de Moraes como responsável pelo inquérito que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado. A decisão é desta sexta-feira (6) e não atende a um pedido apresentado pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Na prática, Moraes segue como responsável pelo inquérito que apura uma trama golpista elaborada para evitar que Lula chegasse ao poder, após as eleições de 2022. O ex-presidente Jair Bolsonaro é um indiciados pela Polícia Federal, supostamente envolvido no plano.
Advogados do ex-presidente pediram para que Moraes fosse afastado da investigação por ser apontado como possível vítima da trama golpista, em que Bolsonaro teria participação.
*
O pedido foi recusado pelo presidente do STF, Luís Roberto Barroso - que é o relator dessa ação -, acompanhado por outros cinco ministros que também não viram justificativa para afastar Moraes –Edson Fachin, Flávio Dino, Gilmar Mendes, Cristiano Zanin e Dias Toffoli. Por ser parte citada na ação dos advogados, Moraes não votará.
ORGULHO
ORGULHO DE SER PEQUENO : Bolsonaro levantou Zé Miúdo no colo e elegeu o anão vereador
Durante visita à pequena cidade de Itabaianinha (SE), o ex-presidente Jair Bolsonaro colocou um anão no colo achando que se tratava de uma criança. Pois o cidadão tirou proveito disso e acabou elegendo vereador. Seu nome é José Eraldo de Jesus Santana, mais conhecido como Zé Miúdo, foi reeleito para a Câmara de Vereadores do município.
Zé Miúdo se elegeu pelo MDB em 2016, com 528 votos. Neste pleito, trocou a sigla pelo PSDB e recebeu quatro votos a menos do que na eleição anterior, mas garantiu a vaga mesmo assim. Nas redes sociais, o vereador se orgulha de ter sido carregado por Bolsonaro. Na descrição do perfil, diz que é “o menor político do Brasil” e “o anão que Jair Bolsonaro botou nos braços”.
VERGONHA
Levantamento da Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais), do Ministério da Justiça, mostra que o Brasil tem aproximadamente 100 organizações criminosas. De 2022 a 2024, foram identificadas 88 facções atuantes dentro de 1.760 pavilhões prisionais. O Nordeste aparece como a 1ª região com maior concentração de orcrims (organizações criminosas) –são 46. Conforme dados obtidos pelo Poder360, a Bahia é o Estado com mais facções: são 21. m 2º lugar das regiões com mais orcrims está o Sul, com 24. O Rio Grande do Sul tem 10 facções diferentes. Em seguida está o Sudeste tem, com 18. Em Minas Gerais, principal Estado de disputa entre o PCC (Primeiro Comando da Capital) e o CV (Comando Vermelho) tem 11 facções. O Norte aparece com 14 organizações criminosas, e o Centro-Oeste, com 10.
OUTRAS PALAVRAS
“NÃO TENHO UM CAMINHO NOVO. “EU TENHO DE NOVO É UM JEITO DE CAMINHAR”. (Thiago de Mello)