Ir para o conteúdo

Dito & Feito - GOOD MORNING, MALÁSIA!

“Tratado de paz” entre Brasil e EUA pode ser assinado em Kuala Lupur. Trump admite que pode reduzir o tarifaço; Lula diz que “trabalha com otimismo para encontrar solução”

Charge de Mário Adolfo

“Acredito que vamos nos encontrar, sim.”

A frase é do presidente norte-americano Donald Trump, a caminho da Malásia, e representa um sinal positivo para que se torne realidade um encontro histórico com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil. No entanto, isso vai depender do teor do cara a cara entre os dois líderes.

Questionado se espera reduzir as tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, Trump acrescentou:

— Sim. Sob as circunstâncias certas, com certeza — respondeu o republicano.

Já o presidente Lula, na madrugada deste sábado, disse estar confiante de que a conversa pode levar a uma solução para as divergências entre os dois países.

— Eu trabalho com otimismo para que a gente possa encontrar uma solução para as divergências entre os dois países.

— Eu trabalho com otimismo para que a gente possa encontrar uma solução — afirmou.

Com essas duas declarações de otimismo, o amanhecer do novo dia em Kuala Lumpur é de esperança por um acordo que coloque fim ao embate e traga de volta as relações amistosas entre os dois países.

Frente a frente

O encontro entre Lula e Trump deve acontecer neste domingo (26/10), na capital da Malásia.

A agenda ainda não foi confirmada oficialmente, mas é tratada como realidade nos bastidores do governo, após as sinalizações. A reunião deve ocorrer por volta das 18h, no horário local, e às 7h, em Brasília.

Terreno neutro

O terreno para o possível tratado de paz entre os dois presidentes será Kuala Lumpur, considerada um “terreno neutro”, onde será possível iniciar, de fato, as negociações sobre o tarifaço imposto pelos Estados Unidos ao Brasil.

Fatia do bolo é do Trump

Lula brincou, neste sábado (25/10), ao dizer que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, poderia comer um pedaço do seu bolo de aniversário.

O presidente completa 80 anos na segunda-feira (27/10).

— Eu acho que ele pode comer um pedacinho do bolo — brincou Lula na chegada ao hotel em Kuala Lumpur.

Cerco ao Mercadão

Quem levantou cedo neste feriado de sexta-feira (24) para comprar peixe no “Adolpho Lisboa” quebrou a cara.

Circulou mais de uma hora no entorno do histórico Mercadão e não conseguiu entrar. Isso porque todas as ruas estavam interditadas — pela frente, pelos fundos e pelas laterais.

E o que é pior: nem os agentes de trânsito que trabalhavam nas barreiras sabiam explicar o motivo do cerco.

A mesma praça

Em seu aniversário, Manaus resgata a Praça dos Remédios, totalmente revitalizada.

O motivo para o isolamento do mercado foi a inauguração da Praça Torquato Tapajós, conhecida como Praça dos Remédios, no Centro de Manaus.

Totalmente revitalizada, a Praça dos Remédios foi entregue no Aniversário de Manaus pelo prefeito David Almeida (Avante) e pelo senador Eduardo Braga (MDB).

Volto pra casa abatido

O motivo para fechar as ruas foi mais do que válido e compreensível.

No entanto, não era necessário fechar todas as vias que levavam ao “Adolpho Lisboa”. Resultado: quem pensou em comer uma matrinxã na brasa no feriadão acabou voltando para casa abatido, com a sacola vazia.

Outros apelaram para a velha e boa Feira da Panair, no Educandos, tão farta e organizada quanto a Feira da Manaus Moderna.

Em algum lugar do passado

A Praça dos Remédios trouxe à mente de Eduardo Braga uma antiga e terna lembrança.

Em 1993, quando ele era vice-prefeito de Amazonino Mendes, a prefeitura resgatou a Feira da Manaus Moderna, que se encontrava completamente destruída.

— Hoje, voltar a este lugar, onde minha irmã se formou na primeira Faculdade de Direito do Brasil e meus sogros se casaram na Igreja dos Remédios, tem um significado muito especial — afirmou Eduardo.

Do Carmo confirmada

A empresária Maria do Carmo Seffair está mais alegre do que pinto no lixo.

Enfim, o Partido Liberal (PL) confirmou, nesta quarta-feira (22), sua pré-candidatura ao Governo do Amazonas para as eleições de 2026.

Quem fez o anúncio foi o presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto, em um vídeo divulgado nas redes sociais na manhã desta quarta-feira (22).

ZFM para a Bélgica ver

A Suframa recebeu, nesta semana, o embaixador da Bélgica no Brasil, Chris Hoornaert, em reunião voltada à prospecção de oportunidades bilaterais e ao entendimento do modelo de funcionamento da Zona Franca de Manaus (ZFM).

O encontro foi conduzido pelo superintendente-adjunto executivo da Suframa, Frederico Aguiar, na sede da autarquia, em Manaus.

A Bélgica mantém, além da embaixada em Brasília, consulados-gerais em São Paulo e no Rio de Janeiro, além de uma rede de cônsules honorários distribuídos por diversas capitais brasileiras, incluindo Manaus, onde atua Clifford Nelson Oliveira.

Zambelli será extraditada…

Ao emitir parecer favorável à extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), o Ministério Público da Itália considerou infundada a alegação de perseguição política apresentada pela parlamentar, ao analisar o pedido de extradição formulado pelo governo brasileiro.

Segundo o MP italiano, as condenações e processos contra Zambelli não têm caráter político e respeitam integralmente as garantias processuais previstas em lei.

… e vai direto pra Papuda!

A parlamentar fugiu para a Itália após ser condenada, em maio, a dez anos de prisão pelo STF.

A decisão, na Primeira Turma do Supremo, foi unânime (5 votos a 0) no caso da invasão hacker aos sistemas do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

Intocável atrás das grades

A parlamentar está presa cautelarmente desde o dia 29 de julho, na penitenciária feminina de Rebibbia, na capital italiana, por decisão da Corte de Apelação de Roma, que considerou haver grave risco de fuga.

ÚLTIMA HORA

PAIOL DE PÓLVORA – Intervenção na Venezuela pode “incendiar a América do Sul”

Maduro: alvo de uma possível operação armada dos EUA pronto para a guerra ou espera aceno

O assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Celso Amorim, afirmou nesta sexta-feira, 24, que uma eventual intervenção estrangeira na Venezuela poderia “incendiar a América do Sul”  e  aprofundar divisões políticas no continente.

A declaração ocorre em meio à escalada militar dos Estados Unidos contra o regime de Nicolás Maduro e à possibilidade de ações em solo venezuelano.

Sem citar diretamente Washington, Amorim advertiu que uma operação armada teria “efeitos devastadores” sobre a estabilidade regional e ampliaria crises humanitárias em países vizinhos, como Brasil e Colômbia.

— Não tem exigência dele e não tem exigência minha ainda. Vamos colocar na mesa os problemas e tentar encontrar uma solução. Então pode ficar certo que vai ter uma solução”.

*

— Não podemos aceitar uma intervenção externa, porque isso vai criar um ressentimento imenso”, disse Amorim à agência de notícias Agence France Presse (AFP). “Pode incendiar a América do Sul e levar à e levar à radicalização da política em todo o continente –, acrescentou o ex-chanceler, que se tornou um dos conselheiros mais influentes de Lula em política externa.

ORGULHO

Dr. Lula.jpg
Lula: Doutor Honoris Causa pela Universidade Nacional da Malásia

Neste sábado (25), o presidente Lula (PT) recebeu o título de Doutor Honoris Causa em Filosofia e Desenvolvimento Internacional e Sul Global concedido pela Universidade Nacional da Malásia (UKM).

—  A minha trajetória remete à história de superação de milhões de compatriotas. Este título é, também, um merecido reconhecimento ao povo brasileiro –, disse o presidente, na cerimônia de concessão do título, realizada no Hotel Shangri-La, em Kuala Lumpur, capital do país. A homenagem reconhece a trajetória política de Lula e sua atuação no campo da inclusão social, do combate à fome e da cooperação internacional. A cerimônia de outorga foi presidida por Tuanku Muhriz, reitor da universidade e sultão do estado de Negeri Sembilan.

VERGONHA

O deputado Fausto Jr. (União-AM) votou a favor do arquivamento do processo contra Eduardo Bolsonaro (PL-SP)  no Conselho de Ética e o eleitor amazonense não vai esquecer isso na eleição de 2026.

O  Conselho arquivou, na quarta-feira 22, o processo disciplinar contra o deputado que fugiu para os estados Unidos Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que articula nos Estados Unidos sanções contra o Brasil e autoridades brasileiras. Por 11 votos a 7, o colegiado aprovou o relatório do deputado Delegado Marcelo Freitas (União-MG), que defendeu enterrar arepresentação, protocolada pelo PT.

Veja os parlamentares que votaram pelo arquivamento:

Albuquerque (Republicanos-RR);

Cabo Gilberto Silva (PL-PB);

Delegado Marcelo (União-MG);

Domingos Sávio (PL-MG);

Fausto Jr. (União-AM);

Gustavo Gayer (PL-GO);

Julio Arcoverde (PP-PI);

Delegado Fábio Costa (PP-AL);

Delegado Bilynsk (PL-SP);

Gilson Marques (Novo-SC); e

Gutemberg Reis (MDB-RJ.

OUTRAS PALAVRAS

image.png

“TODAS AS VEZES QUE VOU AO CINEMA, É MÁGICO, E NÃO INTERESSA QUE FILME É”. (Steven Spielberg)

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes