O Greenpeace Brasil acaba de denunciar que em dois meses, garimpo destruiu área de 462 campos de futebol em áreas protegidas da Amazônia.
De acordo com o levantamento, entre setembro e outubro de 2024, 330 hectares de áreas protegidas no Pará e Amazonas foram destruídos pela atividade garimpeira. Isso mostra que o garimpo continua sendo um grande vetor de destruição da Amazônia – não só nas Terras Indígenas, mas também no interior de Unidades de Conservação.” Os novos dados mostram que, entre setembro e outubro de 2024, 330 hectares de áreas protegidas no Pará e Amazonas foram destruídos pela atividade garimpeira”, publicou o Greenpeace. A exploração irregular de ouro não possui fronteiras e por onde passa “deixa um rastro de destruição do meio ambiente e de violações de direitos de povos indígenas e comunidades tradicionais”, diz a ONG.
Amazonas
Segundo reportagem publicada por Camila Garcez, o monitoramento apontou que a atividade garimpeira concentra-se principalmente em Unidades de Conservação situadas nas bacias dos rios Tapajós, Crepori, Jamanxim, Maués-Açu e Abacaxis, na divisa entre os estados do Pará e Amazonas.
Pará mais devastado
As Unidades de Conservação de Uso Sustentável são as mais impactadas.
A maior parte delas está localizada no Pará, como a Floresta Nacional de Amanã e a Floresta Nacional do Crepori.
Impacto em Maués
Já a Estação Ecológica do Alto Maués, localizada no Amazonas e pertencente à categoria de Proteção Integral, ocupa o terceiro lugar no ranking das áreas mais impactadas pela atividade ilícita.
Mais de 4 mil garimpos
A WWF-Brasil a pedido da Organização do Tratado de Cooperação da Amazônia (OTCA) já havia alertado que a Amazônia tem 4.114 pontos de mineração ilegal.
Toneladas de mercúrio...
Desde 1994, cerca de 2.300 toneladas de mercúrio foram despejadas na Amazônia brasileira.
Porém este número, que já era alto, tem crescido cada vez mais.
...despejadas na Amazônia
“Hoje, de acordo com uma série de estudos analisados, acredita-se que estejam sendo despejados 150 toneladas de mercúrio por ano na região”, afirma a WWF.
Peixes contaminados
De acordo com a nota técnica, dentre os países que fazem parte do bioma, o Brasil apresenta os maiores valores de concentração de mercúrio encontrados nas diversas espécies de peixes.
*
São 8,71 (ppm), seguido pela Guiana Francesa com 6,45 (ppm) e Suriname com 4,62 (ppm).
Acima do limite
Ainda neste ano, um estudo apontou que peixes de seis estados da Amazônia brasileira apresentaram níveis de contaminação acima do limite aceitável.
Que pena!
Uma cena muitos triste foi registrada à noitinha desta quinta-feira (19).
A árvore de Natal do Largo de São Sebastião , uma das maiores tradições do Natal de Manaus, pegou fogo depois de um curto circuito provocado pelo excesso de luz.
*
O fogo consumiu o gigantesco pinheiro rapidamente.
E as imagens viralizaram nas redes e muita gente chorou ao testemunhar o sinistro.
Árvore será refeita
O Governo do Amazonas soltou nota informando que no incêndio na árvore de Natal, felizmente, não houve feridos.
O espaço onde a árvore está montada será interditado para que a estrutura seja refeita.
*
“Mas a programação natalina no Largo de São Sebastião e entorno, siga normalmente ao longo dos próximos dias”, diz a nota.
30% da renda do boi...
Decisão cautelar da Justiça do Trabalho determinou que 30% do valor arrecadado na bilheteria do ano 2025 em diante será revertido para a quitação dos processos trabalhistas envolvendo os Bois-Bumbás Garantido e Caprichoso.
... Já está bloqueada
Essas dívidas foram vencidas até 06/2023. A decisão cautelar é do juiz substituto, André Luiz Marques Cunha Júnior, da Vara do Trabalho de Parintins (AM).
*
Pela decisão, quem assumir a comercialização dos assentos do Bumbódromo deve estar ciente da obrigação de reter os 30% da bilheteria.
Não mete a mão!
O juiz também mandou uma advertência às entidades Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido, Instituto Boi-Bumbá Garantido, Associação Cultural Boi-Bumbá Caprichoso e Fundação Boi-Bumbá Caprichoso.
*
Seus diretores devem se abster de realizar negócio jurídico com a bilheteria do festival, que cause prejuízo ao repasse dos 30% à Justiça do Trabalho.
ÚLTIMA HORA
EXTREMISTA E RACISTA – Mulher leva coroa funerária à casa de Lula e chama agente negro da PF de “macaco”
Maria Cristina de Lurdes Rocha, de 77 anos, se dirigiu até a casa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em São Paulo, na última quarta-feira (18) para deixar uma coroa funerária na calçada. Após ser abordada por agentes da Polícia Federal (PF) a mulher chegou a chamar um dos profissionais de “macaco”.
A coroa de flores era uma provocação ao quadro de saúde de Lula, que se recupera de uma cirurgia de emergência na cabeça.
No carro da idosa, havia fotos do ministro Alexandre de Moraes, com montagens pejorativas. Em cada uma das portas da frente, estavam coladas imagens de Moraes com símbolos na cabeça e atrás das grades.
*
Após perceber a movimentação da mulher, que estacionou o veículo na calçada da frente da residência de Lula e retirou a coroa de flores do porta-malas, agentes da polícia federal abordaram a mulher para interceder o ato. Quando um dos agentes, um homem negro, abordou a mulher, ela proferiu xingamentos racistas, chamando o policial de “macaco” e se recusando a respeitar as ordens. Depois de alguns minutos, Maria Cristina entrou no carro da polícia federal e foi levada para a superintendência.
ORGULHO
Um lobo-marinho apareceu descansando nas areias da Praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e virou atração na região. O bichinho cansou do frio e foi tomar sol em Ipanema. Os cariocas apelidaram logo o mamífero de Joca. O animal, que está sendo acompanhado por biólogos. A área foi isolada e sinalizada com bandeiras roxas, que indica a presença de animais marinhos. Até o momento, os banhistas estão respeitando o trecho interditado e não se aproximam do animal. Geralmente, o mamífero é avistado em países como Peru, Argentina, Chile e também no sul do Brasil. Ele nada longas distâncias e, quando se cansa de buscar comida, costuma relaxar nas regiões costeiras. É preciso esperar que o animal se mova sozinho para a água.
VERGONHA
Esposa do ex-juiz suspeito e atual senador, Sergio Moro, Rosângela, decidiu, nesta segunda-feira (16), atacar Luiz Inácio Lula da Silva, um dia após a alta hospitalar do presidente. O ataque ocorreu em reação à entrevista concedida por Lula à TV Globo, que, em uma edição da gravação, reafirmou seu apoio à Operação Lava Jato — conduzida por Moro em Curitiba-PR e responsável pela prisão política do presidente, em 2018. Segundo a esposa de Moro, que foi declarado parcial enquanto juiz da Lava Jato pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2021, Lula teve mais direito à defesa do que os bolsonaristas presos pelo 8/1.
O advogado Roberto Bertholdo, que acusa Moro de perseguição pessoal e política, reagiu, postando um vídeo na mesma rede social. Ele disse que Rosângela "tenta crescer" com base "no brilho do presidente Lula", "se aproveitando do momento de fragilidade do presidente" para atacá-lo.
OUTRAS PALAVRAS
"EU GOSTO DO IMPOSSÍVEL PORQUE LÁ A CONCORRÊNCIA É MENOR", Walt Disney