
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um discurso na noite de terça-feira (04/03) em uma sessão conjunta do Congresso pela primeira vez desde que voltou ao poder, no qual delineou sua visão para seu segundo mandato.
— O sonho americano é imparável!–, disse Trump no mais longo discurso presidencial já registrado no Congresso, com uma hora e 40 minutos. Ele foi vaiado pelos democratas e aplaudido pelos republicanos presentes.
Trump falou sobre a guerra comercial que ele iniciou esta semana, incluindo tarifas de 25% sobre o México e o Canadá, e mais 10% sobre as importações chinesas.
Nesse momento ele fez uma ameaça direta ao Brasil.
— Em média, a União Europeia, China, Brasil, Índia, México, Canadá e inúmeras outras nações nos cobram tarifas muito mais altas do que cobramos deles, o que é extremamente injusto –, disse o americano.
Agora é olho olho...
Dito isso, Trump advertiu que tarifas recíprocas aos parceiros comerciais dos EUA entrarão em vigor em 2 de abril.
— No dia 2 de abril, entram em vigor tarifas recíprocas, e qualquer tarifa que nos impuserem, nós também imporemos a eles... qualquer imposto que nos cobrarem, nós os taxaremos.
...dente por dente!
A avidou também que se usarem barreiras não monetárias para manter os EUA fora de seus mercados, “então usaremos barreiras não monetárias para mantê-los fora do nosso mercado".
Exageros e falsidades
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é vaiado durante discurso no Congresso do país. Congressistas republicanos reagiram gritando USA. pic.twitter.com/UbaV8xbzTl
— Renato Souza (@reporterenato) March 5, 2025
No longo discurso ao Congresso norte-americano – o mais longo da história – com uma hora e quarenta minutos de duração –, o republicano ressaltou as ações que realizou nas primeiras semanas de seu segundo governo.
*
Mas, de acordo com o jornal americano New York Times, o discurso estava repleto de "exageros familiares e falsidades".
Pega na mentira
O veículo realizou, então, uma checagem de fatos e elencou o que era mentira e o que era verdade nas falas de Trump.
E boa parte delas não passava de mentiras.
Fraude
— Encontramos centenas de milhões de dólares em fraude! –, disse Trump.
Mas, para o NYT, faltam evidências para essa afirmação.
Pesadelo de inflação
— Como sabem, herdamos da última administração uma catástrofe econômica e um pesadelo de inflação! –, exagerou Donald.
*
No entanto, para o NYT, é uma afirmação enganosa. Conforme levantado pelo Times, Trump herdou a economia em boa forma.
.
Acabou com a censura
— Acabei com a censura governamental e trouxe de volta a liberdade de expressão na América! –, garantiu o falastrão.
Ops! é outa mentira. O NYT garante que essa é mais uma afirmação enganosa. Trump assinou uma ordem executiva que pretende proteger a liberdade de expressão, mas tomou uma série de ações que vão contra esse discurso.
*
Além disso, a Casa Branca proibiu a entrada da agência de notícias Associated Press na Sala Oval e no Air Force One por ter se recusado a usar o termo Golfo da América.
Tomar a Groelândia
Em mio ao discurso, Trump disse que “esta noite também tenho uma mensagem para o povo incrível da Groenlândia”. E sapecou:
*
— Apoiamos fortemente o seu direito de determinar seu futuro. E se escolherem fazer isso, nós os receberemos nos Estados Unidos.
Maior ilha do mundo
Foi mais um recado ameaçador aos aos 56 mil habitantes do país, a maioria do povo Inuit.
A ilha, a maior do mundo, é um território autônomo da Dinamarca.
O povo quer saber
Por que o deputado estadual Mário César Filho (UB), que se reuniu na quarta-feira (12) com o senador Omar Aziz (PSD), em Brasília, fez uma postagem usando uma foto antiga do ex-presidente Jair Bolsonaro, mesmo sabendo que o senador do Amazonas é aliado de Lula e desafeto do Bozo?
*
Ou a imagem é uma montagem? Se for, aí já é muita forçação de barra, não e não?
Carnaval esvaziado
O que acontece com o carnaval do Amazonas, hein?
No desfila das grandes escolas, no sábado, as arquibancadas estavam praticamente esvaziadas.
*
Grande agremiações, como a Vitória Régia, por exemplo, desfilaram praticamente para arquibancadas entregue às moscas.
Ano após ano Manaus acompanha o Carnaval definhar. Nós, que já chegamos a ter o desfile de escolas de samba transmitido pra todo o Brasil em 1994, não conseguimos mais lotar o Sambódromo. O que antes era um evento que envolvia toda a capital, não movimenta e nem desperta mais o… pic.twitter.com/qSsEAKTOjq
— Mário Adolfo Filho (@marioadolfo) March 2, 2025
Me dá um dinheiro aí!
A mesmo coisa vem acontecendo com o carnaval de rua. Muitos bloquinhos que antes faziam a alegria da garotada desapareceram de uma pra outra.
*
O comentário é que boa parte deles, por não terem magnitude das bandas tradicionais, não receberam patrocínio e aí aposentaram o estandarte.
Olha a direitona aí, gente!
Outros avaliam que algumas bandas perderam seu público mais fiel porque transformaram seu carnaval em reduto bolsonarista.
ÚLTIMA HORA
CHINA MANDA RECADO –“Se é guerra o que os EUA querem, seja uma guerra tarifária, uma guerra comercial ou qualquer outro tipo de guerra, estamos prontos para lutar até o fim”

A tensão entre China e Estados Unidos segue subindo nesta quarta-feira (05). O país asiático declarou que está preparado para enfrentar “qualquer tipo de guerra”, em resposta às tarifas comerciais adicionais impostas pelo governo do presidente Donald Trump.
A relação entre as duas maiores economias do mundo voltou a se deteriorar após Trump determinar tarifas sobre todos os produtos chineses que entrarem nos EUA. Pequim reagiu rapidamente, impondo taxação de 10% a 15% sobre produtos agrícolas americanos.
*
Por meio de uma publicação na rede social X (antigo Twitter), a Embaixada da China em Washington reafirmou a disposição do país para reagir. “Se é guerra o que os EUA querem, seja uma guerra tarifária, uma guerra comercial ou qualquer outro tipo de guerra, estamos prontos para lutar até o fim”, declarou, citando um comunicado oficial do governo chinês divulgado na terça-feira (4/3).
ORGULHO

O terceiro dia de desfiles na Sapucaí, no Rio de Janeiro, foi marcado por sensibilidade, talento e muita beleza. A escola de samba Portela, que integra o Grupo Especial do Carnaval, fez uma majestosa homenagem a Milton Nascimento, escolhido como tema do samba-enredo. Uma homenagem em vida ao gigante da MPB, que desfilou sentado, altivo, feliz e mandou beijos.
Nas redes sociais, Bituca agradeceu.
— Hoje é o dia mais feliz da minha vida. Obrigado, Portela.
Com inspiração dos carnavalesco Antônio Gonzaga e André Rodrigues, Milton Nascimento foi mostrado na sua grandiosidade de artista. A história foi contada a partir da Portela até Minas Gerais, em forma de procissão. Começa em Oswaldo Cruz, onde a escola nasceu e termina em Três Pontas, MG, cidade em que Bituca cresceu. A avenida vibrou. Foi lindo demais!
VERGONHA

Uma irresponsabilidade vergonhosa. Uma jurada do Carnaval do Rio de Janeiro esqueceu de dar nota para três escolas do grupo especial na terça-feira (4). Durante a apuração das notas, que acontece na Cidade do Samba nesta quarta (5), o ex-presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) e locutor, Jorge Perlingeiro, descobriu a falha.
“
Ana Paula era a última jurada do quesito “samba-enredo”. Ela esqueceu de preencher as notas das escolas Mocidade Independente de Padre Miguel, Paraíso do Tuiuti e Portela. Para resolver o impasse, a Liesa decidiu dar nota 10 para as agremiações prejudicadas.
OUTRAS PALAVRAS

“O BRASIL INTEIRO DEVE AO WALTER SALLES. METADE PELO CINEMA, METADE DEVE AO ITAÚ” (Autor desconhecido)