Ir para o conteúdo

Dito & Feito - GUERRA FISCAL – Além de mentir muito no primeiro discurso, Trump ameaça o Brasil

Trump continua ameaçando o mundo, mas nem todos os países vão baixar a cabeça pra ele

Charge de Mário Adolfo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um discurso na noite de terça-feira (04/03) em uma sessão conjunta do Congresso pela primeira vez desde que voltou ao poder, no qual delineou sua visão para seu segundo mandato.

— O sonho americano é imparável!–, disse Trump no mais longo discurso presidencial já registrado no Congresso, com uma hora e 40 minutos. Ele foi vaiado pelos democratas e aplaudido pelos republicanos presentes.

Trump falou sobre a guerra comercial que ele iniciou esta semana, incluindo tarifas de 25% sobre o México e o Canadá, e mais 10% sobre as importações chinesas.

Nesse momento ele fez uma ameaça direta ao Brasil.

— Em média, a União Europeia, China, Brasil, Índia, México, Canadá e inúmeras outras nações nos cobram tarifas muito mais altas do que cobramos deles, o que é extremamente injusto –, disse o americano.

Agora é olho olho...

Dito isso, Trump advertiu que tarifas recíprocas aos parceiros comerciais dos EUA entrarão em vigor em 2 de abril.

— No dia 2 de abril, entram em vigor tarifas recíprocas, e qualquer tarifa que nos impuserem, nós também imporemos a eles... qualquer imposto que nos cobrarem, nós os taxaremos.

...dente por dente!

A avidou também que se usarem barreiras não monetárias para manter os EUA  fora de seus mercados, “então usaremos barreiras não monetárias para mantê-los fora do nosso mercado".

Exageros e falsidades

No longo discurso ao Congresso norte-americano – o mais longo da história – com uma hora e quarenta minutos de duração –, o republicano ressaltou as ações que realizou nas primeiras semanas de seu segundo governo.

*

Mas, de acordo com o jornal americano New York Times, o discurso estava repleto de "exageros familiares e falsidades".

Pega na mentira

O veículo realizou, então, uma checagem de fatos e elencou o que era mentira e o que era verdade nas falas de Trump.

E boa parte delas não passava de mentiras.

Fraude

— Encontramos centenas de milhões de dólares em fraude! –, disse Trump.

Mas, para o NYT, faltam evidências para essa afirmação.

Pesadelo de inflação

— Como sabem, herdamos da última administração uma catástrofe econômica e um pesadelo de inflação! –, exagerou Donald.

*

No entanto, para o NYT, é uma afirmação enganosa. Conforme levantado pelo Times, Trump herdou a economia em boa forma.

.

Acabou com a censura

—  Acabei com a censura governamental e trouxe de volta a liberdade de expressão na América! –, garantiu o falastrão.

Ops! é outa mentira. O NYT garante que essa  é mais uma afirmação enganosa. Trump assinou uma ordem executiva que pretende proteger a liberdade de expressão, mas tomou uma série de ações que vão contra esse discurso.

*

Além disso, a  Casa Branca proibiu a entrada da agência de notícias Associated Press na Sala Oval e no Air Force One por ter se recusado a usar o termo Golfo da América.

Tomar a Groelândia

Em mio ao discurso, Trump disse que “esta noite também tenho uma mensagem para o povo incrível da Groenlândia”. E sapecou:

*

— Apoiamos fortemente o seu direito de determinar seu futuro. E se escolherem fazer isso, nós os receberemos nos Estados Unidos.

Maior ilha do mundo

Foi mais um recado ameaçador aos aos 56 mil habitantes do país, a maioria do povo Inuit.

A ilha, a maior do mundo, é um território autônomo da Dinamarca.

O povo quer saber

Por que o deputado estadual Mário César Filho (UB), que  se reuniu na quarta-feira (12) com o senador Omar Aziz (PSD), em Brasília, fez uma postagem usando uma foto antiga do ex-presidente Jair Bolsonaro, mesmo sabendo que o senador do Amazonas é aliado de Lula e desafeto do Bozo?

*

Ou a imagem é uma montagem? Se for, aí  já é muita forçação de barra, não e não?

Carnaval esvaziado

O que acontece com o carnaval do Amazonas, hein?

No desfila das grandes escolas, no sábado, as arquibancadas estavam praticamente esvaziadas.

*

Grande agremiações, como a Vitória Régia, por exemplo, desfilaram praticamente para arquibancadas entregue às moscas.

Me dá um dinheiro aí!

A mesmo coisa vem acontecendo com o  carnaval de rua. Muitos bloquinhos que antes faziam a alegria da garotada desapareceram de uma pra outra.

*

O comentário é que boa parte deles, por não terem magnitude das  bandas tradicionais, não receberam patrocínio e aí aposentaram o estandarte.

Olha a direitona aí, gente!

Outros avaliam que algumas bandas perderam seu público mais fiel porque transformaram seu carnaval em reduto bolsonarista.

ÚLTIMA HORA

CHINA MANDA RECADO –“Se é guerra o que os EUA querem, seja uma guerra tarifária, uma guerra comercial ou qualquer outro tipo de guerra, estamos prontos para lutar até o fim”

A tensão entre China e Estados Unidos segue subindo nesta quarta-feira (05). O país asiático declarou que está preparado para enfrentar “qualquer tipo de guerra”, em resposta às tarifas comerciais adicionais impostas pelo governo do presidente Donald Trump.

A relação entre as duas maiores economias do mundo voltou a se deteriorar após Trump determinar tarifas sobre todos os produtos chineses que entrarem nos EUA. Pequim reagiu rapidamente, impondo taxação de 10% a 15% sobre produtos agrícolas americanos.

*

Por meio de uma publicação na rede social X (antigo Twitter), a Embaixada da China em Washington reafirmou a disposição do país para reagir. “Se é guerra o que os EUA querem, seja uma guerra tarifária, uma guerra comercial ou qualquer outro tipo de guerra, estamos prontos para lutar até o fim”, declarou, citando um comunicado oficial do governo chinês divulgado na terça-feira (4/3).

ORGULHO

Milton Nascimento: homenagem merecida na Portela

O terceiro dia de desfiles na Sapucaí, no Rio de Janeiro, foi marcado por sensibilidade, talento e muita beleza. A escola de samba Portela, que integra o Grupo Especial do Carnaval, fez uma majestosa homenagem a Milton Nascimento, escolhido como tema do samba-enredo. Uma homenagem em vida ao gigante da MPB, que desfilou sentado, altivo, feliz e mandou beijos.

Nas redes sociais, Bituca agradeceu.

— Hoje é o dia mais feliz da minha vida. Obrigado, Portela.

Com inspiração dos carnavalesco Antônio Gonzaga e André Rodrigues, Milton Nascimento foi mostrado na sua grandiosidade de artista. A história foi contada a partir da Portela até Minas Gerais, em forma de procissão. Começa em Oswaldo Cruz, onde a escola nasceu e termina em Três Pontas, MG, cidade em que Bituca cresceu. A avenida vibrou. Foi lindo demais!

VERGONHA

Esqueceram as nota na apuração do carnaval do Rio de Janeiro

Uma irresponsabilidade vergonhosa. Uma jurada do Carnaval do Rio de Janeiro esqueceu de dar nota para três escolas do grupo especial na terça-feira (4). Durante a apuração das notas, que acontece na Cidade do Samba nesta quarta (5), o ex-presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) e locutor, Jorge Perlingeiro, descobriu a falha.

Ana Paula era a última jurada do quesito “samba-enredo”. Ela esqueceu de preencher as notas das escolas Mocidade Independente de Padre Miguel, Paraíso do Tuiuti e Portela. Para resolver o impasse, a Liesa decidiu dar nota 10 para as agremiações prejudicadas.

OUTRAS PALAVRAS

“O BRASIL INTEIRO DEVE AO WALTER SALLES. METADE PELO CINEMA, METADE DEVE AO ITAÚ” (Autor desconhecido)
Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade UEA

Mais Recentes