Ir para o conteúdo

Dito & Feito: HUGUINHO COMETEU SUICÍDIO POLÍTICO

Bastava pautar o que interessa ao povo, mas o presidente da Câmara preferiu ficar do lado da PEC da Bandidagem, que acabou enterrada no senado

Charge de Mario Adolfo

O presidente da Câmara dos Deputado, Hugo Motta (Republicanos -PB), estave com a faca e o queijo na mão, mas fez tudo errado. Bastava ir para o lado do povo, mas ele fez ao contrário. Cedeu à pressão da extrema-direita  bolsonarista e deu provas que não estava preparado para presidir a Câmara dos Deputados.

Análise do Intercept Brasil, publicada neste quinta-feira avalia com muita competência a arapuca em que o deputado se meteu. Senão vejamos: De um lado, a oposição insistia em duas bandeiras impopulares: A anistia para Bolsonaro e a PEC da Blindagem (ou da bandidagem) de  que tinha por objetivo dificultar processos criminais contra parlamentares. Não precisava Hugo Motta – aliás, Huguinho como ele está sendo chamado –,  ser muito inteligente para  perceber o que as pesquisas já indicavam: ambas a pautas tinham ampla rejeição da sociedade.

Do outro, observa o âncora do Intercept Brasil, Fábio de Sa e Silva,  “o governo defendia um projeto altamente popular: isenção de imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil, e que beneficiará 90 milhões de brasileiros ao ser validada”.

*

Então, custava Hugo Motta ir para o lado do bem? Mas não, preferiu morrer abraçado com o já condenado Jair Bolsonaro e defender a impunidade de políticos criminosos. Que ratada, hein deputado?

Faltou coragem

Para o Intercept,  a escolha parecia óbvia.

Bastava Motta pautar o que interessa ao povo e deixar as aventuras da oposição morrerem sozinhas. “Mas faltou ao presidente da Câmara cálculo político ou coragem”, cutuca o artigo.

Elementar, meu caro Motta

Mas achando que pode tudo, Hugo Motta fez o inverso, preferindo abrir espaço (e defender)  para a PEC mais rejeitada em discussão (a da bandidagem) e engavetou a pauta da renda.

*

“Supostamente —, deduz o Intercept –, era um acordo para barrar a anistia. “Mas a articulação desandou, e a urgência da anistia também acabou aprovada pelos deputados”.

Suicídio político

Assim, como publicou Ricardo Noblat , Hugo Motta cometeu um “suicídio” político. E arrisca a dizer que, quem elaborou essa estratégia para o Hugo Motta foi um “arquiteto do caos”.

— Casar a PEC da Blindagem com o PL da anistia  – e ainda subordinar à aprovação dessas duas pautas a única que interessa ao povo, a isenção do Imposto de Renda –, foi um suicídio.

*

Sem revelar a fonte, Noblat publicou que essa  avaliação é de um “experiente assessor parlamentar do Senado Federal”.

Química só por telefone

A Casa Branca confirmou nesta quarta-feira (24/9) que os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump devem conversar nos próximos dias, mas, por enquanto, a reunião será realizada por telefone.

*

Os dois líderes se encontraram rapidamente nos bastidores da 80ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York, e concordaram em dar continuidade ao diálogo.

Casa Branca, nem pensar

Nessa terça-feira (23/9), o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, havia adiantado o aceno.

Em entrevista à CNN Internacional, destacou que a intenção inicial era um encontro presencial, mas que isso não deve ocorrer devido às agendas cheias.

*

— O presidente Lula está sempre pronto para conversar com qualquer chefe de Estado que seja do interesse do Brasil e, neste caso, isso pode acontecer também por um telefonema ou uma videoconferência, porque, infelizmente, o presidente está muito ocupado.

O  Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) aprovou a última etapa do licenciamento ambiental para a Petrobras explorar a Foz do Amazonas — que fica no litoral do Amapá, na Margem Equatorial.

*

A região vem sendo considerada a nova fronteira para exploração de petróleo no país.

Proteção à fauna

A última etapa é a APO (Avaliação Pré-Operacional), realizada no fim de agosto.

Trata-se, basicamente, de um simulado para testar se são exequíveis os planos de emergência e proteção à fauna da Petrobras, a serem utilizados em caso de acidentes durante a perfuração.

Economia verde

A Região Metropolitana de Belém (RMB) deu um passo importante rumo à economia verde.

A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4958/2023, que cria a Zona Franca da Bioeconomia na capital paraense.

*

A proposta segue agora para análise das comissões de Finanças e Tributação (CFT) e Constituição e Justiça (CCJ).

Cosméticos da Amazônia

De autoria da deputada Elcione Barbalho (MDB-PA), o projeto estabelece um regime fiscal diferenciado para cadeias produtivas sustentáveis, como bioinsumos, alimentos, cosméticos e energia renovável.

*

A ideia é transformar Belém em um polo estratégico de inovação em baixo carbono, com foco em produtos da biodiversidade amazônica.

Empregos verdes

Elcione Barbalho Explica que o  texto combina proteção da floresta, geração de empregos verdes e renda para comunidades locais, criando uma alternativa de desenvolvimento sustentável para a Amazônia.

O mundo gira

O juiz suspeito, Sergio Moro, que hoje está senador pelo União Basil,   será julgado por Zanin no STF.

E o ex-advogado de Lula e presidente da 1ª Turma do STF, Zanin julgará os embargos apresentados por Moro em ação que envolve o ministro Gilmar Mendes.

Te cuida, Moro?

A 1ª Turma do STF deve julgar a partir de 3 de outubro, os embargos de declaração apresentados pelo ex-ministro da Justiça de Bolsonaro em ação penal por calúnia contra o ministro Gilmar Mendes.

*

A relatora do caso, ministra Cármen Lúcia, marcou o início do julgamento em sessão virtual.

Reencontro com Zanin

Pra completar o desespero de Moro, o colegiado é presidido atualmente pelo ministro Cristiano Zanin, ex-advogado do presidente Lula que defendeu o petista em processos nos quais Moro atuou como juiz durante a Operação Lava Jato.

*

Dois dias antes do início do julgamento, Zanin passará a presidência da 1ª Turma para o ministro Flávio Dino, ex-ministro da Justiça de Lula, que também já teve embates com Moro no passado.

ÚLTIMA HORA

NADA ESCAPA DO CRIME ORGANIZADO – 98 lojas franqueadas do grupo O Boticário, 60 motéis e empreendimentos imobiliários usados na lavagem de dinheiro

Alvo de uma operação na manhã desta quinta-feira, a organização criminosa comandada por Flávio Silvério Siqueira usou 267 postos de combustíveis, 98 lojas franqueadas do grupo O Boticário, 60 motéis e empreendimentos imobiliários para lavar dinheiro obtido de forma ilícita.

Alguns dos alvos têm relações diretas com integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC), segundo a investigação.

*

— Na operação de hoje, vimos que a infiltração é mais ampla ainda do que pôde parecer ali na Operação Carbono Oculto — afirmou, em coletiva de imprensa, Robinson Barreirinhas, secretário Especial da Receita Federal, referindo-se ao fato de que o grupo criminoso se valia de outros setores da economia formal para lavar dinheiro, além do de combustível.

Alvo de uma operação na manhã desta quinta-feira, a organização criminosa comandada por Flávio Silvério Siqueira usou 267 postos de combustíveis, 98 lojas franqueadas do grupo O Boticário, 60 motéis e empreendimentos imobiliários para lavar dinheiro obtido de forma ilícita.

Alguns dos alvos têm relações diretas com integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC), segundo a investigação.

*

— Na operação de hoje, vimos que a infiltração é mais ampla ainda do que pôde parecer ali na Operação Carbono Oculto — afirmou, em coletiva de imprensa, Robinson Barreirinhas, secretário Especial da Receita Federal, referindo-se ao fato de que o grupo criminoso se valia de outros setores da economia formal para lavar dinheiro, além do de combustível.

ORGULHO

O La Brasserie de La Mer, de Natal, está no ranking

A nova lista dos melhores restaurantes do mundo, escolhida por usuários do Tripadvisor, tem 8 casas brasileiras.

Entre os premiados são 2 são do Rio de Janeiro, 2 de São Paulo, um do Rio Grande do Norte, um do Paraná, uma Bahia, e um de Brasília.

A listas dos melhores restaurantes do mundo de 2025 do Tripadvisor, a “Travellers’ Choice”, selecionou estabelecimentos em oito categorias, que vão de jantar romântico a comida vegana. Na melhores na categoria “Restaurantes finos” de 2025 aparecem três brasileiros: O Marius Degustare (Rio de Janeiro/RJ) o La Brasserie de La Mer (Natal/RN) e Restô Canto (Búzios/RJ)

Na categoria melhores “Restaurantes casuais” de 2025 aparece o Le Mir Comida Árabe (Foz do Iguaçú/PR)

E na categoria “Tesouros Escondidos” de 2025 está um de Brasília, o Restaurante Universal, que fica na 210 Sul.

VERGONHA

Jair Bolsonaro (PL) mostrou insatisfação com as manifestações públicas feitas pelo filho Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nas última semanas. Segundo apurado pela coluna de Bela Megale, do jornal O Globo, o ex-presidente comentou com aliados que o deputado federal está “falando muito” e que, cada vez que se pronuncia, o prejudica ainda mais.

O filho nº 3 está cada dia mais fora de si. Nesta terça-feira (23), ele cismou que, na ausência do pai nas eleições presidenciais em 2026, irá se candidatar. A fala foi feita em entrevista ao Contexto Metrópoles.

— Eu sou, na impossibilidade de Jair Bolsonaro, candidato a presidente da República. Por isso que o sistema corre e se apressa para tentar me condenar em algum colegiado, que seja na Primeira Turma do STF, para tentar me deixar inelegível — falou Eduardo Bolsonaro em entrevista.

OUTRAS PALAVRAS

“ELA HERDOU TODOS OS SEUS TRAÇOS DO PAI. ELE É CIRURGIÃO PLÁSTICO”, Groucho Marx
Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes