
Nem todo político da bancada do Amazonas no Congresso Nacional, como nossos cinco deputados federais – Alberto Neto (PL), Pauderney Avelino (União), Fausto Santos Jr. (União), Silas Câmara (Republicanos) e Adail Filho ( Republicanos) –, estão pagando pau para a Propostas de Emenda à Constituição, a famigerada PEC da Blindagem, esse escárnio que só permite abertura de processos contra parlamentares se tiver o aval da r Câmara ou do Senado e por meio de votação secreta.
O senador Omar Aziz (PSD-AM), atento à matéria que vem sendo rejeitada pela opinião pública e coloca a maioria da população brasileira contra o Congresso, alertou, nesta quarta-feira (17), Senado para o que classificou como aumento de privilégios para a classe política como uma “distorção enorme”.
— Nenhum cidadão brasileiro sem mandato de senador, sem mandato de deputado federal tem tanta prerrogativas como nós temos –, comparou.
Vamos discutir a PEC?
Sob o olhar atento de Alcolumbre, Omar fez num apelo dizendo que ele e outros líderes, que estavam a seu lado, “queremos discutir à PEC”.
Ao justificar o pedido, ele comparou as prerrogativas de parlamentares com a realidade da população.
— Quantos às prerrogativas, nenhum cidadão brasileiro sem mandato tem tanta prerrogativas como nós temos.
Povo sem prerrogativas
Aziz observou que aquelas pessoas que vivem no interior de seu estado, “não chegam nem perto das prerrogativas que eu tenho e os demais deputados e senadores têm”.
— Essas pessoas não tem aceso à justiça, não têm acesso a ações sociais, segurança, uma casa e uma série de coisas.
Apelo ao presidente
O líder do PSD fez um apelo ao presidente do Senado que a PEC da Blindagem, aprovada em regime de urgência na Câmara dos Deputados, passe por um amplo debate na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
*
— Faço esse apelo como uma pessoas que votou em V.Exa. duas vezes e não se arrependeu. Ao receber as PECs, as encaminhe à CCJ para que a gente possa debater, discutir essa matéria –, solicitou Omar.
Na mesma direção
Nem bem o senador encerrou seu discurso e os senadores o senadores Rogério Carvalho (PT-SE),líder do governo no Senado Federal, Espiridião Amin (Progressistas-SC) e Eduardo Braga (MDB-AM) endossaram as palavra de Omar.
*
— Já há alguns anos no Senado da República, existe o entendimento de que toda e qualquer matéria de emenda Constitucional seja a encaminhada à CCJ para que tenhamos controle da inconstitucionalidade pela Comissão de Constituição e Justiça da Casa –, observou Braga, líder do MDB.
Correios de Manaus...
Para o consumidor de Manaus (ASM), fazer compras pelas internet é um risco. Na maioria das vezes, o pacote não chega em casa.
Para investigar um turbilhão de reclamações, a
Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (18/9), ação policial em Manaus/AM.
... na mira da PF
A investigação resultou no cumprimento de mandado de busca e apreensão e na aplicação de medida cautelar de afastamento da função pública contra o empregado da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

Sumiço nas compras
As investigações tiveram início após comunicação formal dos Correios, que relatou sucessivos extravios de encomendas na unidade de distribuição.
Desvio de mercadorias
A partir da análise de imagens de circuito interno de segurança, foi identificado padrão de atuação irregular, consistente na manipulação e desvio de mercadorias postais de alto valor por parte do servidor do órgão.
*
O nome do servidor não foi divulgado pela Federal, não se sabe por que.
Clientes lesados
Os levantamentos preliminares apontam o desvio de mais de 30 (trinta) encomendas, que resultaram em indenizações pagas a clientes lesados e em significativo prejuízo financeiro à estatal.
Rainha da incoerência

A senadora Damares Alves (Republicanos), aquela que viu Jesus subindo na goiabeira, é a rainha da incoerência política.
Nesta quinta-feira (18) ela repudiou a aprovação da PEC da Blindagem ocorrida na noite de terça-feira, 16.
*
Mas no dia seguinte ela blindou o deputado Eduardo Bolsonaro(PL-SP), seu cupincha, disse do que ele vem fazendo um belo trabalho nos EUA.
Blindagem é isso
Sobre a PEC da Blindagem veja o que Damares disse:
— “Será recepcionada pela sociedade com muito horror!
*
Agora leiam o que ela disse de Eduardo Bolsonaro:
— O papel de Eduardo Bolsonaro nos EUA é trabalhar pela aplicação da Lei Magnitsky para mostrar quem são os ditadores de toga no Brasil. E, por esse trabalho, parabenizou o deputado.
Não sairão impunes

Até que enfim a Corregedoria da Câmara dos Deputados criou vergonha e encaminhou nesta sexta-feira (19/9), à Mesa Diretora, representações contra parlamentares que ocuparam o Plenário em protesto à prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no início de agosto.
O pestinha da direita
Um dos alvos é o mineiro Nikolas Ferreira (PL-MG), um aprendiz de político que está deslumbrado com o poder, acha que sabe tudo e que pode tudo.
Suspensão de 30 dias
Corregedor, o deputado Diego Coronel (PSD-BA) pediu a suspensão do mandato de três deputados: Zé Trovão (PL-SC) e Marcel van Hattem (Novo-RS) por 30 dias, por obstruir o acesso de Hugo Motta (Republicanos), presidente da Casa, à sua cadeira; e Marcos Pollon (PL-MS) por 120 dias, por, além de obstruir o líder da Câmara, fazer declarações difamatórias contra a cúpula da Câmara.
Trio de arruaceiros
O trio ainda foi alvo de pedido de censura escrita junto a outros 12 deputados, entre eles, os mineiros Domingos Sávio (PL-MG) e Nikolas Ferreira (PL-MG).
Cartão amarelo
A punição é considerada um “cartão amarelo”, em analogia ao futebol, e significa apenas uma advertência por escrito.
— O papel da Corregedoria é institucional. Atuamos com imparcialidade, analisamos cada conduta de forma individual e cumprimos o nosso compromisso de agilidade –, explicou Diego Coronel.
Bizarro
A família de Andréa Catharina Freitas Andrade, de 49 anos, vítima de um acidente de trânsito na Rio-Santos, em Mangaratiba (RJ), passou por uma situação dramática ao preparar o sepultamento em Maceió (AL).
*
O corpo que chegou para o velório não era o dela, mas sim o de Angélica de Oliveira, outra vítima da colisão.
Segundo os familiares, o erro teria ocorrido no Instituto Médico Legal (IML) de Angra dos Reis, responsável pela liberação dos corpos.
ÚLTIMA HORA
Caetano Veloso, Chico Buarque e Gilberto Gil se unem contra a anistia e PEC da Blindagem

Caetano Veloso, Chico Buarque e Gilberto Gil vão participar juntos de uma manifestação contra a anistia e a PEC da Blindagem, marcada para acontecer neste domingo (21), na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Está previsto para ocorrer um ato musical com a participação dos três artistas.
Nos últimos dias, diversos artistas passaram a se posicionar contra a PEC da Blindagem, que apelidaram de PEC da Bandidagem. Caetano arregimentou os artistas pela rede social, por meio da organização 342 artes, liderada por sua mulher e empresária, Paula Lavigne.
*
— A PEC da Bandidagem tem que receber uma resposta saudável, socialmente saudável, uma manifestação de que grande parte da população brasileira não admite um negócio desse –, disse Caetano, em um vídeo, publicado em sua conta no Instagram.
ORGULHO

Belém está de parabéns pelo show Amazônia Live, que n aconteceu nesta quarta-feira, 17, e reuniu um time especial de artistas em prol da preservação da floresta amazônica. Mariah Carey, Joelma, Dona Onete, Gaby Amarantos e Zaynara cantaram em uma apresentação que aconteceu em um impressionante palco flutuante montado no rio Guamá, em Belém (PA).
O evento foi uma iniciativa da Rock World, produtora de festivais como o The Town e o Rock in Rio, com o intuito de trazer à tona a conversa sobre crises climáticas e que é alinhada com a 30ª Conferência das Partes para o Clima (COP 30), que ocorrerá no Pará em novembro.
Os shows desta quarta aconteceram em um palco flutuante em formato de flor, o que já aconteceu em Manaus, no mesmo formato.
VERGONHA

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, esqueceu que Davi Alcolumbre é o presidente de um poder, e não de um partido, e ameaçou o senador, como se estivesse falando com de seus xerimbabos. O presidente do PL acusou o presidente do senado de atuar em favor do STF e ameaçou dificultar votações no Senado caso a anistia aos golpistas de 8 de janeiro não seja pautada.
Segundo Costa Neto, o comportamento do presidente do Senado inviabilizaria sua reeleição em 2027. Ele declarou que Alcolumbre “vai pagar caro” se não mudar de postura.
Interlocutores do senador afirmam que as ameaças não o intimidam e avaliam que os ataques reforçam a rejeição a pautas como a PEC da Blindagem e a anistia
— Davi Alcolumbre trabalha para o Supremo, não trabalha para nós. Mas vai pagar caro por causa disso. Vai pagar caro se ele não se comportar como tem de se comportar, como um presidente do Senado tem que se comportar –, disse.
Valdemar afirmou ainda que o comportamento do presidente do Senado
OUTRAS PALAVRAS

“A ANISTIA POLÍTICA, (...) MESMO A MAIS SINCERA E LEAL, AINDA NÃO É A PERFEITA; A PERFEITA ANISTIA É A DA HISTÓRIA”, Joaquim Nabuco