A convenção do PSD, que confirmou Ricardo Nicolau e George Lins à Prefeito e vice-prefeito de Manaus, teme momentos com características de festa familiar.
George Liz, o candidato a vice, também voltou os olhos para seu pai, o deputado estadual Belarmino Lins e seu tio, o deputado federal Átila Lins que estavam presentes à festa.
Minha história
George também lembrou com emoção o tio, o deputado federal José Lins de Albuquerque, morto em 1986.
— Tenho a história política dentro da minha casa, da qual tenho orgulho. Mas, agora, quero escrever a minha própria história – disse George.
Meu querido, meu velho
Antes de Nicolau discursar, foi apresentado um vídeo onde seu pai, o médico Luiz Fernando Nicolau, ex-deputado federal mandou uma mensagem ao filho candidato.
De pai pra filho
Com lágrimas nos olhos, Luiz Fernando disse que tinha muito orgulho dos filhos e manifestou a certeza que “Ricardo vai ser o melhor prefeito que Manaus já teve”.
— Ele herdou esse dom de ter compaixão, conversar e se solidarizar com as pessoas mais necessitadas – disse o médico.
Sarafim pai, Serafim filho
Os laços de família na convenção do PSD-Progressista não parou por aí. O vereador Marcelo Serafim, presidente do PSB no Amazonas, assistiu emocionado ao vídeo enviado por seu “velho”, deputado Serafim Corrêa (PSB), ex-prefeito de Manaus, que desejou boa sorte a Nicolau. Dos anos 1980 está com mais de 30 anos
— Teremos uma vitória eleitoral em dois turnos: Passaremos para o segundo turno e venceremos a eleição – vaticinou Sarafa.
Velha guarda
Serafim defendeu também a abertura de cargos majoritários para políticos e gestores da nova geração.
— A geração de 1980 já está com mais de 30 anos na política, já fez a sua parte. Está na hora de ascender as novas gerações.
Bom de faro
Ricardo Nicolau fez questão de reconhecer que, ao se aliançar com o clã dos Lins, está em boa companhia.
— São políticos experientes que sabem sentir o cheiro da vitória – disse o candidato.
Fidel teria inveja
Nisso o candidato do PSD tem razão. Átila Sidney Lins de Albuquerque está no 8º, portanto, 32 anos em Brasília. Somando com os três mandatos de deputado estadual vai a 44 anos. Sem nunca ter perdido uma só eleição.
Belarmino está no 8º mandato – entrou na vaga aberta pelo irmão quando este se elegeu federal – , completando 32 anos na política também sem perder uma eleição.
Impressionou a BBC
A experiência de Átila Lins chamou a atenção da rede britânica BBC, interessada saber o que ele pensava 24 anos depois de ter votado contra o afastamento do ex-presidente Fernando Collor.
Dos 27 deputados remanescentes daquele parlamento, Átila foi um dos que votaram a favor de Collor. E em 2016 votou a deposição do governo Dilma Rousseff (PT).
Reparei um erro
Em sua fala à BBC, Átila foi mais raposa do que nunca. Disse que os dois processos têm muitas semelhanças, como o forte caráter político, e que iria reparar um erro histórico que cometera.[9]
Velha guarda
Os laços de família não ficaram por aí. O presidente regional do PSB, vereador Marcelo Serafim, assistiu a um vídeo do pai, deputado Serafim Corrêa, ex-prefeito de Manaus, que defendeu a abertura dos cargos majoritários para as novas gerações.
— A geração dos anos 1980 já está com mais de 30 anos na política.. Entendo que está na hora da nova geração assumir o comando daqui pra frente – disse Sarafa.
Fashion Lins
E por falar em Átila e Belarmino, as das raposas felpudas da política baré foram à convenção vestidos a caráter. Mandaram confeccionar uma camisa bege com o nome Progressistas bordado em azul no bolso. Estavam bonitinhos.
Na política nada se perde...
Candidato do PL à Prefeitura, Alfredo Nascimento jurou fidelidade ao prefeito Arthur Virgílio (PSDB), o mesmo que ele detonava de críticas no passado, quando pertencia à escola política de Amazonino Mendes (Podemos).
...tudo se transforma!
Alfredão disse que todos o procuraram, mas ele não quis conversa porque quer fazer a política da continuidade, que ele chama de “a política do bem, do fazer e do servir”.
— O Arthur criou a base e vou seguir esse trabalho da prefeitura de Manaus com meu estilo, trazendo de volta tudo aquilo que me tornou o melhor prefeito do Brasil –, prometeu Nascimento.
Antes que algum...
Já o Arthur justificou seu apoio dizendo que equilibrou Manaus financeiramente e mudou a cidade com suas obras e agora “ não dá para deixar a prefeitura cair em mãos erradas”. É por isso apoia Alfredo.
Aventureiro o faça!
— Eu analisei todos os candidatos e percebi que Alfredo é o mais preparado para continuar todo trabalho que fez Manaus ser uma cidade melhor nos últimos oito anos – disse o tucano.
Apê de deputado
Sabe aqueles apartamentos funcionais, usados por deputados e senadores em Brasília?
A União autorizou a venda de 33 deles. São imóveis que chegam a custar R$ 1 milhão, mas 16 deles serão vendidos por preços a partir de R$ 733 mil, em concorrência pública.
Enxugar gastos
O superintendente do Patrimônio da União no DF, Renan Mata, disse ao Metrópoles que a venda vai enxugar gastos públicos.
— Com os imóveis parados, há um gasto de dinheiro público desnecessário –, disse ele.
Ninho de amor
Tem mais é que vender mesmo. Jair Bolsonaro tinha a um apartamento desses, quando era deputado federal e disse que nunca morou lá.
— Só usava pra comer gente –, confirmou.
ÚLTIMA HORA
Um restrito grupo de países ricos, que engloba apenas 13% da população mundial, já comprou 51% de futuras doses de vacinas que estão sendo desenvolvidas contra a covid-19, de acordo com relatório divulgado na quarta-feira (16) pela ONG Oxfam.
A organização analisou dados disponibilizados pela empresa AirInfinity sobre os acordos que empresas farmacêuticas e laboratórios já fecharam com países pelo mundo para a aquisição das cinco principais vacinas em produção hoje: da AstraZeneca, Gamaleya/Sputnik, Moderna, Pfizer e Sinovac.
A ONG calcula que, ao todo, devem ser produzidas 5,9 bilhões de doses. Destas, 5,3 bilhões já foram negociadas da seguinte maneira: 2,7 bilhões para os Estados Unidos, União Europeia, Reino Unido, Hong Kong, Macau, Japão, Suíça e Israel. "Mesmo que as cinco vacinas tenham sucesso, o que é bastante improvável, quase dois terços (61%) da população só terão acesso ao medicamento em 2022”, alerta a Oxfam.
ORGULHO
Um grupo de voluntários arrecadou 400 kg de frutas e verduras e foi levar para os animais do Pantanal, que escaparam dos incêndios e tiveram os alimentos destruídos pelo fogo. Os incêndios já destruíram 15% do bioma, de acordo com Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo). Segundo o Prevfogo, a área queimada no Pantanal este ano já passa de 2,916 milhões de hectares, sendo 1,742 milhão em Mato Grosso e mais de 1,165 milhão em Mato Grosso0 do Sul. Sabendo da situação dos animais silvestres que restaram e da oferta de alimentos cada vez menor por causa do fogo, voluntários do Clube de Desbravadores Marechal Rondon, em Cuiabá, levaram alimentos pra eles no último fim de semana.
VERGONHA
O sargento da aeronáutica brasileira, Manoel Silva Rodrigues, preso em junho de 2019 na Espanha com 37 kg de cocaína e condenado em fevereiro deste ano a seis anos de prisão, cumprirá a pena em solo espanhol, em Sevilha, onde foi detido. A informação é do jornal Diário de Sevilla. A defesa do militar, que foi preso enquanto viajava junto com a comitiva do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à reunião do G-20 no Japão, pediu à Justiça da Espanha que o militar cumprisse parte da pena no Brasil, mas teve o pedido negado. A base para a decisão foi o artigo 89 do código penal espanhol que, em linhas gerais, estabelece que crimes graves com pena superior a cinco anos de prisão em regime fechado devem ser cumpridas no território espanhol. Este é o caso do brasileiro.