Parte da mídia andou alfinetando por aí que o presidente Luiz Inácio lula da Silva recebeu o presidente da Argentina como um aperto de mão “frio e protocolar”.
Mas o que eles queriam? Que o brasileiro recebesse o argentino com salvas de fogos, flores, abraços apertados e um sorriso largo? Líder da direita, aliado de Bolsonaro, Miliei é um adversário declarado de Lula e faz questão de não esconder isso. Aliás, ele até ameaça “melar” o G20.
Logo, não poderia ser diferente. Mesmo assim um importante veículo publicou que o perfil do petista registrou a recepção a todos os chefes de Estados estrangeiros ao Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro, onde os líderes mundiais do G20 se reúnem nesta segunda-feira (18). “No caso de Milei, o vídeo não mostrou o cumprimento, apenas a foto em que brasileiro e argentino posaram lado a lado, sem nenhum sorriso ou sinal de maior afinidade”.
Imbrochável argentino
Esta não é a primeira vez que o presidente argentino esteve no Brasil.
Em julho, para palestrar em um congresso de conservadores, o CPAC (Conservative Political Action Conference), que ocorreu em julho em Balneário Camboriú.
*
Na ocasião, Milei ganhou, das mãos do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), a medalha que os bolsonaristas presenteiam seus aliados com os dizeres “imbrochável”, “incomível” e “imorrível”.
Dançaram
E por falar em G20, a foto oficial com os participantes da cúpula não conta com a participação do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o premiê do Canadá, Justin Trudeau, e a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni.
*
Os três supostamente chegaram atrasado para o registro, que foi feito nesta segunda-feira (18) no intervalo entre duas sessões da cúpula, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
O Pão de Açúcar, um dos pontos turísticos mais conhecidos do país, está ao fundo do retrato.
Prefeito em noite de rock
Adivinhe quem era o roqueiro mais animado no show da banda “Nenhum de Nós”, no Stúdio 5, na noite deste sábado (16)?
Ele mesmo: o prefeito David Almeida (Avante). David ensaiou um passe de dança, cantou durante o show – demonstrando que conhecia a maioria das letras –, e saiu antes da festa acabar.
Vamos, vamos Botafogo!
David confirmou ao redator de D&F que deverá assistir à final da Libertadores em Buenos Aires.
O prefeito é botafoguense e garante que não perde essa por nada desse mundo.
— Foi muito tempo esperando por esse momento! צ afirmou.
Pau neles!
É de autoria da deputada estadual Mayra Dias (Avante), projeto de Lei que proíbe a contratação pelo poder público, de artistas condenados, nos últimos cinco anos, por crimes previstos na Lei Maria da Penha.
Pau neles 2
De acordo com o texto, a proibição será aplicada após decisões condenatórias transitadas em julgado.
Isso vale para eventos culturais, artísticos, esportivos ou recreativos que utilizem financiamento público total ou parcial, incluindo patrocínios, convênios e subvenções.
Amazonas sempre honrou
O Dia da Consciência Negra, celebrado nesta quarta-feira (20/11), será feriado nacional pela primeira vez.
Mas não no Amazonas. Até então, a data só era feriado em mais de mil municípios e estados como Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo.
Reflexão
O Dia da Consciência Negra representa um momento de reflexão sobre o racismo e preconceito vividos por afrodescendentes que foram escravizados e injustiçados no período do Brasil Colonial.
Lula oficializou
A data foi oficializada em 21 de dezembro do ano passado, após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinar a Lei 14.759/2023. Com essa determinação, o Dia da Consciência Negra fica estabelecido como feriado, não como ponto facultativo.
Acusada de fraude
A supermodelo Gisele Bündchen está envolvida com problemas na Justiça, que avançou em uma ação milionária contra ela.
O empresário Wilson Coutrim Filho acusa a brasileira de participar da “maior fraude financeira da história”.
De novo a criptomoeda
Coutrim ingressou com ação, alegando ter sofrido um golpe financeiro por intermédio das empresas e criptomoeda FTX e Alameda Research.
*
Ele assegura que Gisele teria tido um envolvimento destacado no caso.
Onde está a culpa?
Consta no processo que a modelo atuou como embaixadora e acionista da FTX, exercendo função essencial para o crescimento da empresa, ao atrair investidores com sua imagem e prestígio.
*
Isso é injusto. Gisele é modelo e contratada por agências de publicidade e não é obrigada a adivinhar que a empresa é fraudulenta antes disso acontecer. Que culpa ela tem nisso?
ÚLTIMA HORA
FLÁVIO DINO – Ministro do Supremo não tem medo de bicho papão
Durante um evento em Cuiabá nesta segunda-feira (18), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, enfatizou a importância de fortalecer uma cultura de paz no Brasil e aprimorar as medidas repressivas do Estado como parte do combate à violência. Ele analisou a escalada da violência no país, destacando suas conexões com o ambiente político e as redes sociais.
— O Supremo, apesar dessas intempéries, vai sempre agir com a coragem de sempre. Às vezes personalizam a atuação do Supremo no Alexandre ou no Gilmar – muito raramente em mim, Deus seja louvado – e acham que eventualmente alguém vai se intimidar. Não vai. Quem chega no Supremo não tem medo de bicho-papão, não tem medo de assombração –, declarou Dino.
*
O ministro também sublinhou que negar oportunidades para a população é, em si, um ato de violência, o que exige ações preventivas do poder público. Ele defendeu um equilíbrio entre prevenção e repressão: “Além dessa dimensão preventiva, que é vital, nós precisamos aprimorar, sem dúvida, a atuação repressiva do Estado.”
ORGULHO
O renomado chef Karl Max, de Brasília, abandonou os hotéis e restaurantes de luxo para vender comida de rua em praça pública do Distrito Federal. Ele é muito famoso e até já cozinhou para presidentes da República do Brasil e do exterior, além de várias celebridades. No novo desafio ele vem obtendo sucesso total.
— Com a crise de 2015, fui demitido, foi quando minha mulher – sempre as melhores ideias vêm das mulheres – sugeriu a gente fazer comida de rua –, contou Karl Max.
Não deu outra. De quarta-feira a domingo, ele abre sua tenda na Praça da Bíblia, em Ceilândia, a 30 quilômetros de Brasília, com um cardápio para lá de variado. Tem de tudo um pouco.
VERGONHA
No Dia da Consciência Negra, comemorado a 20 de Novembro, é bom que não se perca de vista essa triste realidade: Os registros de casos de racismo cresceram 127% no país em 2023. O dado é do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, lançado nesta quinta-feira (18). Foram feitos 11.610 boletins de ocorrência de racismo no último ano. Em 2022, foram 5.100. O Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná são os três primeiros colocados no número total de notificações. O estado gaúcho, com 2.857 casos em 2023, lidera o levantamento. Pela primeira vez, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (responsável pelo Anuário) conseguiu dados de todas as unidades federativas sobre o tema. Em menor proporção, as ocorrências por injúria racial também cresceram em 2023. Foram 13.897 no último ano, 13,5% a mais que as 12.237 de 2022.
OUTRAS PALAVRAS
“Quando eu saí em direção ao portão que me levaria à liberdade, eu sabia que, se eu não deixasse minha amargura e meu ódio para trás, eu ainda estaria na prisão”. (Nelson Mandela)