
A nova rodada da pesquisa Genial Quaest mostra que a “química” entre Donald Trump e Lula rendeu dividendos políticos ao petista no eleitorado.
Segundo o levantamento, 57% dos eleitores ficaram sabendo que Trump elogiou Lula enquanto 43% disseram desconhecer o episódio.
Questionados sobre o impacto do breve encontro entre Trump e Lula na ONU, 49% dos entrevistados disseram que o petista saiu politicamente mais forte de Nova Iorque. Para 10%, Lula não saiu nem forte nem fraco e para 27% ficou mais fraco, após o encontro. Os que não responderam são 14%.
A pesquisa ouviu 2.004 entrevistados no país entre os dias 2 e 5 de outubro, antes do telefonema entre Trump e Lula. A margem de erro é de 2 pontos percentuais com nível de confiança de 95%. O dado representa uma recuperação do governo, que volta ao patamar de popularidade registrado em janeiro deste ano.
A culpa é do Bananinha
Segundo informações publicadas pelo jornal O Globo, parlamentares ligados a Jair Bolsonaro atribuem a redução de 16 pontos na diferença entre aprovação e reprovação de Lula, registrada nos últimos cinco meses, a dois fatores principais:
*
A atuação do deputado federal Eduardo Bolsonaro contra o Brasil e o racha entre lideranças da centro-direita.
Tiro no pé

Dentro de partidos aliados a Bolsonaro, como PL e PP, há forte descontentamento com a postura de Eduardo Bolsonaro.
*
Parlamentares avaliam que sua atuação nos Estados Unidos — onde busca apoio para sanções contra o Brasil em defesa da anistia do pai — prejudica a imagem da oposição.
Lula agradece
“Eduardo é visto como alguém que trabalha contra o próprio país”, relatam congressistas, em referência à percepção de que esse movimento fortalece Lula no cenário político.
Deputada pede a cabeça...
A deputada Erika Hilton (Psol-SP) protocolou nesta 2ª feira (6.out.2025) uma representação na PGE (Procuradoria Geral Eleitoral) pedindo a inelegibilidade do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
...de Eduardo Bolsonaro
A demanda é uma resposta à publicação do congressista no X (antigo Twitter) afirmando que “sem anistia, não haverá eleições em 2026”.
Ameaça Direta
A ação afirma que “tal manifestação, proferida por um membro do Congresso Nacional, não se limita à opinião política ou ao livre exercício da liberdade de expressão”.
*
E conclui:
— Trata-se de uma declaração que projeta sobre toda a sociedade a sombra de uma ameaça direta: a de que o processo eleitoral de 2026 pode simplesmente não ocorrer.
Fechar rua pode ser...
O deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM) quer ampliar punição, com a classificação de crime hediondo, a quem bloquear ruas.
O texto prevê pena de reclusão de 8 a 30 anos para quem ordenar, executar ou participar de ações que bloqueiem vias, ataquem estruturas públicas.
...Crime hediondo!
A lei vale também para aqueles que utilizem armamento pesado com o objetivo de praticar crimes contra o patrimônio ou a segurança da população.
Pena dobrada
A pena é dobrada se houver uso de explosivos, sequestro de reféns ou destruição de prédios públicos e serviços essenciais.
Perguntar não ofende
O projeto do capitão Alberto Neto também vai prender e punir bolsonarista que fechar Copacabana, Esplanada dos Ministérios, etc., para defender golpistas e pedir anistia pro Bolsonaro?
Diga ao Lula que fico
Entre Lula e a fidelidade a seus partidos, progressistas, os ministro os ministros do Turismo, Celso Sabino (União Brasil), e do Esporte, André Fufuca preferem ficar com o presidente.
*
Pressionado para renunciarem ao cargo e fazer oposição a governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os dois decidiram ficar.
É com ele que vou
O União Brasil anunciou, em 2 de setembro, o desembarque do governo, juntamente com o Progressista, de André Fufuca.
Em meio à pressão do partido, sabino tomou uma decisão e acabou com a lenga-lenga:
*
— Fico. Tenho a confiança do presidente Lula e pretendo continuar os trabalhos que venho desenvolvendo no Ministério do Turismo, com apoio de boa parte da bancada
Fufuca é expulso
Já o PP soltou nota nesta quarta-feira anunciando a expulsão de Fufuca por “desobedecer a orientação da Executiva Nacional do partido e permanecer no Ministério do Esporte”.
ÚLTIMA HORA
O PAU COMEU – Vereadores saíram no tapa na Câmara de Sena Madureira, no Acre

A sessão ordinária desta terça-feira (7) na Câmara Municipal de Sena Madureira, interior do Acre, foi marcada por confusão e troca de agressões físicas entre os vereadores Dênis Araújo (PP) e Maycon Moreira (PSD).
A briga teve início após Maycon Moreira usar a tribuna para criticar o colega, afirmando que Dênis.
— É fraco, não tem talento e foi investigado por distribuição irregular de medicamentos durante a pandemia de Covid-19 – acusou Maycon.
A declaração gerou revolta em Dênis Araújo, e, logo após o término do discurso, os dois vereadores se desentenderam e trocaram socos e empurrões no plenário da Casa Legislativa.
*
A confusão só foi controlada após a intervenção dos seguranças da Câmara, que precisaram separar os parlamentares para evitar que o confronto tomasse proporções maiores.
ORGULHO

No coração da Amazônia, a praia Alter do Chão, em Santarém, Pará, voltou a ser celebrada como a mais bonita do Brasil, superando até Fernando de Noronha em prestígio simbólico. O reconhecimento, originalmente feito pelo jornal britânico The Guardian em 2009, ganha novo fôlego em 2025 com a ampla repercussão nacional. Assim, o destino coloca o turismo amazônico no radar global e reforça que belezas naturais do interior podem rivalizar com ícones tradicionais do litoral brasileiro. Localizada a 37 km de Santarém, a praia de Alter do Chão é acessível tanto por estrada quanto por barco. A praia surge em plena floresta amazônica, às margens do rio Tapajós, em cenário que combina águas cristalinas, faixas de areia branca e vegetação exuberante. Durante a estação seca, entre agosto e dezembro, bancos de areia emergem e formam cartões-postais deslumbrantes.
VERGONHA

Após ter o mandato cassado pela Câmara Municipal de Cotia (SP), Alexandre Frota divulgou um vídeo nas redes sociais para se pronunciar sobre o episódio, onde disse que foi um “duro golpe”. A cassação do mandato de Frota, filiado ao PDT, ocorreu após a condenação definitiva por calúnia e difamação contra o ex-deputado Jean Wyllys (PT). A sentença, emitida pela 2ª Vara Federal de Osasco em 2018, determinou pena de dois anos e 26 dias de detenção em regime aberto, além de multa, podendo ser convertida em serviços comunitários. O caso teve origem em uma publicação feita em 2017, na qual Frota atribuiu falsamente a Wyllys uma frase que defendia a pedofilia — o que o ex-deputado negou com veemência.
OUTRAS PALAVRAS

“SE VOCÊ AGIR SEMPRE COM DIGNIDADE, TALVEZ NÃO CONSIGA MUDAR O MUNDO, MAS SERÁ UM CANALHA A MENOS”, John F. Kennedy