Os recentes protestos contra o presidente Nicolas Maduro, em meio à crise política na Venezuela, marcam mais um capítulo de convulsão na história do país vizinho. O clima de tensão ocorre 30 anos após uma onda de manifestações que terminou com 500 pessoas mortas por tropas do governo e ficou conhecida como “Caracazo”.
Assim como hoje, nos últimos dias de fevereiro de 1989 os venezuelanos se rebelaram contra o então presidente, Carlos Andrés Perez, que promoveria um pacote que incluía a desvalorização da moeda venezuelana, o bolívar, redução do gasto público e do crédito, aumento nos itens de primeira necessidade e um reajuste que dobraria o preço da gasolina. O problema é que nada disso havia sido mencionado para a população durante a campanha eleitoral.
Mas, naquela época, as motivações eram bem diferentes. Na crise atual, parte da população se revolta por não reconhecer Maduro como presidente. Há três décadas, o povo foi pra rua e deu o troco no “Caracazo”. E parece que a história vai se repetir.
Do “Bogotazo” ao “Caracazo”
O nome "Caracazo" veio do nome da capital, Caracas, e foi inspirado em grandes protestos que haviam acontecido na capital colombiana, Bogotá, conhecidos como "Bogotazo".
Refém do FMI
A revolta explodiu dois dias depois de Pérez implementar uma liberalização na economia a partir de um memorando assinado com o Fundo Monetário Internacional (FMI).
*
No dia 25 de fevereiro de 1989, o governo assina o documento com o Fundo para a liberação de US$ 4,5 bilhões (R$ 22 bilhões) em empréstimo.
Explode a violência
As manifestações começaram bem cedo, antes das 6h da manhã dispersas por Caracas e cidades vizinhas como La Guaira, Catia La Mar e Guarenas.
*
O que, à princípio, se caracterizava como uma revolta contra o aumento dos preços das passagens ganhou proporção nacional e passou a ser um protesto contundente contra a política de Perez.
“Caracazo” pariu Chávez
A violência atingiu o auge dia 28 de fevereiro daquele ano, mas foram cinco dias de caos nas ruas da capital do país latino.
*
E essa decepção de o povo encontrará expressão numa liderança que emergiu do coração dos quartéis em 4 de fevereiro de 1992: Hugo Chávez.
Chávez pariu Maduro
Em sua autobiografia, o ex-presidente Hugo Chávez, antecessor e padrinho político de Maduro, diz que aquela mobilização de 30 anos atrás foi o início do movimento bolivariano.
*
Mas historiadores não veem uma relação direta entre o “Caracazo” e o Chavismo.
David canta de galo
O prefeito David Almeida (Avante)faz mistério sobre possível aliança com os senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB).
Alguns portais já andaram publicando que Omar se “irritou” com David e garantiu retirar seu apoio à reeleição do prefeito.
Mas tudo são meras especulações, porque da boca do senador não saiu nada até agora.
Ao menos é o que garante sua assessoria.
Cidade já tem vice
O pré-candidato a prefeito de Manaus, Roberto Cidade (UB) já tem um vice porá chamar de seu.
É o Coronel Menezes (Progressistas), aquele que foi traído pelo ex-compadre Bolsonaro e prometeu se vingar de Alberto Neto dando-lhe uma surra de votos nas urnas.
*
Roberto Cidade confirmou o nome do coronel em coletiva realizado na tarde desta terça-feira (30).
Marcelo constrói com a base...
Marcelo Ramos discute sugestões para o Plano de Governo. O pré-candidato a prefeito de Manaus, Marcelo Ramos (PT), é o primeiro a fazer reuniões temáticas para a construção do futuro Plano de Governo.
*
Marcelo debateu com militantes e pré-candidatos dos partidos que o apoiam propostas para a área da educação, na sede do Partido dos Trabalhadores (PT), no bairro Centro, zona Sul da capital.
... Seu plano de governo
As propostas apresentadas foram centradas em três eixos: qualidade do ensino, valorização profissional e gestão da educação.
— Iniciamos discussões com a militância dos partidos com o objetivo de fazer um Plano de Governo democrático e plural – disse ele.
Amom aposta na inclusão
Já o pré-candidato Amom Mandel (Cidadania) disse que a escolha de Nancy Segadilha (PSDB) para vice tem um caráter inclusivo, para mostrar que Manaus precisa avançar neste campo.
Nancy tem 41 anos, é advogada e paraplégica desde 2005, quando sofreu acidente de carro.
Wilker quer melar...
O deputado Wilker Barreto ingressou, nesta terça-feira (30), com representações no Ministério Público e no Tribunal de Contas, solicitando suspensão do edital de contratação da Organização Social de Saúde.
...contratação bilionária
O edital, publicado pela Secretaria de Saúde do Estado, tem contratação bilionária que pode durar cerca de 5 anos na administração do Hospital 28 de Agosto e do Instituto da Mulher Dona Lindu.
Onde a população ganha?
Para Barreto, o edital não apresenta informações necessárias sobre aspectos econômicos e de transparência, refletindo total falta de compromisso com a gestão responsável dos recursos públicos destinados à saúde.
*
— Quando os trabalhos legislativos voltarem no dia 1°, estarei pedindo uma reunião na Comissão de Saúde da Assembleia, para que a Secretaria de Saúde nos mostre, onde a população ganha com isso’’ finaliza.
ÚLTIMA HORA
Líder da oposição é sequestrado pela guarda do ditador Nícolas Maduro
Caro de Freddy Superlano, depois que ele foi preso pela polícia de Maduro
O partido venezuelano Voluntad Popular denunciou que o líder opositor Freddy Superlano teria sido “sequestrado” nesta terça-feira (30/7). Vídeo publicado nas redes sociais mostra o momento em que o ex-deputado é capturado pelas autoridades do país
Alertamos a comunidade internacional sobre uma escalada repressiva da ditadura de Nicolás Maduro contra os ativistas da causa democrática, que exigem pacificamente a publicação dos resultados eleitorais que dão ao nosso presidente eleito Edmundo González o título de esmagador vencedor”, afirma a sigla em postagem do partido no X.
*
Edmundo González, rival de Nicolás Maduro nas eleições deste ano, reagiu à captura do líder opositor por meio das redes sociais. “Quero expressar minha absoluta indignação pela prisão de Freddy Superlano. Exijo sua libertação imediata”, escreveu no X.
ORGULHO
Nesta terça-feira (30), a equipe brasileira de ginástica artística foi em busca de uma medalha inédita nas Olimpíadas. Apesar do início sofrido, com queda na trave e pontuações muito abaixo das conquistadas na qualificação, o Brasil tinha uma carta na manga. Rebeca Andrade, atual campeã olímpica, comandou a reação da seleção e trouxe a medalha de bronze para o Brasil. Na final, apenas três ginastas do país competem em rotação. Diferente da classificação, nenhuma nota é descartada, nem mesmo a mais baixa. Por opção técnica, somente Flávia e Rebeca competiram nos três aparelhos, a estreante Júlia Soares esteve no solo e na trave, enquanto a veterana Jade Barbosa representou o Brasil somente no salto.
VERGONHA
E Manaus é assim que funciona: Se alguma comunidade quiser reali9zar uma festança meio da rua, ergue um tablado, improvisa uma cobertura fecha completamente a rua se qualquer autorização e quem quiser passar com o carro que dê meia volta e busque um atalho. O pior é que isso é feito em nenhum aviso para que os motoristas evitem a quela rua, digo, aquele palco da festa. Sim, porque a tablado toma toda a extensão da área e por lá não passa nem bicicleta. Como este, montado no meio de uma das ruas do bairro do Coroado, causando grande transtorno para que tentava chegar à avenida Cosme Ferreira.
OUTRAS PALAVRAS
“PARA SER UM BOM JORNALISTA PRECISA ANTES DE TUDO CURIOSIDADE, SER UM BOM CONTADOR DE HISTÓRIAS E SABER OUVIR”. (Marcelo Tas)