O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, está doido porá arranjar confusão com o Brasil, depois que o presidente Lula deu uma no olho dele. Nesta terça-feira (23), o presidente brasileiro, que até então poupava o ditador da Venezuela fez uma declaração sobre a violência política promovida pelo regime de Maduro.
O petista disse na segunda (22) ter “se assustado“ com uma declaração de Maduro da semana anterior. O ditador afirmou que haverá um “banho de sangue“ caso ele perca as eleições presidenciais do domingo, 28.
Maduro não deixou por menos e devolveu a crítica. Sem citar Lula, ele cutucou o petista.
— Eu não disse mentiras. Apenas fiz uma reflexão. Quem se assustou que tome um chá de camomila –, disse o abusado.
Que nem Bolsonaro...
Numa segunda alfinetada, o presidente da Venezuela, afirmou, nessa terça-feira (23), que as eleições brasileiras não são auditadas.
Além de questionar o sistema eleitoral brasileiro, Maduro contestou os sistemas dos Estados Unidos e da Colômbia.
... Maduro ataca urnas
— Temos 16 auditorias... Em que outra parte do mundo fazem isso? Nos Estados Unidos, é inauditável o sistema eleitoral. No Brasil não auditam um registro. Na Colômbia não auditam nenhum registro –, disse.
Falou besteira
Só tem uma coisa: a afirmação do ditador da Venezuela é falsa.
O sistema eleitoral do Brasil é auditável em todas as etapas e, inclusive, segundo o próprio Tribunal Superior Eleitoral, é possível até mesmo solicitar o Boletim de Urna.
Cala a boca, Maduro!
Aliás, é preciso que se diga que o sistema eleitoral brasileiro é um dos mais perfeitos e confiáveis do mundo. E pra calar a boca do ditador, o Boletim de Urna disponibiliza:
– Total de votos por partido:
– Total de votos por candidata ou candidato; total de votos em branco;
– Total de comparecimento em voto;
– Total de votos nulos;
– Identificação da seção e zona eleitoral;
– Hora do encerramento da eleição;
– Código interno da urna eletrônica;
–Sequência de caracteres para validação do boletim.
Pegando corda
Pra falar tanta besteira assim sobre o sistema eleitoral do Brasil, parece até que Nícolas Maduro anda de conversê com Jair Bolsonaro.
Omar com as barbas de molho
O senador Omar Aziz (PSD) vai ter que pensar muito antes de decidir seu apoio a candidatura de David Almeida (Avante) à reeleição.
Principalmente se ele ouviu a entrevista que o prefeito deu a Ronaldo Tiradentes, no programa Manhã de Notícias (Tiradentes FM).
*
David não confirmou com todas as letras, mas nas entrelinhas, deu a entender que é candidatíssimo ao governo em 2026.
Carta na manga
David tem algumas cartas na manga para se sentir turbinado à disputa do governo nas eleições de 2026.
Uma delas foi analisada pelo jornalista Newton Corrêa, do BCN.
*
“Esse cenário se fortalece porque, em 2026, seu aliado Tadeu de Souza, atual vice-governador, se tornará titular com provável saída de Wilson Lima para disputar o Senado”, publicou o BCN.
Com a faca e o queijo...
Se de fato Wilson Lima se desincompatibilizar para disputar o Senado, David teria em seu controle as duas máquinas mais poderosas do estado. Isto é, o Governo do estado e a Prefeitura do Amazonas.
*
Com um rolo compressor desse sob seu comando, o prefeito estaria com os pés e as mãos no cargo de governador.
Trump que se cuide
Com 46% das intenções de votos, Kamala Harris já encostou no ex-presidente que tem 49%
É o que indica uma nova pesquisa da CNN, realizada pela SSRS, revelando um empate técnico entre Kamala Harris e Donald Trump nas intenções de voto para as eleições presidenciais de 2024.
Kamala na cola
A disputa se mostra mais acirrada do que o confronto entre Joe Biden e Donald Trump, conforme a pesquisa anterior da CNN.
Embora a nova pesquisa mostre Kamala numericamente atrás de Trump, a democrata teria conseguido, portanto, diminuir a distância entre ela e o republicano, empatando tecnicamente com ele.
Surfando nol atentado
Mesmo após o banho de popularidade que Trump recebeu, a partir do último dia 13, quando foi vítima de um atentado durante comício na Pensilvânia.
Bye, bye Joe!
Além disso, o levantamento atual revelou que os eleitores apoiam amplamente a decisão de Biden de não se candidatar novamente e sua escolha de permanecer no cargo até o fim de seu mandato.
ÚLTIMA HORA
ARARAS, TUCANOS E ONÇAS : Uniforme oficial do Brasil has Olimpíadas é bombardeado por críticas
Desde a apresentação feita pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro), o uniforme oficial do Brasil nas Olimpíadas tem gerado polêmica. A última figura pública a expressar insatisfação foi a cantora Anitta. Em uma publicação no Instagram, Anitta deixou claro seu descontentamento com o design das roupas que serão usadas nas cerimônias de abertura e encerramento. Segundo ela, o “look” simboliza a desvalorização dos atletas e do esporte no Brasil. Os uniformes projetados pelo COB apresentam detalhes com araras, tucanos e onças em uma jaqueta jeans.
Anitta afirmou que o uniforme é uma representação clara de como os atletas são tratados no país.
*
— Acho que o look representa exatamente como o atleta é tratado no país. Sem estrutura, sem oportunidades, desvalorizado. O atleta no Brasil é um grande vencedor só por resistir na decisão de ser atleta”, disse Anitta em sua publicação.
ORGULHO
Mirem-se no exemplo: Na tentativa de salvar uma espécie de papagaios raros, três zoos se uniram para “casar” os bichinhos. A espécie de araras-de-testa-vermelha está ameaçada de extinção, o esforço é para se reproduzam e se juntem aos 300 que restam na natureza. A ação uniu os zoos do Reino Unido – dois na Escócia e, outro na Inglaterra. São eles o Zoológico Twycross em Leicester, Inglaterra, e os Zoológico de Welsh Mountain e Zoológico de Edimburgo, ambos na Escócia. Nativos da Bolívia, os papagaios raros estão na relação dos “criticamente em perigo” da Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza. Para os especialistas, a iniciativa do programa de conservação europeu é um “marco importante” do esforço global.
VERGONHA
Apesar do mutirão realizado pela prefeitura para reordenar o Centro de Manaus, as principais avenidas da antiga cidade continua exibin do monturos de lixo a céu aberto, disputado o espaço com vendedores ambulantes e pedestres. Ás o lixo é atirado nas ruas e calçadas pelo próprio comércio.
Por essas e outras, o Centro tem sido alvo de críticas, como uma área degradada, abandonada, perigosa e suja. E na maioria das vezes não é culpa apenas da Prefeitura.
OUTRAS PALAVRAS
“OS HOMENS DISTINGUEM-SE PELO QUE FAZEM. AS MULHERES, PELO QUE LEVAM OS HOMENS A FAZER”, Carlos Drummond de Andrade