O candidato a prefeito Marcelo Ramos (PT) respondeu à comparação feita por David Almeida (Avante) durante a inauguração do parque Floresta dos Gigantes.
David disse que “quem critica o Parque Gigantes da Floresta é porque tem dinheiro para ir à Disney. Eu construí uma mini Disney na zona Norte e na zona Leste”, se autoelogiou o prefeito.
Marcelo contestou, dizendo que aqueles que têm dinheiro para ir à Disney são poucos.
— Quem critica mesmo (a “Disney” de Manaus) é o povo pobre que preferia merenda na escola dos filhos, creches, UBSs e segurança –, cutucou Ramos na convenção da Federação que confirmou sua candidatura, neste domingo (4), no Clube do Trabalhador.
Amom também critica
Quem também repudiou a comparação entre o Parque Floresta dos Gigantes com a Disney, feita por David, foi o candidato a prefeito Amon Mandel (Cidadania).
— Isso é coisa de deslumbrado. De quem trata o povo com desprezo. Uma comparação totalmente descabida e só mostra o quanto o prefeito tem uma visão distorcida dos reais problemas da cidade.
Números
A Prefeitura de Manaus se apoia em números para mostrar o sucesso da obra. Em apenas um dia, em 13/7, o parque temático alcançou seu primeiro recorde de público, com quase 43 mil pessoas passando por suas instalações a partir da abertura, às 9h, até o fechamento dos portões, às 21h.
E a convenção de Marcelo?
Com um discursos que reviveu lembranças tristes da infância e grandes vitórias ao longo da carreira, Marcelo Ramos recordou que certa tarde, quando presidia uma sessão do Congresso Nacional, sua mãe que estava assistindo pela TV Senado mandou uma mensagem pelo Whatsapp: “Meu filho, eu tenho muito orgulho de você”.
*
— E eu respondi naquele momento: “mãe, veja onde seu filho chegou. Estou sentado na cadeira em que o grande senador Ulisse Guimarães sentou quando promulgou a Constituição de 1988.
Incoerência política
Mas Marcelo também deu algumas alfinetadas com endereço certo. Disse que os grandes políticos do Amazonas adoram e vibram quando o presidente Lula vem a Manaus inaugurar Ponte, Luz para Todos, Pé de Meia, Gasoduto, Prouni, Mais Médicos, Minha Casa, Minha Vida, etc.
*
— Mas se recuam a estar ao lado do presidente para reforçar o seu maior legado, a defesa da democracia –, alfinetou o petista.
Cabeça de homem...
Um dos primeiros candidatos a vereador a chegar no local da convenção da Federação PT, PCdoB, Psol, Rede, PV, PDT, Rede e Solidariedade foi o lendário advogado Félix Valois.
... Coração de menino
Aos 83 anos e caminhando pausadamente com o auxilio de uma bengala, ao lado da esposa, Valois disse se sentir preparado para voltar à política.
— Sinto-me com a disposição de um jovem quando a luta é para defender a democracia –, garantiu o ex-vice-prefeito, que na juventude militou no PCB.
Ao mestre com carinho
Antes de começar o discurso, Marcelo Ramos avisou que ia quebrar o protocolo três vezes.
E quebrou. Chamou para o seu lado Félix Valois a quem abraçou e falou da emoção de “reencontrar o velho professor de direito”, quando cursava a faculdade e sonhava em ser advogado.
*
Em seguida deu voz a todas as mulheres candidatas da Federação. que tiveram um minuto para fazer seu comercial.
Um vice que fala
Em relação ao vice, Marcelo fez uma escolha inteligente: Luiz Castro (PDT) é um nome respeitado e está no rol do que pode se chamar de inteligente, competente, honesto e ético.
Na sua passagem pela Assembleia cumpriu um mandato impecável, sempre em defesa de pautas do interesse da sociedade.
Quase senador
Na disputa por uma cadeira no Senado Federal, em 2018, Castro esteve bem próximo da vitória.
Perdeu a eleição por uma fração muito pequena de votos.
Documento é documento
Em seu rápido discurso na convenção, o vereador Sassá da Construção (PT), fez um desafio aos outros candidatos a prefeito de Manaus que, segundo ele, falam tanto em defender o trabalhador mas nunca trabalharam.
*
— Quero aqui fazer um desafio a todos eles. Cadê a carteira assinada? Eu quero ver é a carteira assinada. Como a minha! – disse ele, metendo a mão no bolso e mostrando a Carteira de Trabalho.
A banda dos descontentes
Com o PSB do Amazonas no arco de alianças que apoia a candidatura de Roberto Cidade (UB) e Coronel Menezes (Progressistas), dois bolsonaristas roxos, uma ala descontente do partido foi à convenção da Federação para dizer que não concordam com a decisão da presidência do partido e que apoiam o candidato do presidente Lula.
Apesar de Lula e Alckmin
O mais estranho nisso é que o PSB historicamente sempre marchou na esquerda.
Mas na eleição deste ano, apesar da aliança vitoriosa na eleição presidencial de 2022, os partidos do presidente Luiz Inácio Lula (PT) da Silva e do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) estarão em lados opostos em importantes disputas municipais em outubro.
*
Mas em nenhuma delas apoiam bolsonaristas. O PSB do Amazonas é a exceção.
Aliança bolsonarista
D&F telefonou para o presidente do PSB, Marcelo Serafim para ouvir uma resposta à presença de socialistas na convenção que homologou o nome de Marcelo Ramos.
Para Sarafa Jr. apoiar candidato bolsonarista não significa nada, mesmo diante das críticas dos socialistas de raiz.
Não representam o PSB
Para o presidente do PSB, os que estavam na convenção de Marcelo não representam o partido.
— Alguns filiados foram, mas não representam o partido.
Fechado com Roberto
Disse ainda Marcelo Serafim que a decisão de apoio ao Roberto foi tomada e amadurecida a mais de seis meses.
— E entendemos que ele é o candidato que reúne as melhores condições para derrotar o atual prefeito.
Então, tá!
ÚLTIMA HORA
GONZALEZ SE AUTOPROCLAMA PRESIDENTE DA VENEZUELA – E faz apelo para militares não reprimirem o povo!
Edmundo González Urrutia, líder da oposição e candidato à Presidência da Venezuela nas eleições de julho, assinou uma nota pública como "presidente eleito". Escrito junto de María Corina Machado, o texto é um apelo aos militares e pede que eles parem de reprimir os protestos espalhados pelo país.
“Membros das Forças Armadas e policiais atendam aos seus deveres constitucionais e não reprimam o povo. [...] O novo governo, eleito democraticamente pelo povo venezuelano, oferece garantias a quem cumprir o seu dever. Da mesma forma, destaca que não haverá impunidade. Esse é o compromisso que fazemos" –, escreveu a oposição.
*
De acordo com os opositores, eles tentam conseguir os resultados apurados e têm provas "irrefutáveis" da vitória de González sobre o atual presidente Nicolás Maduro.
“ Obtivemos 67% dos votos enquanto Nicolás Maduro teve 30%. Essa é a expressão da vontade popular –, afirma a nota, que proclama González como presidente. Maria Corina assina como "líder das forças democráticas da Venezuela".
ORGULHO
A ginasta Rebeca Andrade conquistou a medalha de ouro no solo, nesta segunda-feira, 5. Essa foi a quarta medalha da brasileira na Olimpíada de Paris.
Com isso, além de se tornar a maior medalhista olímpica brasileira da história, ela somou uma premiação em dinheiro de R$ 826 mil, baseado nos valores por medalha pagos como bônus pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). A ginasta é a quarta atleta com mais patrocínios da delegação brasileira. Ela conta com 12 patrocínios entre eles Volvo, Panasonic, Adidas, entre outros. Veja aqui o ranking. O valor do bônus pago pelo COB é diferente para modalidades individuais e coletivas.
VERGONHA
O pré-candidato do MDB a prefeito de Belém Igor Normando, que é primo do atual governador do estado, recebeu o apoio de Josué Bengston pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular, ex-deputado federal, e tio da ex-ministra do governo Bolsonaro, Damares Alves.
Foi no avião da igreja do pastor Josué que a Polícia Federal apreendeu, em maio de 2023, 290 kg de skunk, um tipo concentrado e valioso de maconha, em um hangar de voos particulares do Aeroporto Internacional de Belém, avaliado em mais de R$ 4 milhões. Um homem responsável pela droga foi preso.
OUTRAS PALAVRAS
“ESSES PASTORES QUEREM É ESTAÇÃO DE RÁDIO E DINHEIRO. SÃO ADORADORES DOS BEZERROS DE OURO”, Leonel Brizola