
Pré-candidato ao Senado, Marcelo Ramos (PT) negou que o partido venha fazendo pressão para ocupar um “posto de destaque”, possivelmente um vice na chapa majoritário do pré-candidato ao governo, Omar Aziz (PSD), como afirmou um blog de Manaus.
— Não, eu não disse isso. O que afirmei é que pré-candidato ao Senado e quero ser candidato ao senado. Acho que o Omar tem que ter total liberdade para escolher o vice dele. O que eu disse na entrevista é que o PT tem que ter uma posição na chapa majoritária – explicou Marcelo ao portal marioadolfo.com.
O fato de Omar ser de um partido associado ao Centrão, não incomoda o ex-vice-presidente da Câmara dos Deputados.
— Todos nós sabemos que o senador tem uma ligação histórica com o presidente Lula (PT). Isso alicerça a construção de uma aliança com o campo progressista. Nesse contexto, o PT tende a integrar a coligação, desde que participe diretamente da chapa majoritária. Mas isso, cabe ao senador Omar decidir. Não existe nenhum tipo de pressão por parte do PT –, esclarece Marcelo.
Esqueceram o Lula
Sobre o fato de que políticos do Amazonas tiram proveitos eleitoreiros sobre programas do Governo Federal, sem citar o nome do presidente Lula, Marcelo Ramos reconhece que as articulações de parlamentares em Brasília são importantes, mas não seria “politicamente correto” omitir o nome do presidente.
*
Isso vem acontecendo muito no Amazonas com a entrega de entrega de Unidades Odontológicas Móveis (UOM) e com o programa MNinha Casa Minha Vida, que prevê a construção de 20 mnil casas no Amazonas.
Articulação de Braga
Marcelo Ramos cita que o senador Eduardo Braga, por exemplo, tem um papel importante na conquista das 20 mil casas que serão construídas em Manaus.
— Isto é fato. Mas nada existiriam se não fosse o programa e a sensibilidade do presidente. O nome do presidente Lula precisa sempre ser apresentado como protagonista desse projeto –, disse Ramos o ex-deputado federal.
Brasil Sorridente
A entrega de Unidades Móveis de Odontologia fazem parte do Brasil Sorridente – criado em 2004 por Lula –, que vai beneficiar este ano 1,4 milhão de pessoas que vivem em 400 municípios de todos os estados do país.
*
A entrega marca a retomada, após 10 anos, de uma ação estratégica, que garante acesso à saúde bucal em regiões rurais, remotas e de difícil acesso.
3 milhões de casas
No governo Lula 3, a meta do programa Mina Casa Minha Vida para todo o país, seria chegar a 2 milhões de moradas.
Mas foi ampliado, e chegará a 3 milhões de contratações até o fim de 2026.
Ah, coitado!
Magno Malta: encenação
Não passou de uma tentativa de vitimização – para mostrar um esforço sobre humano em defesa de Jair Bolsonaro, a tentativa do senador Magno Malta (PL-ES) de se se juntar à caminhada puxada pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG).
*
Na a terça-feira (20), o senador se juntou ao grupo que caminha até Brasília, usando muletas após cirurgia nos joelhos e fazendo uma cara de “muito sofrimento”.
Desequilibrado
Entreouvido dentro de um elevador de um shopping de Manaus:
— Michelle Bolsonaro publicou hoje nas redes sociais que o marido está com dificuldade de equilíbrio.
— Ué, mas alguma vez na vida ele teve equilíbrio?
Xô, satanás!
A senadora Damares Alves meteu o sarrafo no tresloucado Silas Malafaia.
Ao responder, nesta quinta-feira (22) às críticas do “pastor” – que a acusou de mentir ao comentar investigações sobre a suposta participação de igrejas evangélicas em fraudes no INSS –, Damares detonou:
— Ele está endemoniado. Não pode intimidar uma senadora!.
.
Lobby em nome de Jesus
Em entrevista ao SBT News, Malacheia acusou Damares de estar
mentido ao dizer que “grandes igrejas estão envolvidas na falcatrua do INSS”.
— Estou esperando até hoje a Damares dá o nome de quem fez lobby para calar e não dizer nome de igrejas. Me dê o nome de grandes igrejas. Não tem nenhuma –, irritou-se Malafaia.
*
Segundo ele, a apuração não atingiria grandes instituições religiosas, mas sim “novas” e “pequenas” igrejas, que estariam sob investigação.
Prepare o bolso
Os valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2026 já estão disponíveis para consulta e pagamento no aplicativo Manaus Atende.
Nos próximos dias, as notificações de lançamento e os boletos também estarão disponíveis para usuários do sistema Android.
Lá vem o carnê
Os carnês físicos do IPTU começarão a ser distribuídos pelos Correios a partir da última semana de janeiro e durante o mês de fevereiro.
Chupetinha deu piti

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) deu o maior piti ao saber que está sendo alvo de chacotas e de cobranças nas redes sociais por ter inventado a tal da caminhada pela liberdade.
Ao rebater, nesta sexta-feira (23/1), as críticas ele disse que está de férias e faz o que bem entender.
— Eu estou de férias, eu como deputado, eu faço o que eu quiser –, afirmou o parlamentar.
Chupetinha deu piti 2
Questionado sobre quem estaria financiando a iniciativa, o parlamentar afirmou que todas as despesas são pagas com recursos próprios e negou receber qualquer tipo de doação ou auxílio financeiro de apoiadores.
— Eu estou tirando o meu próprio dinheiro. Gasolina, alimentação, eu que estou pagando para mim!
Quem não tem colírio...
Os óculos de sol estilo aviador do presidente da França, Emmanuel Macron, impulsionaram as ações de seu fabricante, a iVision Tech, em quase 28% nesta quinta-feira, depois que o visual do presidente francês durante seu discurso no Fórum Econômico Mundial anual, em Davos, viralizou na internet.

...Usa óculos escuros
O gabinete de Macron afirmou que a escolha de usar óculos escuros durante seu discurso, que ocorreu em um local fechado, foi para proteger seus olhos devido a um vaso sanguíneo rompido.… -
Vendas disparam
O grupo, proprietário da marca francesa de óculos de luxo Henry Jullien, afirmou na quarta-feira que o modelo usado por Macron era o Pacific S 01, com preço de 659 euros em seu site.
— Isso certamente causou um grande impacto nas ações –, disse à Reuters Stefano Fulchir, presidente-executivo da iVision Tech
Medicamento para autista
Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou, em dezembro, projeto de lei 973/23, do deputado Saullo Vianna (União-AM), que garante o fornecimento de medicamentos para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) no Sistema Único de Saúde (SUS).
*
O texto aprovado, no entanto, condiciona a oferta dos fármacos aos protocolos clínicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, alterando a proposta original.
Amom relator
Relator do projeto, o deputado Amom Mandel (Cidadania-AM), defendeu que a proposta original poderia obrigar o SUS a financiar tratamentos "sem avaliação de eficácia, segurança, acurácia, efetividade e custo-efetividade".
*
— Propomos assegurar aos pacientes com TEA o fornecimento de medicação por meio da elaboração de protocolo clínico e diretrizes terapêuticas -, disse Mandel.
ÚLTIMA HORA
MISTÉRIO NA AMAZÔNIA – Queda de árvore expõe urnas funerárias gigantes, cheias de ossos humanos, que revelam vestígios de civilizações milenares

A queda de uma árvore no interior da Amazônia revelou um achado inesperado: urnas funerárias de cerâmica enterradas há séculos ou talvez milênios. É o que desvendou a reportagem de Gabriel Costa, publicada no portal Brasil Paralelo. Os arqueólogos acreditam que as urnas foram produzidas antes da chegada dos europeus, em 1500. O problema é definir quando exatamente. Elas podem ter 500, mil ou até 3 mil anos.
O alerta partiu de um morador da região, Walfredo Cerqueira que recebeu fotos de uma árvore tombada cujas raízes haviam exposto dois enormes vasos de cerâmica. A comunidade não deu muita importância, mas o morador achou o achado incomum e procurou um padre local, que entrou em contato com arqueólogos do Instituto Mamirauá, em Tefé. Em janeiro do ano passado, a equipe iniciou a expedição. Foram cerca de 24 horas de barco, mais duas horas de canoa por igarapés e, por fim, uma hora de caminhada em mata fechada até o local – que não foi revelado, por motivos óbvios.
*
Os arqueólogos passaram quase um mês na área. Com ajuda direta da comunidade, criaram estruturas e ferramentas improvisadas para retirar as peças com segurança do emaranhado de raízes e terra.
Ao final do trabalho, foram encontrados sete vasos gigantes. O maior mede quase um metro de diâmetro e pesa cerca de 350 quilos. Análises iniciais identificaram ossos humanos dentro das urnas. Isso indica que se tratava de sepultamentos, provavelmente feitos sob antigas casas. Segundo os pesquisadores, essas áreas funcionavam como aldeias ou pequenas cidades.
ORGULHO

A presença de uma brasileira na campanha da Chanel revela mais do que uma escolha estética. Na prática, essa participação aponta para trajetórias construídas com consistência e diversidade de referências. Nesse sentido, aos 28 anos, Waleska Gorczevski integra o novo ciclo criativo da maison francesa, ao conectar vivências pessoais, repertório artístico e uma carreira consolidada fora do eixo tradicional da moda internacional, como modelo brasileira em campanhas globais. Descoberta em Florianópolis em 2013, a brasileira estreou em São Paulo e, logo depois, consolidou seu trabalho em Nova York. Já na primeira temporada internacional, participou de 67 desfiles, número que projetou seu nome para os principais circuitos da moda global.
VERGONHA

Tal pai, al filho. Flávio Bolsonaro (PL-RJ) também defende a liberação geral de armas, o que fez aumentar o número de homicídios no Brasil. O senador e pré-candidato à Presidência, compartilhou nesta quinta-feira (22), uma publicação que defende a flexibilização do porte e posse de armas de fogo.
A flexibilização da posse e porte de armas foi uma das bandeiras do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante seu governo. Flávio tem reafirmado algumas ideias do pai na área de segurança pública, como o endurecimento de penas, além de defender a construção de presídios como solução para amenizar o crime organizado no Brasil.
Se eleito, é provável que vai construir um “presídio bem chic” para o pai.
OUTRAS PALAVRAS

“O pessimista é um sujeito que acerta duas vezes: quando acerta e quando erra”. (Millôr Fernandes)